PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Passarela Virtual

APRESENTAÇÃO

24 de setembro de 2012, nº 10, ano III

Salve, Salve Sambario.

Com essa frase, eu começo minha trajetória no Sambario. Eu sou Daniel Lorga, amante do Carnaval e membro da escola de samba virtual Sabugo. Nessas próximas linhas, eu vou responder em formato de pergunta e resposta um pouco sobre quem sou eu. Confiram:

1 - Qual é o seu nome e cidade onde nasceu?
Como foi dito, eu sou Daniel Lorga e nasci em São Paulo.

2 - Quando começou sua paixão pelo Carnaval?
Em 95. Naquele ano, eu fiquei extasiado pelo maravilhoso desfile da Portela. Desde então, eu curto e sempre acompanho essa festa pelo Sambódromo, televisão ou rádio e tenho muitos desfiles gravados (pelo meu pai).

3 - E o interesse pelo Carnaval Virtual?
Eu sempre tive vontade de participar, mas essa oportunidade só apareceu em 2011 com o convite feito por Samuel Santos (Sabugo). Para quem via tudo de fora desde 2006, eu fiquei muito feliz pela chance e espero que a escola consiga atingir os seus objetivos com a ajuda do meu trabalho.

4 -O que você acha do Carnaval Virtual?
Eu acho que é uma ótima oportunidade para novos talentos e também para quem quer se divertir e conhecer um pouco de como é feito uma escola do Carnaval Real. O grande objetivo é (ou deveria ser) tentar fazer algo diferente do que se acompanha na avenida (principalmente em enredos e sambas).  

5 - Você pretende falar somente de Carnaval Virtual ou vai comentar algo sobre o Real?
A minha intenção é focar no Carnaval Virtual, mas pode ser que fale algo sobre o Real (desde que interligado) de forma bem sucinta. Eu já faço e pretendo ampliar meus comentários sobre sambas dos mais diversos anos (Rio de Janeiro e São Paulo) no espaço correspondente e não nessa coluna. Eu espero que a principal bandeira seja a troca de informações e ideias entre o colunista e o leitor. Eu não desejo de forma nenhuma ver ofensas que não levam a lugar nenhum.

6 - Você pretende abordar só o lado bom da festa?
Não. Eu vou falar de coisas boas, mas também ruins desse espetáculo.

7 - Quando você se interessou pelo Sambario?
Eu sou leitor desde o seu surgimento. É um lugar que proporciona uma ótima oportunidade de que o sambista possa expor sua opinião e também conhecer bastante a história do Carnaval.

Fatos da LIESV (alguns) e meus comentários
Não sei se farei isso em toda a coluna, mas pretendo colocar alguns comentários rápidos dos mais diversos acontecimentos da LIESV. Vamos lá:

Rapha Soares se despede do Carnaval Real.
Comentário: Uma lenda do Carnaval Virtual. Numa comparação com o Real, ele é uma espécie de Joãosinho Trinta da passarela. O  talentoso, criativo e competente carnavalesco vai fazer falta, mas seu nome está imortalizado na LIESV. Ele ganhou seis vezes essa competição (3 do Grupo Especial e 3 do Acesso) e é também uma referência em Santa Catarina.

Águia do Estácio e Marcus Vinicius:
Ambos se despedem do Carnaval Virtual. A escola vermelha e branca teve vários problemas durante sua existência, mas era a atual vencedora da CAESV e tinha vaga garantida no Acesso. Com a saída de Marcus Vinicius (presidente) por motivos pessoais, ela enrolou a bandeira. 
Comentário: O Paraíso da Folia vai desfilar no Acesso no lugar dela.

Carnavalescos em falta no Carnaval Virtual:
Comentários: As escolas Bambas Sambario, Estrela do Amanhã e Colibris tiveram ou continuam com dificuldades para encontrar novos carnavalescos após as saídas de Netto Gomes, Matheus Schappo e Rapha Soares, respectivamente. A única que achou até agora foi a Bambas Sambario.  O escolhido é o desenhista Murilo Duarte (Colibris, Imperias da Serra, etc..).

Para finalizar, eu quero mandar um grande abraço ao Samuel Santos e aos colunistas Marco Maciel, Rixxa Jr e João Marcos. 

Daniel Lorga
E-mail: daniel_benficacm@yahoo.com.br