GRANDE COISA! ESTUDANDO, QUALQUER UM SABE...

Olá amigos “televidentes” (célebre palavra criada e patenteada pela Chiquinha)... O objetivo desta nova coluna, é, de alguma forma manifestar minha opinião a respeito dos concursos de sabedoria CH realizados virtualmente. Como são normalmente feitos tais concursos? Simples: a equipe organizadora envia perguntas para os participantes. Estes, têm a incumbência de respondê-las corretamente, para irem somando pontos que valem o campeonato. Porém, apesar de já haver participado de um concurso (não cheguei à final), acho equivocada a maneira como é conduzido. Há perguntas inteligentíssimas, como uma das que houve no concurso que participei, pedindo a relação de uma marca conhecida no México com a série Chaves. A resposta era que tal marca era a fabricante do limpador de prata, pertencente ao episódio mais famoso da série. Porém, havia outras totalmente “banais” como as que perguntavam data de nascimento de atores. Mas por que banais? Por que são fáceis? Não. Banais, porque, principalmente, digitando o nome de cada ator no IMDB.com, temos a ficha completa dos mesmos. E, existem outras perguntas, que indo a fundo na Internet, fica absolutamente fácil de achar. Quando entrei no concurso, a princípio me dei bem, porque ia até no fim do fundo do inferno da Internet para localizar as respostas. Quando começou a avançar, vi o quanto estava óbvia a maneira de localizar tais respostas e passei a participar por participar, até que por falta de pontos, saí da competição.

Como deveriam ser esses concursos para se tornarem realmente interessantes e não tão maçantes? Primeiramente com perguntas como a que mencionei, ou seja, a do limpador de prata. Essa, eu briguei com a Internet e não encontrei, ou seja, essa, só quem se liga até no número dos sapatos de Bolaños iria saber, ou seja, precisa ser O FÃ. Segundo, como já vi em algumas pequenas demonstrações desses concursos em sites e fóruns CH internacionais: com fotos de episódios enviadas aos participantes e os mesmos tendo que adivinhar a que episódios pertencem. Os fã(náticos), normalmente conhecem os episódios até pela BGM inicial. Muitas vezes me pego na cozinha e gritando para quem está na sala: “– Este é o episódio tal (só de ouvir a “marcha introdutória” :-P ).”. Às vezes ligo a TV e pego o episódio pelo meio. Nem sempre alguém está em uma cena muito fácil de se reconhecer e, em fração de segundo identifico o episódio.

Outra idéia seria enviar pequenos áudios de episódios para os participantes identificarem os episódios. Enfim, uma bateria de idéias, que tornaria os concursos bem interessantes e só venceriam mesmo, os fãs(náticos) pelas séries e não quem tivesse mais paciência para pesquisar na Internet.

Procurar uma pergunta avulso na Internet pode ser fácil (para quem tem paciência). Agora, quero ver quem terá paciência (e loucura) de, semanalmente assistir a mais de 400 episódios procurando respostas para responder a cada pergunta.

Espero que minha idéia seja de alguma maneira aproveitada para o(s) próximo(s) concurso(s). E, como primeiro desafio, deixo aqui algo quase irrealizável para os CHmaniacos (eu já desisti). Há uma foto (que se encontra logo abaixo) que aparece no site MuseuNostalgia e traz a seguinte nota:

“Chaves – foto tirada da tela de TV: No final da década de 80, tiramos uma fotografia aqui em casa. Na TV que estava ligada no momento da foto, era exibido um episódio do seriado Chaves (imagem mostrada acima).

Gostaria de pedir aos chavesmaníacos que, caso saibam que episódio é esse, me informem pelo e-mail: museun@hotmail.com. Há anos sou curioso para saber qual era o Chaves exibido no dia dessa foto.

Desde já, agradeço.

Fabiano Suassuna D. A. Montenegro – webmaster”

Tentei dar um “tapa” na foto através do “AdobePhotoshop”, mas foi pouco o que pude fazer, devido às precárias condições da imagem original. Abaixo, a foto original postada no site e uma versão “melhorada” da mesma.


Se alguém conseguir “decifrar algo... qualquer coisinha do pergaminho”, mande-me um e-mail com cópia para o e-mail citado no site (nem sei se ainda existe, sendo que esta foto está no site há anos). Vi pela primeira vez, praticamente quando me tornei internauta (uhhhhhhhhhhhhh) e acabei desistindo da missão. De tempos em tempos me lembro de que ela existe e tento “reabrir o caso”. Sempre sem sucesso. O site nunca foi atualizado desde então. Por isso acho que o dono nem deve mais ter esse e-mail, mas não custa tentar, não é verdade?). Quem (e se) descobrir, tire uma foto do episódio na mesma cena e se não tiver meios para isso, me informe o episódio que eu tiro. Isso sim merece uma menção honrosa para quem conseguir, pois é uma missão quase impossível (principalmente se a foto pertencer a um daqueles perdidaços que ninguém tem nem idéia de que o episódio já figurou por aqui).

Bem, a mensagem fica por aqui. Espero ter passado algo de interessante para vocês e espero que consigamos desvendar finalmente o mistério dos pratos que desaparecem... ou melhor... o mistério do Chaves que apareceu na foto.
 

Bjs e abçs a todos! 

Eduardo Gouvêa

(Valette Negro)

Arquivo:

Título
-
Coluna 25
Coluna 24