PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Marco

Coluna do Marco

O QUE ESPERAR DO ESPECIAL EM 2005 - PARTE I

O que esperar do carnaval de 2005 no Grupo Especial?. Será que teremos novamente surpresas como a Unidos da Tijuca esse ano ou continuaremos a assistir o predomínio do chamado trio de ferro: Beija-Flor, Mangueira e Imperatriz Leopoldinense?

Uma coisa é certa, esse ano, nossos carnavalescos melhoraram a qualidade dos enredos, esqueceram um pouco Cidades, Estados e Personalidades famosas e colocaram a criatividade para fora.

Como destaques, temos os enredos da Unidos da Tijuca e Acadêmicos do Salgueiro pelo menos na minha opinião. Bons enredos também para Império Serrano, Unidos de Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela. Apenas uma reedição, Unidos do Porto da Pedra.

Outra grande novidade é o desfile sendo aberto por uma grande escola no domingo e praticamente a certeza de um grande desfile. Os dois dias ficaram equilibrados.  

A arte italiana será o tema da Mocidade Independente de Padre Miguel com Paulo Menezes em seu enredo: “Buon Mangiare, Mocidade, a Arte está na Mesa”. Após bons trabalhos em grupos de acesso, o atual carnavalesco da Mocidade tem uma chance em uma grande escola. A Itália é sempre um tema bom, um País de cultura vasta e rica, onde seus imigrantes aqui no Brasil exerceram grande influência em alguns Estados e Cidades. A sinopse é boa e o enredo deve dar a chance ao Paulo de colocar o melhor do seu trabalho em prática, fazendo o desfile ao seu estilo sem cometer os erros do carnavalesco anterior que tentou manter o estilo de Renato Lage na Mocidade. Esperamos que a Mocidade se recupere do mal desfile de 2005 e dê a volta por cima.

Quem também está precisando dar a volta por cima para o bem do nosso carnaval é o Império Serrano. A escola de Madureira tem um enredo crítico nas mãos do carnavalesco Ilvamar Magalhães. O enredo me agradou muito e a sinopse também. “Um grito que ecoa no ar: Homem-Natureza, o Perfeito Equilíbrio”, na minha opinião, pode proporcionar ao carnavalesco a opção de um desfile com materiais mais alternativos e sem tanto luxo, onde o verde, cor da escola, será a cor predominante. Com uma das melhores alas de compositores do Rio de Janeiro, o Império tem tudo para levar mais um bom samba para a Avenida.

A Acadêmicos do Salgueiro não terá um tema patrocinado para 2005. Que ótimo, poderemos ver Renato Lage novamente com a opção de criar e não com a triste tarefa de agradar um patrocinador. Alguns erros precisam ser consertados na escola da Tijuca, a começar por um bom samba que nos tem faltado e uma maior comunicação com o público. Em vários quesitos, o Salgueiro tem vindo bem. Se corrigir alguns erros, tem tudo para brigar pela vitória em 2005. “Do fogo que ilumina a vida, Salgueiro é chama que não se apaga”, eu espero que o Salgueiro realmente incendeie a Avenida e não se apague.     

Energia, energia, é a Estação Primeira de Mangueira em 2005. Com enredo “Mangueira Energiza a Avenida... O Carnaval é Pura Energia e a Energia é o nosso Desafio”, a Mangueira vem tentar mais um título. Em princípio, não gostei do enredo, a sinopse melhorou um pouco o tema, mas ainda sim, não está entre os meus preferidos. Mas como enredo é somente um quesito e a escola tem se apresentado sempre muito bem desde 2001 é uma séria candidata novamente.  

“Entrou por um lado, saiu pelo outro, quem quiser que invente outro” é o tema da Unidos da Tijuca do carnavalesco Paulo Barros, que fez um grande trabalho em 2004 e entra com uma grande responsabilidade para 2005. Repetir o sucesso com muita criatividade é o que todos esperam, o uso de materiais alternativos deve ser o foco do desfile novamente. O enredo é um dos melhores, se não o melhor de 2005. Espera-se muito da Unidos da Tijuca e quem sabe a escola em 2005 não consegue repetir o feito de 1936 e sai como a campeã do carnaval carioca.

A sexta escola a desfilar será a Tradição, que levará para a Avenida um samba inédito para cantar o enredo De sol a sol, de sol a soja” que será desenvolvido por Mário Borrielo. A escola aposta na soja e na mudança de carnavalesco para permanecer no grupo especial. Após 9 anos com Orlando Júnior, em 2005 devemos ver a Tradição melhor plasticamente com Borrielo. Esperamos por um enredo que deve seguir a linha de enredos já parecidos como o café, arroz, feijão, banana, entre outros. Boa sorte a Tradição em sua tentativa de permanecer no grupo especial e parabéns por ter optado por um tema inédito e não ter apelado novamente para uma reedição.

A Unidos de Vila Isabel do magnífico carnavalesco Joãosinho 30 encerra a 1a noite de desfiles com o enredo “Singrando em mares bravios, construindo o futuro”. Será uma das escola mais aguardadas da noite, Joãosinho tem a chance de calar seus críticos, a Vila Isabel que sempre tem grandes sambas tem um bom enredo, passou quatro anos no acesso e volta com todo gás para se reencontrar com os seus melhores dias. Tem tudo para isso e para surpreender as favoritas da 1a noite. Carnavalesco e enredo para isso, a escola tem e com a competência de sua ala de compositores, tem tudo para voltar a brilhar e voltar no sábado das campeãs.

Essa noite de Domingo promete ser uma das melhores dos últimos anos.

Até a próxima com a 2a parte do que se espera do carnaval de 2005.

Marco

marcorjilha@uol.com.br