PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

História & Samba
    
PESQUISANDO CARNAVAL NO SITE ARQUIVO NACIONAL

30 de novembro de 2021, nº 4

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube

Coluna anterior: Canários das Laranjeiras - O Maior Bloco de Enredo da História?
Coluna anterior: Tupy de Braz de Pìna - Glórias que o Tempo Escondeu!
Coluna anterior: Quase ninguém viu... Gravações de Samba-Enredo que o Tempo Levou!

Bem, amigos do Sambario! Aqui é Túlio Rabelo, do canal no YouTube 
TR - Sambas de Enredo. Nesta minha quarta coluna para o site Sambario, irei oferecer a vocês um tutorial, ensinando como encontrar materiais de Carnaval no site do Sistema de Informações do Arquivo Nacional: https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp

Obviamente, a época da ditadura militar é uma mancha negativa na história do Brasil, mas curiosamente deixou um lado positivo ao Carnaval: o registro, por parte da censura, de centenas de Carnavais de Escolas de Sambas e Blocos. São sinopses, letras de sambas-enredos, desenhos de alegorias, tripés, fantasias, fotos de desfiles e até áudios e vídeos. Estes dois últimos, áudio e vídeo, são pouco encontrados no site. Nos arquivos PDF até citam que o documento era acompanhado de mini fitas K7 com melodias dos sambas enredos, mas a princípio tais áudios não estão disponíveis. Devido a fragilidade dessa mídia física, creio que elas tenham se perdido no tempo.

Primeiramente, você precisa fazer uma conta grátis para ter acesso ao site. O link de acesso ao site será esse disponível no primeiro parágrafo desta coluna. Feito a conta e já acessando o site, você irá em “pesquisa livre”. Há outras abas no site, mas eu particularmente só sei utilizar esta.



Agora você está na página de pesquisa. Escreva o nome do Bloco ou Escola de Samba que você quer pesquisar e selecione na lateral Arquivo Digital (para que apareça arquivos que tenham algum PDF, foto, áudio ou vídeo disponível). Você também pode pesquisar “Federação de Blocos”, “LIESA” ou outro termo que talvez te leve ao que você quer achar.



Clique no ícone que ficou azul para acessar o Arquivo Digital (PDF, foto, áudio ou vídeo disponível).

'

Aberto o documento, você tem a opção de salvar o arquivo:


Este arquivo que eu entrei abaixo é, nada mais, nada menos, que “Tributo aos Orixás”, samba gravado pela Clara Nunes. Perceba que a letra original tinha o nome do Bloco, Foliões de Botafogo. Na gravação da Clara Nunes, não há.


Escute “Tributo aos Orixás”, da Foliões de Botafogo 1971, na voz de Clara Nunes e compare com a letra original:



Em 1981, a Unidos da Tijuca, em plena ditadura militar, fez um enredo crítico às multinacionais. O dossiê abaixo alertou para a atuação de comunistas na agremiação. Certamente um arquivo confidencial naquela época, hoje está disponível no site…
'

Confira o dossiê clicando neste link.

Nas fotos abaixo, acessei o arquivo da campeã do acesso 1984, Unidos do Cabuçu. Na oportunidade, Beth Carvalho foi homenageada. No arquivo tem sinopse, roteiro de desfile, letra do samba, desenhos do desfile etc.


Confira o documento clicando neste link.

O site também permite acesso a pavilhões antigos das agremiações, pois geralmente os documentos contêm o pavilhão no canto superior esquerdo


Pavilhão antigo da Unidos da Vila Kennedy (ainda Bloco) e o da Unidos da Tijuca (UT). Ambos da década de 1970

Pavilhão do Bloco Amor a Natureza (RJ) e da escola de samba Renascença da Lapa (SP)

Logos de Enredo também são vistos em documentos, como o da Unidos da Vila Kennedy 1983:

'

Quanto aos áudios, eu nunca encontrei nada de samba enredo ali. Mas há no site, áudios de outros gêneros musicais ou não relacionados ao mundo da música. Como já dito no início desta coluna, há em documentos a descrição de que estes eram acompanhados de mini fitas K7 com a melodia do samba.


De vídeo, o pouco que eu achei, é mais de samba de raiz. De escola de samba quase nada. Tem um de uma festa em que a Unidos de Bangu participou em 1960. Os vídeos, presentes no site, também estão sendo disponibilizados no YouTube do Arquivo Nacional. Eu não lembro mais como achei, mas coloquei o vídeo no YouTube.



Observação final: esta coluna foi escrita em 23/11/2021. No momento em questão, o site analisado está ativo. Pode ser que no futuro ele saia do ar ou mude de endereço. As técnicas de pesquisa dentro do site podem mudar com o tempo.

Esta coluna é a primeira de uma série que também vai falar da “Hemeroteca Digital”, do site “ISSUU” e do site “Web.Archive”. Um grande abraço a todos!

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube

Túlio Rabelo
Twitter: @EnredoTR
Canal TR - Sambas de Enredo