PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sou Resistência! Sou da Pele Preta! Sou Voz da Favela que não se Cala! Muito prazer, sou Fla Manguaça! (Fla Manguaça - 2021)
Sou Resistência! Sou da Pele Preta! Sou Voz da Favela que não se Cala! Muito prazer, sou Fla Manguaça! (Fla Manguaça - 2021)

A IDEIA DO ENREDO

Apresentar um panorama das origens do povo preto que chegou em nosso Brasil trazidos como escravos e sua trajetória de lutas na ocupação de quilombos, favelas e comunidades, tendo como pano de fundo no discurso do enredo a resistência dessa gente para ser imporem como o principal povo na miscigenação e formação social e cultural desse país. Abordaremos ainda questões inerentes as heranças culturais trazidas por esse povo, com ênfase para o maior legado aqui perene em nossa história – As Escolas de Sambas – manifestação símbolo de nosso Brasil e oriundas das reminiscências e ancestralidades africanas… Escola de Samba que nasceu do “semba” – filha dos batuques, batidas de tambores e canções do chão batido de barro de Mãe África.

Num segundo momento, apresentaremos a identificação desse povo com o futebol. Esporte, trazido para o Brasil em fins do século XIX pelo homem branco – “o europeu inglês”. A princípio seria coisa de branco, porém, essa gente de pele preta recém-libertada que começavam povoar morros e comunidades formando as favelas, pelo futebol se apaixonou.

Dentre muitos times que surgiam, também Flamengo nascia… Controvérsias, lutas resistência… Esporte para branco… Assim queriam… Preto vence mais uma vez na insistência. E driblando adversidades… No RUBRO NEGRO, faz realidade a sua presença. Deixando claro que elite e o povão da comunidade pode ser uma verdade!

Através do esporte, no caso aqui o futebol, o povo se unia… E o Mengão subia favelas, vielas e comunidades. Torcidas de apaixonados Rubro-negros surgiam enlouquecendo essa cidade! FLA MANGUAÇA uma delas, aparecia trilhando o caminho da paixão, amor, resistência e igualdade.

Como numa oração e irmanados nas arquibancadas gritos ecoavam: Somos todos Urubus! Somos o povo! Somos a favela! Que sofre… Mas a todos acolhe… Luta, vibra e comemora cada vitória cotidiana diante das adversidades, com a mesma alegria e felicidade que comemora-se cada gol do Mengão!

Mas a FLA-MANGUAÇA em sua evolução e no passar dos tempos queria mais!!! Queria mostrar quem é esse povo de pele preta e sangue vermelho que resiste, luta e sobrevive as adversidades do cotidiano. Quem é essa gente que faz “Festa na Favela” e no “Asfalto”… Que se uni a todas as raças e abafa a tristeza gritando Mengoooo a cada gol do Rubro-Negro!

E na maior manifestação popular desse país oriunda de heranças da ancestralidade africana – “As Escolas de Samba” – com atitude vamos mostrar nossa negritude, vamos brindar, homenagear e ter orgulho dessa gente de pele preta e seus descendentes! Chegamos!!! Somos a FLA MANGUAÇA!

SINOPSE

Das Nações de África a Nação Rubro Negra…

Somos o povo das comunidades… Somos Brasil realidade!

No solo africano está nossas origens e identidade.

No Brasil, somos Favela… Sempre na Busca de um grito de liberdade.

Nas terras do Pindorama do “Semba fizemos samba”.

Resistência, Luta… Na busca da igualdade

Fiz do Footboll – FUTEBOL!

De minha “Pele Preta” e meu Sangue Vermelho”…

O FLAMENGO – suas cores espelhei!

Das Nações de minhas origens …

Uma Nação do esporte! Uma Paixão fiz surgir!

SOU RUBRO NEGRO! MENGÃO! FAVELA! COMUNIDADE!

Samba, Futebol, Cerveja e FLA-MANGUAÇA…

FLA-MANGUAÇA!

Uma Torcida alegre e contagiante…

MANGUACEIRO! Símbolo – Líder Inspiração!

Reduto de felicidade, irmandade e união!

Também palco de uma NAÇÃO! Uma PAIXÃO!

Vibrar… Torcer… Comemorar sua Missão!

Domingão no “MARACA”, em casa ou no Bar da esquina…

Enlouquecer! Gritar… É Gol! Mengoooo!

Pagodear, cantar! Festejar Vitórias!

Bebemorar é a ordem do Manguaceiro…

Para o cotidiano difícil esquecer!

E adiante a vida continuar!

“No nascer de um sonho – Sol-Rio, Samba e Futebol…

Sobre o SOL Brilhante e peculiar a alegria do carioca!

Comemorações, pagodes e muita festa!

Um Sonho sendo embalado!

Convido meu povão:

Comunidades… Favelados… Vem para a avenida…

Conhecer essa novidade!

Flamenguistas num misto de euforia e felicidade!

A Poesia malandreou! A paixão aflorou!

Vamos tomar um porre de felicidades!

Embriagados enlouquecer essa cidade…

Porque o sonho se torna realidade!

Avante “NAÇÃO”!

Vamos bebemorar 25 anos de FLA-MANGUAÇA!

SOMOS ESCOLA DE SAMBA! SOMOS RESISTÊNCIA!

SOMOS O POVO EM ÊXTASE!

SOMOS A FELICIDADE!

ORGULHO DE SER MENGÃO!

“Nosso enredo é uma carteira de identidade de nossos componentes e do nosso povo. Fala de negritude, resistência, favela e comunidade. Mas também de alegria, futebol, conquistas, sonhos e realizações” – Amarildo de Mello (Carnavalesco)

“Estou com uma boa expectativa, acho que conseguimos tocar em um ponto muito importante e atual sobre igualdade e lutas por direitos, além de expressar nossa alegria em transformar um sonho em realidade.” – Felipe Amorim (Presidente)