PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sinopse Bandeirante 2010

SINOPSE ENREDO 2010

Com Esporão e Bico de Aço, o Rei do Terreiro chegou!

Autor
Kiko Riaze

Para o Carnaval de 2010, o G.R.E.S.V. Bandeirante da Folia vem cantar de galo!!

Cocoricó!!

Abre alas que com esporão e bico de aço, o rei do terreiro chegou!!

O galo cantou e anunciou o início da criação. Cocoricó e separou a luz do dia da escuridão. Cocoricó é um canto de alvorada!! Cocoricó na barra do dia a luz então despertou!

Por tanto cantar, sua missão seria anunciar o raiar da aurora, eventos e fatos. Ave da anunciação cantou para avisar que o messias, rei dos reis, nascera. Cantou e cantou três vezes mais para provar quão pequena é nossa resistência, mas quão grandiosa esta deveria ser.

Ave do criador e da cristandade caiu no gosto popular. Sua forma inspirou as farras medievais que invertiam a realidade, que exagerava a tudo antes da velha quaresma chegar. Também cantou pela revolução e pela injustiça tornando-se símbolos de nações que viram nesta ave a síntese de suas raízes.

Mesmo sem o dom de voar, cravou seus esporões na história dos homens. Tornou-se símbolo daquilo de muitas vezes palavras não souberam definir. E na fé da Humanidade foi o elo entre o mundo terreno e o espiritual. Assim, mesmo sem o dom de voar, viajou até o Brasil com os portugueses que aqui aportaram em um certo Abril.

E o galo foi para o brejo. Ganhou os terreiros do Brasil, um Brasil interiorano quase mítico que hoje habita o imaginário coletivo. Brasil de tantos brasis que despertava para a lida com um único som: cocoricó!!

Cocoricó!!
Cocoricó!!

Mas eis que esse canto da ave da anunciação se misturou ao confete, à serpentina, à batida do negro com seus tambores. Pelos vários terreiros de samba, o galo ornamentou pavilhões envoltos de amor e paixão. Cantou e anunciou que já é Carnaval!!

Então, no passo e compasso do frevo, fazendo seu arrastão, Bandeirante da Folia canta forte e canta alto como rei do terreiro!!

COCORICÓ!!!
COCORICÓ!!!

E atrás da bandeirante só não foi quem já morreu ou quem é doente do pé!!
E vamos embora que o samba não termina nem quando o galo cantar!!

COCORICÓ!!!
COCORICÓ!!!

Regras

Bom, liberdade total para vocês compositores. Façam quantos sambas acharem que devem fazer.

O prazo para entrega ainda está indefinido, mas deve se encerrar em meados de janeiro pra início de fevereiro, antes do carnaval real.

Os sambas devem ser enviados para: morganti_1@yahoo.com.br