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O Carnaval na TV Brasileira

O CARNAVAL NA TV BRASILEIRA


 . 1º Capítulo: Os Primórdios (Anos 60)
 . 2º Capítulo: Do Preto e Branco o Homem Coloriu (Anos 70)
 . 3º Capítulo: A Era da Televisão – Anos 80 (1ª Parte - 1980-1983)
 . 4º Capítulo: Aconteceu, virou Manchete – Anos 80 (2ª Parte: 1984-1987)
 . 5º Capítulo: Na Tela da TV no meio desse povo (Virada Anos 80/90)
 . 6º Capítulo: O Canto dessa Cidade é meu! (Anos 90)
 . 7º Capítulo: Enfim, o carnaval da liberdade (Anos 2000)
 . 8º Capítulo: É o teu futuro que me seduz (Anos 2010)
 . 9º Capítulo: Como será o Amanhã?
 . 10º Capítulo: Carnaval, te Amo! Na Vida és tudo pra mim!

18 de maio de 2022, nº 50

CAPÍTULO 10 – CARNAVAL, TE AMO. NA VIDA ÉS TUDO PRA MIM!
por Gerson Brisolara

Encostei os lábios suavemente
E te beijei na alegria sem fim
Carnaval, te amo
Na vida és tudo pra mim

“Não Há Tristeza que Possa Suportar Tanta Alegria” (Felipe Filósofo, Fabio Borges, Ademir Ribeiro, Devid Gonçalves, Lucas Marques e Porkinho) – Samba-enredo da GRES Unidos do Viradouro 2022.

O


ano de 2022 se iniciava otimista. O Brasil já aplicava a terceira dose de reforço da vacina contra o coronavírus na população e os números indicavam uma significativa redução na ocupação de leitos de UTI Covid-19 no país. O panorama gerava uma expectativa de que após dois anos finalmente os desfiles de escola de samba voltassem a acontecer no período de carnaval conforme o calendário cristão, de 26 de fevereiro a 1 de março.

    No entanto, no dia 19 de janeiro, o Brasil registrou pela primeira vez desde o início da pandemia mais de 200 mil casos conhecidos de Covid em 24 horas, com registro de alta no número de mortes. Era a manifestação da variante Ômicron. Com isso, a média móvel de casos em sete dias chegou a 100.322 – a maior marca registrada até então, superando pela primeira vez o patamar de 100 mil diagnósticos diários, atingindo uma variação de +487%, indicando tendência de alta nos casos da doença.

    Diante do cenário de aumento de casos e internações por Covid-19 em ambas as capitais, os prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), decidiram adiar os desfiles carnavalescos para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. A decisão foi tomada após reunião virtual conjunta no dia 21 de janeiro.

    O concurso do grupo especial da capital paulista estava marcado, até aquela data, para 25 e 26 de fevereiro (sexta e sábado). Já no Rio, seriam realizados em 27 e 28 (domingo e segunda) do mesmo mês. Os desfiles foram adiados, mas o carnaval de rua (blocos, bandas, trios elétricos, etc) continuou suspenso.


Reunião virtual entre os prefeitos Ricardo Nunes, de SP, e Eduardo Paes, do Rio, sobre desfiles de Carnaval. Foto: Reprodução/GloboNews

Os governos municipais das duas capitais declararam que foi uma decisão difícil, mas que não havia condições sanitárias para a realização do carnaval na data prevista. “Abril é muito mais seguro. É difícil que a variante Ômicron avance até lá. Não há possibilidade de fazer Carnaval a qualquer custo”, declarou o secretário da saúde carioca, Daniel Soranz. Já o titular da pasta da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, ressaltou a possibilidade de fazer um controle sanitário do público nos sambódromos e, assim, reduzir a possibilidade de contágio.

As ligas das escolas de samba das duas capitais concordaram e acataram a decisão. Em ambos os casos, todos os ingressos já adquiridos para os desfiles seriam válidos para a nova data.

Datas dos desfiles no Sambódromo da Sapucaí

20/4 (quarta-feira) – Série Ouro – Liga RJ
21/4 (quinta-feira) – Série Ouro – Liga RJ
22/4 (sexta-feira) – Grupo Especial – Liesa
23/4 (sábado) – Grupo Especial – Liesa
24/4 (domingo) – Desfile das Crianças
26/4 (terça-feira) – Apuração
30/4 (sábado) – Campeãs – Liesa

Ordem de Desfile do Grupo Especial do Rio:

6ª feira (22.abr.2022):

21h30 – Imperatriz
22h30 – Mangueira
23h30 – Salgueiro
0h30 – São Clemente
1h30 – Viradouro
2h30 – Beija-Flor

Sábado (23.abr.2022):

21h30 – Paraíso do Tuiuti
22h30 – Portela
23h30 – Mocidade
0h30 – Unidos da Tijuca
1h30  – Grande Rio
2h30 – Vila Isabel

Desfiles da Intendente Magalhães

20/4 (quarta-feira) – Federação de Blocos
21/4 (quinta-feira) – Grupo de Avaliação – Superliga
22/4 (sexta-feira) – Grupo Bronze – Superliga
29/4 (sexta-feira) – Grupo Prata – Superliga
30/4 (sábado) – Grupo Prata – Superliga
1º/5 (domingo) - Grupo B+C – Livres

Shows no Terreirão do Samba

Dias 20, 21, 22, 23 e 30 de abril.

Datas dos desfiles no Sambódromo do Anhembi

16/4 (sábado) – Acesso 2 (terceira divisão) – Liga-SP
21/4 (quinta-feira) – Acesso 1 (segunda divisão) – Liga-SP
22/4 (sexta-feira) – Grupo Especial – Liga-SP
23/4 (sábado) – Grupo Especial – Liga-SP
26/4 (terça-feira) – Apuração
29/4 (sexta-feira) – Campeãs – Liga-SP

Ordem de Desfile do Grupo Especial de São Paulo:

6ª feira (22.abr.2022):

23h15 – Acadêmicos do Tucuruvi
00h20 – Colorado do Brás
01h25 – Mancha Verde
02h30 – Tom Maior
03h35 – Unidos de Vila Maria
04h40 – Acadêmicos do Tatuapé
05h45 – Dragões da Real

Sábado (23.abr.2022):

22h30 – Vai-Vai
23h35 – Gaviões da Fiel
0h40 – Mocidade Alegre
1h45 – Águia de Ouro
2h50 – Barroca Zona Sul
3h55 – Rosas de Ouro
5h00 – Império de Casa Verde

GLOBO MUDA PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO E ABRIL APÓS ADIAMENTO DOS DESFILES

Com o adiamento dos desfiles do Carnaval de 2022 no Rio de Janeiro e em São Paulo para o mês de abril, a TV Globo confirmou a transmissão para as novas datas. Mas os preparativos para os desfiles das escolas de samba começaram bem antes. Isso incluiu uma organização da emissora detentora dos direitos de transmissão.

Em fevereiro, o público pôde conferir os melhores momentos do programa Seleção do Samba, exibido meses antes, em outubro. A ideia era que o público não ficasse órfão de programação de Carnaval durante fevereiro, já que os feriados estavam mantidos ao redor do país.

Nos dias 26 e 27, a Globo escolheu transmitir momentos marcantes do programa Seleção do Samba, com direito a destaque das músicas escolhidas pelas escolas do Rio. Já nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, a transmissão ficou por conta dos sambas-enredo das entidades de São Paulo.

Nos dias 20 e 21 de abril, os desfiles das agremiações do Grupo de Acesso do Rio foram transmitidos apenas para a cidade do Rio de Janeiro.

Já nos dias 22 e 23 de abril, como acontecem as apresentações das escolas do Grupo Especial tanto de São Paulo quanto do Rio, a decisão foi manter o desfile principal do Rio aparecendo nas televisões em caráter nacional. A transmissão da elite do carnaval paulistano ficou restrita apenas ao estado de São Paulo.

Reflexo no mercado publicitário

O carnaval fora de época não rendeu bons frutos comerciais para a TV Globo. Apenas uma cota foi vendida para a transmissão. A emissora bem que buscou negociar as outras até o último momento, sem sucesso. Um prejuízo que pode superar R$ 200 milhões.

Ao todo, a Globo colocou no mercado seis cotas comerciais pelo valor de R$ 42,2 milhões cada. A expectativa da Família Marinho era faturar R$ 253 milhões apenas com essa venda. Mas apenas a cervejaria Ambev, que expôs a marca Brahma, comprou um espaço.

O principal motivo de rejeição foram as datas reduzidas de exposição. Por causa do adiamento de fevereiro para abril, os patrocinadores só tiveram dois dias de desfiles, em vez dos quatro usuais – já que as escolas de São Paulo e Rio tomaram a avenida nos mesmos horários em 22 e 23 de abril. A Globo não reduziu o preço da tabela na hora de negociar as cotas em relação ao que havia cobrado em 2019 e 2020 e exigiu o valor de quatro dias para uma exposição de apenas dois.

A emissora tentou de todas as formas vender o pacote comercial. No mês de fevereiro, ofereceu descontos para quem comprasse a cota do Carnaval, além de uma exposição extra na reprise do programa Seleção do Samba, que ocupou as datas tradicionais dos desfiles. Novamente, o mercado publicitário não aderiu.

Outro ponto decisivo foi o horário. Os desfiles só começaram na TV aberta após as 23 horas, depois da reta final do BBB 22. E as datas coincidiram com o feriado prolongado de Tiradentes, o que, para o temor do mercado, poderia acarretar que a audiência esperada fosse a mais baixa dos últimos tempos. No entanto, não foi, como veremos mais adiante.

RIO CARNAVAL – MINIDESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO ESPECIAL NA CIDADE DO SAMBA

A Cidade do Samba recebeu em fevereiro, no fim de semana da data que seria o carnaval tradicional (dias 26 e 27), o “Rio Carnaval”. O evento consistiu em um minidesfile das 12 escolas do Grupo Especial, que serviu como prévia do que aconteceria na Sapucaí, no mês de abril, nova data das apresentações por conta da pandemia.

Antes de cruzarem a pista montada especialmente para o espetáculo, integrantes das agremiações se apresentaram no palco com sambas-enredo de anos anteriores. No céu, fogos estouraram a cada entrada, enchendo a festa de mais cores e brilho. Na apresentação da festa, o comentarista e ex-carnavalesco Milton Cunha.

Cada escola levou um contingente de 150 sambistas, entre integrantes da comissão de frente, baianas, passistas, ritmistas, casais de mestres-salas e porta-bandeiras, baianas, velha guarda, intérprete e equipe de acompanhamento.


Imperatriz Leopoldinense no minidesfile da Cidade do Samba – Foto: Alexandre-Cassiano/O Globo

O público, calculado em torno de 5.300 pessoas, se espalhou ao longo da pista, nas praças e na grande tenda, onde eram realizados os shows com intérpretes, passistas e casais de mestres-salas e porta-bandeiras. Na entrada, todos tiveram que apresentar comprovante de vacinação em dia, de acordo com os protocolos e calendário da Secretaria Municipal de Saúde.

Os minidesfiles da parada do Rio Carnaval 2022 tiveram o acompanhamento e transmissão por lives e flashes de sites e blogs especializados em carnaval, como SRZD, Carnavalesco e Rádio Arquibancada, entre outros.

TEMPORADA DE ENSAIOS TÉCNICOS NA SAPUCAÍ COM TRANSMISSÃO “OFICIAL”  AO VIVO

Pela primeira vez, os ensaios técnicos no sambódromo da Sapucaí foram transmitidos ao vivo no canal oficial da Liesa/Rio Carnaval no YouTube, no endereço eletrônico (https://bit.ly/RIOCARNAVALAOVIVO).

Nos cinco domingos de evento (13, 20, 27 de março, 3 e 10 de abril), os amantes do Carnaval de todo o mundo puderam conferir online a programação da passarela do samba carioca, que antecedeu os desfiles das 12 Escolas do Grupo Especial na Avenida.

Com Milton Cunha de apresentador, direto do estúdio instalado no sambódromo, a transmissão contou ainda com entrevistas e comentários durante os intervalos das escolas. A geração das imagens foi da produtora carioca de audiovisual Fitamarela, empresa que firmou parceria com a Liesa para a transmissão dos ensaios preparatórios para o grande desfile.

Nos ensaios técnicos as escolas ensaiam completas, usando camisas com a logomarca de seus enredos. As agremiações levam para o sambódromo as alas da comunidade, baianas, bateria, crianças, comissão de frente, casais de mestres-salas e porta-bandeiras, como num desfile oficial. Só não apresentam alegorias e fantasias.

Transmissão do ensaio técnico da Série Ouro do Rio ao vivo com padrão de TV

Os ensaios técnicos das entidades da Série Ouro também tiveram qualidade elevada na transmissão do evento. As escolas ensaiaram durante cinco sábados na Sapucaí (quatro em março e um no mês de abril).

A transmissão ao vivo direto do sambódromo carioca pôde ser acompanhada no canal do site CN1 Brasil no YouTube. Durante a apresentação, os internautas tiveram a oportunidade de interagir e concorrer a diversos prêmios com a marca CN1 Brasil.

A narração foi de Thiago Cânepa, com comentários de Waldir Tavares e reportagem de Henrique Sathler. Além da participação especial dos profissionais das três escolas que desfilaram a cada sábado e diretores da LigaRJ, durante toda a programação.

Projetada e fabricada especialmente para atender os eventos carnavalescos, a Unidade Móvel Broadcast foi um dos destaques da transmissão. A unidade móvel era equipada com câmeras robóticas de altíssima definição controladas remotamente.

Segundo o CN1 Brasil, o canal contou ainda para a transmissão dos ensaios técnicos com o switcher (mesa de corte e seleção de imagens) mais completo do mercado, capaz de transmitir, gravar, editar e inserir gráficos, vinhetas e recursos avançados ao vivo, para diversos canais simultaneamente.

Os números da produção empregada no projeto impressionam. Ao todo, foram utilizadas 12 antenas de transmissão com capacidade de transmitir sinal para internet ou TV aberta sem latência em até 8k. Geradores, placas de energia solar de 1710W, baterias estacionárias de 1440 Ah, com autonomia de dezesseis horas de funcionamento ininterrupto.

Mais de 50 profissionais foram envolvidos no projeto, no Brasil e no exterior, para manter a qualidade de transmissão em larga escala.


Ensaio técnico da Em Cima da Hora Carnaval 2022. Foto: Divulgação/Liga RJ

Criado em 2018, o CN1 Brasil, portal especializado em Carnaval, fez a primeira cobertura jornalística em 2020. Segundo os administradores do site, com apenas quatro profissionais credenciados, e mesmo assim atingiram a marca de milhão de leitores nos quatro dias de carnaval.

CN1 BRASIL (EQUIPE 2022) 

Narração: Thiago Cânepa.

Comentários: Waldir Tavares.

Reportagens: Henrique Sathler.


VOZ FEMININA NO TEMA DO CARNAVAL GLOBELEZA

Pela primeira vez desde 1990, os versos marcantes do tema do Carnaval Globeleza foram gravados e veiculados na televisão pela voz de uma mulher. A cantora Teresa Cristina foi escalada para cumprir a missão em 2022: cantar o samba que anuncia a cobertura e a transmissão da TV Globo dos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A canção, composta por Jorge Aragão e Franco, ficou famosa ao longo dos anos nas vozes de vários intérpretes de carnaval, entre eles, Quinho, Paulinho Mocidade, Dominguinhos do Estácio, Preto Joia, Tinga, Neguinho da Beija-Flor e do cantor Diogo Nogueira. A divulgação do jingle com a voz feminina de Teresa Cristina teve início em 22 de março na programação da emissora.

A vinheta de 2022 trouxe imagens emblemáticas de desfiles passados, centrada na interpretação da cantora para o samba, que marcou o reencontro do público com os desfiles das escolas de samba, após o hiato pandêmico.


A cantora Teresa Cristina na gravação da vinheta Globeleza de 2022. Foto: Globo/Divulgação

Um dia após a divulgação da versão da sua música tema para o Carnaval 2022, a Rede Globo passou a inserir entre os intervalos da programação a exibição das vinhetas-clipes dos sambas de enredo que embalaram os desfiles das escolas do Rio e de São Paulo.


Globo praticamente retomou o formato clássico dos clipes de sambas enredo das edições anteriores a 2017.

De certa forma, os clipes do carnaval global retomou o formato clássico de edições anteriores a 2017. Com cerca de 30 segundos de execução do samba enredo em playback (um trecho da letra ou o refrão de cabeça), apareciam no vídeo intérpretes, uma fração da bateria com alguns ritmistas, rainhas de bateria, passistas e os casais de mestre-sala e porta-bandeira, além da respectiva letra do samba na parte inferior da tela como legenda.

O fim da personagem Globeleza

A TV Globo também surpreendeu a todos os fãs do carnaval da emissora. Após cerca de 30 anos de tradição, a Plim-Plim decidiu acabar com a famosa personagem “Globeleza”.

A primeira vez que a personagem Globeleza apareceu na programação do canal foi em 1990, em um comercial criado pelo designer austríaco Hans Donner. A sambista que interpretou o papel por mais tempo, Valéria Valenssa, ficou no posto por 14 carnavais.

Em 2022, a Globo decidiu que a vinheta contasse com imagens de desfiles passados das escolas de samba. Antes, a emissora já havia abolido a ideia de deixar a sambista completamente nua, coberta apenas por pinturas corporais. Nas últimas edições, Erika Moura, Globeleza desde 2015, aparecia vestida com figurinos.

RJTV1 Série Enredo e Samba

A 45 dias dos desfiles das escolas de samba, a TV Globo começou a exibir a temporada do quadro “Enredo e Samba”, no RJTV 1ª Edição. No comando da série desde 2014, o comentarista e ex-carnavalesco Milton Cunha, na companhia de Mominho (personagem virtual com quem interage), conta detalhes dos enredos das doze escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro, além de apresentar os sambas que embalaram os foliões nas quadras no pré-carnaval e, claro, na Sapucaí.


Milton Cunha e Mominho no comando do programete Enredo e Samba.

Em “Enredo e Samba”, Cunha antecipa os elementos que fazem parte dos desfiles de cada escola, como carros alegóricos, fantasias, seus símbolos, além de conversar com carnavalescos, coreógrafos e com algumas personalidades que se destacam na avenida. Claro, sempre com muita irreverência, deboche, bom humor, mantendo a energia sempre elevada, que são as características do apresentador.


Quadro antecipa os elementos que fazem parte dos desfiles de cada escola, como carros alegóricos e fantasias. Foto: Reprodução Globo.

A temporada 2022 de “Enredo e Samba” foi ao ar de 7 a 21 de março no jornal RJTV1, com as seguintes reportagens:

07/03 – VT de abertura do carnaval (com Milton Cunha)
08/03 – Viradouro
09/03 – Salgueiro
10/03 – Mocidade
11/03 – Tuiuti
12/03 – Vila Isabel
14/03 – Unidos da Tijuca
15/03 – Grande Rio
16/03 – Portela
17/03 – Beija-Flor
18/03 – São Clemente
19/03 – Imperatriz
21/03 – Mangueira

Barracões

Após mostrar “Enredo e Samba”, foi a vez da Globo Rio exibir regionalmente, na sequência, a temporada de outra atração tradicional do pré-carnaval: o programete “Barracões”, também no RJTV 1 ª Edição.

De 28 de março a 12 de abril, a jornalista Mariana Gross trocou o estúdio do RJTV1 pela Cidade do Samba. Ela apresentou o telejornal direto do complexo que reúne os barracões das escolas do Grupo Especial. Uma escola foi destacada por dia, uma espécie de "pocket desfile, um grande esquenta para o carnaval, encerrando o jornal com samba”, salientou a jornalista.


A jornalista Mariana Gross (ao centro, de blusa branca e saia azul) trocou o estúdio do RJTV1 pela Cidade do Samba para apresentar o quadro “Barracões”. Foto: Reprodução Globo.

“Barracões” foi exibido de 28 de março a 12 de abril de 2022 no jornal RJTV1 (apenas para o estado do Rio de Janeiro), com as seguintes reportagens:

28/03 – Viradouro
29/03 – Beija-Flor
30/03 – Tuiuti
31/03 – Imperatriz
01/04 – Grande Rio
05/04 – Salgueiro
06/04 – Mangueira
07/04 – Mocidade
08/04 – São Clemente
11/04 – Portela
12/04 – Vila Isabel

Carnaval 2022 e a consolidação da transmissão multiplataforma global

A novidade na transmissão dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro pela TV Globo (além do carnaval fora de época, no mês de abril) ficou por conta da estreia de Maju Coutinho na apresentação, ao lado de Alex Escobar (em seu nono carnaval como âncora das transmissões). A dupla teve a companhia de Milton Cunha e do músico Pretinho da Serrinha, nos comentários. A direção da transmissão do Rio neste ano foi feita pelo núcleo de J.B de Oliveira, o Boninho, que também dirige o reality show Big Brother Brasil.

Nos dias 22 e 23 de abril (sexta-feira e sábado), entraram na avenida as escolas do Grupo Especial do Rio, com transmissão em rede. Os desfiles da elite do carnaval carioca foram exibidos após o BBB 22, para todo país, com exceção de São Paulo, que assistiu no mesmo horário aos desfiles de São Paulo. O site G1 e a plataforma Globoplay transmitiram ao vivo e na íntegra os dois desfiles concomitantemente.


Maju Coutinho (à dir.) estreou na apresentação do Carnaval Globeleza. Alex Escobar, seu par, completou seu nono carnaval como âncora das transmissões.

Na sexta-feira (22) entraram na avenida Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro e Beija-Flor. Após a passagem da última escola, o início do desfile da Imperatriz foi exibido. Por conta dos desfiles, os programas Globo Repórter, Sessão Globoplay, Jornal da Globo, Conversa com Bial e Corujão não foram ao ar.

No dia 23 (sábado), a TV Globo exibiu os desfiles de Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel. Após a passagem da última escola, a TV Globo mostrou o início do desfile da Paraíso do Tuiuti. Foram canceladas as exibições do Altas Horas, Supercine e Corujão.


Site G1 e a plataforma Globoplay transmitiram ao vivo e na íntegra os desfiles de Rio e SP concomitantemente.

      Nos dias 20 e 21 de abril (quarta e quinta-feira), a TV Globo exibiu apenas para o Rio de Janeiro, os desfiles da Série Ouro do carnaval carioca com apresentação de Mariana Gross (nove anos como narradora da categoria) e Pedro Bassan (na apresentação do grupo de acesso desde 2019). Nos comentários, o jornalista e escritor Leonardo Bruno e a porta-bandeira Lucinha Nobre.

    No primeiro dia da Série Ouro (20), depois do BBB 22, o público assistiu os desfiles de Unidos da Ponte, Porto da Pedra, União da Ilha, Unidos de Bangu e Acadêmicos do Sossego. E, após a passagem da última escola, o canal exibiu os melhores momentos da Em Cima da Hora e da Acadêmicos do Cubango. Por conta dos desfiles, Que História é Essa Porchat?, Jornal da Globo, Conversa com Bial, Corujão I e Hora Um não foram exibidos para o Rio de Janeiro.

    No segundo dia da Série Ouro (21), a TV Globo exibiu os desfiles de Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos de Vigário Geral, Império da Tijuca e Império Serrano. Após a passagem da última escola, foram levados ao ar os melhores momentos de Lins Imperial, Inocentes de Belford Roxo e Estácio de Sá. Antes da apresentação do Bom Dia Rio, na quinta e na sexta-feira, os cariocas assistiram ainda a reprise do programa A Roda: Samba.


Desfiles do Grupo Especial paulistano foi visto na tevê aberta apenas para o estado de São Paulo, mas também pela plataforma Globoplay.

Nos mesmos dias 22 e 23, a transmissão dos desfiles do Grupo Especial paulistano, apenas para o estado de São Paulo, teve comando de Chico Pinheiro e Michelle Barros, com comentários de Ailton Graça e Celso Viáfora. A exibição do primeiro dia de desfiles (sexta-feira) teve início depois do BBB 22. Desfilaram: Acadêmicos do Tucuruvi, Colorado do Brás, Mancha Verde, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real. Por conta do carnaval, não houve exibição do Globo Repórter, Sessão Globoplay, Jornal da Globo, Conversa com Bial, Corujão I, II e III.

No sábado (23), também após o BBB 22, foi a vez de Vai-Vai, Gaviões de Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império da Casa Verde invadirem a avenida. Com isso, a Globo suspendeu as exibições do Altas Horas, Supercine, Corujão I, II e da Santa Missa.


Michelle Barros e Chico Pinheiro foram os âncoras do Carnaval Globeleza 2022 no Anhembi. Foto: Reprodução TV Globo

Uma semana após apresentar os desfiles do carnaval paulistano, o jornalista e apresentador Chico Pinheiro se desligou da TV Globo. Em comum acordo com a emissora, Pinheiro encerrou um ciclo de 32 anos de jornalismo diário no canal e vinte anos dedicados à folia.

Na terça-feira, dia 26, a apuração seguiu o mesmo modelo nos dois principais polos globais: a definição da escola campeã do Rio de Janeiro foi transmitida em rede pela TV Globo, a partir das 16 horas, com apresentação de Mariana Gross e comentários de Milton Cunha.

Enquanto isso, no mesmo horário, o público de São Paulo acompanhou a votação da eleita do carnaval paulistano. No comando da transmissão Michelle Barros e Carlos Tramontina.  Nesse dia, “O Cravo e a Rosa” e “O Clone” – novelas reexibidas no Vale a Pena Ver de Novo – e o filme da Sessão da Tarde não foram exibidos. 

O Globoplay contou com sinais extras para alcançar todo Brasil e para que qualquer pessoa pudesse assistir ao desfile que preferir. A plataforma também disponibilizou a apresentação de todas as escolas de samba na íntegra no VOD (vídeo sob demanda), gratuitamente, para não-assinantes logados.

A cobertura multiplataforma incluiu ainda o G1, que fez a transmissão na íntegra dos desfiles e da apuração do carnaval do Rio (Série Ouro e Grupo Especial) e de São Paulo (Grupo Especial). O site ainda ofereceu cobertura em tempo real, com matérias, trechos em vídeos dos melhores momentos dos desfiles, galeria de fotos e o Prêmio Globeleza, no qual o público elegeu seus desfiles preferidos do Rio e de São Paulo, pela página http://g1.com.br/carnaval.

A GloboNews também não ficou de fora da folia. O hiato pandêmico foi tema do documentário Chegou o Carnaval, que foi exibido pelo canal no domingo, dia 17 de abril, às 23 horas. A produção da Globo ouviu personalidades do samba como Neguinho da Beija-Flor, Selminha Sorriso, Milton Cunha, Rosa Magalhães e Moacyr Luz, além do prefeito Eduardo Paes.

Chegou o Carnaval mostrou as incertezas que cercavam a realização dos desfiles este ano, e também como as escolas de samba e seus componentes enfrentaram a pandemia e buscaram superar esse momento para retomar a sua maior paixão – o Carnaval. O material é uma produção original da Globo.


Documentário “Chegou o Carnaval” e o retrato do período sem desfiles na Sapucaí por causa da pandemia de Covid – Jornal O Globo.


Multishow vira alvo de críticas em cobertura das Campeãs na Sapucaí

Pela primeira vez, o Multishow transmitiu ao vivo o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro. No entanto, o canal virou alvo de muitas críticas e foi detonado na web após equipe despreparada dar vexame em cobertura na Sapucaí, na noite do dia 30 de abril.

Os apresentadores oficiais da cobertura do Multishow foram o ex-carnavalesco Milton Cunha e a porta-bandeira Lucinha Nobre. Ambos participaram da transmissão pela TV Globo, entre os dias 20 e 23 de abril. Milton no Grupo Especial e Lucinha na Série Ouro.

O canal convidou atores e humoristas para trabalhar como repórteres no evento. Participaram a comediante Isabelle Marques (na pele da personagem Briti, do humorístico Tô de Graça), além do ator e influencer Pedroca Monteiro, a atriz Cacau Protásio, a modelo e colunista de moda Laura Vicente, e a ex-BBB e influenciadora digital Mari Gonzalez.


Canal foi alvo de críticas por conta do desrespeito com as escolas de samba que atravessaram a Sapucaí no desfile das campeãs.

Pedroca Monteiro e Mari Gonzalez viraram chacota nas redes sociais, por conta das constantes gafes que cometeram ao vivo, por não terem estudado o básico para desenvolver uma boa cobertura da festa para os telespectadores que acompanhavam os desfiles de casa. Vale ressaltar que nenhum dos dois é jornalista e, no caso, deixaram bem claro que não possuem qualquer aptidão para desempenhar tal função.

Em determinado momento da passagem de uma das escolas, Pedroca se enfiou no meio de uma das alas em que os componentes estão fantasiados de antílopes. No entanto, sem ter conhecimento sobre a origem das fantasias, o dublê de ator e influencer circulou sem rumo ao lado dos integrantes e cometeu o grotesco erro de dizer que “se identificou com a ala dos veados”.

Mari Gonzalez não ficou atrás e cometeu um erro mais grave ainda. A ex-BBB teve a coragem de perguntar ao Martinho da Vila como ele estava se sentindo por ser homenageado pela Portela. A ex-sister se confundiu toda ao citar outra escola e deixou o sambista perplexo e sem palavras. Mari, que deve ter sido chamada atenção pela produção no ponto em seu ouvido, ainda remendou: “Na Portela não, eu falei errado. Na Vila… Perdão, Martinho. É que a Portela tá passando”, tentou justificar.


Mari Gonzalez (à dir.) causa saia-justa com Martinho da Vila ao vivo na Globo. Foto: Gabriel Perline/iG.

Em outro momento, a beldade atrapalhou o carro de som do Salgueiro ao tentar entrevistar Emerson Dias, um dos puxadores da agremiação. O cantor ignorou o pedido da “repórter”, mas ela insistiu e ele precisou interromper rapidamente o canto para dizer pra ela que não podia parar no meio da letra.

Outra gafe histórica na transmissão do Desfile das Campeãs pelo Multishow partiu da ex-modelo e influenciadora Laura Vicente. A colunista de moda teve a coragem de perguntar ao experiente Milton Cunha se o carro abre-alas vinha sempre na frente. Laura, que confessa ser completamente alheia ao Carnaval, nem precisa entender bem sobre os desfiles das escolas para saber que o próprio nome da alegoria já diz tudo.

Nas redes sociais, muitos internautas acharam um verdadeiro desrespeito com o samba, com o Carnaval e com as escolas o tamanho despreparo da equipe que fez a cobertura do evento pelo Multishow. Muitos amantes do Carnaval carioca classificaram a conduta do grupo de convidados como “vergonhosa” e uma falta de respeito com a festa e com o público que assistia tudo de casa.

A volta de mais um campeão de audiência

A apuração das notas das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, com transmissão pela TV Globo, rendeu à emissora a maior audiência da faixa das 16h03 às 18h39 desde novembro de 2021.

A contagem que consagrou a Acadêmicos do Grande Rio como campeã do Carnaval carioca pela primeira vez marcou 29 pontos no Rio e 59% de participação entre os televisores ligados. Ao todo, foram mais 11 pontos (61%) de audiência e mais 17 pontos de participação no comparativo com a média da faixa das quatro terças-feiras anteriores.

Os números se aproximam à boa audiência alcançada pela reedição da telenovela “Pantanal”, que estreou no dia 28 de março de 2022 com 28 pontos e que atingiu os 30 pontos nos capítulos das primeiras semanas de exibição.

Desfile da Série Ouro garante audiência histórica à Globo

A transmissão dos desfiles da noite da Série Ouro pela TV Globo rendeu os maiores números no Rio de Janeiro em 22 anos. A cobertura do Carnaval marcou 16 pontos de média e 59% de participação entre as TVs ligadas, um crescimento de 7 pontos (78%) em relação ao saldo das quatro semanas anteriores no horário.

Essa foi a maior audiência da faixa da madrugada (meia-noite às 6h) de uma sexta para um sábado desde 2000. No sábado (23), a transmissão bateu 14 pontos, com 52% de participação entre as TVs ligadas na Grande Rio, um crescimento de 75% (ou 6 pontos) em relação à média da faixa calculada nas quatro semanas anteriores.

Segundo a Kantar Ibope, cada ponto equivale neste ano a 205.755 pessoas na Grande São Paulo, 124.692 pessoas na Grande Rio de Janeiro e 713.821 pessoas nas 15 praças aferidas no PNT.

As escolas de samba da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro garantiram à TV Globo a melhor madrugada de 2022. A transmissão, restrita às afiliadas cariocas da emissora, anotou 11,5 pontos de média e picos de 25,1 pontos na região metropolitana, os maiores índices da temporada.


Transmissão dos desfiles da noite da Série Ouro pela TV Globo (na foto, Império Serrano) rendeu maior audiência no Rio de Janeiro em 22 anos. Foto: Reprodução TV Globo.

Vice-líder, o SBT ficou com 1,7 ponto na conjugação dos resultados dos programas A Praça é Nossa, The Noite, Operação Mesquita, Escolinha do Golias, Ó, Coitado, Conexão Repórter e SBT Brasil. A TV Record marcou 1,1 ponto.

Grupo Especial do Rio registra picos de 25 pontos de audiência na madrugada

Os primeiros desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro deixaram a TV Globo muito à frente das rivais na madrugada de sexta-feira (22). Entre 0h e 4h, a festa na Sapucaí atingiu média de 16,9 pontos e picos de quase 26, contra 1,5 do SBT e 1,2 da Record.

À zero hora de sábado (23), a Globo tinha 25,6 dos 47,4 pontos possíveis, contra 3,7 da Record. À 1h, a folia batia o SBT por 20 a 2 pontos, e o total de aparelhos ligados era de 35,9. Às duas horas da manhã, com 27,1% dos aparelhos ligados, o Carnaval era dono de 17 pontos de audiência, contra 1,2 ponto do The Noite, que exibia um especial com o grupo de humoristas Hermes & Renato, que tinha um programa na antiga MTV Brasil.

Desfiles de Carnaval de São Paulo perdem público na TV

Ao contrário dos desfiles do Rio de Janeiro que, transmitido em rede nacional bateu recordes históricos de ibope, mesmo realizado fora de época, o Carnaval de São Paulo perdeu audiência na transmissão da TV Globo. Por serem realizados dessa vez nos dias 22 e 23 de abril, mesma data do RJ, os desfiles paulistanos foram exibidos apenas regionalmente para o estado de São Paulo.

O primeiro dia de transmissão dos desfiles das escolas de samba paulistas, na sexta-feira, dia 22, teve 18% menos audiência do que o registrado em 21 de fevereiro de 2020.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, considerando apenas a região da Grande São Paulo, o saldo da noite de sexta (22) para sábado (23) foi de 8 pontos de média, com 35% de participação entre os televisores ligados.

Para termos de comparação, em 2020, a audiência marcou 10,6 pontos de média no primeiro dia do evento, e 11,3 pontos no sábado, ante 9,3 do sábado (23) deste ano, também na Grande SP.


Desfile da Rosas de Ouro em 24 de abril de 2022. Foto: Fabio Tito/G1.

Em relação às quatro semanas anteriores à transmissão da vez, houve crescimento de 13% na faixa da madrugada de sábado para domingo, da meia-noite às 6h, tendo sido o maior placar do horário desde agosto de 2021, quando a TV Globo transmitia as Olimpíadas de Tóquio.

No Rio, a transmissão iniciada na sexta, dia 22 de abril, alcançou 16 pontos de média e 59% de participação entre as tevês ligadas. Ou seja, um crescimento de 7 pontos (78%) em relação ao saldo das quatro semanas anteriores no horário. E foi a maior audiência da faixa da madrugada (meia-noite às 6h) de uma sexta para um sábado desde 2000.

Já no sábado, dia 23, a transmissão fez 14 pontos, com 52% de participação entre as TVs ligadas na região do Grande Rio, um crescimento de 75% (ou 6 pontos) em relação à média da faixa calculada nas quatro semanas anteriores.

Recorde regional

Embora a audiência do Carnaval do Rio tenha sido recorde na região em 22 anos, o espetáculo ficou sem transmissão na TV da Grande São Paulo, segmento de maior público do país.

Dos 713.821 espectadores a que corresponde 1 ponto no Painel Nacional de TV mensurado pela Kantar Ibope, quase 29% estão na Grande São Paulo, onde cada ponto em 2022 equivale a 205.755 pessoas. Já 1 ponto de audiência na região do Grande Rio corresponde hoje a 124.692 espectadores.

Os moradores da Grande SP só puderam acompanhar os desfiles da Sapucaí, que normalmente rendem boa audiência na região, por meio do sinal do streaming na plataforma GloboPlay.

MEDIÇÃO DA AUDIÊNCIA DA TV

A Kantar Ibope Media é a empresa responsável pela medição de audiência na TV brasileira. Atualmente, a pesquisa abrange treze regiões metropolitanas, Manaus e o Distrito Federal.

Os números são captados pelo Peoplemeter, um “medidor de pessoas” ou medidor de audiências. Trata-se de um aparelhinho criado na década de 1990. É um dispositivo desenvolvido pela empresa Audits of Great Britain, que permite medir passivamente a audiência dos canais de TV ou rádio.

Além da soma bruta da audiência, estipulada em pontos, a Kantar Ibope Media projeta o share (número que representa, em porcentagem, a participação de determinado programa ou emissora no total de televisores ligados dentro de uma faixa horária), o alcance (quantos telespectadores são impactados naquela atração, dia, mês, ano ou temporada) e o perfil do público (gênero, renda, idade).

Essas estatísticas ajudam as emissoras a comercializar ações de merchandising, intervalos comerciais, etc.

VALOR DO PONTO DE AUDIÊNCIA PARA A TEMPORADA 2022

Grande São Paulo: 1 ponto = 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos

Grande Rio De Janeiro: 1 ponto = 47.601 domicílios e 124.692 indivíduos

Grande Belo Horizonte: 1 ponto = 20.542 domicílios e 55.282 indivíduos

Grande Porto Alegre: 1 ponto = 16.334 domicílios e 40.462 indivíduos

Grande Salvador: 1 ponto = 12.813 domicílios e 35.591 indivíduos

Grande Recife: 1 ponto = 12.529 domicílios e 36.186 indivíduos

Grande Fortaleza: 1 ponto = 12.193 domicílios e 36.995 indivíduos

Grande Curitiba: 1 ponto = 11.628 domicílios e 31.945 indivíduos

Distrito Federal: 1 ponto = 9.335 domicílios e 27.604 indivíduos

Grande Goiânia: 1 ponto = 8.682 domicílios e 24.166 indivíduos

Grande Campinas: 1 ponto = 8.035 domicílios e 22.328 indivíduos

Grande Belém: 1 ponto = 7.241 domicílios e 22.726 indivíduos

Grande Vitória: 1 ponto = 6.673 domicílios e 18.457 indivíduos

Manaus: 1 ponto = 6.247 domicílios e 20.547 indivíduos

Grande Florianópolis: 1 ponto = 4.302 domicílios = 11.084 indivíduos

Painel Nacional de Televisão (PNT): 1 ponto = 258.821 domicílios = 713.821 indivíduos.

GLOBO RIO DE JANEIRO (EQUIPE 2022)

Narração: Alex Escobar, Maju Coutinho, Mariana Gross e Pedro Bassan; Milton Cunha (Multishow – Desfile das Campeãs).

Comentários: Leonardo Bruno, Lucinha Nobre, Milton Cunha e Pretinho da Serrinha; Cacau Protásio, Isabelle Marques, Laura Vicente, Mari Gonzalez e Pedroca Monteiro (Multishow – Desfile das Campeãs).

Reportagens: Alexandre Hendersen, Chico Regueira, Danilo Vieira, Diego Haidar, Erick Rianelli, Fábio Judice, Fernanda Graell, Lívia Torres, Marina Araújo, Paulo Renato Soares, Pedro Basan, Pedro Figueredo, Priscila Chagas e Rogério Coutinho.

Camarote Nº 1 Brahma: Érico Brás.


GLOBO SÃO PAULO (equipe 2022)

Narração: Chico Pinheiro e Michelle Barros.

Comentários: Ailton Graça e Celso Viáfora.

Reportagens: Bernardo Bortolotto, Cristina Mayumi, Filipe Gonçalves, Laura Cassano, Luiza Vaz, Marcelo Pereira, Mariana Aldano, Patrícia Falcoski, Rômulo D'Avila e Tiago Scheuer.

TV Alerj transmite Carnaval da Intendente Magalhães

O Carnaval da Intendente Magalhães de 2022 teve cobertura ao vivo da TV Alerj, canal pertencente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Os desfiles da Série Prata, que projetam as duas escolas de samba vencedoras para a Série Ouro, foram transmitidos nos dias 29 e 30 de abril, com apresentação da repórter Mônica Puga e Fernando Cesar, e comentários dos radialistas Fernando Cabeção e Ludmila de Aquino. A programação da emissora é exibida na tevê aberta pelo canal 10.2; na Net pelo canal 12 e pelo canal da Alerj no YouTube.

A emissora mobilizou cerca de 80 profissionais para trabalhar na equipe de cobertura ao vivo (fato inédito na programação da Casa), com oito câmeras, para levar ao público os melhores momentos dos desfiles.


Âncoras da TV Alerj, Fernando César e Mônica Puga, entrevistando o Rei Momo da Cidade do Rio de Janeiro, Wilson Neto. Foto: Rafael Wallace.

Os repórteres da TV Alerj também acompanharam os bastidores das escolas que desfilaram na Série Prata para entender o processo de preparação de um desfile. Pela primeira vez o carnaval mais popular do Rio, realizado na Estrada Intendente Magalhães, no bairro de Campinho (zona norte da cidade do Rio), foi veiculado por uma emissora de televisão. A parceria da TV Alerj com a Superliga Carnavalesca do Brasil garantiu alcance nacional à folia da Intendente Magalhães.

Ao todo, desfilaram 25 agremiações, onze no primeiro dia (29) e 14 no segundo (30), com 45 minutos de desfile para cada escola. Além da transmissão na íntegra realizada com oito câmeras, a equipe de repórteres entrou com flashes nos intervalos.

O compacto de cada escola ficou disponível no canal de Youtube da emissora. “Nunca na história da TV Alerj foi feita uma transmissão como essa”, exclamou o diretor da tevê, Luciano Silva. O canal do Youtube da TV Alerj pulou de 39 mil para mais de 42 mil inscritos. “Nosso principal objetivo é esse: aproximar ainda mais o Poder Legislativo da população”, concluiu Silva.


Cabine da TV Alerj no Carnaval da Intendente Magalhães – Emissora mobilizou 80 profissionais para trabalhar na cobertura ao vivo. Foto: Rafael Wallace.

A cobertura do “Carnaval da Intendente” teve também a participação de sambistas: o mestre de bateria Thiago Diogo, o mestre-sala Marquinho Rodrigues, o pesquisador e percussionista André Bonatti, o ex-diretor de Carnaval da Imperatriz Leopoldinense, Wagner Araújo, o repórter do site Carnavalesco Guilherme Ayupp, o radialista André Gasparetty (filho do saudoso cantor Aroldo Santos, que foi homenageado no desfile da Série Prata pela Unidos de Villa Rica) e o intérprete Leonardo Bessa.

O “Carnaval da Intendente” fez parte da estratégia da TV Alerj de ampliar a grade de programação com oferta de informação, entretenimento e cultura, alcançando nichos de interesses pouco explorados, do popular ao erudito, passando também pelo esporte.

Ordem dos desfiles da Série Prata

Sexta-feira, 29 de abril, a partir das 21h45:
1º Arame de Ricardo
2º Sereno de Campo Grande
3º Independente da Praça da Bandeira
4º Raça Rubro-Negra
5º Arranco do Engenho de Dentro
6º Independentes de Olaria
7º Renascer de Jacarepaguá
8º Império da Uva
9º Acadêmicos da Diversidade
10º Difícil é o Nome
11º Botafogo Samba Clube

Sábado, 30 de abril, a partir das 20h:
1º Alegria da Zona Sul
2º Acadêmicos da Rocinha
3º Unidos de Villa Rica
4º Caprichosos de Pilares
5º União de Jacarepaguá
6º Leão de Nova Iguaçu
7º Unidos de Vila Santa Tereza
8º Unidos de Vila Kennedy
9º União de Maricá
10º União do Parque Curicica
11º Rosa de Ouro
12º Acadêmicos da Abolição
13º Parque Acari
14º Unidos do Jacarezinho

TV ALERJ (equipe 2022)  

Narração: Fernando Cesar e Mônica Puga.

Comentários: Fernando Cabeção e Ludmila de Aquino.

Convidados: André Bonatti, André Gasparetty, Guilherme Ayupp, Leonardo Bessa, Marquinho Rodrigues, Thiago Diogo e Wagner Araújo.

Reportagens: Fernanda Nogueira, Fernando Oliveira, Marcela Buzelin, Natália Pugliese, Paulo Victor Viviani, Priscilla Leão e Rui Guilherme.

TV CULTURA TRANSMITE DESFILE DAS CAMPEÃS DO CARNAVAL DE SÃO PAULO 2022

O desfile das campeãs do Carnaval de São Paulo 2022 teve transmissão pela TV Cultura. A cobertura ao vivo pela emissora pública paulista começou na sexta-feira, dia 29 de abril, às 22 horas, logo após o Jornal da Cultura.

O cortejo contou com as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial (Mancha Verde, Mocidade Alegre, Império de Casa Verde, Tom Maior e Unidos de Vila Maria), a campeã e vice-campeã do Grupo de Acesso 1 (Estrela do Terceiro Milênio e Independente Tricolor) e a vencedora do Grupo de Acesso 2 (Nenê de Vila Matilde).

Diretamente do estúdio da TV Cultura montado no Sambódromo do Anhembi, os apresentadores Adriana Couto, Cunha Jr. e Cris Guterres comandaram a transmissão e receberam convidados e integrantes das escolas de samba para comentar os desfiles.


Cunha Jr (esq.) e Adriana Couto comandaram a transmissão dos desfiles das campeãs de SP e receberam convidados para comentar os desfiles pela TV Cultura. Foto: Reprodução Canal Cristiano Quadros/YouTube.

    Já com as reportagens, Adriana Cimino, Rafael Cortez e Rodrigo Leitão mostraram os bastidores do evento, principalmente na concentração e dispersão das agremiações.

    A equipe de comentaristas foi composta pela cantora Fabiana Cozza, o diretor de harmonia Edison Paulino, o sociólogo e sambista Tadeu Kaçula, o diretor de carnaval Judson Sales e o figurinista Chico Spinosa.

Ordem e horários do Desfile das Campeãs SP:

1- Nenê de Vila Matilde (21h30)
2- Independente Tricolor (22h20)
3- Estrela do Terceiro Milênio (23h10)
4- Mocidade Alegre (00h00)
5- Unidos de Vila Maria (01h00)
6- Tom Maior (02h00)
7- Império de Casa Verde (03h00)
8- Mancha Verde (04h00)

   


    TV CULTURA SP (equipe 2022) 

    Narração: Adriana Couto, Cris Guterres e Cunha Jr.

    Comentários: Chico Spinosa, Edison Paulino, Fabiana Cozza, Judson Sales e Tadeu Kaçula.

    Reportagens: Adriana Cimino, Rafael Cortez e Rodrigo Leitão.

OUTROS POLOS CARNAVALESCOS PELO PAÍS EM 2022

Carnaval de Vitória

    Os desfiles de sexta-feira (dia 8 de abril) e sábado (dia 9) das escolas de samba de Vitória, no Sambão do Povo, foram transmitidos pelo site G1 e pela TV Gazeta. Antes, na quinta (dia 7), os desfiles foram iniciados pelas escolas do Grupo B: Barreiros, Eucalipto, União Jovem Itacibá, Mocidade Serrana e Tradição Serrana.

    Na sexta, a transmissão começou a partir das 22 horas, para o Brasil e para o mundo, pelo G1. A avenida recebeu as escolas pertencentes ao Grupo A: Independentes de São Torquato, Chega Mais, Mocidade da Praia, Rosas de Ouro, Pega no Samba e Império de Fátima. Para as agremiações dos Grupos A e B, o tempo mínimo de apresentação foi de 45 minutos e o máximo de 55 minutos.

    No sábado, o comando ficou a cargo da TV Gazeta, emissora afiliada à TV Globo, em transmissão aberta para todo o Espírito Santo, a partir das 23h10, depois do BBB 22. O G1 também transmitiu os desfiles de sábado pela internet. As escolas do Grupo Especial tiveram tempo mínimo de 52 minutos e o máximo de 62 minutos de apresentação.

    Esta foi a ordem de desfile do Grupo Especial do Carnaval Capixaba no Sambão do Povo:

22h - Unidos de Jucutuquara
23h12 - Imperatriz do Forte
00h24 - Novo Império
1h36 - Independentes de Boa Vista
2h48 - Mocidade Unida da Glória (MUG)
4h - Unidos da Piedade
5h12 - Andaraí

    Toda a cobertura contou com uma equipe de cerca de 170 profissionais dos setores de jornalismo, operação, programação, tecnologia, engenharia, comunicação, comercial, marketing e terceirizados. Para as imagens, foram utilizadas 18 câmeras e um drone. Um estúdio em vidro foi montado na dispersão do sambódromo. Repórteres foram deslocados para a concentração, na dispersão, no meio de pista e na arquibancada.

    Na apresentação para o G1 na sexta-feira, os jornalistas André Falcão e Carol Monteiro. No sábado, os apresentadores Mário Bonella e Daniela Abreu ficaram no comando da transmissão de sábado para a TV Gazeta e site G1. O time de comentaristas foi formado por Gleidson Santos, Iamara Nascimento, Jace Theodoro e Marcus Vinicius Santana.
   
    O desfile de Vitória é considerado o terceiro maior do país. Quarenta mil pessoas assistiram nas arquibancadas e camarotes.

TV GAZETA E G1-ES (2022)  

Narração: André Falcão, Carol Monteiro, Daniela Abreu e Mário Bonella.

Comentários: Gleidson Santos, Iamara Nascimento, Jace Theodoro e Marcus Vinicius Santana.

Carnaval em Corumbá

Após dois anos sem festa, o Carnaval de Corumbá (a 420 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul) teve seis dias de festa em 2022, ocorridos em 18, 19, 21, 22, 23 e 24 de abril, na Ferradura do Porto Geral da cidade. A comemoração contou com desfile das escolas de samba, blocos, concursos de fantasias e até rodas de samba.

Em parceria inédita com o site Imprensa MS, o portal Capital do Pantanal transmitiu ao vivo, todas as atrações do Carnaval de Corumbá, que passaram pela Avenida General Rondon, mais conhecida como passarela do samba durante os dias de folia na Cidade Branca.

Programação do Carnaval de Corumbá foi transmitida ao vivo pelo portal Capital do Pantanal.

O acesso ao vivo dos desfiles das escolas de samba e dos blocos pelo site esteve disponível para acesso em computador, tablet ou celular. A novidade valorizou o maior carnaval da região Centro-Oeste, que através da transmissão online pôde ser contemplado de qualquer lugar do país.

O desfile das entidades filiadas à Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (LIESCO) aconteceu na sexta e no sábado, dias 22 e 23 de abril, na Avenida General Rondon.

Na sexta, passaram pela passarela do samba as seguintes agremiações: Caprichosos de Corumbá, Mocidade Independente da Nova Corumbá, Acadêmicos do Pantanal, Império do Morro, Estação Primeira do Pantanal.

No sábado, dia 23, foi a vez da Marquês de Sapucaí, Unidos da Major Gama, A Pesada, Unidos da Vila Mamona e Imperatriz Corumbaense.

Carnaval em Manaus

Devido à pandemia da Covid-19, as escolas de samba de Manaus iriam se apresentar nos dias 17, 18 e 19 de março, em lives, inicialmente sem a presença de público. Em seguida o governo do Amazonas mudou a regra e autorizou a presença de até três mil pessoas na plateia por noite.

As apresentações, promovidas pela liga local, a Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (Ceesma), foram realizadas no Centro Convenções de Manaus, o Sambódromo. A TV A Crítica fez a transmissão das lives, sempre a partir das 20 horas.


TV A Crítica transmitiu as lives promovidas pelas agremiações da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (Ceesma).

A festa gerou renda para trabalhadores, como costureiras, artistas, cabeleireiros, maquiadores, profissionais da segurança, motoristas de aplicativos entre outros profissionais autônomos. Pesquisa divulgada em 2019, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mostrou a importância do carnaval enquanto evento popular na cadeia produtiva da cultura e na geração de renda.

Cerca de 10 mil postos de trabalho, sendo 4,5 mil somente nos galpões dos grupos Especial e Acesso, foram gerados naquele ano. O que denota essa importância do Estado no apoio a esses eventos.

A folia começou às 20 horas do dia 17 de março (quinta-feira), com a apresentação das nove escolas do Grupo de Acesso B: Leões do Barão de Açú, Gavião do Parque, Meninos Levados, Império do Mauá, Legião de Bambas, Ipixuna, Unidos da Coophasa, Unidos da Cidade Nova e Balaku Blaku. Neste dia a transmissão foi feita pelo Facebook e YouTube dos canais do Governo do Amazonas.

As nove agremiações do Grupo de Acesso A realizam a live-show no dia 18 (sexta-feira), com início também às 20 horas: Mocidade Independente da Raiz, Império do Hawai, Beija-Flor do Norte, Acadêmicos da Cidade Alta, Sem Compromisso, Presidente Vargas, Dragões do Império, Tradição Leste e Mocidade Independente do Coroado. A TV Encontro das Águas transmitiu os shows.

Já o Grupo Especial, com oito escolas, encerrou as transmissões ao vivo, no dia 19 de março (sábado), pela TV A Crítica: Vila da Barra, Primos da Ilha, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Unidos do Alvorada e Vitória Régia.

Cada escola levou uma alegoria e destaques como casal de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, puxador de samba, passistas e alas, com número de integrantes reduzido de até 300 pessoas. As entidades começaram o desfile pela concentração, com evolução em frente ao palco da apresentação montado na área do recuo da bateria.

O tempo máximo de desfile de cada agremiação foi de até 30 minutos para os Grupos de Acesso e 40 minutos para as escolas do Grupo Especial.


Escolas de samba de Manaus do Grupo Especial se apresentaram em lives no sambódromo da capital amazonense.

Para viabilizar as lives, as escolas tiveram que obedecer a rígidos protocolos de saúde como prevenção à Covid-19. A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou testes em todos os integrantes 48 horas antes das apresentações. O acesso ao Sambódromo só foi permitido com o resultado do teste negativo. Os foliões das escolas tiveram que apresentar a carteira de vacinação com o ciclo completo de imunização contra a Covid-19.

Carnaval de Niterói

Os desfiles das entidades carnavalescas em Niterói aconteceram no Caminho Niemeyer (um conjunto de equipamentos culturais e centro cultural projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, nos bairros litorâneos da cidade), nas noites de 21 a 24 de abril. Ao todo, foram mais de 24 horas de cobertura ao vivo da festa, com transmissão pelos canais digitais da Prefeitura Municipal de Niterói (Facebook, Instagram e YouTube).

No dia 21 de março (quinta) teve início o tradicional desfile das agremiações da cidade. Pela ordem de apresentação, representando o grupo B: Amigos da Ciclovia, União da Engenhoca, Bafo do Tigre, Império de Arariboia, Banda Batistão, Bem Amado, Paraíso do Bonfim, Balanço do Fonseca, Cacique da São José e Tá Rindo Porquê?

No sábado, dia 23, pelo Grupo Principal, desfilaram a escola de samba Sábia, Alegria da Zona Norte, Mocidade de Icaraí, Magnólia Brasil, Experimenta da Ilha, Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica e Souza Soares.

O Grupo C encerrou o evento no dia 24 de abril (domingo), com Império do Charitas, União do Maruí, Independente do Boaçu, Grilo da Fonte, Barro Vermelho, Fora de Casa, Garra de Ouro, Unidos do Castro, Galo de Ouro e Grupo dos 15.


Mais de 24 horas de cobertura ao vivo do Carnaval de Niterói nos canais digitais da Prefeitura.

A equipe de transmissão do carnaval de Niterói contou com as apresentadoras Aline Santos e Verônica Souza, Suzana Moura (analista especializada em carnaval), e a social media Daniele Erthal, que comandou um quadro sobre os comentários nas redes sobre os desfiles. O quarteto esteve em um estúdio de vidro montado na passarela do samba.

Duas repórteres e três social media também participaram da cobertura, acompanhando os bastidores e os melhores momentos da folia. Quinze câmeras e um drone atuando na passarela do samba foram utilizados na cobertura do evento.

Carnaval no Distrito Federal

O carnaval de rua de 2022 em Brasília foi oficialmente cancelado devido à extensão da pandemia da Covid-19. Mas, graças ao projeto Apoio das Atividades Carnavalescas Permanentes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), os integrantes da Liga Carnavalesca dos Trios, Bandas e Blocos Tradicionais (LCTBBT) e da União das Escolas de Samba do Distrito Federal (Uniesb) comandaram a folia por meio de lives no mês de março.

A ação cultural permitiu que a população mantivesse o contato com a alegria da festa ao mesmo tempo em que garantisse renda para esse segmento da economia criativa. Um chamamento público da Secec, no segundo semestre do ano passado, designou R$ 3,95 milhões para as duas propostas: LCTBBT (R$ 1,2 milhão) e Uniesb (R$ 2,95 milhões), gerando 4,5 mil empregos diretos e indiretos e quebrando um jejum de sete anos sem verba pública para as agremiações das escolas de samba do DF, que pisou pela última vez na avenida no carnaval de 2014.

Com cronograma de lives até o mês de maio de 2022, o projeto Brasília tem Cultura Carnavalesca – Atividades Carnavalescas Permanentes nas Escolas de Samba de Brasília reuniu até março de 2022 um público de 19 mil espectadores em 13 lives, com dois mil postos de trabalho, dos quais 1,5 mil são destinados a pessoas negras.


 DF teve programação online que celebrou encontro dos blocos tradicionais.

Esta foi a programação online que celebrou o encontro dos blocos tradicionais no Carnaval 2022, no mês de março, em Brasília:

⦁    3 de março (quinta): Galinho de Brasília recebe Asé Dudu.

⦁    4 de março (sexta): Bloco dos Raparigueiros recebe Menino de Ceilândia.

⦁    10 de março (quinta): Menino de Ceilândia recebe Bloco dos Raparigueiros.

⦁    13 de março (domingo): Liga dos Blocos Tradicionais.

⦁    17 de março (quinta-feira): Pacotão recebe Baratona.

⦁    18 de março (sexta): Galinho de Brasília recebe Asé Dudu.

⦁    25 de março (sexta): Asé Dudu recebe Galinho de Brasília.

As lives foram transmitidas e se encontram disponíveis no Canal Encontros dos Blocos Tradicionais – YouTube.

Carnaval em Porto Alegre

O colorido das escolas de samba de Porto Alegre também esteve de volta à Passarela do Samba Carlos Alberto Barcellos Roxo, no Complexo Cultural do Porto Seco. A última vez que a capital gaúcha teve seus desfiles de carnaval transmitidos pela televisão foi em 2017. Em 2022, a transmissão ao vivo se deu graças a uma parceria entre as escolas de samba e a produtora gaúcha de vídeos Cubo Filmes juntamente com a TVE-RS.

Aliás, Porto Alegre foi uma das poucas cidades gaúchas a serem privilegiadas com a realização de carnaval. Dos 496 municípios que formam o Rio Grande do Sul, apenas quatro realizaram desfiles de escolas de samba: Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e a própria capital gaúcha, que em 2022 comemorou 250 anos de fundação.

Foi a quarta vez que a festa popular aconteceu fora de época. As datas escolhidas foram 6, 7 e 8 de maio, com desfiles respectivamente das escolas das séries Prata (o equivalente à segunda divisão), Ouro (grupo especial), e Bronze (terceira divisão).

A Cubo Filmes é proprietária da Cubo Play – uma plataforma de vídeos streaming – em que os foliões e internautas puderam assistir a todos os sambas enredo que desfilaram no Porto Seco, na seção de clipes, além de acompanhar o evento do Festival de Sambas Enredo, realizado no mês de abril, que integrou a programação do portal, que também disponibiliza podcasts referentes ao carnaval gaúcho.

A TVE-RS foi parceira da Cubo Filmes na cobertura dos desfiles de Porto Alegre. A emissora pública gaúcha retransmitiu em tevê aberta, no canal 7.0, o sinal da Cubo Play durante os desfiles, criando sua cobertura alinhada à transmissão das plataformas digitais da produtora.

Os interessados também puderam assistir pela internet, no site da Cubo Play (www.cuboplay.com.br) e nas redes sociais da Rádio ABC FM 103,3 (Facebook e YouTube).


TVE e Cubo Filmes formaram parceria na transmissão dos desfiles de Porto Alegre.

No dia 6 (sexta) os desfiles começaram pelas escolas da Série Prata, que tiveram 50 minutos de apresentação cada: Os Comanches (tribo carnavalesca convidada), Unidos da Vila Mapa, Copacabana, Realeza, Academia de Samba Praiana, Unidos de Vila Isabel, União da Tinga e Academia de Samba Puro.

No sábado (dia 7), a transmissão teve início às 21 horas. As escolas da Série Ouro tiveram tempo máximo de 60 minutos de apresentação. A ordem de desfile da elite do carnaval porto-alegrense no Complexo Cultural do Porto Seco foi esta:

21h – Fidalgos e Aristocratas

22h10 – Acadêmicos de Gravataí

23h20 – União da Vila do IAPI

0h30 – Império do Sol

1h40 – Bambas da Orgia

2h50 – Estado Maior da Restinga

4h – Imperadores do Samba

5h10 – Imperatriz Dona Leopoldina

6h20 – Império da Zona Norte

No dia 8 de maio, em pleno domingo de Dia das Mães, a passarela do samba Carlos Alberto Barcellos Roxo recebeu as escolas pertencentes à Série Bronze: Cohab-Santa Rita, Protegidos da Princesa Isabel, Unidos do Guajuviras, Mocidade da Lomba do Pinheiro, Acadêmicos da Orgia e Filhos de Maria. Cada uma teve um tempo máximo de apresentação de 40 minutos.

Antes do desfile da categoria Bronze, as escolas de samba Filhos da Candinha e Império dos Herdeiros passaram na pista de eventos na condição de agremiações convidadas.

Na apresentação da transmissão única, o jornalista Cláudio Brito. Os comentários ficaram a critério do jornalista Renato Dornelles, da porta-bandeira Isabel Cristina e do mestre-sala Alexandre Figueroa. O time de repórteres foi composto por Dani Pitta, Elias Costa, Israel Ávila, Renato Araujo e Vinícius Brito.

Toda a cobertura contou com uma equipe de  mais de 80 profissionais. Para as imagens, foram utilizadas 16 câmeras e dois drones. Um estúdio em vidro foi montado junto à área de concentração da avenida. Repórteres foram deslocados para a concentração, na dispersão, no meio de pista e na arquibancada.


Um estúdio em vidro foi montado junto à concentração do Complexo Cultural para a transmissão dos desfiles de Porto Alegre. Foto: Gerson Brisolara/Sambario.

A produtora Cubo Play em parceria com a TVE e Rádio ABC asseguraram mais de 25 horas de transmissão dos desfiles da capital gaúcha.

Na noite de sábado, dia 7 de maio (noite do desfile da elite das escolas de samba), o público total estimado no Complexo do Porto Seco foi de 12 mil pessoas, entre pagantes e componentes das escolas.

CUBO PLAY / TVE-RS (2022)    

Narração: Cláudio Brito.

Comentários: Alexandre Figueroa, Isabel Cristina e Renato Dornelles.

Repórteres: Dani Pitta, Elias Costa, Israel Ávila, Renato Araujo e Vinícius Brito.

ATÉ AMANHÃ, SE DEUS QUISER, EU VOLTO NOVAMENTE PRA LHE VER...

E finalmente fez-se a luz e o carnaval. Um carnaval que não chegava nunca, precedido por um interminável período pré-carnavalesco que demorou dois anos e dois meses, ou 26 meses, para acontecer.

No capítulo 9 desta série, escrito em fevereiro de 2021, estávamos em contagem regressiva para uma data que ainda não tínhamos certeza. Não sabíamos se o próximo Carnaval seria em 2022 ou mesmo se atrasaria para 2023.

O fato é que conseguimos contar mais um capítulo da história do carnaval na televisão brasileira. A telinha ganhou a preciosa companhia da internet e dos canais digitais. Não apenas acompanhamos a folia por televisores (Smart, LED/ LCD, tela plana ou 4K ou 8K). Mas também por computadores, smartphones, notebooks e tablets. A história televisiva tem sido ampliada.

E notamos evoluções interessantes no Carnaval de 2022. Vimos uma ampla cobertura de categorias que até então não eram vistas com o devido carinho (Carnaval da Intendente Magalhães e ensaios técnicos da Série Ouro) receberem transmissões com requinte e apuro técnico. Na impossibilidade de realizar carnaval na data do calendário litúrgico, recorreu-se a uma parada simbólica – o minidesfile na Cidade do Samba, com direito a cobertura na mídia. Quer um aquecimento melhor do que esse?

Em outros polos carnavalescos, as cidades que acreditaram e estimularam a cultura popular mesmo prepararam uma força-tarefa para visibilizar suas folias para o maior público possível.

No caso do primeiro carnaval do país (Rio de Janeiro), a audiência bateu recordes históricos de ibope. Quem sabe se São Paulo tivesse revisto suas datas e, não coincidindo com a folia carioca, os resultados de audiência nãoteriam sido ainda melhores? É uma reflexão que pode servir de lição: um passinho para trás hoje pode significar várias passadas à frente amanhã.

Coisa boa ter terminado o carnaval com a última escola de samba passando na Sapucaí homenageando o Rei Martinho da Vila, cantando a plenos pulmões que a “vida vai melhorar”.

Bom, terminado o carnaval, o calendário carnavalesco não para. A “dança das cadeiras” já começou tão logo foram concluídas as apurações de notas: o tradicional rodízio entre as escolas de carnavalescos, intérpretes, casais de mestre-sala e porta-bandeira, diretores de carnaval, mestres de bateria, coreógrafos de comissão de frente e até a troca na presidência das escolas devido às eleições nas entidades.

Rei Momo tem um novo encontro marcado conosco: de 18 a 21 de fevereiro de 2023. Sim, 2023 está logo aí. E muitas histórias hão de serem contadas. E, parafraseando outra legenda de Vila Isabel, Noel Rosa: “até amanhã se Deus quiser...


Praça da Apoteose em fevereiro de 2021: contagem regressiva para uma data que ainda não tínhamos certeza quando seria. Foto: Daniela Maia/RioTur.
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Praça da Apoteose em abril de 2022: Canta, negro rei, deixa a tristeza pra lá / Canta forte, minha Vila, a vida vai melhorar... Foto: Carlos Fonseca/Sambario.
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Praça da Apoteose em abril de 2022: Canta forte, minha Vila, a vida vai melhorar / (a vida vai melhorar). Foto: Bruno Malta/Sambario.

Gerson Brisolara (Rixxa Jr.)
rixxajr@yahoo.com.br