O ano ainda não terminou, mas como chegamos a um número redondo na coluna (sem ofender os presentes, Fabão), faremos uma retrospectiva do primeiro semestre de 2013:
Retrospectiva 2013.1
Cena do clipe "El País de la Fantasia"
País que é de Fantasia
Retrospectiva 2011 - Madruguinha, parte 1 - Além de fazer um balanço das 10 colunas anteriores, eu apontei umas curiosidade no primeiro episódio da saga do Madruguinha. Em destaque ao Chaves, quando ele vai contar para o Quico que o Professor Girafales chegou e lhe trouxe um presente (que ele já se esqueceu), é observado que o Chaves estava todo molhado, além de o segundo pátio aparentar estar molhado também.
Nem mesmo conhece de perto um banheiro? - Fiz uma curiosidade nessa frase, na primeira coluna de 2013, porque na fala original o bochechudo se referia ao banho e o menino do oito pensou que estava falando do banheiro (lembrando que em espanhol banho e banheiro são homônimos homófonos homográficos, isto é, se pronuncia e escreve igual, mas possuem significados diferentes, em resumo, para ambos se diz "baño").
Ele pode estar só fingindo que está desmaiado? - Eu dei uma alfinetada no Tonhão, porque mesmo fingindo estar desmaiado, o Tripa Seca teria feito muito bem o seu trabalho e ser um pouco menos burro do que aparenta.
É Vapt e Vupt! - Eu opinei sobre a rápida estadia do Chapolin no SBT em 2013, três semanas, mas foi tempo suficiente para apresentar episódios perdidos e semelhantes, exceto sketches.
A Morte no Mundo Virtual - Eu falei sobre os falsos boatos da morte do Chespirito, dos chavesmaníacos do meio CH, até chegar à primeira morte real de um chavesmaníaco, Thomas Henrique. Foram os dias mais tristes nos fóruns que passaram lentamente, bem lentamente, bem lentamente, bem lentamente...
Que Episódio é Esse? - Eu perguntei naquela coluna se alguém chegou a assistir um episódio perdido que a Chiquinha estava com um pirulito, mostrava ao Chaves e dizia que não dava, e após o Chaves negar que queria, ela disse que resolveu dar pra ele. Ele ficou empolgado, mas ela voltava a dizer que não daria. Até o fechamento desta edição ninguém mais o viu.
Portal Chaves - 11 Anos - Uma singela homenagem ao site que nasceu em 2003 quando era Turma CH e o site que nasceu em 2007, quando era Point do Chaves. Sites esses que se uniram em 2008 e formou-se o Portal Chaves.
Óculos do Chaves - Nessa edição eu opinei sobre um produto CH (que de CH não tem nada) que virou mania nacional. Até então só tem a versão 1 do comercial no YouTube, ainda procuro pela versão 2 (feito para as Lojas Sonora) e o comercial feito pelas crianças na festa usufruindo desses óculos (esse eu vi primeiro no comercial da TV Amazonas, afiliada da Rede Globo em Manaus, e já falava que poderia ser obtido nas Lojas Sonora).
Disco do Chaves - Em 1989 eu vi o anúncio no SBT, que por sinal a única cena que eu reconheci naquele ano foi o do Quico com o ratinho, mas talvez seja da versão normal, que na época era inédita, ainda passava a versão com a Chiquinha no SBT; todas as outras cenas eram desconhecidas para mim. O SBT sempre fez isso, lembro que quando fazia a chamada do seriado, exibindo o Chaves jogando Ping Pong (ou seria perdendo as bolinhas do Quico?), levou alguns meses para ser exibido no SBT, e exibiu somente a parte 2, a parte 1 eu só pude ver anos mais tarde. Em outra chamada, aparecia o Chaves estourando a bexiga azul do Quico com o estilingue, mas esse episódio não ia ao ar nunca, só foi ao ar, mais ou menos, em 1993. Em 2001 (eu acho) no aniversário do SBT, exibiu uma cena do Chaves com o Quico, no clipe do SBT, que eu não reconheci o episódio nem com reza braba. Anos mais tarde, no Turma CH, eu descobri que o episódio era perdido ou inédito no Brasil, tratava-se de A Casinha do Chaves. Eu forçando mais a minha cabeça era como estar correndo atrás do vento. Em 2003, no extinto Falando Francamente, a Sônia Abrão fez uma homenagem ao seriado Chaves, e pra variar, só exibindo cenas desconhecidas no período atual. No especial dos 30 anos do SBT também não foi diferente, foi exibido, por exemplo, o episódio semelhante (hoje já comum, finalmente) da Torta de Merengue. Confesso que eu ficava indignado com isso, e só pra ter uma ideia, quando eu revi o comercial do disco do Chaves, mesmo que isso seja águas passadas, os meus nervos voltaram a flor da pele pela falta de consideração que o SBT tinha com os fãs. Mas não estou pra falar disso, e sim relembrar da minha pequena trajetória para obter o disco do Chaves, que em 1991 deu tudo certo. Naquele ano ainda eu decidi escolher um só disco, claro que eu escolheria esse, mas estava na briga o disco do Carrossel volume 1 e o disco do Trem da Alegria de 1991. Aí vocês me perguntam: mas Andy, se você nunca colecionou os disco do TdA, a sua irmã sim até certo tempo, porque você queria também esse disco? É porque nesse disco as crianças fazem uma homenagem a um bordão CH, apesar de o autor da letra ter misturado as personagens, mas valeu a intenção. Eu já tenho a pasta com as músicas de 1991 no meu notebook, mas ainda assim não acho justo, eu quero, de alguma forma, pagar por elas. Assim como eu baixei alguns jogos de Zelda, de consoles que não estão mais a venda, e quatro deles eu já paguei mais tarde. Um relançado para o Nintendo 3DS, e três relançados para o virtual console (ou seja, você paga para baixá-los e jogá-los no seu 3DS). E o que eu fiz com esses três jogos (e espero fazer com os outros que eu não paguei ainda) eu quero fazer o mesmo com o TdA, já baixei aqui o tal do iTunes, e assim que eu encontrar essas músicas para baixar irei pagar por elas e ficar com a minha consciência limpa. Vocês têm a consciência limpa? Enfim, ouça abaixo a homenagem feita pelo Juninho Bill, Rubinho e Amanda Acosta:
Barulhos da Cidade - Nessa coluna eu averiguava o porquê dessa letra e também da letra de Amigos Palhaços. A segunda foi do clipe "Los Payasos" com o Chapolin Colorado e a primeira foi do clipe "El Ruido", cantada pelo Professor Girafales na escola.
Passaremos agora para a música Conto de Fadas, presente no LP do Chaves.
Mais precisamente na primeira frase do refrão "Vamos ao país que é de fantasia". Não seria mais conveniente deixar como "Vamos ao país da fantasia"? Isso é fácil de explicar, em 1996 estreara no SBT a novela Carrossel das Américas, mas na abertura dublada as crianças cantavam "o Carrossel é das Américas". Veja no vídeo abaixo:
Eu só passei a entender o porquê do "é das" quando aprendi que a preposição "da" em espanhol é "de la". Logo, as crianças cantaram em espanhol "Carrusel de las Américas”. Confira:
Com isso o "que é de fantasia" foi para preencher o "de la fantasia". Ainda assim eu acho que ficaria melhor e mais espaçoso o "da fantasia", tanto que eles pronunciavam o "de la" bem depressa para não perder o compasso (se bem que a minha mãe já comprou outro). Resumindo, sabe por que o compositor teve essa ideia? Clique aqui!
Obrigado por ter lido e até a próxima edição