PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sinopse Sereno 2009

SINOPSE ENREDO 2009

Gênesis - A Criação

Autor
Milton dos Santos

Sinopse

No princípio, Deus criou o Céu e a Terra. A Terra estava ainda sem forma, vazia, escura, com imensas águas e abismos profundos. E então Deus disse: "Faça-se luz!" E surgiu uma luz de crepúsculo rompendo a Grande Noite, era a primeira manhã, a aurora dos tempos. E Deus chamou a luz de Dia e as trevas de Noite. E este foi o primeiro dia.

No segundo dia, Deus disse: "Faça-se o firmamento!" E o azul do céu se destacou sobre as águas já em seus lugares, nas nuvens e na superfície, e o azul das águas refletiu o azul do firmamento e, pela primeira vez, foi visto o horizonte.

E Deus disse: "Que as águas se juntem para que a terra se destaque!" Num bailar regido pelo Criador, os oceanos circundaram os continentes e ilhas e se formaram os lagos. Ouviu-se então o ruído da primeira onda a beijar a areia da praia e lutar com os rochedos. Por ordem do Criador, a Terra começou a revestir-se de árvores e plantas verdejantes, frutos e flores de todo tipo. Os montes e colinas se encheram de matas e selvas e a relva cobriu as planícies. Surgiram as flores que coloriram a Terra. As árvores deram frutos e os frutos se tornaram sementes e as sementes fecundaram a terra. E este foi o terceiro dia.

No quarto dia, Deus assim falou: "Façam-se luzes brilhantes no firmamento para marcarem o dia e a noite e regularem os anos, os dias e as épocas. Haja um luzeiro maior para o dia e outro menor para a noite". E surgiu o Sol para iluminar o dia com seu resplendor, e aquecer a Terra. Surgiu a Lua, misteriosa e fascinante, para iluminar a escuridão da noite. Apareceram também as estrelas para enfeitar o manto negro da noite, salpicando de luz o firmamento.

E Deus disse "Haja peixes e aves". E tudo aconteceu como Deus havia ordenado. Surgiram os grandes monstros marinhos e todos os outros seres que vivem nas águas, enchendo os rios, mares e lagos de vida. Cardumes reluzentes, peixes coloridos e seres maravilhosos bailavam nas águas. Também os céus encheram-se de pássaros de todas as cores e tipos. Ouviu-se a sinfonia do cantar dos pássaros e a Terra ficou mais alegre. Este foi o quinto dia.

Deus disse no sexto dia: "Façam-se os animais de toda a espécie!" E apareceram as feras grandes e os pequenos animais, cada um segundo sua espécie, como Deus havia ordenado. Disse ainda: "Façamos o Homem à nossa imagem e semelhança, o qual presidirá e dominará toda a Terra". O corpo do primeiro homem foi formado do barro da terra, inspirando-lhe Deus um espírito imortal, semelhante ao Seu. O nome do primeiro homem era Adão, porque foi formado da terra. Deus lhe deu poder sobre toda a criação, para que usasse com sabedoria os dons que recebera. Da costela de Adão, Deus criou a Mulher, para ser companheira do Homem, carne de sua carne e ossos de seus ossos, dando-lhes a ordem de crescer e multiplicar.

Enfim, no sétimo dia, Deus descansou. Será?

O homem, tentado pelo Mal, desobedece a Lei de seu Criador. Levado pela ganância destrói o que Deus criou sem se dar conta de que também é parte da criação. Destruindo a natureza, poluindo as águas e o ar, o homem condena a si mesmo à morte. É preciso cuidar do que nos foi dado para que possamos, um dia, voltar a viver no paraíso terrestre.

E você? O que tem feito pelo Criador? E pela criação?