PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

História & Samba
    
VISITANDO SITES ANTIGOS DE CARNAVAL NO SITE WEB.ARCHIVE

30 de dezembro de 2021, nº 8

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube

Coluna anterior: Pesquisando Carnaval no site ISSUU
Coluna anterior: Samba-Enredo: Hildemar Diniz, saudoso Monarco, seu legado, sua história é imortal
Coluna anteriorPesquisando Carnaval na Hemeroteca Digital
Coluna anterior: Pesquisando Carnaval no site Arquivo Nacional
Coluna anterior: Canários das Laranjeiras - O Maior Bloco de Enredo da História?
Coluna anterior: Tupy de Braz de Pìna - Glórias que o Tempo Escondeu!
Coluna anterior: Quase ninguém viu... Gravações de Samba-Enredo que o Tempo Levou!

Bem, amigos do Sambario! Aqui é Túlio Rabelo, do canal no YouTube 
TR - Sambas de Enredo. Nesta minha sétima coluna para o site Sambario, irei apresentar a vocês o site Web.Archive, onde estão arquivados sites antigos. E nós do samba, é claro, vamos utilizá-lo pra visitar e ver como era o site “Sambario” lá em seus primórdios, bem como os sites “Tamborins”, “O Batuque”, “Galeria do Samba”, “SASP” e alguns outros das escolas de samba.

Vale destacar que estão salvos, em grande parte, apenas conteúdo textual. Mas, às vezes alguma foto, algum vídeo ou algum áudio raro de samba enredo/carnaval foi arquivado junto. No dia 12/01/2021, o plugin do Adobe Flash Player parou de funcionar nos sites e isso afetou o acesso a algumas páginas no Web.Archive, mas ainda assim é possível obter bastante coisa.


Na foto acima, pesquisei “Sambario”. Para exemplificar, irei entrar no terceiro da foto, que possui a extensão cjb, por ser o mais antigo.



E chegamos ao site Sambario:

'

Vamos agora visitar o site Tamborins, que durante muito tempo divulgou áudios de sambas concorrentes, ofereceu o saudoso fórum de discussão Setor 1, dentre outros serviços prestados.


Outro site eternizado na história é “O Batuque”. Veja como era o visual dele em 28/07/2004:
'

A Galeria do Samba, site que segue firme, era assim em 09/02/2003:


Figura principal do Carnaval de SP, a SASP era assim em 07/06/2003. Ainda é possível obter, na SASP, letras de sambas concorrentes antigos arquivados, como os do Carnaval 2004, mostrado na foto abaixo: 


Além de sites especializados, as próprias escolas de samba tinham seus sites. A Beija-Flor de Nilópolis, não posso cravar, mas deve ter sido uma das pioneiras em ter um site na internet. Veja como era a página da agremiação em 14/10/1997:

https://web.archive.org/web/19971014222450/http://www.beija-flor.com.br/  



Para os Carnavais de 2003 e 2004, a Paraíso do Tuiuti fez uma atitude, naquele momento, inovadora… publicou todas as letras dos sambas concorrentes e os respectivos áudios. No site tá arquivado quase todas as letras e há também alguns áudios arquivados.



Pra finalizar nossa viagem ao passado, vale lembrar que muitos sites antigos tinha uma animação (um pequeno GIF/vídeo) de entrada. Após essa animação é que de fato você entrava no site. Infelizmente muito disso se perdeu com o fim do plugin do Flash Player, mas eu capturei a abertura do site da Portela de 2003. Confira:



Observação final: Esta coluna foi escrita em 23/11/2021. No momento em questão, o site analisado está ativo. Pode ser que no futuro ele saia do ar ou mude de endereço. As técnicas de pesquisa dentro do site podem mudar com o tempo. Esta coluna é a quarta de uma série que já falou do site “Arquivo Nacional”, do site “Hemeroteca Digital” e do site “ISSUU”. Um grande abraço a todos!  

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube

Túlio Rabelo
Twitter: @EnredoTR
Canal TR - Sambas de Enredo