Mês de agosto, quádruplo aniversário 2008:


E nesse mês o menino do 8 completa 24 aninhos de Brasil.
No intervalo do CH 23 ao CH 24, tivemos grandes momentos e algumas fases desagradáveis.


Eleu Salvador

No dia 10 de agosto de 2007, um dia antes do aniversário do colunista que vos escreve, e alguns dias antes de o CH completar 23 anos de Brasil; morre o dublador Eleu Salvador, dublador que já emprestou a sua voz ao Jaiminho em alguns episódios.

Para quem não sabe, foi o Eleu que emprestou sua voz ao professor nanico, que cruzava coisas, no Pica-pau em Fricção Científica.


Alô querido

 

Frases inesquecíveis desse professor, na dublagem do Eleu Salvador:

Alô querido!
Eu cruzei uma rua com um galo, e saiu um calo...
(tun, tun, tun, tun)
Não faça isso!
Durma Pica-pau, não faça fiiiita, amanhã cedo vai se parecer com chiiiita.
Durma macaco, seja bonziiiinho, e vai dormir, como um passariiiinhoo.

Clique no vídeo abaixo se deseja rever esse episódio clássico:

 

Em seguida foi a dubladora da Bruxa do 71 Helena Samara, infelizmente.


Helena Samara

Quando chegou o dia em que eu vi a foto da Helena Samara no Turma CH, quando eu era só interespectador do site, e vi que ela tinha cara de velha, já pressentia que não fosse durar muitos anos mais. Mas conseguiu a tempo de dublar os 10 boxes CH e a primeira temporada do desenho do Chaves, foi mais além do que eu imaginava.
Quando chegou o dia 8 de novembro, chegou o dia indesejado por nós que somos fãs dos dubladores CH clássicos: a morte da Helena Samara.
Os sites CH entraram em luto por um mês (o Turma CH ficou quase dois meses em luto).
Frases características da Angeline Fernandez de Helena Samara:

Satanás venha cá satanás!
Boneco!
Quê?
Eu não sou nenhuma bruxa!
Com licença, hunf!
Eles se confundem e a cuca me fundem!
Ai minha nossa!
É melhor não me dizer nada, não diga nada!
Sua lombriga anêmica!
Seu Madruga, Seu Madruguinha!
Satanás é você satanás? Eu já vou preparar o seu jantar, um menino bem gordo!
Quem está aí?
O que vocês querem aqui?
Esses meninos estavam espionando em minha casa.
Ai, essas crianças malvadas!
Olha, menino, eu te dou uma!
Da parte de quem?
Para que o louco não se enfureça, não pode contrariar-lo, tem que imitá-lo, etc, etc.
Quem será que roubou o meu regador?
O cachorro simplesmente desapareceu!
Olho por olho, dente por dente, pata por pata.

E muitas outras que não vão caber nessa coluna.

Os momentos desagradáveis foram essas duas perdas, mas ainda tivemos bons regalos vindos do SBT:

A estréia da segunda parte da primeira temporada do desenho do Chaves. Nós, mais antigos, somos bem exigentes quando comparamos o desenho com o seriado, e sempre fizemos muitas críticas. Agora algumas crianças vieram falar comigo que adoraram o desenho do Chaves, foi recebido bem por todas elas, e certamente na nova geração.

A volta do Chapolin a grade diária para São Paulo (quanto a isso, melhor do que nada, e viva os uploders) com a volta de alguns perdidos e mais inéditos, seja em Chapolin e em esquetes com o Doutor Chapatin.
Dentre essas voltas, tivemos a volta da segunda parte de Juleu e Romieta parte 2. Eu fiz uma aposta no FUCH (Fórum Único Chespirito) e apostei que não voltaria. Foi anunciado na primeira página do site de que certamente a segunda parte não seria exibida. Erramos e os chavesmaníacos puderam matar a saudade desse episódio exibido uma única vez em 1998 em Quinta Comédia.
Quanto a mim, tive que ficar por uma semana com o nick Andy de Neve (mistura de Andy com Branca de Neve).

Muitas surpresas virão, tenho certeza absoluta.

Feliz aniversário CH!

Vamos aos outros dois aniversariantes (pois a do colunista já foi citado dentro do tema CH 24), mas antes...:

Clique para ampliar!

Quico - Olha Chaves, eu tenho uma banana e não te dou!
Chaves - Acontece que eu nem queria.
Seu Madruga - Crianças, tomem conta das minhas ferramentas, eu vou buscar o martelo para pregar alguns sapatos.
Quico - Chaves, eu te dou a minha banana pra você, se você pregar os sapatos da minha mamãe.
Chaves - Zas, zas, aí eu comia uma banana, e zaz! Mas como se o martelo não está aqui?
Quico - Ah sei lá, tenta pregar com qualquer outra coisa, com essa banana por exemplo.
Chaves - Como?
Chaves - Aí eu não sei, você vai ter que se virar!

Será que o Chaves vai conseguir pregar com uma banana? Como fazer isso? Não perca ainda nesta edição o resultado deste raciocínio!

SBT 27 Anos


A emissora que trouxe CH para o Brasil completa 27 anos de transmissão. Nada melhor que revermos algumas cenas antigas:

SBT indo ao ar em 1995 (exibido para São Paulo e para algumas praças) e a primeira versão do clipe Fique Ligado no SBT (com a participação do elenco de As Pupilas do Senhor Reitor)

 

Início do Bom Dia & CIA com a Eliana, em 1994

 

Gugu dançando o Baile dos Passarinhos em 10 de julho de 1994

 

Sílvio Santos e a Dança do Caribe (1994)

 

E dá-lhe Grêmio (1995)

 

Parabéns SBT, muitos anos de CH na TV

 

João Pessoa, 423 anos

 Clique para ampliar!
Centro Histórico de João Pessoa

No dia em que João Pessoa faz 423 anos, nesta terça-feira (5), a cidade foi homologada como Patrimônio Cultural Nacional. O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, realiza a solenidade às 18h30, no palco principal da Festa das Neves.

João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do país e tem na sua estrutura todos os estilos de arquitetura, indo desde o barroco até os casarões em art décor. Entre as edificações da cidade também é possível encontrar a influência das quatro ordens religiosas – carmelita, jesuíta, beneditina e franciscana.

O tombamento do Centro Histórico de João Pessoa ocorreu a 6 de dezembro de 2007, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), durante encontro anual do Conselho Consultivo do Iphan. Trinta e sete hectares do Centro Histórico de João Pessoa, que incluem cerca de 700 edificações, foram incluídos no processo de tombamento.

Antes da cerimônia de entrega da homologação, o presidente do Iphan inicia, às 15h, uma visita pelo Centro Histórico de João Pessoa, passando pelas obras da Escola de Gastronomia, Porto do Capim, Hotel Globo, Largo e Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e pela Sede do Iphan/PB-RN, na Praça Anthenor Navarro. Luiz Fernando visita ainda a Casa da Pólvora, a Praça Dom Adauto, o Conjunto Carmelita, o Casarão 34 e o Conjunto Franciscano.

Programação - Às 17h, o presidente do Iphan receberá o título de cidadão pessoense, entregue pela Câmara Municipal de João Pessoa, e às 19h a visita termina com a apresentação da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, no palco principal da Festa das Neves.

A proposta surgiu em 2002, através de solicitação da Associação Centro Histórico Vivo (Achervo). O pedido foi remetido ao Ministério da Cultura e encaminhado à Superintendência Regional do Iphan. Depois de algumas reformulações no projeto inicial, a solicitação foi analisada e, posteriormente, discutida e votada durante a reunião do Conselho do Instituto.

Recentemente, a Prefeitura criou a Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais do Município de João Pessoa (Probech-JP), que está ligada à Secretaria do Planejamento (Seplan), mas que possui autonomia administrativa e financeira.

De acordo com a lei que a criou, a Coordenadoria tem a missão de proteger os bens culturais, móveis, imóveis, materiais, imateriais, públicos e privados do município de João Pessoa, de interesses histórico, artístico, urbanístico, paisagístico, arquitetônico e arqueológico. Outro objetivo é valorizar e popularizar o sítio reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em dezembro de 2007.

A Probech-JP foi criada pela lei 11.459, de 18 de junho de 2008, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de João Pessoa. O documento prevê também a composição de um grupo co-gestor, ligado à Coordenadoria, denominado de Conselho Municipal de Proteção dos Bens Históricos e Culturais do Município de João Pessoa (Combech-JP), que tem caráter consultivo e deliberativo, constituído por 17 membros efetivos.

 

Fonte Com informações da Secom-JP

Parabéns a João Pessoa, que venham mais anos de vida!

Resultado...

Chaves - Quico, poderia colocar a banana na sua geladeira?
Quico - Sim, mas porque?
Chaves - Você já vai ver.

E faz o Quico colocar a banana no congelador.

Quico - Mas o que você está fazendo? O Seu Madruga não vai demorar...
Chaves - Vou só adiantar o relógio da parede em duas horas.
Quico - ?
Chaves - Pronto, pegue a banana no congelador.

E o Quico, com cara de Quico, se depara com a banana toda congelada. Com isso, o Chaves prega os sapatos da Dona Florinda na cadeira, enquanto o Quico fica sem entender nada. Pena que o Chaves vai ter que comer a banana congelada...

Até a próxima edição!

andy.henriques@gmail.com

Arquivo:

Título
-

Coluna 45

Coluna 44