PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

EDITORIAL SAMBARIO

Edição nº 24 - 2/5/2009

Salvação verde-e-rosa? - Ivo Meirelles (E, com Beth Carvalho) assumiu a presidência da Estação Primeira de Mangueira botando banca. De bate-pronto, anunciou que todos os compositores mangueirenses disputarão as próximas eliminatórias de samba-enredo em condições totais de igualdade, não levando em consideração o poderio financeiro da parceria. Tal promessa enche os olhos dos bambas de verdade, aqueles que ainda acreditam que o samba-enredo pode voltar a ser o protagonista do espetáculo. Trata-se de um grande incentivo aos compositores mais tradicionais, possuidores do dom de realizar obras-primas, e que atualmente se encontram escanteados pelas firmas, por suas torcidas compradas e que deflagram essa má impressão de jogo de cartas marcadas que hoje assola as escolhas de sambas-enredo. A iniciativa de Ivo promete, e esperamos que o novo presidente mangueirense não se deixe levar por tentações. E se a disputa de igual pra igual realmente prevalecer, a mega-parceria de Lequinho, Gusttavo Clarão e companhia perderá a boa dianteira com relação aos concorrentes... e terá de tentar o bi na base do samba mesmo, esquecendo qualquer tipo de tráfico de influências. O mundo do samba só tem a ganhar!

A propósito... - Mais uma bola dentro do Ivo: a volta de Beth Carvalho à Mangueira, com direito a pedido de desculpas. De forma alguma uma grande baluarte como Beth merecia ser achincalhada daquela maneira no carnaval de 2007, quando foi expulsa humilhantemente de um carro alegórico momentos antes do desfile da verde-e-rosa. Águas passadas!

Bem Amigos! - Gratificante ver a participação de Neguinho da Beija-Flor (ao que tudo indica, completamente curado) e Quinho (cujo nome de batismo Melquisedeque foi pronunciado perfeitamente por duas vezes por Galvão Bueno) no programa do canal a cabo Sportv, na última segunda (27/4 - foto à direita). Galvão, sabiamente, ressaltou as qualidades do intérprete nilopolitano: "Não tem quem não goste deste sorriso, dessa simpatia". Os dois intérpretes improvisaram na hora, a pedido do narrador, um belo dueto de "Aquarela Brasileira", de Silas de Oliveira. Que seja a certeza de mais carnavais na vida desta grande figura que é Luís Antônio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes e que Quinho continue esbanjando esse imenso carisma por onde passe.

A propósito... - Na abertura do "Bem Amigos!", curiosamente, o autor creditado do samba-enredo salgueirense "Tambor" foi... Wander Pires. Vai entender...

Tá de brincadeira, LIESA? - Já não basta a diminuição do número de escolas no Grupo Especial, evitando assim desfiles de dia para que "não canse o público", agora a entidade presidida por Jorge Castanheira (E) já pensa em reduzir de seis pra cinco as desfilantes no Sábado das Campeãs, basicamente pelo mesmo motivo. Pelo jeito, espetáculos históricos como em 1999 com as duas melhores agremiações do Grupo de Acesso abrindo o desfile de sábado (no caso, Porto da Pedra e Unidos da Tijuca com o antológico "O Dono da Terra") nunca mais irão se repetir. Espero que não levem adiante um novo capítulo desta famigerada e desnecessária diminuição do espetáculo, iniciada após o carnaval de 2006. Lamentável!

Carnaval 2010 em foco - Terminada a ressaca do carnaval que passou, as escolas começam a se organizar rumo à festa do próximo mês de fevereiro. Além do tradicional troca-troca entre carnavalescos, intérpretes, diretores, casais e coreógrafos (com destaque para Rosa Magalhães na União da Ilha, Mestre Ciça na Grande Rio e Dominguinhos do Estácio de volta à Imperatriz), os enredos aos poucos começam a ser anunciados, ainda que por agremiações de grupos inferiores. No Especial, fora as escolas que seguem a busca pelo patrocínio, é praticamente certo que a Beija-Flor falará dos 50 anos de Brasília, além dos já confirmados enredos sobre o centenário do nascimento de Noel Rosa pela Vila Isabel e... os 20 anos do Camarote da Brahma na Sapucaí através da Grande Rio. Sobre este último: oremos!

Carnaval virtual - Falta pouco para o internauta bamba começar a desfrutar das maravilhas do carnaval virtual da LIESV. Durante todo o mês de maio, os sambas-enredo serão gravados em estúdio e, no começo de junho, os sambas de 2009 da Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais serão disponibilizados pra download aqui no SAMBARIO. Muitas vozes famosas do carnaval real deverão marcar presença no carnaval virtual esse ano. O espetáculo começará no dia 7 de junho, a partir da meia-noite, com as escolas do Grupo de Avaliação (CAESV), dentre as quais se encontra a Bambas Sambario, que homenageará Bezerra da Silva na Passarela João Jorge Trinta. Aguardem! Mais informações você encontra no Espaço LIESV.

Aqui também é terra de samba, ora pois! - Quem disse que nossos irmãos patrícios não se familiarizam com o paticumbum? Em Portugal, a folia multicor também reinou com as escolas de lá. O internauta português Antonio Guerreiro disponibilizou para o SAMBARIO os downloads de sambas-enredo lusitanos. Para quem quiser conferir, clique aqui para começar a baixar as obras de agremiações como Bota no Rego, Batuque do Conde, Capricho de Abrigada, entre outras. Ora pois, pois...

SAMBARIO - 5 anos - Entramos em maio, mês de aniversário do site SAMBARIO. No dia 29, estaremos completando cinco anos de muitas alegrias, informações, opiniões e, acima de tudo, muito samba no pé. Vocês devem ter percebido, nos últimos dias, a melhorada que promovemos no visual da página inicial, de maneira a informar a atualização de forma mais dinâmica, chamativa, com uma foto para identificar melhor o conteúdo adicionado, além da data e do horário da inclusão do novo material. Tudo para melhorar ainda mais a vida de quem nos visita há quase cinco anos ou daqueles que estão nos conhecendo agora. E para terminar este editorial, nada como ressaltar a importância do site dos sambas-enredo para grandes sambistas, como o compositor e intérprete Tuninho Professor (E, em ação em 1986). Em e-mail enviado por sua esposa Jamila Teixeira, ela revelou que o marido mostrou-se desapontado pelo fato de seu nome não constar até então na seção Intérpretes do site. Mas a tristeza do baluarte gresilense durou pouco: o SAMBARIO elaborou e colocou no ar rapidamente a ficha de Tuninho, que foi a voz principal da Imperatriz Leopoldinense nos anos de 1978, 1984 e 1986. A mensagem que Jamila e Tuninho passaram para o SAMBARIO, após a inclusão da ficha, foi a seguinte: "O que vocês fazem é o verdadeiro resgate do sambista e 'do pouco' que cada um deu e dá, para que se tornasse o espetáculo que é hoje". Tal reconhecimento, sem exagero, chega a deflagrar um sentimento de missão cumprida com respeito aos serviços prestados pelo nosso site nessa quase meia década de atividades. Compensa quaisquer dissabores, como os provocados por alguns "sambeiros" que não compreendem certas críticas por se deixarem levar pela emoção. Um incentivo como esse de Tuninho Professor (segundo compositor com mais vitórias na Imperatriz) e sua esposa fortalece de vez o nosso trabalho, e certamente proporcionará muito mais sucesso e prosperidade ao site dos sambas-enredo nos próximos cinco anos. Avante, SAMBARIO!

FOTOS: SRZD - Carnavalesco e Galvão Bueno