DIRETO DA REDAÇÃO: BARRIL DO CHAVINHO



            O talento de Barril de Chavinho nos textos dos sites CH vem sendo reconhecido pelos chavesmaníacos. O jovem redator - cujo nome de batismo é Jader Magri -, pela boa qualidade de seus textos, foi agraciado com o Prêmio Ramón Valdez em 2008 (que contempla os melhores do meio CH), eleito redator revelação.
             Após passar pelo site Tienda del Chavo, atualmente é o responsável pelos textos do Turma do Chaves.
            Barril do Chavinho pode ser o último de uma dinastia que reverencia mais o conteúdo escrito do que o multimídia atualmente nos sites sobre Chespirito. "Sempre considerei o conteúdo escrito mais importante, já que por bom tempo eu tinha conexão discada e para mim não importava o multimídia, e sim os textos", opina.
            Confira as demais opiniões de Barril do Chavinho no mais novo ChaPapo do Portal Chaves.                       

Mestre Maciel - Qual o seu nome completo, a cidade natal e data de nascimento?
Barril do Chavinho - Jader Magri, nascido em Americana-SP, nasci em 24 de Julho de 1991.

MM - Onde você mora atualmente?
BC - Continuo vivendo em Americana.

MM - Qual o seu grau de escolaridade?
BC - Estou cursando o 3º ano do ensino médio/técnico, onde faço Processamento de Dados.

MM - Qual a origem do nick Barril do Chavinho?
BC - Bom, em 2005 quando entrei para o Meio CH eu encontrei o Fórum Turma do Chaves e quando me cadastrei tentei duas opções, a primeira Chaves, que já existia, assim como a segunda que era Seu Madruga. Daí pensei em algo bem mais original e saiu Barril do Chavinho, mas ao contrários que alguns pensam eu não sou gordo não (risos).
MM - E eu que já estava preparando para anunciar o ChaPapo com o Barril... de Paletó.

MM - Desde quando você acompanha as séries CH? Quando você começou a gostar de fato delas?
BC - Acompanho desde quando eu lembro da minha vida, ou seja, por volta de 4 anos. O maior interesse surgiu em 2003 quando exibiram no Falando Francamente as reportagens com os atores, daí para saber mais eu pesquisei nos sites que então existiam.

MM - Você é redator do site Turma do Chaves. Fale sobre essa atividade que lhe rendeu um Prêmio Ramón Valdez como redator revelação e de sua relação com o webmaster Evandro Leopoldino.
BC - Pelo fato de escrever bem - bom, é o que o Evandro me disse - fui convidado para ser redator do site já que o Evandro não tinha tempo para tal, e como eu já era Administrador do fórum daquele site ficou muito mais fácil, eu particularmente gosto muito de escrever e essa função é basicamente redigir textos referentes a alguma notícia que será postada para os visitantes do site. Minha relação com o Evandro sempre foi boa, ele me deu um cargo de confiança logo que entrei para o "Meio CH", que era de moderador do FTdC, apesar de ter muitos amigos que não gostam dele, eu sei levar muito bem este assunto e evito falar da "concorrência" com ele.

MM - Como foi seu trabalho como webmaster no site Tienda del Chavo?
BC - Bom, cheguei ao Tienda del Chavo no final de 2005, e nessa época o site estava passando por reformulações, foi aí que sugeri uma parceria do meu site - chamado Chaveslândia, mas acho que poucos o conheceram - com o Sandson (dono do Tienda) e ele aceitou. Fiz algumas sugestões e criei um novo design para o Sandson que não aceitou, mas continuei por lá fazendo as atualizações, mas o site não tava rendendo o esperado e o pessoal atrasava o conteúdo para atualizarmos com mais frequência, daí saí do site naquele período onde ele ficou meio abandonado.

MM - Fale sobre o Big Chaves Brasil. Como surgiu essa ideia?
BC - O Big Chaves Brasil é algo que eu me orgulho muito. Em 2005 estavamos passando por um momento ruim no Fórum Turma do Chaves, daí me surgiu a ideia de promover um jogo de perguntas e respostas sobre CH. Na primeira edição tivemos um sucesso considerável, mais ainda era pouco, foi então que na segunda edição o Kagiva me sugeriu a dar um prêmio ao campeão para aumentar a importância da competição, foi aí que surgiu o Flávio - mc Jay-x -, ele se propôs a dar uma camiseta ao vencedor e por aí vai a história da competição, fizemos um total superior a 700 perguntas em 5 edições e demos diversos prêmios como camisetas, DVD's, CD's e buttons. Foi legal enquanto durou...

MM - Qual a sua opinião sobre a fusão dos sites Turma CH e Point do Chaves, que resultou no Portal Chaves?
BC - Excelente, o Meio CH precisava de um site como este. O Turma CH sempre foi elogiado por todos pelo seu excelente conteúdo escrito - que eu sempre considerei mais importante, já que por bom tempo eu tinha discada e para mim não importava o multimídia, e sim os textos -, e o Point era muito bom na área de multimídia, aí ficou um site muito completo, bom para nós visitantes.

"A moderação de fóruns é algo que maioria deseja, mas não pode ser uma obsessão. Você tem que fazer seu trabalho, que ela virá naturalmente."

MM - Qual o primeiro site CH que você conheceu?
BC - Foi o do Cleotais (Chespirito Web), e depois o extinto Chaves Online.
MM - A "poprósito", será que hoje finalmente Cleotais aceitaria ser entrevistado no ChaPapo?

MM - Qual outro site, não sendo de Chaves, que você recomenda?
BC - Eu recomendo o http://www.tenisbrasil.com.br para quem é fã de tênis como eu.

MM - Qual o melhor site CH na sua opinião?
BC - Portal Chaves, pelo conteúdo completo que apresenta.
MM - A casa agradece!

MM - É tradição nos fóruns CH ranços entre usuários devido à disputa pela moderação. Você não acha esses conflitos um exagero?
BC - Com certeza, acho que a moderação é algo que maioria deseja, mas não pode ser uma obsessão, você tem que fazer seu trabalho que ela virá naturalmente, assim como aconteceu comigo no Turma do Chaves e agora no Fórum Chaves.

MM - Você tem outros ídolos fora Chespirito?
BC - Rogério Ceni, Ayrton Senna, Gustavo Kuerten, Roger Federer e Pelé.
MM - E o Luís Pereira????

MM – Você prefere Chaves ou Chapolin? Por quê?
BC - Chaves. Eu gosto muito de Chapolin também, mas passei a maior parte da minha infância assistindo ao Chaves, outro problema é que Chapolin não passa na minha cidade desde 2003, assim eu só o vejo mesmo pelo PC, e Chaves tem um roteiro mágico, representa bem o cotidiano do pessoal da vila com simplicidade e muito humor.
MM - Essas afiliadas...

MM - Qual o seu episódio favorito do Chaves?
BC - O Aniversário do Seu Madruga, não consigo parar de rir durante todo o episódio (risos).

MM - Qual o seu episódio favorito do Chapolin?
BC - A Casa Caindo de Velha, tem um dos melhores diálogos de todos os episódios CH, aquele do herói latino-americano ser o Chapolin.
MM - Então há uma razão para estarmos sub-desenvolvidos...

MM - Qual o episódio mais chato do Chaves?
BC - Eu não gosto muito dos episódios do Restaurante, o da "Lancherrose" é o mais fraquinho.

MM - Qual o episódio mais chato do Chapolin?
BC - O Gigante.

MM - Qual o seu personagem favorito do Chaves?
BC - Seu Madruga.

MM - Qual o personagem que você menos gosta no Chaves?
BC - Pópis.

MM - Qual o melhor vilão do Chapolin?
BC - Racha Cuca.

MM - Qual o melhor ator/atriz das séries?
BC - Ramon Valdez.

MM - Qual o seu bordão favorito?
BC - "Se aproveitam de minha nobreza".

MM - Qual o melhor dublador das séries CH, na sua opinião?
BC - Nélson Machado, ele dubla brilhantemente o Villagrán.

"A receita talvez seja a genialidade de Chespirito que transformou a simplicidade em algo sensacional, é impossível assistir a um episódio sem rir de alguma cena ou piada".

MM - Cite uma cena inesquecível de Chaves ou Chapolin (pode ser a cena mais engraçada ou a mais emocionante).
BC - A cena do episódio "Aniversário do Seu Madruga" em que Chaves diz: "O senhor não vai morrer. Vão matar o senhor!" (risos)
MM - E vão matar com cuidado pra que não sofra muito...

MM - Qual o programa que você mais gosta na televisão, fora as séries de Chespirito?
BC - Fora de Jogo, da ESPN.

MM - Já havia assistido a algum episódio perdido antes do SBT exibir alguns deles regularmente?
BC - Não, só quando o SBT voltou com eles mesmo.

MM – O que você achou da volta de nove dos episódios perdidos de Chaves? Por que você acha que o SBT não exibe os restantes?
BC - Muito bom com certeza. Acho que aquilo deve ser uma baderna, eles não sabem o que fazer com os próprios programas, vivem mudando de grade. Não é a toa que Chaves tem tantos perdidos, acho que se fizerem uma "limpeza" geral por lá vão encontrar todos os outros.

MM - De novembro de 2005 a novembro de 2008, quase 50 episódios da série "Chapolin" estrearam no Brasil, apesar de há mais de 10 anos dublados. Por que você acha que só agora a emissora exibiu esses episódios?
BC - Porque o Chapolin ficou um tempo fora do ar. Talvez nesse período onde os episódios foram remasterizados, acharam todos os outros que estavam perdidos. Talvez essa seja uma das soluções para Chaves também.

MM - O que você acha do Clube do Chaves? Qual o quadro que você mais gosta?
BC - Eu gosto do Programa Chespirito, mas aqui no Brasil mudaram tudo, até o nome mudaram. Mas eu gosto dos quadros mesmo assim, o meu preferido é o quadro do Chaparrón.

MM - O Clube vem sendo apresentado aleatoriamente nas madrugadas. Você crê que, um dia, a série possa ganhar um horário melhor na programação?
BC - Sinceramente acho que não. No máximo podem colocar às 12h45 para algumas cidades, mas para o Brasil inteiro é muito dificil se acreditar em um horário decente.

"Gastaldi fez um trabalho brilhante e é insubstituível, nem tem como comparar."

MM - Qual a música e clipe preferido das séries?
BC - Jovem Ainda.

MM – Surpreende-te o fato de Chaves permanecer no ar por mais de 20 anos com os mesmos episódios e até hoje incomodar a Rede Globo? Qual será a receita para tanto sucesso?
BC - É simples, um bom programa como Chaves sempre terá espaço na TV. A receita talvez seja a genialidade de Chespirito que transformou a simplicidade em algo sensacional, é impossível assistir a um episódio sem rir de alguma cena ou piada.

MM – O que você opina sobre o entra-e-sai de Chaves na programação? Você acha que tantos episódios apresentados diariamente contribuem para a saturação da série? Comente também sobre as constantes mudanças de programação da emissora de Silvio Santos.
BC - Por ser um programa antigo e que traz pouco patrocínio, o SBT evite de colocar fixamente, aí quando precisam de audiência ou fazer uma mudança, colocam o Chaves como tapa-buraco. E ele sempre funciona. Sobre as mudanças, como eu disse anteriormente, lá tudo é uma bagunça, pelo menos é que nós daqui temos a sensação.

MM – Você assistiu aos episódios dos box's de DVD's da Amazonas Filmes? Se sim, o que você está achando dos episódios escolhidos, da dublagem e, sobretudo, do trabalho de Tatá Guarnieri, o novo dublador de Chespirito?
BC - Sim, eu gostei do trabalho feito pelo pessoal, nos deu a oportunidade de ver episódios que jamais tinhamos visto em português, muito bom os episódios também. A dublagem é um ponto muito delicado, eu não gosto muito do Tatá Guarnieri, porém o mesmo todos diziam de Cassiano Ricardo, não adianta, Gastaldi fez um trabalho brilhante e é insubstituível, nem tem como comparar, dos demais tá legal apesar das mudanças naturais nas vozes dos principais dubladores, mas não dá pra manter como era há 25 anos.

MM - O que você acha do desenho do Chaves e, principalmente, de sua dublagem? Qual o episódio que você mais gostou?
BC - Sinceramente achei fraquinho, tanto é que assisti a primeira temporada inteira e na segunda apenas alguns episódios. A casa da Bruxa e de Acapulco foram bacanas.

MM - Para encerrar: cite uma frase esclarecendo por que você gosta das séries de Chespirito.
"Seriados geniais, de um humor impressionante capaz de divertir qualquer geração com seu jeito simples, inocente e sobretudo com um pouquinho do que acontece na vida real, nos ensinando que a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena, entre outras coisas".

Barril do Chavinho

Arquivo:

Chavesmaníaco -
ChaPapo 58
ChaPapo 57