PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Cláudio Carvalho

AS PREVISÕES DE PAI CLÁUDIO PARA 2010

30 de dezembro de 2009, nº 23, ano V

Lá vamos nós para mais uma rodada de palpites sobre o carnaval. Atendendo a pedidos do próprio webmaster do Sambario, me comprometo a ser mais "light" com certas escolas dessa vez, e espero não ser mal interpretado. Não custa lembrar que essa coluna, já tradicional no site, é apenas uma brincadeira. Zero caô, então. Como das outras vezes, ouso dizer a posição de cada escola, mas já que gato escaldado tem medo de água fria, reservo-me agora ao direito de copiar o que faz a revista Placar a cada Guia do Segundo Turno do Brasileirão, ou seja, faço uso de uma válvula de escape. Vamos aos palpites então

1 - Portela: Tudo conspira a favor da escola, desde a escolha de um enredo supostamente irrisório, mas que remete à 2014 e 2016, ao lobby portelense na política carioca, passando pela influência de Nilo Figueiredo na LIESA. No mais, já passou da hora de a Portela voltar a ser campeã, e ela parece estar prontinha pra isso. O título, que bateu na trave nos dois anos anteriores, parece que vem em 2010. E muito provavelmente, numa dobradinha com o Império, fortíssimo candidato ao acesso. Madureira vai sorrir, e eu, morrer de emoção!

Mas... O enredo realmente é muito confuso, a dupla de carnavalescos não convence, e o samba é por demais repetitivo. Se tudo isso realmente pesar contra, a taça passará longe de Oswaldo Cruz, e um retorno no Sábado das Campeãs estará de bom tamanho. Na Segundona, a Estácio de Sá também vem forte e pode desbancar a verde e branca da Serrinha.

2 - Beija-Flor: Enredo sobre Brasília em ano de eleição, engasgado pela derrota no ano passado e um belíssimo samba colocam a Beija como favorita, mas um passarinho verde (e rosa) já me contou que a escola não levará em 2010. Anizio e sua turma terão de se conformar com mais uma Contracapa de CD.

Mas... O tal pássaro não só me disse que esse ano a Beija não leva, mas também que um vice será considerado título moral em Nilópolis. Esse aparente desânimo pode fazer com que a rabeira do desfile de sábado pós-carnaval seja ocupada pela azul e branco, como em 2006.

3 - Grande Rio: Rios de dinheiro da cervejaria, influência política e a bateria de Mestre Ciça põem a escola numa posição dianteira novamente, mas longe da briga pelo título, que deve se arrastar décimo a décimo entre as duas agremiações acima. O samba não dá liga, mas como em 2006, a tricolor caxiense "surpreende" e desbanca outras favoritas.

Mas... O enredo é paupérrimo, o samba chatíssimo, e a escola de Caxias tradicionalmente não empolga. Cheiro de 2004 no ar?

4 – Vila Isabel: A maior dificuldade da escola será fazer com que seu intérprete e sua bateria se entendam, e isso pode custar décimos preciosos em pelo menos cinco quesitos. Diante disso, vejo a Vila fora da briga pelo título, mas ainda com gás pra voltar no sábado.

Mas... No último ensaio técnico, a escola foi de encontro às previsões e calou os críticos. Deu um sacode. Se repetir o desempenho e não cometer os erros de sempre, entra na briga como favorita.

5 - Salgueiro: Será muito difícil pra vermelho e branco repetir o feito do ano passado, ainda mais com esse samba meia-boca. O enredo também não é dos melhores, e isso pode determinar a perda de pontos, como no caso da Vila. Vejo o Salgueiro no Desfile das Campeãs, mas a princípio fora da briga, mesmo num ano regido por Xangô.

Mas... O samba do ano passado também não era bom, e o Salgueiro vem se superando a cada ano. Não digo que a escola viraria favorita ao bi, mas pode muito bem beliscar o título.

6 - Imperatriz: Para fechar o grupo das que voltam no sábado, a escola da Leopoldina se valerá do samba empolgante e fará um belo desfile. O momento é bom, Dominguinhos é pé quente, Max idem e a bateria se acertou. Num Grupo Especial em que escolas antes favoritas despencam cada vez mais, a Imperatriz pouco a pouco retoma seu espaço entre as campeãs.

Mas... Existe um clamor popular para que a Mangueira figure entre as seis a cada ano. A maior prova disso foi dada em 2009, quando após um desfile pífio em termos plásticos, a verde e rosa desfilou entre as campeãs. Se a Imperatriz não souber fazer uso de seu bom samba e entrar numa de desfile tecnicamente perfeito como antigamente, cede lugar a Manga.

7 - Mangueira: Ivo faz das tripas coração pra reestruturar a escola, que conta com grande simpatia popular e aos poucos se desvencilha do vexame de 2008. O trabalho está sendo feito pari passu, e uma posição intermediária fica de bom tamanho pra verde e rosa.

Mas... Ler o que foi escrito acima sobre a Imperatriz.

8 - Viradouro: Corre à boca pequena no mundo do samba que existe um projeto pra trazer a Cubango pro Grupo Especial no lugar da Viradouro. Sinceramente, não creio nisso, mas o momento político da escola do Barreto é delicadíssimo. A perda de uma identidade que nem sequer era de sua natureza, somada a ausência do Sábado das Campeãs por dois anos seguidos, faz com que a perspectiva não seja das melhores. Entretanto, o samba é muito bom, e a Vira ainda tem gordura pra queimar no Grupo Especial. Não será dessa vez que irá brigar no grupo de baixo, como andam dizendo, mas os dias de glória parecem cada vez mais distantes.

Mas... Marco Lira se isolou politicamente na Liga, brigou com os manda-chuvas da entidade e demitiu muita gente boa da escola. A outrora queridinha Viradouro passou a ser vista com outros olhos depois disso. É difícil imaginar a escola no Grupo de Acesso, mas a Estácio, escola na qual a Vira se espelhou durante anos, caiu cinco anos após seu único título por razões parecidas...

9 – Unidos da Tijuca: Como já disse da outra vez, sempre erro o palpite da Tijuca, portanto não vou ousar muito e prefiro deixá-la no mesmo lugar do último carnaval, mesmo porque a promessa não é de coisa melhor.

Mas... Paulo Barros retoma seu casamento com a escola e isso pode levá-los ao topo novamente. Não falo em título, mas sim em retorno ao G-6 após um ano de afastamento.

10 - Mocidade: A escola parece refeita do susto de 2009, tem um samba animado, enredo interessante e um bom carnavalesco. Promessa de dias mais tranquilos, mas ainda nostálgicos em Padre Miguel.

Mas... O último carnaval foi extremamente desgastante para a Mocidade, e a "paciência" da Liga com a escola parece estar se esgotando. É igualmente difícil imaginar a Mocidade no Acesso, mas se ela repetir o desastre do ano passado e a Ilha fizer um bom desfile, a coisa fica lamentavelmente preta.

11 - Porto da Pedra: Todo ano eu digo que a escola vai cair e isso não acontece. Parece que sua força política na Liga é grande e que, mesmo com enredo e samba fracos, ela vai se manter novamente.

Mas... Todos lembram do que aconteceu à Tradição, que hoje luta para se manter no Sambódromo. Uma eventual briga com a Viradouro para não cair poderia ser um remake do que aconteceu entre a escola de Campinho e a Portela em 2005.

12 – União da Ilha: Torço para que a tricolor insulana fique, mas o sonho quixotesco da escola parece que não irá muito longe nesse carnaval sem graça onde cai quem sobe e sobe quem cai.

Mas... Corre à boca pequena que a Ilha só foi parar no Acesso e lá permaneceu por questões de ordem política e financeira devidamente resolvidas. Se fizer um bom desfile, a segunda escola de todo carioca leva o público consigo e segura as pontas no Especial.

É isso. Pode ser que muita coisa mude até o carnaval, mas por ora, fico com esse panorama. A sorte está lançada, e na quarta-feira de cinzas saberemos onde errei e acertei. Feliz 2010 para todos!

Cláudio Carvalho
clau25rj@hotmail.com