PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por ai...
     
CARNAVAL 2022 PELO BRASIL - DESFILES DE VITÓRIA

5 de abril de 2022, nº 61

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube


O carnaval das escolas de samba está de volta, e não apenas nas duas principais praças do país. Outras cidades com tradição em realizar desfiles de avenida também retomam o brilho de suas passarelas após dois anos de hiato - o pontapé inicial ficou por conta das escolas de Manaus, há duas semanas, quando desfilaram sem caráter competitivo em formato de live. A exemplo do que foi feito em 2020, esta coluna destaca a partir de hoje, em formato de guia, como se apresentarão as agremiações do Grupo Especial e/ou Principal em três cidades, uma a cada terça-feira - o grupo aumentaria para cinco não fosse o cancelamento dos desfiles em Santos, recentemente anunciado, e a indefinição acerca das apresentações em Belém.

Para começarmos a nossa viagem pelos carnavais do país, aportamos no Espírito Santo, mais precisamente no Sambão do Povo. Tradicionalmente realizado uma semana antes da data oficial, o carnaval de Vitória retorna ao seu palco maior oficialmente na quinta-feira, 7, com o desfile do Grupo B. Na sexta, 8, é a vez do Grupo A. Por fim, o Grupo Especial desfilará no sábado, 9 de abril - coincidentemente, data de aniversário deste escriba.



No último desfile, em 2020, a Independente de Boa Vista levou o bicampeonato (Foto: Carnaval: Rede de Memórias – FAESA)



Com a marca de ser "o primeiro carnaval do Brasil", o desfile capixaba chegou a ser interrompido entre 1993 e 1997, regressando em 98, apesar da competição retornar apenas em 2002. Impulsionada pelas transmissões nacionais da Band na última década, cresceu consideravelmente de patamar no cenário nacional, sendo uma nova porta de trabalho para profissionais de Rio e São Paulo. A Unidos da Piedade segue como a maior detentora de títulos, 13, seguida por Jucutuquara e MUG, empatadas com 7. Em 2020, a Independente de Boa Vista conquistou seu sexto título e o bicampeonato consecutivo.


Vamos ficar por dentro do que as escolas de Vitória estão preparando pro desfile de sábado? Só se for agora! Acompanhe:


1° - UNIDOS DE JUCUTUQUARA

Enredo: O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá!

Autores do samba: Marina Zanchetta, Leandro Maciel, Rafael Mikaiá, Rico Bernardes, Roberth Melodia, Fernando Brito, Gustavo Pipico, Carlos Jarjura, Rodrigo Pinho, Daniel Barbosa, Cassius Macaé, Thiago Meiners e Lucas Rigonato

Horário de desfile: 22h


A Coruja vai celebrar seu cinquentenário no Sambão do Povo. O tema assinado pelos carnavalescos Jorge Mayko e Vanderson Cesar propõe olhar para dentro e se aconchegar nos fios que teceram o destino deste território que abriga a agremiação. Terá 1.200 componentes, 3 alegorias e 1 tripé.





2° - IMPERATRIZ DO FORTE

Enredo: Em Busca do 10

Autores do samba: Roberth Melodia, Wagner Mariano, Fernando Brito, Leandro Maciel, Alex do Cavaco, Carlos Jarjura, Jotapê, João Vidal e Vlad AKS

Horário de desfile: entre 22h50 e 23h


A verde e rosa do Forte São João leva à avenida a história dos números na humanidade, desde a antiguidade, passando pela sua importância na natureza, na religião e no dia a dia de uma forma geral. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Márcio Puluker e contará com 1.200 componentes, 3 alegorias e 1 tripé.





3° - NOVO IMPÉRIO

Enredo: Santo Antônio, Olhai por Nós

Autores do samba: Gabriel Nicolau, Arthur Nicolau, Rogério Barbosa (Só Filé), Vitor Fracalossi, Thieter Ebani e Douglas Azevedo

Horário de desfile: entre 23h40 e 0h


Sem vencer desde 1989, a escola do Caratoíra vai retratar Santo Antônio, padroeiro da capital capixaba e famoso por ser o "santo casamenteiro", com muitas crenças e religiosidade. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Balbino e contará com 1.500 componentes, 3 alegorias e 1 tripé.


 


4° - INDEPENDENTE DE BOA VISTA

Enredo: O Pássaro de Fogo traz a Boa Nova... É tempo de amar!

Autores do samba: Ciraninho de Castro, Alemão do Cavaco, Noca da Portela, Flavinho Bento, Kiki Marcellos, Emerson Xumbrega e Bid do Cavaco

Horário de desfile: entre 0h30 e 1h


Atual bicampeã capixaba, a tricolor de Cariacica tenta um inédito tri homenageando sua cidade natal através da lenda do Pássaro de Fogo, que conta a origem de dois monumentos naturais de grande representatividade no estado: os montes Moxuara, em Cariacica, e Mestre Álvaro, na cidade de Serra. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Robson Goulart e terá 1.500 componentes, 3 alegorias e 1 tripé.

 



5° - MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA (MUG)

Enredo: O Leão em caravana traz ao palco da folia a imagem e semelhança com um quê de fantasia

Autores do samba: Dudu Nobre e Diego Nicolau

Horário de desfile: entre 1h20 e 2h


Sete vezes campeã, a MUG abrirá baús, caixas e gavetas para contar sobre a importância dos bonecos para a humanidade, e como eles mudaram destinos dos seres humanos e se tornaram em importantes amuletos. Desenvolvido pelo carnavalesco Osvaldo Garcia, o tema será contado na avenida com 1.200 componentes, 3 alegorias e 1 tripé.





6° - UNIDOS DA PIEDADE

Enredo: Da riqueza do café, sua força e majestade

Autores do samba: Thiago Brito, Thiago Meiners, Rafael Mikaiá, Pixulé, Tem Tem Jr, Turko e Fábio Souza

Horário de desfile: entre 2h10 e 3h


A escola leva para o Sambão do Povo a história da riqueza do café, fazendo uma releitura do enredo de 1986, ano em que a Piedade conquistou seu último campeonato. É desenvolvido por uma comissão de carnaval formada por Jorge Caribé, Valdeir Lopes Sá, Pedro Sacramento, Laudiceia Schuaba e Rosilene de Sá. Terá 1.200 componentes e 3 alegorias.





7° - ANDARAÍ

Enredo: Mulembá

Autores do samba: João Machado, Thiago Bandeira, Lauro e Thadeu Ronchi

Horário de desfile: entre 3h e 4h


Retornando ao Grupo Especial após quatro anos, a verde e rosa conta a história do bairro de Santa Martha, de onde vem a agremiação, a partir da origem da árvore Mulembá, trazida da África até a região de Maruípe. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Alex Santiago e terá 1.300 componentes, 3 carros e 1 tripé.




 
Transmissão


Na TV, os desfiles do Grupo Especial de Vitória serão exibidos pela TV Gazeta, afiliada da Globo no Espírito Santo, para todo o estado, a partir das 23h10. Na internet, o G1 transmite para todos os cantos do mundo a partir das 22h.


No próximo capítulo: de novo palco, os preparativos para os desfiles em Niterói.


Nota do escriba: em caso de eventuais erros no texto, nos avisem que eles serão devidamente corrigidos.


Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca