PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Uma Viagem Encantada ao Imaginário Infantil (Acadêmicos do Dendê - 2021)
Uma Viagem Encantada ao Imaginário Infantil (Acadêmicos do Dendê - 2021)

JUSTIFICATIVA

O enredo do G.R.E.S. Acadêmicos do Dendê 2021 é uma singela nostalgia… um saudosismo que vai buscar no interior de cada um a velha lembrança dos tempos de infância onde a lei baseava-se no imaginário infantil; no momento em que estamos, tempo de compreensão, buscando a harmonia e a paz entre os homens, este enredo traz a lembrança daquilo que é mais sagrado: A VIDA.

O mundo imaginário infantil é a base para a construção do caráter e a busca de nossos ideais, ser criança não é brincadeira e cabe a todos nós cuidarmos para não deixarmos de lado nossa criança interna e usufruir ao máximo das nossas potencialidades; é sobre este prisma que abordaremos o nosso desfile cultural! A criança sonha através da vivência e da leitura, descobrindo um mundo novo repleto de possibilidades que espelham o seu futuro. A criança tem o seu horizonte ampliado quando tem acesso à cultura e ao esporte, pois sabemos que tanto a magia que a cultura proporciona, quanto a disciplina que o esporte condiciona, fazem o despertar na criança e ajudam na sua formação do caráter, colaborando para que ela se sinta inserida na sociedade, como um ser participante e ciente dos seus direitos e deveres, transformando-se em futuros cidadãos responsáveis e capazes de viver de forma construtiva. Temos a certeza de que os adultos de hoje que puderam ter estas oportunidades descritas acima, sabem, em seus momentos de lazer, usufruir da alegria da vida, de viver tornando o mundo um lugar de paz e harmonia repleto de felicidade e alegria. Este enredo otimista e cheio de esperança, mostra como poderia ser a vida, se esta fosse a nossa realidade; mas este sonho ainda é possível! Basta acreditar e se deixar levar pela imaginação reprimida no interior de cada um…

SINOPSE

Ah… como é bom ser criança! É maravilhoso poder viajar pela inocência e pela pureza dos sentimentos infantis; poder desfrutar de sonhos que não custam absolutamente nada, sonhos estes que nos levam a florestas encantadas com seres e animais imagináveis… lugares que nos transformam em super-heróis e vilões, em reis, rainhas, príncipes e princesas, ou até mesmo em bobos da corte! Um mundo onde a alegria é o combustível para a felicidade e nunca mais querer acordar!

Me pego a rodar o velho pião, que gira incansável, lembrando o vigor das saias das nossas baianas, e o vento que sobe de suas saias faz voar nossas pipas sem precisar de muito esforço… assim é, como a vida deve ser: leve… livre… solta… É maravilhoso o seu bailado no céu; a bola de gude no chão brilhando com seu deslizar, nos encaminhando para nossos destinos, destinos estes que não é preciso ser criança para sonhar, basta imaginar… Quem nunca brincou de pega varetas lembrando nossos passistas que, da mesma maneira dão show de habilidade? Quem nunca brincou de quebra-cabeça, tentando a todo custo desvendar os mistérios da vida? De boneca ou de carrinho, lembrando nossas alegorias e nossos adereços?

A realidade é apenas uma: todos temos uma criança escondida dentro de nós; convido a fechar os olhos e viajar… sonhar… Sonhar com o mundo melhor… sonhar com acesso a educação de qualidade para todos, sonhar em ter um lugar para a prática esportiva em nossa comunidade e ser um grande campeão… viver e ser feliz alçar altos voos nas asas do nosso Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Dendê com seus 28 aninhos sendo uma eterna criança a imaginar seus carnavais…

Vem ser criança! Vem brincar conosco! Vem se lambuzar no mundo dos doces! Vem para esse admirável mundo imaginário das brincadeiras infantis, das cantigas de roda, dos contos de fada, das pautas infinitas onde todos somos iguais, seja você, avô ou avó, adulto ou criança, sem julgamentos e nem mesmo preconceito e críticas; No nosso mundo todos somos especiais! Todos somos um só, batendo num só coração… Hoje o nosso nome é ALEGRIA!