PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

2016. Rio, cidade calamitosa
SINOPSE ENREDO 2016

2016. Rio, cidade calamitosa


* Inspirado livremente no enredo do G.R.E.S. União da Ilha do Governador para o Carnaval 2016: “Olímpico por Natureza todo mundo se encontra no Rio”

Reinventar-se é uma tarefa árdua, mas necessária e que deve ser executada todos os dias. A saudade de João e a saudade do Paiol nos trouxe até aqui. Estamos de volta! LIESV, a Paiol te ama. Em 2016, mudaremos um pouco nossas características e traremos um enredo de cunho crítico, mas sem deixar de ser histórico. A história é construída no dia-a-dia e falar sobre o Rio de Janeiro atual é ajudar na construção de nossa história, a história de nosso lugar.

Apesar dos Jogos Olímpicos acontecerem na Cidade do Rio de Janeiro, este estado tem a peculiaridade de integrar-se de tal forma que as ações executadas na capital influenciam diretamente o restante do estado e vice-versa.

Sinopse aos compositores:

2016, o ano olímpico.

O Rio de Janeiro recebe os Jogos Olímpicos de Verão e se torna a primeira cidade latino-americana a sediar estes jogos.

O fogo olímpico dado aos humanos por Prometeu, após tê-lo roubado do sol, começa a percorrer o mundo rumo ao Rio de Janeiro e os deuses do Olimpo são invocados para os jogos e chegam à cidade “maravilhosa”.

Chegando ao Rio, os deuses Olímpicos Gregos já encontram logo um contraste entre a beleza e a riqueza carioca com a pobreza e a violência das favelas. E quando olham em volta, se assustam…

Os sete espantos Olímpicos

Zeus e os deuses gregos conhecem o Rio de Janeiro e sofrem sete espantos: Saúde, Segurança, Mobilidade, Educação, Poluição, Habitação e Corrupção. Assustados com a realidade carioca e os excessivos custos dos Jogos Olímpicos, eles resolvem: “Não vai ter tocha!”

Os deuses olímpicos saem às ruas e promovem um grande manifesto popular por um Novo Rio de Janeiro, uma cidade e um estado forte e digno de seu povo.

Em uma grande brincadeira carnavalesca, Zeus e os demais deuses transformam todos os elefantes brancos em investimentos e melhorias reais para o Rio de Janeiro, expulsam os corruptos engravatados e entregam todo o poder ao povo!!!

Que a chama da esperança encha nossos corações e façamos juntos um novo Rio de Janeiro, um novo Brasil. Lá se vão os Deuses, de volta ao Olimpo, e deixam um legado em nossas vidas: um povo forte e consciente não se curvará jamais aos desmandos daqueles que ditam as regras! Todo o poder para o povo!

Texto e autor: Michel Laczynski