Esta é a minha última coluna de 2014, vamos à retrospectiva das minhas últimas dez colunas (se deseja ir a uma das colunas listadas abaixo, clique no título correspondente para a coluna ser aberta em uma nova janela):

Retrospectiva 2014


Sim, eu li com as vozes do tripa escorrida e do órfão

Você lê as Frases CH com as Vozes das Personagens?

Retrospectiva 2013.2 - 10 Anos de Meio CH - Nessa coluna eu conto a minha história no meio CH, desde que eu entrei no Portal Chaves, quando ainda era Turma CH (como colaborador de resumos em Power Point) e posteriormente no FUCH (Fórum Único Chespirito). Muita coisa aconteceu, que se você não tomou conhecimento, recomendo lê-la.

Chapolin com Cara de Bobo - Isso Desde que Nasceu 1/3 - Eu explico porque o vermelhinho, após pedir desculpas por ter quebrado um vaso suíço, e após o Doutor Zurita informar que é o vaso preferido de Roberta (sua esposa), o polegar fica com cara de bobo.

Chapolin com Cara de Bobo - Isso Desde que Nasceu 2/3 - Aqui a Florinda fala de algo com poder imenso, e após ela repetir o que o Chapolin pergunta, ele fica com cara de idiota.

Chapolin com Cara de Bobo - Isso Desde que Nasceu 3/3 - Nessa coluna uma funcionária do diretor do jornal onde ela trabalha, após ela repetir a pergunta do Colorado, ele faz cara de burro.

Eu Sou Valter Tell - E Você, Guilherme Tell - O Valdez pergunta ao Gulherme Tell se o Valter Tell era filho dele, e esse responde "e sujo também". Na coluna em questão eu tento entender porque ele respondeu isso.

Que um Adulto Fume, passa! - Mas uma Criança é Algo que eu Não Posso Conceber! - Nessa coluna eu tento entender, com opinião polêmica, o lado da Dona Florinda, que arrebentou a cara do Seu Madruga por ter entendido que ele tinha dado um cigarro para o Quico fumar.

Portal Chaves - 12 Anos! - Apenas uma singela homenagem ao nosso portal, que abriu o ano de 2014 com um novo visual montado pelo webmaster e colunista Lucas Fernando.

Meu Sonho Virou Realidade - A Mulher de Quem? - Eu tive um sonho em que eu vi uma abertura do Chapolin com dublagem Maga, e o resto você confere na coluna ao lado.

Chaves - 30 Anos de Brasil - E o órfão mais famoso do mundo fez 30 aninhos na televisão brasileira, na minha coluna eu conto as minhas primeiras impressões com as personagens deste grande seriado.

Episódios que eu Vi Primeiro... - ... O Choro das Personagens - Essa coluna foi publicada diretamente abaixo de "Colunas Anteriores", parte Andy do menu Colunas, portanto, essa coluna é nova (seja bem vinda!). Ali eu contei quais cenas de episódios eu vi as personagens chorando pela primeira vez e memorizando a forma delas chorarem. Eu cito um sketch em que o Chaves chorou como uma criança normal, mas o curioso é que antes daquela cena, ainda no mesmo sketch, o Chaves chorava com o tradicional "pipipi", que logo, pode se concluir que na cena em questão ele chorou normal para que o Seu Madruga colocasse o remédio na boca dele por pensar que era a Chiquinha que estava ali. Curiosidade que na primeira vez que eu vi o Quico indo chorar, no episódio Assistindo ao Jogo, eu não me liguei no diálogo e pensei que o motivo era por ela ter desligado a "tevelisão", só episódios depois que eu percebi que foi porque a sua mamãe lhe chamou de Frederico, que diz ao Professor Girafales isso, que por sinal nem se impressionou.

Passaremos então para o tema principal desta coluna.

O tema desta coluna é bastante simples, mas foi planejada desde o início de outubro por mim e pança loca.

Lucas Fernando - E o burro na frente!

Pode passar! Digo...
Mas na verdade, tudo começou em 20 de julgo de 2013, quando estávamos comentando em um status no Facebook, eu, o pança loca e a Luciana (namorada do mesmo). Conversa vai, conversa vem, a Luciana comentou "Eu acho que Andy é café com leite kkkkkk", então eu fiz uma pergunta e respondi por ela mesma (ou seja, o texto a seguir foi escrito no meu comentário, o que quer dizer que eu respondi com o nome deles, eles não tinham respondido nada ainda):

Andy - Está insinuando que eu sou um idiota?
Valette - Que tem eu?
Andy - Outro?
Luciana - Mas o Valette é mais do que o senhor!
Andy - MAIS O QUÊ?
Luciana - Pois... pois...
Valette - CLARO QUE SIM! CLARO QUE EU SOU MUITÍSSIMO MAIS QUE O SENHOR!!! MICHELLE! NÃO É VERDADE? NÃO É VERDADE QUE EU SOU MUITÍSSIMO MAIS QUE O ANDY?
velhacoroca - Mas é lógico, Valette, infinitamente mais!
Andy - Correto! Nós estávamos falando sobre quem era mais idiota.

No mesmo minuto o verdadeiro pança loca (não o pirata Pança Louca) comenta que tinha lido o "Michelle!" com a voz do bochechudo. Então passei a fazer outros comentários fictícios com frases de seriados CH e o resultado foi o mesmo até para mim, inclusive, que formulei os comentários. Deem uma olhada nas fotos abaixo e analise quantas fotos, na primeira leitura, vocês lerão com as respectivas vozes das personagens exibidas:


Lendo com as vozes das personagens da foto


Lendo com as vozes das personagens da foto


Lendo com as vozes das personagens da foto


Lendo com as vozes das personagens da foto


Lendo com as vozes das personagens da foto


Lendo com as vozes das personagens da foto


Lendo com as vozes das personagens da foto

No FUCH (Fórum Único Chespirito) o usuário Professor Baratinha perguntou quando o projeto do Lucas Fernando estará pronto, que respondeu que ainda não tinha uma previsão. Eu tomei a liberdade e postei o seguinte (clique para ampliar, se ainda assim exibir em tamanho reduzido, dificultando a leutura, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Salvar Imagem Como..."):


Citações fictícias

O pança loca me conta que leu tudo com as vozes das personagens na cena da segunda parte da saga A Sociedade (1978), inclusive a voz do Seu Madruga imitando a Dona Florinda, e que as trocas dos nomes das personagens pela troca dos nomes dos membros do fórum não atrapalharam.

Ainda falando de frases CH com nomes trocados e a propósito de limão de tamarindo, nós (eu e o pança loca) admiramos duas mocinhas internacionais no canal internacional do YouTube SevenSuperGirls, são elas: Jenna (minha favorita) e Kaelyn (favorita do pança loca) (se lê, respectivamente: Jana e Queilan). Então sempre que assistimos os seus vídeos (os vídeos delas e não os seus!) (os vídeos da Kaelyn são upados toda quarta e os da Jenna toda quinta), a gente fica debatendo sempre fazendo referência com cenas CH, ou então inventando referências com as cenas CH, já que elas falam inglês e para nós dois entendermos bem o inglês, necessitamos de três coisas: confira!

E em um desses vídeos, teve um que a Jenna tomou uma fórmula para ficar invisível (não colocou os três pêlos de gato negro) e tentou trollar a mãe, que falava com ela de qualquer lugar da sala e a mãe dela não a conseguia ver. Mas assim que a mãe gritou o seu nome completo (dela, e não seu) "Jenna Arend!", ela começou a falar mais agitada, e depois de levar mais uma bronca, a Jenna ficou visível de novo. Nisso, eu debatendo com o pança loca, e fazendo um supositório que "Jana" (como se pronuncia) fosse apelido para "Janaína", eu disse que poderia ser assim (imaginando que o pança loca e a Queilan também tomaram a fórmula para ficar invisível e todos trollando a mãe da Jana):

Mãe - Cheeeeegaaa! (termina o efeito da fórmula)
Mãe - Me deem essa fórmula agora mesmo!
Todos - Aaaaahhhhh!
Mãe - E rápido!
Todos - Nãaaaaaoo!
Mãe - Eu já disse!
Jenna - Ah mamãe, deixa a gente tomar só mais um pouquinho! Não vai demorar quase nada! Só mais um pouco, anda, não seja assim! Depois a gente te entrega a fórmula, anda, siiiiiim?
Mãe - Não! Ou vocês me dão essa fórmula ou eu a pego agora mesmo!
pança loca - Pera, pera, pera, pera!
Jenna - Vamos tomar e brincar de pique esconde?!
Kaelyn - Não, assim é covardia e...
pança loca - Se esconder invisível? Maior vacilo...
Mãe - AAAHHH!!! CALEM-SE! CALEM-SE! CALEM-SE! QUE EU FICO LOOOOUCAAA!!!!
Todos - ... (a mãe da Jenna vai em direção à fórmula)
Jenna - Mas é que íamos brincar de pique-esconde...
Mãe - Jana!
Jenna - Então de seguir o chefe?
Mãe - Jana!!
Jenna - Cabra-cega?
Mãe - JANAÍNA!
Jenna - Gasp... escutei "Janaína"???
Mãe - SIM!
Jenna - A senhora só me chama de Janaína quando está braba comigo!!!
Mãe - SIM!


Cena original: Jenna estava desesperada atrás do seu cachorrinho (ele não disse pra onde ia?), foto invertida para combinar com a direção (que não é hidráulica) da parede do Quico

Jenna - RRRROOOORRRRRRUUUUURRRROOO
Andy - Algum problema, Jana?


Idem da anterior

Andy - (fazendo uma cara de "tá explicado").

Eu não sei vocês, mas eu, que já conheço a voz da Jenna há quatro anos, ainda assim, eu li em ambas as fotos acima tudo com a voz do mocorongo almofadinha. Além de todo o texto acima eu ter lido com as vozes das personagens, mesmo as falas tendo passado por grandes alterações, em destaque a ela falando 'escutei "Janaína"???' e eu ter lido com a voz aguda do bochechudo. Na primeira vez eu não postei a montagem da Jenna, mas sim coloquei o link do vídeo com o Quico saindo da casa para ir na parede chorar, e quando o pança loca respondeu que leu tudo o que a Jenna falou, com a voz do cara de lua cheia, eu tive a ideia de escrever a coluna anterior, que contava como eu vi o choro das personagens pela primeira vez, sobretudo o choro do Quico no episódio Assistindo ao Jogo.

Ainda falando sobre essas loirinhas, no vídeo seguinte assistimos um em que a Kaelyn fica entre duas fadas, uma boa e uma má (todas interpretadas por ela mesma) e em uma montagem, a fada má empurra a Kaelyn na piscina. Eu não perdi a oportunidade e disse do mergulho que ela deu, lembrando o Chaves falando do mergulho que o Seu Barriga deu em Acapulco... digo... Guarujá. Mas para os nossos comentários ficarem mais realistas, eu vou pedir a Jenna duas fotos do pança loca.

Jenna - Hey crazy belly (olá pança loca) (creio que será melhor eu escrever em português, hã?), poderia arrumar duas fotos suas que você tirou agorinha há pouco aqui na piscina?
pança loca - Com muito prazer (será que o Andy leu a minha fala com a voz da Valentona do 14?)!


pança loca no Guarujá?

Jenna - Thanks, agora porque não põe um traje de banho pra gente nadar um pouco, heim?
pança loca - ??? Isso que eu tou usando é meu traje de banho!
Jenna - Hehe... isso?
pança loca - Sim!
Jenna - Hahahahahahahaha! Hahahahahahaha!
pança loca - VOCÊ NÃO VAI COM A MINHA CARA?
Jenna - Ai... me desculpa, pança, mas esse é o traje mais ridículo que já vi em toda minha vida! Hahahahahaha!
pança loca - Também, você não viu esse que vem vindo aí!


Traje de banho ridículo do colunista

pança loca - Hihahahahaha! Hihihihihihirromromromromrom!
Andy - Do que estão rindo?
pança loca - Bom, Andy, nós estamos rindo dos trajes de banho ridículos!
Jenna - Sabe, pança, você tinha razão. O seu não é o mais ridículo, heim! O mais ridículo é aquele!


Kaelyn no Guarujá?

Mas como eu dizia (não seguirei adiante porque a minha personagem levaria um sopapo do pança loca...), tendo a Kaelyn sendo empurrada pela fada má, eis o meu comentário:

Andy - Mas viu só que belo mergulho deu a Kaelyn?
pança loca - Hihihi... hi... uuuu Andy, isso não foi nada! Eu sei mergulhar 100 vezes melhor do que ela!
Andy - Ah, pois eu ganho de você!
pança loca - Que você ganha de mim, há que ganha, hahahaha! Ganha de mim? Que ganha de mim! Você diz que ganha de mim? Hahahaha!
Jenna - SILÊNCIO! O que que foi? Porque estão discutindo?
Andy - Ah, o pança disse que ganha de mim na mergulhagem!
pança loca - Mas é claro que eu ganho de você!
Andy - Que ganha coisa nenhuma!
Jenna - Silêncio! Só tem um jeito de a gente saber qual dos dois é o melhor mergulhista! Vocês mergulham e eu sou o juiz que qualifica!
Andy - Iiiisso, isso, isso, isso, isso...
pança loca - Hihi, vamo ver, mergulha você primeiro!
Andy - Lá vou eu!
pança loca - Quero só ver!
Andy - Pra que você aprenda como se dá uma boa mergulhada, heim!
pança loca - Tô esperando!
Andy - Pois preste atenção, heim!
pança loca - Uham...
Andy - Agora cê vai aprender o que é dar um mergulho de verdade!
pança loca - [Bravo]
Andy - Como mergulha os mergulhistas profissionais!
pança loca - [Bravo²]
Andy - Não como esse que...
pança loca - AAAII! CALE-SE! CALE-SE! CALE-SE! VOCÊ ME DEIXA LOOOOOOOOOUCO!
Andy - Se continuar gritar desse jeito, sabe o que eu te faço?
pança loca - O QUÊ?
Andy - TE AGARRO PELA CABEÇA ASSIM NO PESCOÇO TE DOU UM GOLPE ASSIM COM TODA MINHA FORÇA E TE JÓOO... (continua aqui, de 6:35 até 6:36)
pança loca - Hihihi! Hihihihihihihihihi! Hihihihiiiiii...


Qualificado


pança loca - PODE ME DIZER O QUE SIGNIFICA ESSE DEZ?
Jenna - É a qualificação que o Andy ganhou com a mergulhada.
pança loca - DEEEEEZ???
Jenna - Siiiim, pois é, pois é, pois é!
pança loca - E...
Jenna - Agora é sua vez!
pança loca - Espera um instantinho! Lamb! Lamb! Hum... continua aqui (de 7:04 até 7:30)


Qualificado

Kaelyn - É... Jana...
Jenna - Que é?
Kaelyn - Não viu o pança loca por aí?
Jenna - Eu vi, por que?
Kaelyn - É...
Jenna - Cof! Cof! Cof! Cof!
Kaelyn - ... Porque a namorada dele me pediu para trazer todos esses salva vidas para o caso dele querer entrar na água.
Jenna - Hum...
Kaelyn - ... Como ele não sabe nadar...


Hã?

Jenna - pança não sabe nadar?
Kaelyn - ... Não!
Jenna - É por isso que ainda não saiu da água!
Kaelyn - Claro... QUÊ??? O PANÇA ESTÁ NA ÁGUA???


pança mergulhou bem aqui


Ao resgate do pança loca


O grito de socorro chamou a atenção do seu cachorro (E)


Não se pode nem mergulhar


Por fim


Não será melhor que eles fiquem de pé?


Andy - Mas, não é melhor que vocês dois fiquem de pé?
Kaelyn - Hã? DE PÉ?
pança loca - Confira (de 9:21 até 9:42)
Andy - Então não precisam mais do salva vidas?
Jenna - Claro que não, tonto! Não tá vendo que nem se afogaram nem nada?
Andy - Eu sei disso!
Jenna - Pois então?
Andy - Saiba aqui (de 9:51 até 10:01)

Todos os textos inventados foram lidos por nós nas vozes das personagens CH, e você? (e não respondam "bem, obrigado") Essas últimas fotos foram inspiração para escrever uma coluna com frases que lemos nas vozes das personagens CH. Obrigado por ter lido e, desde já, tenha um feliz natal e um feliz 2015!

Portal Chaves no Facebook: fb.com/Chaves.Chapolin

andy@forumch.com.br