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Os sambas de 2010 por Rafael de Lima
Os sambas de 2010 por Rafael de Lima
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Não sou compositor, não sou músico, não sou poeta, não me acho nenhum profissional do ramo e nem tentarei expressar uma opinião técnica sem ter essa capacidade. Apenas me considero um sambista que não sabe sambar, mas sabe apreciar uma boa obra. Arriscarei expressar a meu ponto de vista sobre os sambas dentro de um grau racional no que eu acho que pode influenciar ao desfile da escola, referente aos enredos e claro, ao que é bom para os meus ouvidos. É um risco mesmo, pois não tenho nem os ensaios técnicos como base para avaliar o futuro desempenho desses sambas, mas lá vai...

Gravação do CD - Apesar da propaganda um pouco enganosa, valeu o esforço. Quando se falava em “CD AO VIVO” a mente de qualquer sambista remetia-se automaticamente ao disco de 1998, um verdadeiro “ao vivo”! E põe vivo nisso! Mas como dizia o meu avô, o que vale é a intenção. E só por que o CD saiu daquela mesmice de sempre e a bateria das escolas mostraram ao mundo o que é uma bateria de verdade, merece toda a consideração. 
NOTA DA GRAVAÇÃO: 10 (Rafael de Lima).

Acadêmicos do Salgueiro - Tá bom, todo mundo pode me dizer que é um samba a cara do Salgueiro, ‘super-funcional’ e que deve receber seus 50 pontos. Eu não discordo não... Apenas lamento. Acho que um samba enredo deve ser além de uma ‘coisa’ funcional e um oba-oba barato que vai fazer o gringo pular. “-Mas esse samba é a cara do Quinho!”. Que mude o Intérprete, oras! É um samba de letra infinitamente pobre, que conta o enredo já confuso, com muita dificuldade, Repleto de rimas bem inocentes sem valorizar um grau de poesia. Resume-se ao refrão fácil e simpático para fazer a fofuxa sambar. Uma dúvida: O Quinho tem 2 quilos de língua ou  são 48 dentes? Sempre tive essa dúvida... NOTA DO SAMBA: 8,5 (Rafael de Lima).

Beija-Flor de Nilópolis - Vou começar falando o que todo mundo diz... “Esse samba é a cara da escola!” realmente, é a cara da escola. Desde 98 (com exceção de 2009) a escola vem com sambas nesse estilo. É uma oba muito bela mesmo, com uma melodia maravilhosa e bem construída. Talvez o único pecado dessa obra seja a sua extensa letra, mas o que nós podemos perdoar como bons sambistas que somos, pelas ricas elevações melódicas que flerta com a sua pura e singela poesia que tem em todo o decorrer da obra. Eu sinceramente não sei como isso pode se refletir em um desfile de 82 minutos. Podemos levar em consideração que a comunidade da Beija-Flor canta muito? Podemos. Mas olha, eu ouvi muito que em 2008 o “É frevo! É frevo! É frevo!” colocaria a Sapucaí à baixo.... Mas enfim, sem essas comparações grotescas, também não sou insano. Só quis dizer que não podemos prever o que vai ocorrer na avenida sem ao menos ter uma noção. Vamos esperar os ensaios técnicos. Diante mão, é uma das grandes obras do ano. Parabéns aos compositores! Parabéns mesmo! NOTA DO SAMBA: 10 (Rafael de Lima).

Portela - É um samba sim no estilo dos últimos sambas da escola, também pudera né, é dos mesmos compositores. A diferença é que esse é um pouco mais pobre... em tudo. É uma obra que pra mim não tem nenhuma qualidade a ser destacada e nem muitos defeitos a serem expostos, é apenas um samba, só um samba... Não deve influenciar negativamente o desfile da Portela, mas sem dúvidas não será um ponto forte da escola. Tinha frutos melhores dentro desse enredo horrendo! Serginho Procópio que o diga... NOTA DO SAMBA: 8,9 (Rafael de Lima).

Unidos de Vila Isabel - Nem tudo é unânime. Chegamos na polêmica (para alguns), eu como um bom admirador de bons sambas escritos pelo Martinho da Vila deveria ser fã desse samba, certo? Errado. Inicialmente quando ouví esse samba, automaticamente recordei da grande obra “Presença De Noel” que eu acho que todos conhecem:

Se um dia
A boemia me chamasse
Com saudade e perguntasse
Por onde anda Noel
Com o meu sorriso responderia
O autor de "Filosofia"
Anda na terra e no céu” [...]
[....] “Eu não bebi com Noel
Eu não vivi com Noel
Mas sei que ele está presente
Com a gente em Vila Isabel

Bom, essa não é uma das inúmeras versões que o samba-enredo da Vila recebeu e eu não sei se posso classificar tecnicamente como plágio, não entendo dessas técnicas e também não me interessa. Mas considero sim um ‘autoplágio’. O Martinho é um grande compositor, não poderia se apóia em declarações que ‘se inspirou na obra’ para criar esse samba’ e apresentar um samba com tanta semelhança. Se eu não conhecesse e não admirasse “Presença De Noel”, sem dúvidas admiraria “Noel, a Presença do Poeta da Vila”. Esperava muito mais do Martinho e também não acho que esse samba funcionará na avenida, é uma obra para MP3, ótima para ouvir deitado, na praia, tomando uma com os amigos... Elogios e qualidades que este samba tem não preciso nem citar, já existe muitos por ai (alguns visando o compositor, outros a obra). Mas sou adepto a criatividade e inovação, e por respeito a meus princípios, não acho que esse samba mereça essa badalação toda... Se fosse escrito pelo 'Zé Xulipa' da Império da Praça Seca não seria tão comentado. “-Por quem?” –Nada, esquece... 
NOTA DO SAMBA: 9,7 (Rafael de Lima).

Acadêmicos do Grande Rio - Não acho que seja um samba que merece  ser considerado um dos piores do ano, mas também passa longe (bem longe por sinal) dos melhores. Claro, é Grande Rio! ‘Quase sempre’ tudo que vem das mãos dela é mal visto. Realmente, com um enredo desse às vezes dá vontade de não perdoar mesmo e meter o pau... Mas o samba, tem boas passadas sim. Com um pouco de boa vontade você percebe uma melodia leve e um refrão, que apesar de uma letra meia tosca, empolga e leva ao canto espontâneo com facilidade. 
NOTA DO SAMBA: 9,5 (Rafael de Lima).

Estação Primeira de Mangueira - A princípio gostaria de dizer que sou muito mais adepto ao modelo melódico de sambas que a Mangueira fazia no começo e meio da década, do que esse novo estilo adaptado desde 2007, com variações, é claro. Apesar de não ser muito fã do formato “copiar/colar” exprimidos pelas aspas para contar bem o enredo de forma não muito interpretativa, não se pode negar que o samba tem uma grande letra, com exceção do refrão que eu acho bem pobre e inteligente ao mesmo tempo, o samba todo é composto de riqueza poética que poderia ser maior, se não fosse as malditas justificativas técnicas do Ivo para a alteração da letra. Claro que não se compara ao samba de 2009, mas deve fechar bem a noite de desfiles. Parabéns aos aos compositores! 
NOTA DO SAMBA: 9,7 (Rafael de Lima).

Imperatriz Leopoldinense - Vou deixar bem claro que essa é a minha escola do coração e eu não vou fazer um papel de ideologia política barata para querer induzi-los a considerar este samba como o melhor do ano, como eu considero com muito louvor! Ou será que vou? Primeiramente que é um samba que não deve a nenhum outro em absolutamente nada, muito pelo contrário... O samba possuí uma letra que conta o enredo de forma impecável, setor por setor, e que prima pela riqueza poética e melódica, que ambas, se encaixam de forma perfeita e mantém o alto nível do samba da primeira à ultima letra. Não pode ser considerado um enredo-samba. Trechos ricos e emocionantes que estouram na entrada dos dois refrões marcantes e fáceis de cantar. Eu como gresilense, me emociono ao ouvi-lo e acho, que apesar de existir outro samba que é mais adepto ao estilo “MP3” de ser, deve emocionar muita gente que não torce pra escola também. 
NOTA DO SAMBA: 10 (Rafael de Lima). (+0,1 décimo de bonificação emocional)

Unidos do Viradouro - O samba da Viradouro é outro samba emprestado de aspas. Não gosto da forma que o Wander Pires interpreta o samba. Não só esse especificamente, mas todos. Como sempre, parece está fazendo o Nº2 ou sei lá o que...  Mas então, a letra em si do samba é muito bela, conta o enredo de forma excepcional e é muito poética. A principal qualidade é por ser, em boa parte, interpretativa e foge da descrição. A melodia por sua vez não é das melhores, e nem acho das mais simpáticas para a atual situação da escola. O refrão principal é estranho demais, e o pior da noite de domingo. Mas o samba em um contexto geral considero mediano... Boa Sorte à Viradouro e a nova equipe de carnavalescos. NOTA DO SAMBA: 9,5 (Rafael de Lima).

Unidos da Tijuca - Juro que não dava muita moral pra esse samba não... Mas na gravação oficial ele cresceu bastante, e consequentemente deve crescer mais ainda no ‘ao vivo’. Sem dúvidas é uma obra maravilhosa para as coreografias (de sempre) do Paulo Barros (mãozinha pra cá, mãozinha pra lá, fecha a portinha, abre a portinha... achou!). Mas enfim, é um samba muito simpático... E o refrão principal, de muito fácil assimilação, é seu ponto forte com certeza. NOTA DO SAMBA: 9,6 (Rafael de Lima).

Unidos do Porto da Pedra - Bom, eu não gostei das mudanças que foram feitas na melodia da obra. Começando pelo refrão que ficou muito estranho, e o grande Luisinho Andanças com a sua voz “pesada” deu ainda mais um toque “antipático” a obra, infelizmente... Até gostava, mas caiu bastante no meu conceito. Não tenho muitas críticas a fazer, mas também nada a elogiar. Nada contra a Porto, nada mesmo... Adoro o samba de 2007. Difícil fazer um samba sobre África sem expor macumba né? Coisas dos enredos do Milton! Admirável... Mas voltando ao que importa, é um samba mediano. NOTA DO SAMBA: 9,2 (Rafael de Lima).

Mocidade Independente de Padre Miguel - Ta aí, é um samba extremamente funcional mas que não vem acompanhado de uma letra medonha. Serve de exemplo para o Salgueiro. Eu estou apostando dinheiro que apesar de abrir o carnaval, será um dos sambas que mais vai fazer a avenida ferver. Esse samba tem uma grande qualidade, ao exemplo dos grandes refrões de 2008 “Minha Mocidade guerreira”  e “Deixe o meu samba te levar/ E a minha estrela te guiar” ele é praticamente todo desenhado em primeira pessoa, o que faz você sentir e expressar com verdade as palavras. Sem dúvidas, vou cantar muito... 
NOTA DO SAMBA: 9,8 (Rafael de Lima).

União da Ilha do Governador - “Voltou a Ilha...” Espero não ter que ouvir esse samba como esquenta do acesso 2011, seria ridículo! Mas enfim, é um samba que pega em uma melodia envolvente e nostálgica... Acho que o refrão do meio não encaixou muito bem no samba, ele é um pouco acelerado. Mas a Ilha é a Ilha, tem  a simpatia de todos. Afinal, sempre fez grandes sambas, grandes desfiles, e nunca ameaçou a escola de ninguém na hora da apuração... Quem é que não vai gostar de uma escola dessa? Valeu Ilha! O samba é muito bom e vai abrir o carnaval muito bem! Todo mundo vai adorar... NOTA 
DO SAMBA: 9,8 (Rafael de Lima).