PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...
     
CARNAVAL 2022 PELO BRASIL - DESFILES DE NITERÓI

12 de abril de 2022, nº 62

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube


No segundo capítulo da volta do carnaval das escolas de samba em todo país, a próxima parada é na região metropolitana do Rio de Janeiro, na cidade onde mora a atual campeã da Marquês de Sapucaí. Chegamos a Niterói, que realiza seus desfiles nos dias 21 (Grupo B), 23 (Grupo A) e 24 de abril (Grupo C) - deixando vagos os dias 20 e 22 em virtude dos desfiles de Cubango, Sossego e Viradouro. Historicamente influenciado pelos festejos da capital desde o seu começo, a folia na Cidade Sorriso chegou a ser considerada por décadas a segunda maior do país. Entre os anos 70 e 90, foram gravados compactos oficiais com os sambas da cidade, mesmo após as duas rivais históricas, Viradouro e Cubango, cruzarem a Guanabara após 1985 para desfilar na capital, enfraquecendo aos poucos o desfile na Cidade Sorriso até iniciar um longo hiato de dez anos, a partir de 1995.


Reeditando enredo da Estácio de Sá, Magnólia Brasil conquistou seu primeiro título em 2020 (Foto: Na Cadência da Bateria)



Devido a um projeto de revitalização, os desfiles voltaram a ser realizados a partir de 2006, na Rua da Conceição, centro da cidade, onde os desfiles aconteceram até 2020 - falaremos mais adiante sobre. Viradouro e Cubango seguem como as maiores vencedoras - 18 a 11, respectivamente. Corações Unidos e Sabiá vêm na sequência com 6 títulos, enquanto a Mocidade Independente de Icaraí detém 5. No último desfile, em 2020, a Magnólia Brasil foi campeã pela primeira vez, reeditando o enredo de 1980 da Estácio de Sá.

Antes do adiamento anunciado no início do ano, os desfiles passariam a ser realizados uma semana antes da data oficial do carnaval, fugindo enfim da concorrência com a Sapucaí. Com o remanejamento das datas para abril, a novidade fica restrita ao palco dos desfiles: após 14 anos na Rua da Conceição, o carnaval de Niterói se muda para o Caminho Niemeyer, numa passarela montada no pátio do Teatro Popular Oscar Niemeyer, também no centro da cidade. A mudança significa, ao mesmo tempo, uma volta as origens, já que nos anos 80 e 90 os desfiles aconteciam por aquela área, quando abrigava a antiga Vila Olímpica e o Praião.




Prefeito Axel Grael (PDT) apresenta projeto da nova passarela do samba de Niterói, que será montada no Caminho Niemeyer (Foto: Divulgação/Redes Sociais)



Pela ordem de desfile, vamos saber o que as dez escolas do Grupo A apresentam na nova casa do carnaval niteroiense no dia 23. Acompanhem abaixo:



1° - SABIÁ

Enredo: Meu povo, meu chão. Gonzaga, Tributo ao Sertão!

Autores do samba: Robson Ramos, Gegê Fernandes, Zé Maria Jr., Guilherme Kauã, Maykon França e Vinicius Xavier

Horário de desfile: 20h


De volta a elite, a escola mais antiga da cidade leva a história, cultura e costumes do povo nordestino a partir das canções de Luiz Gonzaga. O tema é desenvolvido pelos carnavalescos Daniel Durval e Tom Barros.





2° - ALEGRIA DA ZONA NORTE

Enredo: Alegremente Somos os Olhos da Noite!

Autores do samba: João Perigo, Robson Ramos, Gegê Fernandes, Bello, Anderson Lemos, Cara de Macaco e Duda Tonon

Horário de desfile: 20h45


Bicampeã em 2018 e 2019, a tricolor do Morro do Bernardino (no Fonseca, Zona Norte da cidade) leva à avenida os encantos da noite, indo das paixões ao sincretismo religioso, nas figuras de Ogum e Zé Pilintra. O carnavalesco é Luiz Spíndola.





3° - MOCIDADE INDEPENDENTE DE ICARAÍ

Enredo: Iubentium - A Arte Sagrada da Cura

Autores do samba: Robson Ramos, Gegê Fernandes, Rodrigo Figueiredo (Gol), Cássio Kelly, Esdras Araújo e Vinicius Xavier

Horário de desfile: entre 21h30


Tetracampeã, a tradicional escola do Morro do Cavalão vai mostrar as diversas formas que o ser humano encontrou para cuidar, zelar e salvar vidas. Tema desenvolvido pelo carnavalesco Felipe Rangel.

 



4° - MAGNÓLIA BRASIL

Enredo: Meu Sonho Astral (reedição do enredo de 1989 da Unidos do Jacarezinho)

Autores do samba: Barbeirinho do Jacarezinho, Batista do Jacarezinho, Lucio Bacalhau, Macambira, Serginho da Banda e Jorge Pi

Horário de desfile: 22h15


Buscando repetir a fórmula que deu certo em 2020, a atual campeã niteroiense reedita mais um enredo que passou pelo carnaval carioca: "Mitologia, astrologia, horóscopo, uma benção para o carnaval brasileiro", apresentado pela Unidos do Jacarezinho, madrinha da Magnólia, no carnaval de 1989, rebatizado como "Meu Sonho Astral". O carnavalesco da azul e branca é Roberto Oliveira.

 



5° - EXPERIMENTA DA ILHA DA CONCEIÇÃO

Enredo: Vivi - A Pequena Notável do Samba!

Autoras do samba: Anderson Só, Tia Deia, Junior do Cavaco e Badico Brasil

Horário de desfile: 23h


A azul e amarelo homenageia a passista Viviane de Assis, a Vivi, destaque da Viradouro - onde desfila há quase 15 anos - e famosa no universo do samba. Serão abordadas sua história no carnaval e sua luta contra o preconceito às pessoas com deficiência, já que é portadora de nanismo. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Louis Cavalcanthé.





6° - FOLIA DO VIRADOURO

Enredo: Yuri-Yuba Jurujuba

Autores do samba: Dudu Oliveira, William Neves, Cristiano Roola, Dito, Jander Lourenço, Maykon França, Bobby Brown e André Quintanilha

Horário de desfile: 23h45

Vice-campeã em 2020, a vermelha e branca vai homenagear o bairro de Jurujuba, um dos mais tradicionais da Zona Sul de Niterói, desde as origens daquela região, com as habitações indigenas, até os dias atuais. Tema do carnavalesco Bruno Farias.


 


7° - UNIDOS DA REGIÃO OCEÂNICA

Enredo: Sawabona Shikoba, ritual de um Povo Africano

Autores do samba: Robson Ramos, Ademir Ribeiro, Duda Tonon e Marcelo Quaty

Horário de desfile: 0h30


Única escola que desfilou somente no Grupo A desde o retorno dos desfiles na cidade, em 2006, a verde e branca leva para a avenida um costume e cumprimento usado pela tribo Babemba, da etnia dos Hauçás, localizada na África do Sul, onde em seus rituais de purificação utilizam a saudação Sawabona Shikoba, que significa "eu te respeito e te valorizo, você é importante pra mim". O tema é desenvolvido por Índio Garcia.





8° - SOUZA SOARES

Enredo: Do Nordeste ao Sertão, Niterói Tem São João

Autores do samba: Pará da Souza, Bello, Robson Ramos, Gegê Fernandes, Niu Souza e Vinícius Xavier

Horário de desfile: entre 1h15


Uma das escolas mais tradicionais da cidade, a verde e branca de Santa Rosa vai contar a história da festa de São João, padroeiro de Niterói. Tema desenvolvido pelos carnavalescos Paulo Robbert e Paulo Cesar Lima.





9° - UNIDOS DO SACRAMENTO

Enredo: O Prazer do Cheiro (reedição do enredo de 2002)

Autores do samba: Alcino, Waldeck Bamba, Lelei e Sidney GBB

Horário de desfile: 2h


A vermelha e branca volta a reeditar seu enredo de 2002 sobre os aromas, que levou a agremiação ao pentacampeonato no carnaval de São Gonçalo. O tema já havia sido reeditado em 2006, quando a escola desfilou na Intendente Magalhães, e agora será desenvolvido por uma comissão de carnaval.


 


10° - COMBINADO DO AMOR

Enredo: Nictherói do passado ao futuro espelho para o mundo

Autores do samba: Gegê Fernandes, Rafael Raçudo e Tia Lelê

Horário de desfile: 2h45


De volta à elite após o rebaixamento em 2019, a tradicional azul e branca do Caramujo vai levar à avenida uma Niterói futurista, onde a máquina e a tecnologia ajudam o homem no progresso para a cidade sorriso se tornar espelho para o mundo. O carnavalesco é Diogo Portella.





 
Transmissão


Até o fechamento do texto não há informações sobre transmissão dos desfiles por vídeo ou áudio. Em 2020, as redes sociais da Prefeitura de Niterói e canais independentes exibiram as apresentações na Rua da Conceição e a apuração.


No próximo capítulo: preparativos para os desfiles de Corumbá.



Nota do escriba: em caso de eventuais erros no texto, nos avisem que eles serão devidamente corrigidos.


Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca