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Editorial Sambario
Edição nº 58 - 01/02/2015

Quem nunca cantou um samba-enredo assim? (parte 2)
- Nada como se divertir no momento em que adentramos o mês do Carnaval.

APÓS LINDOS anos ou NA POSSE DOS anos ("Após idos anos" - Em Cima da Hora 1970)
PERUANA, o trono de França será seu, baiana ("
Êh Luana, o trono de França será seu, baiana" - Beija-Flor 1983)
Um arco-íris NO PETRÓLEO ("Um arco-íris nos meus olhos" - Salgueiro 1984)
Meu tabuleiro tem CAVACO e tem bebida ("Meu tabuleiro tem tabaco e tem bebida" - Mocidade 1984)
Nas SERTANIAS da história ("Nas entrelinhas da história" - Império Serrano 1984)
E O BLOCO dilatou as fronteiras ("Rio Branco dilatou as fronteiras" - Império Serrano 1984)

Coisas DAS MINHAS serão banalidades ("Coisas daninhas serão banalidades" - Império Serrano 1985)
Negro GAY no passado que sonhei ("Negro rei no passado que sonhei" - Portela 1985)
No país da bola NINGUÉM CONTROLA ("No país da bola quem vem com dólar" - Portela 1986)
O Rio toma CONTA de sambista ("O Rio toma forma de sambista" - Mangueira 1987)
Aviso QUERO é comunicar ("Aviso o verbo é comunicar" - Império Serrano 1987)
Vai pombo correio de VERMELHO na imensidão ("Vai pombo correio de perneio na imensidão" - Imperio Serrano 1987)
A MANGUEIRA está em festa ("A mãe negra está em festa" - Beija-Flor 1988)
Bantô, BANDOLÔ, crioulo, muito axé ("Bantô, D'angolo, crioulo, muito axé" - Salgueiro 1988)
Pedras preciosas, mulatas VOLTEI ("Pedras preciosas, mulatas, gol gay" - Mocidade 1988)
FAMÍLIA ZAPATA, sorrir ("Vai ter mesa farta, sorrir" - Imperatriz 1988)
ESTOU PEDINDO pra ficar com meu amor ("Escondidinho pra ficar com meu amor" - Caprichosos 1988)
Simbolizado pelo BACANAL ratinho ("Simbolizado pelo sacana ratinho" - Santa Cruz 1990)
Gafanhotos viram MISSES ("Gafanhotos viram mísseis" - Grande Rio 1991)
Clareia DE DIA ("Clareia Didinha" - Grande Rio 1993)
Ôôôô MANGUEIRA África ("Ôôôô mãe negra África" - Beija-Flor 1996)
A Ilha tem CAVIAR DE sedução ("A Ilha tem na viagem sedução" - União da Ilha 1996)
O CABOCLO evoluindo ("Pouco a pouco evoluindo" - Vila Isabel 2007)
A MULHER DE OLHO azul é a minha luz ("Amuleto ouro e azul é a minha luz" - Unidos da Tijuca 2008)
IGUAL A EU NÃO HÁ ("Embala eu babá" - Beija-Flor 2009)
Do chifrudo, TOPETUDO e gostosão ("Do chifrudo, chope duplo e gostosão" - Caprichosos 2009)
A cura do PORCO e da alma ("A cura do corpo e da alma" - Imperatriz 2011)
BOLO E GUARANÁ COM AVEIA ("Vou de mar a mar, mareia" - Portela 2014)
Nessa MANHÃ QUE EU já fiquei lelé da cuca ("Nessa Miami já fiquei lelé da cuca" - Rocinha 2014)
Eu sou UMA DIVA, sou a voz da igualdade ("Eu sou Madiba, sou a voz da igualdade" - Imperatriz 2015)

O retorno dos Sambas Eliminados (parte 2) - Como prometido, eis a segunda parte da série de análises de concorrentes marcantes entre 2011 e 2015, iniciada no Editorial anterior. Acompanhadas pelos respectivos áudios e letras.



A caminho da felicidade eu vou (Beija-Flor 2015 - Parceria de Marcelo Guimarães) - Finalista da disputa nilopolitana, era quase do mesmo nível do samba campeão e elogiado pelos bambas, porém a este concorrente faltava a explosão que a obra vencedora tem de sobra. A linda melodia é coesa e pesada - como manda a cartilha da Beija-Flor -, com dois belos refrões (sobretudo o do meio). Esta obra é marcante por contar com um Wander Pires contido em sua interpretação. O cantor havia recentemente deixado o hospital, onde esteve internado para tratar de uma hérnia de disco. Mais magro e debilitado, defendia o samba na quadra da Beija-Flor sentado. No local, recebeu uma série de homenagens da azul-e-branco que o deixou muito emocionado. Na gravação, mesmo com problemas de saúde, tem um desempenho impecável, nos remetendo às atuações no início de carreira em meados dos anos 90, deixando de lado suas características reverberações vocais. NOTA: 9,5. Clique aqui para ver a letra do samba


Tocam surdos e tamborins pra te exaltar (São Clemente 2015 - Parceria de Thiago Meiners) - Na minha opinião, é superior ao samba vencedor da disputa. Melhor em termos de letra e com uma melodia, ainda que também funcional, mais rica. A primeira parte é a melhor da obra, com o ótimo refrão do meio mantendo o bom nível. A segunda tem excelentes versos como Na tela, na escola da vida... Contesta, se faz professor, perfeito para resumir a trajetória de Fernando Pamplona como comentarista de Carnaval. O refrão principal procura passar mais emoção do que explosão. Aliás, a emoção é a tônica deste concorrente, que foi um dos finalistas da disputa clementiana. O samba-enredo da amarelo-e-preto que vai pra avenida possui mais momentos de explosão. NOTA: 9,4. Clique aqui para ver a letra do samba


A notícia corre toda vizinhança (Imperatriz 2014 - Parceria de Zé Katimba) - Mesmo com um enredo sobre futebol, tradicionalmente, nunca render grandes sambas, a disputa da Imperatriz para a escolha do samba sobre Zico foi interessante. A obra vencedora era até a mais recomendável para o desfile, mas o craque Zé Katimba (com Preto Jóia na parceria e defendendo o samba com Wantuir) também construiu uma obra muito bonita para a eliminatória, chegando à final. Poeticamente, é superior ao samba do "Da-lhe, da-lhe, da-lhe ô", apresentando belos versos como Uma vez leopoldinense, sempre Imperatriz/É vencer, vencer, vem ser feliz e O rei Arthur desenha a arte com os pés/Faz o mundo rubro-negro/Um ser camisa dez. Em termos melódicos, é melhor trabalhado, com o refrão do meio sendo mais eficiente com relação ao principal. Mesmo também sendo um samba pra cima, possui menos momentos de explosão em relação à obra campeã da disputa, cujo refrão principal era superior ao do samba derrotado. Na gravação, destaque para o pot-pourri dos alusivos. Zé Katimba emendando "Martim Cererê" e Preto Jóia entoando O meu sonho de ser feliz vem de lá sou Imperatriz, citação do samba de 1991 que marcou a vitoriosa década de 90 gresilense. NOTA: 9,4. Clique aqui para ver a letra do samba


Gira baiana, a festança começou (Mangueira 2014 - Parceria de Renan Brandão) - Renan e parceiros há algum tempo aparecem com destaque nas eliminatórias da Mangueira, com sambas de melodia e poesia mais requintada, para fazer frente às obras de Lequinho, consideradas mais pra cima. E este concorrente era mais ousado, de letra extensa, com três belos refrões, sendo o principal mais curto e que nos remete a sambas do começo dos anos 90. Apontado como favorito ao lado da obra de Lequinho, acabou cortado na semifinal. A vitória viria no ano seguinte. NOTA: 9,6. Clique aqui para ver a letra do samba


Grande Rio muito linda (Grande Rio 2014 - Parceria de Jorge Aragão) - Jorge Aragão e Péricles resolveram se aventurar nos concursos de samba-enredo, caminho já trilhado por outros artistas renomados como Agepê, Luiz Ayrão, Erasmo Carlos, Francis Hime, Toni Garrido, Suzana Pires, entre outros. A dupla integrou uma parceria "galáctica" ao lado de Júnior Escafura e Arlindo Neto e de imediato foi considerada favorita na disputa da agremiação de Duque de Caxias para 2014, chegando à final. O refrão principal não era unanimidade, em virtude do verso Grande Rio muito linda, contestado por alguns, mas que virou a hashtag da parceria utilizada nas camisas distribuídas pelos compositores. Em contrapartida, o belíssimo refrão central era de longe a melhor parte: Maravilha de lugar (ô ô)/Onde a estrela foi morar (amor)/É sinfonia o som do mar na areia/Canto de sereia sob a lua cheia. A segunda parte lembra melodicamente alguns sambas de São Paulo, muito também por ter sido defendido por Fredy Vianna. É um concorrente rigorosamente do mesmo nível do samba vencedor, da parceria de Derê. Não faria muita diferença se este fosse para a Sapucaí ao invés do outro. NOTA: 9,2.
Clique aqui para ver a letra do samba


O Silva que o mundo aplaudiu (Unidos da Tijuca 2014 - Parceria de Júlio Alves) - Júlio Alves e Totonho são os maiores vencedores de samba no Pavão e sempre aparecem como favoritos nas disputas tijucanas. Este samba para o enredo "Acelera Tijuca" não fugia à regra dos últimos levados pela escola. Porém, mesmo sendo funcional, era melhor trabalhado do que o samba vencedor. Até leva uma desvantagem nos refrões, já que a obra que foi para a avenida tinha um refrão do meio muito bom. O principal do concorrente possuía uma melodia mais bonita, mesmo com o batido trocadilho Em Senna o meu coração. A melodia das duas partes é mais caprichada, apesar da coloquialidade do enredo não permitir uma poesia tão apurada, com a mensagem passada sendo direta demais. Mesmo assim, aprecio o bom-humor dos versos Não pare charmosa mulher/Trapaças só fazem perder/Ligeiro é quem anda a pé, referentes à Corrida Maluca e ao Ligeirinho, para aquele ano os mais notórios dos tradicionais blockbusters trazidos por Paulo Barros. No fim da segunda parte, a melodia lembra o "Tema da Vitória" que tantos triunfos de Ayrton Senna embalou, num expediente semelhante ao utilizado pela Gaviões da Fiel, quando fez um enredo igual em 2009. É um samba mais eficiente, que certamente perderia menos pontos em relação ao que foi para a Sapucaí. Descontos que não impediram o título conquistado. 
NOTA: 9,3. Clique aqui para ver a letra do samba


21 estrelas gravadas no peito (Portela 2013 - Parceria de Neyzinho do Cavaco) - Mais uma bela obra que teve o azar de concorrer no ano errado, quando Luiz Carlos Máximo e Toninho Nascimento nos brindavam com mais um samba épico pra cantar Madureira. Chegou à final dando trabalho para o favorito samba que seria vitorioso, mostrando uma bela mescla de valentia com dolência, dois belos refrões e ótimas variações melódicas. Mas em termos de estrutura, era mais engessado em relação ao Abre a roda, chegou Madureira e seus vários refrões espalhados, optando pelo esquema 12-4-12-4 padrão atual. Mas este bom samba foi o melhor concorrente portelense entre os demais que fizeram frente à dobradinha Máximo-Nascimento, nos três anos em que reinou absoluta em Osvaldo Cruz e Madureira. NOTA: 9,5. Clique aqui para ver a letra do samba


Vou cirandar, no siriá, vou me acabar (Imperatriz 2013 - Zé Katimba) - O veterano Katimba decidiu concorrer sozinho, sem parceiros, na disputa da Imperatriz visando o Carnaval 2013. E o compositor mostrou a categoria de sempre ao fazer um samba poético, classudo, para o enredo sobre o Pará. O tom menor prevalece na melodia e a ótima primeira parte é complementada com um delicioso refrão de dois versos (Sopra o destino Ibitu nas águas do rio mar...) que serve de preparação para o do meio, num recurso que aprecio bastante. A segunda mantém a dolência, até fechar com a citação ao Círio de Nazaré e encerrando com um curto, mas apoteótico refrão principal, Vou cirandar, no siriá, vou me acabar quando a Imperatriz passar. Uma linda obra nostálgica, mas que infelizmente acabou caindo nas semifinais da disputa interna da Imperatriz, certamente muito mais pela falta de poderio financeiro de Zé Katimba em relação às demais parcerias, já que não tinha nenhum mecenas endinheirado ao seu lado, do que pela qualidade da obra em si. NOTA: 9,7. Clique aqui para ver a letra do samba

Beija Beija Beija Beija (Beija-Flor 2011 - Parceria de Erasmo Carlos) - Sobre este "clássico", reproduzo o que escrevi na época no Editorial número 36. Quando foi anunciado que Erasmo Carlos concorreria com samba na Beija-Flor pra homenagear Roberto Carlos, logo surgiu uma grande expectativa quanto à obra que o eterno Tremendão - junto com Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle - apresentaria à escola. Para a agradável surpresa de muitos, a parceria de Erasmo nos proporcionou um samba interessante, diferenciado e completamente distinto dos padrões atuais. Em tempos de sambas-enredo com melodias genéricas e aceleradas, pensávamos que nunca mais apareceria um samba todo chiclete, daqueles que você decora numa única audição. Até que o popular "beija beija" de Erasmo Carlos quebrou tal paradigma. O compositor se desprendeu do conservadorismo que abrange e assola as disputas, construindo um samba de forte apelo, com passagens melódicas belíssimas principalmente na primeira parte e uma segunda mais animada. Os refrões possuem problemas técnicos, sendo simples demais e pobres poeticamente. Porém, a coloquialidade dos refrões parece ser o charme de ambos, sendo os trechos que mais grudam no ouvido, sobretudo na constante repetição do "beija beija beija beija", trash até o talo, mas eficiente. A palavra "amor" também está espalhada por seis vezes durante toda a letra. É um samba alegre, sincero, que serve não só como uma linda homenagem de um verdadeiro "amigo de fé e irmão camarada" como também para abalar um pouco a quadradice e a mesmice dos sambas que concorrem atualmente com reais chances de vitória. Muitos não gostaram do samba do Erasmo, se deixando levar por sua pobreza técnica. Mas a audição da obra é tão deliciosa e viciante que você percebe que, de vez em quando, é necessário deixar a razão de lado. A obra cairia nas primeiras fases da eliminatória da Beija-Flor, mas receberia em seguida uma releitura do Exaltasamba, que a cantou no Especial anual de Roberto Carlos em 2010, antes da Beija-Flor se apresentar para o Rei entoando o samba vencedor. NOTA: 9,4. Clique aqui para ver a letra do samba - Baixe este samba

Quem sou eu sem você dentro do meu coração (Viradouro 2011 - Parceria de Gilberto Gomes) - Talvez o último resquício da Viradouro vitoriosa e imponente, que sempre integrava a parte dianteira da classificação desde o título de 1997 até antes do desastroso Carnaval 2010. Dominguinhos do Estácio voltava a defender samba na escola. O concorrente, por sinal, tem um estilo muito parecido com as obras levadas pela vermelho-e-branco de Niterói do fim dos 90 e durante toda a primeira década dos anos 2000, sendo mais leve e pra cima. A letra em muitos momentos parece descompromissada, como Deixa rolar/Já “pintaram” novos meios/De se comunicar/Sai pra lá pombo correio/Nessa onda tô no ar. Aprecio a melodia da segunda, exatamente depois deste trecho relatado. Mas para o ano de 2011, que marcava o retorno da Viradouro ao Acesso depois de 20 anos, dois sambas eram superiores a este (de autoria de nomes como Gilberto Gomes e Noca da Portela): o vencedor (Renan Gêmeo e parceiros), mais o da parceria de Felipe Filósofo. Os três foram finalistas da disputa. NOTA: 9,2. Clique aqui para ver a letra do samba - Baixe este samba