PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Os sambas de 2010 por Renan Faísca

Os sambas de 2010 por Renan Faísca

A GRAVAÇÃO DO DISCO - Muito boa a gravação de 2010. Finalmente a bateria tem som de bateria, e deixa o samba muito mais animado. Excepcional a entrada da bateria na faixa da Viradouro. Contudo, creio que, como vem ocorrendo há muito tempo, os alusivos estão sumindo, o que é muito triste, pois eles eram algumas vezes a melhor parte da faixa. NOTA: 9,8 (Renan Faísca)

 

1 - Salgueiro: Começamos o CD com um belo samba. Apesar de ser inferior aos sambas de 07, 08 e 09, este tem um charme muito grande, é o mais tocado aqui no Rio Grande do Sul. Quinho como sempre aumenta em 250% o samba com seus cacos. A bateria no começo da faixa, enquanto é cantado o refrão, é de arrepiar literalmente. NOTA: 9,8 (Renan Faísca)

 

2 - Beija-Flor: Não gostei muito deste samba. Apenas gostei do refrão, que é muito complexo. No mais não repito a faixa, e muitas vezes passo direto. Só para constar o que podia fazer a faixa crescer, Neguinho da Beija-Flor está em um momento muito ruim, com sua potência vocal não sendo a mesma. Porém a gravação do CD colaborou, e fez ele subir no meu conceito (um pouquinho). Absurdo os mais de 7 minutos de faixa. NOTA: 9,5 (Renan Faísca)

 

3 - Portela: Um enredo fraco geralmente proporciona um samba fraco. Seguindo à risca esta máxima, surge a escola que apresentou o melhor samba de 2009: Portela. Não gostei de nenhuma parte, nem do refrão cujo muitos amigos meus (nem todos portelenses) vivem entoando. Fraco e para se esquecer, menos a excelente interpretação do espetacular Gilsinho. NOTA: 9,0 (Renan Faísca)

 

4 - Vila Isabel: Não tenho palavras para descrever esta maravilha do carnaval carioca! Aclamado aqui no Sul e em todo Brasil, este samba é simplesmente maravilhoso. Martinho repete o feito de "Gbala" e novamente faz o melhor samba do ano, inclusive na avenida. Variações, e óbvio Tinga magistral. E outro ponto: ser ajudado pelo maravilhoso Gera na avenida fez ele crescer mais ainda. Adivinhem a nota? NOTA: 10 (Renan Faísca)

 

5 - Grande Rio: Grande samba! A primeira passada do refrão, apenas com marcação e cavaco para depois vir a quebra da bateria é sensacional. Wantuir não grita como no CD de 2009, melhorando muito. A letra é muito boa, e a fusão de sambas deu muito certo. Grandioso, merece aplausos, assim como o excelente tema. NOTA: 9,9 (Renan Faísca)

 

6 - Mangueira: Na primeira vez que ouvi este samba junto com minha mãe ela perguntou: "Não é o Rixxah?" Como não estava por dentro das notícias, não sabia que este maravilhoso intérprete estava de volta, o que absolutamente salutar ao nosso carnaval. E ele canta um samba maravilhoso, juntamente com Zé Paulo, e claro, Luizito. Creio que é o melhor samba desde 2002, e a gravação foi muito boa. Letra magistral. Recebe uma das notas 10 deste ano em minha opinião. NOTA: 10 (Renan Faísca)

 

7 - Imperatriz: Ouvir a voz de Dominguinhos do Estácio novamente é para se emocionar! Desde 1990 que não ouvia o "Alô nação Leopoldinense, olha Imperatriz chegando!", e quando ouvi me arrepiei. Um dos três melhores sambas do ano. São magistrais letra, melodia, interpretação, bateria... Enfim maravilhoso! NOTA: 10 (Renan Faísca)

 

8 - Viradouro: Já recebi muitas críticas por adorar este samba. Mas para mim, tudo nele é bom, a bateria é sensacional (principalmente no começo da faixa) e claro o perfeito Wander Pires, que dá um show. Sua letra conta com clareza o tema que, se me recordo, pela primeira vez é utilizado, embora ele seja muito pouco chamativo. Gostei muito e só não dou dez, pois acho a parte "Há o sabor do tempero" bem mais ou menos. Nela também se encontra uma parte estranha de Wander: quando ele entoa "Há o sabor do tempero" parece "Ah oi sabor do dendê". Mas Tudo muito bom, quase prefeito. NOTA: 9,9 (Renan Faísca)

 

9 - Tijuca: Entramos fundo nos segredos. Agora não é nenhum segredo este belo samba tjucano, que tem como intérprete o melhor da atualidade do Rio de Janeiro: Bruno Ribas, que canta o samba magistralmente. Gostei muito pelas duas partes que são muito boas, e principalmente pelo primeiro refrão. NOTA: 9,6 (Renan Faísca)

 

10 - Porto da Pedra: Pior disparado do ano! Luizinho Andanças é um grande intérprete e faz o samba melhorar 0,1%. Não consigo ouvir a faixa inteira, e sempre passo após o refrão que é até bem bonito. Mas no resto é de se esquecer. NOTA: 5,8 (Renan Faísca)

 

11 - Mocidade: Não escondo de ninguém que não gosto de David do Pandeiro. Mas este é o segundo melhor samba que ele já cantou, (Viradouro 2009 era lindo) e colaborou para uma interpretação mais ou menos. O samba é muito bom, e aliado a uma bela bateria fica agradável de se ouvir. A parte "Estrela faz o meu sonho mais real, sacode a Sapucaí é Carnaval" é linda e é o maior charme deste belo samba. NOTA: 9,7 (Renan Faísca)

 

12 - União da Ilha: Gosto muito do samba, muito mesmo! Olha, tenho 14 anos e por isso acho que foi a primeira vez que vi nitidamente a Ilha no especial. Creio que desde 2002 é a primeira vez que o alusivo "Se um dia eu deixar de desfilar" não é entoado. Ele tem uma grande beleza, e em todas as partes é extremamente fácil de ser cantado. O refrão central é maravilhoso. Antes de comprar o CD e a parte "A união voltou" não estava na faixa. Se não fosse aquela parte minha nota seria 9,9, mas ela deu um brilho e fechou com chave de ouro este grande CD do Grupo Especial, por isso minha nota subiu. NOTA: 10. (Renan Faísca)