PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

O Bixiga Balançou, Ilumimou Toda a Cidade, a Altaneiros Dá um Show! Vai-Vai é Luminosidade!

SINOPSE ENREDO 2014

O Bixiga Balançou, Ilumimou Toda a Cidade, a Altaneiros Dá um Show! Vai-Vai é Luminosidade!

Autor do Enredo: Gabriel Borba

JUSTIFICATIVA

A Altaneiros do Samba em sua apresentação, visa prestar uma homenagem à escola do povo, à Vai-Vai através do seu bem mais precioso: o Povo e as principais transformações históricas, culturais e sociais que o Brasil viveu desde a Abolição da Escravidão até as últimas manifestações ocorridas no final do ano passado!!! Uma mescla entre história do Brasil e da Vai-Vai, de uma forma inusitada, uma grande brincadeira, um grande carnaval.

SINOPSE

Em 1888, abrem-se as senzalas. Acaba a maldição da cor, a sina da raça. O negro é livre, o negro é luz. Amanhece no Bixiga. Um eterno amanhecer. Iluminado. A liberdade enfim resplandece sobre o povo. Nas margens do Rio Saracura o povo negro está em festa. Canto, dança, batuque e capoeira. Surge no Bixiga um reduto negro, um reduto livre, um quilombo, em kizomba.

Novos tempos, nova era, Era Vargas. O país se industrializa, transformação, greves, revolução, a imigração aporta em São Paulo. O país cresce com o trabalho do nosso povo que jamais deixou a peteca cair e arranja um tempo pra diversão e lazer. Futebol, samba e mulher. Bem mulher, do jeito que a gente gosta e nesse clima bem brasileiro eis que surge ela, a nossa coroa, nossa paixão, em forma de cordão esportivo e carnavalesco. Ela. A(O) Vae-Vae.

A noite chega. Trazendo nas suas asas a boemia, palcos e poetas. Astros e estrelas. Malandros e mulatas. Mas como nem tudo são flores. Nem tudo o que reluz é ouro a noite traz consigo a dor, o medo, o perigo através do Golpe de 64. A partir daí anos de chumbo, o nosso povo oprimido, prisioneiro novamente. Soldados marcham nas ruas, fim da nossa liberdade. A ordem se instala através da força militar.

Mas o nosso povo não desiste, acorda, resiste e luta. O gigante desperta. Saí as ruas, querendo votar, reivindica, Diretas Já. Clama pela paz, união dessa imensa nação. Nossos clamores ecoam e nossa voz chega a Brasília "Alô Brasil, o nosso povo quer mais. Educação pra ser feliz, com união vencer a corrupção. Passar a limpo esse país..." nosso povo manifesta, levanta. Vê que a única saída, é ter esperança.