PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

MOCIDADE CURITIBANA

MOCIDADE CURITIBANA

PRESIDENTE Diego Martins
CARNAVALESCOS Bruno Jesus e Pedro Dutra
INTÉRPRETE Claudio Sampaio
CORES Azul, Branco, Preto e Dourado
FUNDAÇÃO 13/03/2017
CIDADE-SEDE Curitiba-PR
SÍMBOLOS Águia e Coroa

Abram alas para a Mocidade Curitibana. Escola nova que vem com muita garra nesse carnaval, natural de Curitiba PR. Com carnavalescos muito talentosos, vem criar uma nova história no mundo virtual. Aguardem...

Ano

Enredo

Colocação

2019 O Carnaval Conta a sua História -º (A)
2018 Desperte a Criança que Existe Dentro de Você 6º (B)
2017 Mocidade Curitibana vem Cantar e desbravar um pouco do nosso Sudeste! não desfilou

SINOPSE ENREDO 2019

O carnaval Conta a sua História


Acredita-se que o carnaval tenha surgido na Grécia, na festa em louvor a Dionísio, Deus do vinho onde as pessoas  se reuniam com o intuito de celebrar a chegada da primavera e a fertilidade.

Na mitologia grega, Momo era o Deus do sarcasmo e do delírio, que foi expulso do Olimpo pele sua zombaria, e foi obrigado a viver na terra entre os homens, foi daí que surgiu o Rei Momo que conhecemos hoje

Carnaval vem de “Carne Vale”, seu significado está ligado ao fato dessa pagã acontecer nos dia que antecede a quaresma, período de privação, portanto era como uma despedida dos pecados carne. O nome surgiu depois que a  celebração foi legalizada pela igreja Católica para coibir o que achava como festa pecaminosa. Ou seja, a festa tinha o intuito de extravasar e fazer tudo o que era proibido durante o tempo da quaresma.

Depois do concílio de Trento, o calendário deixou de ser Juliano e passou a ser o calendário Gregoriano e o carnaval passou a ser uma data oficial para os cristãos.

Viajando pelo mundo encontramos em Nova Orleans (EUA) uma festa carnavalesca chamado de Mardi Gras, os foliões fantasiam-se usando colares de conta e máscaras acompanhando as tradicionais bandas.

O carnaval de Veneza é o mais tradicional do mundo, tem sua origem da Idade Média, os integrantes da nobreza, vestiam-se com trajes luxuoso, adornavam-se com máscaras e chapéus para se misturarem ao povo nas ruas e ir ao bailes.

Em Paris foi onde surgiram os primeiros bailes a fantasia, era uma festa mais elitizada, era maneira dos burgueses de festejar sem sair as ruas. No período renascentista na Europa, surgiu o teatro Commedia Dell” arte, tinha um estilo popularesco e personagens que exerciam muita influência nas fantasias carnavalesca, a partir desse período ainda é muito comum, como arlequim, pierrô e colombina, o uso das fantasias e máscaras para caracterizar esses personagens tão caricatos, que mais tarde no século XIX foi importado para o Brasil .

O carnaval no Brasil sofreu influências de uma festa de rua, de origem portuguesa, o entrudo, que era uma brincadeira de jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. mas anos depois essa brincadeira foi proibido, hoje se brinca com confete e serpentina trazida da Europa.

No Brasil no final do século XIX, começaram a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os corsos, as pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e seguia em desfile pelas ruas da cidade.

O carnaval foi crescendo e tornando cada vez mais popular esse crescimento ocorreu com as marchinhas de carnaval da Chiquinha Gonzaga, com as suas principais marcinhas: O Abre-Alas e Lua Branca.

No Rio de Janeiro a primeira escola de samba que se chamava, Deixa Falar, criado pelo sambista carioca Ismael Silva, Anos depois se transformou na escola de samba Estácio de Sá.

No Rio de Janeiro e São Paulo acontecem os famosos desfiles entre as escolas que disputam campeonatos, desfiles que são televisionados todos os anos.

O carnaval de rua manteve as tradições originais na região Nordeste do Brasil, nas cidades de Recife e Olinda, os foliões saem as ruas durante o carnaval em ritmo de frevo e maracatu. Os bonecos gigantes são as principais atrações no carnaval de Olinda.

Na Bahia o costume do carnaval de rua se fortaleceu com trios elétricos depois da década de 1980. Na cidade de Salvador o carnaval tem a principal atração a apresentação do bloco de Olodum.

Outras Informações Julgadas Necessárias:

http://historia-do-carnaval.info/     

https://m.suapesquisa.com/carnaval/

Voltar ao Espaço LIESV