PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

UNIDOS DO MADRUGA

UNIDOS DO MADRUGA

PRESIDENTE Marco Maciel
CARNAVALESCO Cuca Peretto
INTÉRPRETE Antônio Carlos
CORES Azul-escuro (blue-marinho) e Branco
FUNDAÇÃO 01/10/2013
CIDADE-SEDE Porto Alegre-RS
SÍMBOLO A Careta do Seu Madruga
FACEBOOK Link

Visando brincar o Carnaval Virtual de forma descompromissada e irreverente, a GRESVCh Unidos do Madruga segue na atividade para descontrair o folião da Internet. Como a única agremiação carnavalesca com “chavesmaníaco” em sua denominação, Seu Madruga (o rei da humanidade) é quem batiza o pavilhão branco e azul-marinho, esta última a cor de camisa mais usada pelo mestre do humor mexicano. Enredos originais e inimagináveis, mas de fácil identificação, são característicos. A Madruguinha não pretendia o acesso até 2017, até porque o antigo carnavalesco da escola (Marco Maciel) até hoje não aprendeu a desenhar. Com a promoção deste para presidente, e a contratação do carnavalesco Diego Martins, a Unidos do Madruga conquistou o vice-campeonato do Grupo B em 2018, subindo para o A. 

Tudo o que é feito segue sendo por puro amor ao Carnaval. Apenas o sorriso de um folião, seja debochado ou de felicidade, valerá a pena!

Ano

Enredo

Colocação

2022 As Five - Viva a Diferença -º (Acesso)
2021 Nakajima - Ultrapassando Fronteiras
14º (Acesso)
2020 Vida e Obra de Larissa Manoela 30º (Acesso)
2019 Voa Canarinho, Voa! 8º (A)
2018 O Casamento de Fábio Júnior e Gretchen 2º (B)
2017 Vai ter Madruga na Avenida, sim! E se reclamar, vai ter duas Madruga! 7º (B)
2016 Luciano do Valle - Tem Show do Esporte na Madruga 7º (CAESV)
2015 Sophia - O Enredo é Você 15º (CAESV)
2014 SBT - A Emissora mais Silvio Santos do Brasil 17º (CAESV)

SINOPSE ENREDO 2022

As Five - Viva a Diferença


Mais uma Balada Cultural prestes a começar. As Garotas do Vagão estão prontas para subirem ao palco e exaltarem as diferenças como sempre fizeram, das maneiras mais criativas. Afinal, qualquer maneira de amor vale a pena. Até a Balada desta noite será diferente. Totalmente regada a samba. O velho galpão dará lugar à Passarela João Jorge Trinta.

Quem disse que não existe amor em São Paulo? No rolê pela cidade, no cavalo de aço, mais precisamente num vagão de metrô isolado em algum ponto subterrâneo distante, o surgimento de uma nova vida em local tão inusitado fortalece para a eternidade o elo entre cinco jovens meninas. Tão distintas uma da outra, mas que o destino uniu, em pleno movimento intenso da megalópole num instante de apuros. É preciso estar atento e forte! Os ritmos são diferentes, mas seguem a mesma cadência.

A vida é trem-bala, Keyla Maria Romano. É quem deu a luz no trem ao pequeno Tonico, tendo apenas quatro moças desconhecidas para lhe auxiliar. Mãe solteira que precisou lidar com a maternidade precoce e o bullying devido aos quilinhos acima. Gordofobia pura. Mas a nossa Keyla não esmorece e solta sua linda voz entoando canções pra desabafar. Tonico cresce e a lida diária para tomar conta sozinha do filho encarando a fila do desemprego a torna um retrato do trabalhador brasileiro e seus infortúnios. Não se pode ter sempre o que quer!

O recado que deixaram Julieta e Romeu infelizmente segue atual: de que é mais fácil proibir do que compreender. Mais fácil odiar o que não se quer ver. Assim, Cristina Yamada, a nossa oriental Tina, de privilegiada condição financeira, teve privado o seu amor pelo jovem Anderson, motoboy negro oriundo da quebrada. Ambos vítimas de racismo. Afinal, nossa amarela tem asco de ser chamada de "japa" e se tornaria uma respeitável "influencer" nas redes sociais com seus pensamentos firmes e feministas, além de se tornar uma DJ de sucesso. A resistência se torna mais forte e o amor interracial vence!

Irmã mais nova do motoboy, Ellen Rodrigues se considera uma "hacker do bem". Nossa Lady Killer residente na Brasilândia viu seu pai ser assassinado na infância e superou traumas e injúrias através de aplicação nos estudos, ganhando uma bolsa num dos mais conceituados e caros colégios da capital paulistana. Mais louros seriam colhidos com a aprovação de sua tese de Doutorado nos Estados Unidos. Glória e superação da jovem negra oriunda da periferia. Essa mina é zika!

Num contraste evidente, a branca privilegiada Heloísa de Almeida Gutierrez nasceu em berço de ouro, cheia de regalias, sem trabalho e projetos futuros. Apesar de mimada, baladeira e barraqueira, Lica militou em prol de uma valorização maior da educação ao invés dos lucros, a ponto de deixar o já referido colégio do qual seu avô foi fundador e se transferir para uma escola pública, de parcos recursos, porém mais leal e digna para a formação dos estudantes. Frustrada com os ex-namorados, encontrou em Samantha uma nova razão para viver e enfrentar os medos com o preconceito iminente. #Limantha vive, mas resiste?

Por fim, Benedita Teixeira Ramos sempre foi tachada de "estranha" e "esquisita" por ser avessa a abraços e toques, além de minuciosa e detalhista ao extremo. Seu hobby é correr, como se quisesse fugir dos bullyings e problemas. Suas únicas amigas eram bonecas, até encontrar em Keyla, Tina, Ellen e Lica suas primeiras companheiras. Graças a Benê, a amizade se fortificou. E motivou a tímida e introvertida menina, diagnosticada com Síndrome de Asperger, a desenvolver suas aptidões artísticas e tornar a jovem autista uma grande pianista.
Uma muralha intransponível, o metal mais forte e resistente, a estrela mais brilhante e duradoura, infinita como um horizonte em mar aberto. Assim é a amizade de cinco corações diferentes e corajosos. Cinco em um. Eternas Five!

O show das Garotas do Vagão na Madruga vai começar! Não interessa sua crença. Pro amor não existe diferença. O beijaço rolará ao som de samba, em pleno mundo onde dão mais valor para aparência. Negro, branco, rico, pobre... o sangue é da mesma cor! Seja o que tiver que ser, seja o que quiser ser! Viva a diferença!

Texto: Marco Maciel

Leia a sinopse de 2021 da Unidos do Madruga

Leia a sinopse de 2020 da Unidos do Madruga


Leia a sinopse de 2019 da Unidos do Madruga


Leia a sinopse de 2018 da Unidos do Madruga


Leia a sinopse de 2017 da Unidos do Madruga

Leia a sinopse de 2016 da Unidos do Madruga


Voltar ao Espaço LIESV