Entre na comunidade do colunista Mestre Maciel no Orkut


UM NOVO SITE NO AR


Turma CH, na época de sua inauguração em 2002

            1º de junho de 2002. O Turma CH estréia com tudo na Internet apostando em vídeos de episódios perdidos, a bandeira do site em seus primeiros tempos. A resolução destes vídeos era baixíssima, mas ainda assim acarretam uma revolução sem tamanho entre os chavesmaníacos, já que muitos conheceram clássicos como "Espíritos Zombeteiros", "A Pichorra" e "Os Balões Levam o Chaves" dessa forma. Com a limitação dos servidores gratuitos mais o desligamento dos webmasters Mr. Zero e Adilson (os responsáveis pelos vídeos), o Turma CH, através do comando deste quem vos escreve, adotou uma nova política: a da valorização do conteúdo escrito, o que tornou o Turma CH um dos mais tradicionais e respeitados sites CH, mesmo com uma carência multimídia que provocava uma enxurrada de protestos por parte de alguns internautas, insistentes na pergunta "Quando os vídeos voltarão?".

Visual do Turma CH de 2005 a 2008

            1º de junho de 2008. O Turma CH chega ao sexto aniversário repaginado, em novo endereço, com o elogiado conteúdo escrito ainda mais completo... mais o reforço de qualificadíssimos vídeos de episódios, em alta resolução (possíveis graças às facilidades dos servidores atuais, além do crescimento das conexões banda larga neste meio tempo). Tudo graças à fusão entre o Turma CH e o site Point do Chaves, comandado pelo competente Thiago Otero de Sousa, o Motodoido (o campeão do Vestiba Turma CH, realizado no ano passado). O Point era um site novo, mas a qualidade de seus vídeos e também das fotos, além dos bons colunistas, o tornou um dos melhores sites CH da ocasião, inclusive ameaçando o reinado da tradicional CHBR nas populares enquetes produzidas por Eduardo Rodrigues no FUCH (Fórum Único Chespirito). Eduardo Rodrigues, aliás, o mentor desta idéia fenomenal que tornou o nosso site definitivamente completo, tanto em conteúdo escrito quanto em multimídia. Não podemos negar que a impressão dada é de um retorno àquele sábado de meados de 2002 em que o Turma CH fez-se presente pela primeira vez online, quando o site iniciou como uma potência multimídia. Patamar que estamos recuperando exatamente seis anos depois!             
            O nascimento da idéia - Tudo começou em 13 de março, quando o nosso extraordinário e polivalente Andy - o faz-tudo do site, um braço direito que todos gostariam de ter - posta um tópico no sub-fórum Sites CH do FUCH se queixando que o domínio do Point do Chaves (www.pointdochaves.com) havia vencido, passando a estar fora do ar. Motodoido afirmou estar sem ânimo para prosseguir com o Point e pediu a Andy que passasse suas páginas para o formato PHP. Eis que no dia 21, uma noite de quarta-feira, o nosso colaborador Eduardo Rodrigues, jornalista como eu e de opiniões formadas e consistentes em praticamente todos os assuntos, sugere no tópico algo que reluz um futuro ainda mais próspero ao já consagrado meio CH na Internet:

"Não existe alguma chance de vocês (do Point) se unirem com o Turma CH e formarem um site único? (na minha opinião seria imbatível um site com o conteúdo escrito do Turma CH com o conteúdo multimídia do Point do Chaves).

Podia ser o Turma CH com Motodoido CH, Mestre Maciel e Andy de webmasters, Bruneids como submaster, Don Juan, Rufino e Valette como colunistas e eu como colaborador. Sonhar não custa nada.

E todos podiam rachar as despesas do host e quem sabe, com essa união, teríamos um site pra fazer frente realmente à CHBR. Aí ia ser um duelo de titãs pra saber qual é o melhor site.

Sei que isso dificilmente vai acontecer, mas pelo menos sonhar eu posso, né?"

            De um sonho, uma realidade, Edu... Quando conferi sua idéia pela primeira vez, não relutei nem um segundo. Enquanto já a abraçava sem pensar duas vezes, pairava no ar a hipótese de finalmente satisfazer aqueles chavesmaníacos sedentos por vídeos de episódios insatisfeitos por não encontrarem um conteúdo multimídia do tamanho da credibilidade do Turma CH. Os demais foristas também começaram a apoiar a idéia de Eduardo, que fez mais um adendo no dia seguinte:

Moto e Andy, vocês sabem que se unissem, poderiam fazer um dos melhores sites CH do mundo. (...) Tenho certeza que o Adilson e o Mr. Zero aprovariam com louvor a entrada de gente como Motodoido CH, Fabão, Bruneids e Don Juan Thiago no site.

Ia ser uma super potência e os CHmaníacos iam ficar muito contentes em ver um site com o conteúdo escrito do Turma CH e os vídeos e fotos do Point do Chaves.

Além disso, já trabalhei ao lado de todos vocês e todos são pessoas de confiança.

Point do Chaves, um site de muito sucesso e agora membro da família Turma CH


            Motodoido, embora não fosse tão favorável à fusão, admitiu conversar por MSN comigo e com o Andy. Após alguns desencontros, a bombástica reunião que definiria o futuro tanto de Turma CH como do Point iniciou-se às 18h29min do dia 25 de março, uma terça-feira. Primeiramente, ficou acertado o nome completo do site: Turma CH - O Point do Chaves. Foram definidas posteriormente a mudança do servidor HostBra para o HostBarato, a alteração no design e a incorporação dos membros do Point ao Turma CH. Às 20h01min, fiz a pergunta definitiva ao campeão do Vestiba Turma CH:          
            - Negócio fechado?
            Motodoido, sem mais delongas, sacramentou:
            - Sim!
            Um novo site estava pra nascer, para a alegria chavesmaníaca!
           Daquele 25 de março pra cá, o árduo trabalho para colocar o novo Turma CH - O Point do Chaves no ar passou a ser corriqueiro nas rotinas deste colunista, mais Andy e Motodoido, que registrou o novo domínio do site, o portalchaves.com, com o intuito de atrair anunciantes em função da facilidade do novo nome. Quando assumi a função de webmaster do Turma CH no final de 2002, promovi uma revolução no seu conteúdo escrito através da correção de erros de informações e de concordância nos textos. Pouco mais de cinco anos depois, pode-se dizer que ocorrera uma segunda revolução, formalizada por uma nova revisão nos textos com a supressão definitivo dos erros, além do acréscimo de novos dados.
            Vocês deverão ver, a partir do mês de junho, um site ainda mais completo. Porém, como o conteúdo dos dois sites é gigantesco, ainda falta completar algumas seções. As nossas atualizações serão mais constantes a partir de agora, e por isso adicionaremos aos poucos o material faltante.
            Turma CH e Point do Chaves. Dois sites que satisfaziam o chavesmaníaco por completo. Agora unidos em um único site, certamente o Turma CH - O Point do Chaves será o seu portal CH favorito em todos os sentidos. Vida longa a essa nova parceria! Adicionem imeditamente o novo endereço aos Favoritos:
www.portalchaves.com .

MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ
As últimas do meio CH

Tô de saco cheio de tanto aguardar os DVD's da Amazonas Filmes a que tenho direito. O box 7 (foto acima) foi lançado no fim de 2007, o oitavo box também já está à disposição, mas a empresa me enviar os DVD's que é bom... nada. Como fui colaborador na adaptação dos textos para a dublagem, recebi o direito de receber as caixas com os discos como pagamento pelo incessante serviço. Não é só eu quem está neste barco furado. O que dizer de batalhadores como Gustavo Berriel, Valette Negro, Mauricio Melo, Eduardo Rodrigues, Thomas Henrique, Felipe Araújo, além dos demais dubladores? Também estão a ver navios... O executivo da Amazonas Filmes, Paulo Duarte, garante que todos receberão os DVD's, mas deixa claro que a distribuição dos discos não depende só dele. Tanto que nem ele recebeu o sétimo e oitavo box... Portanto, galera da Amazonas Filmes: vamos agilizar os serviços aí e deixar pra trás essa desorganização que infelizmente já é de praxe por parte da empresa! Pior que não sou credor apenas da Amazonas: o Alisson, membro do concurso "O Grande Chavesmaníaco" do qual fui vencedor no fim do ano passado, também me deve um DVD. Inclusive ele me garantiu que o disco já está pronto e que só falta enviá-lo. Queria saber o que ele espera para me mandar o DVD, já que ele sequer responde às mensagens particulares que eu lhe dirijo no FUCH. Para completar a festa, o Luís Pancada, vice-campeão do concurso, também não recebeu seu prêmio, que é um CD com as músicas da série. Alguém chama o Professor Baratinha para criar um antídoto a fim de curar a Amazonas Filmes e o Alisson? Pois parece que eles ingeriram o extrato de energia volátil, já que estão aéreos...

Está no ar a Chespiritopedia. É uma espécie de Wikipedia apenas com verbetes sobre as séries CH, como a biografia dos personagens e dos dubladores. Sem dúvida é uma proposta bem interessante, um acréscimo de informações bem válido. Muita coisa falta ainda a ser preenchida, mas como é um trabalho a longo prazo, pode contar com a colaboração de qualquer chavesmaníaco, tanto na adição de novos artigos como na correção de erros nos já existentes. Vale a pena dar uma conferida e colaborar nesta enciclopédia CH, cuja home está reproduzida acima!

Depois de seis anos, volto a ser colunista da CHBR. Agora faço parte da Revista CH. Idealizada por Mauricio Trilha, o popular Kagiva, a atração conta com entrevistas, charges, o Ombudsman dos Sites CH (criação minha, mas quem assume a função a partir de agora é Antônio Felipe Purcino) e a minha coluna, que sempre debaterá um tema distinto. Na coluna de estréia, falo sobre as ameaças à supremacia da Rede Globo na audiência televisiva. Podem conferir a Revista CH clicando aqui.

Em virtude da fusão com o Point do Chaves, o concurso que elegeria dois novos colunistas para o Turma CH foi cancelado. Porém, um problema no servidor impediu que o anúncio do concurso fosse retirado a tempo. Assim, o internauta Jonilson Vieira acabou enviando o seu texto concorrente. Meio sem jeito, tive que esclarece-lo da mudança de planos, mas garanti que publicaria seu artigo em minha próxima coluna. Eu prometo, eu cumpro!

O SUCESSO DE CHAVES NO BRASIL E NO MUNDO
por Jonilson Vieira

NO BRASIL:
 
Em 1984, foi apresentado um programa qualquer e meio duvidoso, dublagem mal editada, etc. Mas ninguém poderia que um simples programa que veio por acaso se tornaria um grande sucesso. O programa veio por acaso, o SBT comprava novelas mexicanas da Televisa e então ofereceram um programa "enlatado" para a emissora, sem muito interesse o SBT comprou.

Chaves estreou no extinto programa do Bozo, os primeiros episódios foram "O Caçador de Lagartixas" e "Seu Madruga Sapateiro" apresentado às quartas e sextas. Desde entam passaram a ser reprisados consecutivamente.

Em 1987, Chaves foi para o horário nobre, às 8 da noite às terças e sábados. A audiência foi tão grande que em 1988 a emisora comprou um lote de 40 episódios. Com episódios inéditos, passou a serem apresentados ás segundas, quartas e sextas, começava então o sucesso avassalador do Chaves no Brasil em meio a uma grave crise financeira do SBT. Em 90, o SBT compra mais um lote de episódios da série e passa a exibi-los todos os domingos, ao meio-dia em ponto. Enquanto isso, os episódios comprados anteriormente seguiam sendo exibidos de segunda a sábado em três horários: 12h30min, 18h e 20h30min.

Em 1999 e 2000, o fenômeno Chaves volta a ser comentado pela imprensa, após desbancar quase que diariamente o programa "Mais Você", da Rede Globo, apresentado pela até então recém-contratada Ana Maria Braga. Para evitar o confronto direto com o seriado Chaves, a emissora carioca decide trocar o horário do programa.

Em setembro de 2002, o SBT volta a transmitir o seriado em horário nobre, aos sábados, com o título "Chaves Especial". Os episódios exibidos eram cheios de cortes em cenas importantes, mas, mesmo assim, a audiência surpreendeu, com média de 16 pontos e picos de 18 no IBOPE.

A excelente audiência. No dia 5 de janeiro de 2004, o seriado Chaves é retirado da grade de programação do SBT. Em março, após vários protestos por parte dos fãs, a emissora do Sr. Silvio Santos volta a transmitir aos sábados. Porém, depois de um pouco mais de dois meses, a série mexicano novamente é sacada da programação, retornando pouco tempo depois. garantiu o seriado nas noites de sábado por um bom tempo.
 
NO MUNDO:

Roberto Gómez Bolaños era engenheiro, mas se deu conta que sua vocação estava nas letras.

Em 1970 estréia no México o novo programa de Roberto Gómez, se chamava Chespirito. Em esta primera etapa se apresentavam distintos equentes, entre eles "Chespirito" como faxineiro, garçom, empregado, etc. Os mais gravados foram "Chómpiras", "Chapulín Colorado" e o multipremiado " El Chavo del 8", que foi denominado assim porque apresentava se no canal 8.

Em 1973 El Chavo del 8 têm um éxito inesperado no México e na América Latina. Devido as exigencias do público adulto e infantil, "Chespirito" o Gómez Bolaños decidiu ampliar o espaço dedicado ao "Chavo del 8" para transformar-lo em uma série. Também "El Chapulín Colorado" se transforma em série.

Com Ramón Valdés, María Antonieta de las Nieves e Rubén Aguirre, que já havíam trabalhado com "Chespirito", começa a busca por novos atores. Primeiro, Roberto Gómez convida Florinda Meza, de quem já conhecia seu trabalho; Carlos Villagrán foi apresentado ao grande produtor por Valdés; Édgar Vivar decidiría dedicar-se a atuação e não a sua profissão de médico. Finalmente, entra Angelines Fernández, uma reconhecida atriz, e Horacio Gómez Bolaños, que teve pouca participação na série.

E assim de inicio uma grande travessia para Roberto Gómez Bolaños, que nunca imaginaria que aqueles anos 70 revelaria o criador de um dos programas humorísticos de maior audiência no México, na América Latina e em outras partes do mundo, como Espanha, Estados Unidos.

Mestre Maciel

marcofelgueiras@brturbo.com.br

Arquivo:

Título   -
.:Top 10 - As 10 Melhores Cenas do Seriado Chapolin   Coluna 62
.:A Noite em que Chaves foi Tema de Carnaval   Coluna 61