Esta edição estará voltada para as atualizações dos sites CH.

Porque Tantos Sites CH Pararam de ser Atualizados?

Clique para ampliar!
Site Seu Madruga

O usuário do FUCH (Fórum Único Chespirito), neto_ch, faz um desabafo:

Os sites CH parecem que foram falar com o Seu Madruga para que os ensine a fórmula para ficar invisível, e acho que o Madruga os ensinou será que deu certo? Será que tomaram o extrato de energia volátil e estão voando por aí? Será que a bruxa Baratuxa os transformou em árvores como fez com a camponesa de nobre coração que vem todos os dias ao bosque recolher lenha? Ou será que queriam apenas evitar a fadiga?
Na verdade eu acho que os donos dos site CH não são os grandes chavesmaníacos que já foram um dia, se fosse não diziam "Ta bom, mas não se irrite" para os visitantes que estão irritados por falta de atualização...
O que me dá coisas, como diria o Doutor Chapatin, é saber que sites tão bons estão parados, sem mais nenhuma atualização, esquecendo de vez seus visitantes, olhe só a situação desses três grandes sites CH:

1- CHBR, está parada ha mais de dois meses, seus visitantes cobram o aluguel (atualização), mas eles nunca pagam, será que estão pegando o costume do Seu Madruga, do Jaiminho e da Dona Neves de não pagar o aluguel (atualização)?
2-Portal Chespirito, está parado já faz muitos meses, mas parado por quê? A bruxa Baratuxa o transformou em árvore?
3-Clube do Chaves, depois que o Bruno CH saiu, o site não atualiza mais, será que só era o Bruno CH era quem que fazia o site funcionar, e os outros componentes faziam o que? Evitavam a Fadiga?

Esta é a dura e triste realidade, componentes de sites CH, atualizem sua seção, estamos com mais vontade de atualizações do que a vontade que o Chaves tem de comer um sanduíche de presunto, e quando vocês voltarem a atualizar iremos ter um ataque de "lancherrose" de tanta fome por atualização que foi saciada...
O Portal Chaves (fusão do Turma CH com o Point do Chaves) nasceu como uma nova esperança dos chavesmaníacos, mas continua do mesmo jeito: com o site incompleto por causa que falta várias seções e alguns vídeos fora do ar, entendemos que o site está ainda iniciando, mas por favor componentes não nos deixem na mão...
Espero que vocês componentes de sites CH que não atualizam, depois que lerem esse tópico, atualizem os sites para que nós visitantes possamos dizer:
"Não contavam com suas astúcias"

Quando eu comecei a acompanhar o meio CH, em 2003, tinha uma porrada de sites CH na internet que o Brasil estava sendo considerado o país com o maior número de sites sobre as obras de Chespirito.
No início de 2003 eu descobri o CHOLine (Chaves On-Line), de Lucas Zanoni, o primeiro site CH que eu conheci na internet. Eu passei todo o dia de domingo (eu ainda usava conexão discada...) bisbilhotando tudo o que podia nesse site, pois nunca imaginei que teria um site sobre a minha série favorita de todos os tempos.
Lá eu descobri a lista de episódios exibidas durante todo o ano de 2002 (ano esse que voltou a ser transmitido só para o São Paulo, para dar lugar ao extinto Falando Francamente / dia esse que tomei uma raiva enorme da Sônia Abrão, que só passou quando ela começou a falar de CH no seu programa e ter dado cobertura a visita do Edgar Vivar ao Brasil).
Mais tarde (ainda em 2003) eu descobri o Turma CH, que na qual eu tenho a honra de até hoje fazer parte da equipe, e ficava surpreso com cada texto-manchete cujo webmaster mostrava o seu descontentamento com o mau tratamento das séries CH pelo SBT (põe mau tratamento nisso). Desde os cortes nos seriados até o vai-vem do Chapolin na tela do SBT. Como eu já estava com banda larga, eu entrava diariamente no Turma CH para ficar por dentro das novidades (ou surpresas desagradáveis da emissora do Cenoura Abravanél).
Lá no Turma CH eu descobri o site "Chespirito Web - Aí vem eles: Chapolin e Chaves", e como era bastante elogiado pelo Turma CH, eu fiquei curioso e fui visitar o site. O visual era simples, mas o conteúdo era excelente.
Ainda no Turma CH eu comecei a ler as colunas do Mestre Maciel, mas eu não tinha certeza de que era ele quem atualizava site, pois o colunista parecia mais calmo com a situação do CH no SBT do que o escritor dos textos-manchetes.
Sem querer querendo eu descobri no Google o site ClubDoChaves, um site voltado para downloads de episódios de altíssima qualidade, e comecei a baixar um atrás do outro.
Chegou o dia em que o Chaves não estava mais sendo exibido no Nordeste por conta do horário de verão e eu comuniquei a equipe do Turma CH por e-mail, no dia seguinte eu descobri no Turma CH o tal FUCH (Fórum Único Chespirito) que foi citado muitas vezes pelo Mestre Maciel nas suas colunas. Para a minha surpresa, o colunista divulgou a nota do meu e-mail no fórum e finalmente os chavesmaníacos das regiões do sul tomaram conhecimento do que aconteceu.
No dia seguinte o Mestre Maciel (já tinha quase certeza de que era ele quem publicava os textos-manchetes) publicou a notícia de que o Chaves não estava sendo exibido no NE. Na época ter um e-mail seu publicado em um grande site, era como ler uma carta sua ao vivo em um programa de televisão líder em audiência, pois isso era raridade na época.
No FUCH (Fórum Único Chespirito) eu comecei a descobrir vários sites CH, como o "Portal CH – Porque humor se escreve com dez letras!", do Thiago Louzada; Anti-SBT.Kit.Net, do Joanilson (ex Anti-SBT); o CHBR [eu chamava na minha mente de Chrono Bê-Érre (e ainda chamo), porque eu tinha uma rom do Chrono Trigger em português, cujo nome do arquivo era “ch-br.smc”] com o Alma Negra, onde ele subia os episódios gravados da internet pela stream da TV Alterosa (afiliada do SBT em BH); o Mundo Chespirito (hoje Clube do Chaves), do BrunoSamppa; o Tinha que ser o Chaves, do Igor C. Barros; o Tributo a Chespirito (que mais tarde mudara o nome para Chavesmania), do Bepe; o Sempre Seu Madruga, do FPL15 (que já passou dos 15); o Chiquinha Brasil, do Chómpirras; o Cantinho do Chaves; o El Chapulin, do Victor cs_89; o Chespirito World (era o site mais indicado naquele ano para baixar episódios em espanhol, dentre eles, episódios que não eram mais exibidos no SBT), do Cheves; o Turma do Chaves, do Evandro; Chavinho Clube; Tienda del Chavo, do Sandson; O Mundo Chavesmaníaco, do Felipe Reina; mais tarde entraram os sites: Casa CH, Cybergamba (site de jogos CH feito por esse chavesmaníaco), O Dono da Vila, Seu Madruga, Chaves na Web, CH Fusion, CH na Rede, El Chavo BR, Site da Bruxa, Universo CH, CH 500, Site do Chaves, Point do Chaves, Lista de Episódios CH, dentre outros que eu não me recordo...
Naqueles tempos os sites CH citados acima tinham atualizações constantes, e a demanda era grande, pois não era muito difícil encontrar um site CH nos buscadores da vida.
Mas o tempo passa e a equipe dos sites CH crescem e obtém algumas ocupações que na qual torna-se impossível as atualizações serem freqüentes. Pois grande parte das equipes dos sites acima eram formadas por adolescentes e pré-adolescentes. Com isso, o único compromisso que tinham fora da internet eram os exercícios escolares e as provas bimestrais. Assim sendo, passavam a maior parte do tempo pesquisando conteúdos para os sites e atualizando-os em um determinado dia da semana (geralmente em fim de semana), e a única gratificação que eles recebiam eram os comentários das atualizações nos seus respectivos tópicos de atualizações. Pois ninguém ganha dinheiro com a dedicação ao site CH, pois tudo isso é feito por amor as séries CH e é por prazer deixar todos o mais informado possível sobre as séries.
Quando estão perto de terminar o segundo grau, as atualizações não passam mais a ter a mesma freqüência de antes, pois começam a se dedicar aos vestibulares que passarão nos próximos meses.
Quando estão na faculdade ou estagiando no período da faculdade, boa parte começa a sair da equipe, dando oportunidade aos chavesmaníacos que tenham mais tempo para se dedicar ao site, pois do contrário os sites ficarão meses (ou anos) parados, e futuramente, sair do ar.
Alguns webmasters já passaram o comando para outros chavesmaníacos porque não conseguiam fazer outra coisa a não ser se preocupar com o site. Usando o moderador do FUCH (Fórum Único Chespirito) e ex webmaster do Casa CH, sPiDeR, como exemplo: ele passava seis dias da semana buscando conteúdos para o Casa, e no sétimo dia da semana ele atualizava o site. Ele não fazia outra coisa na internet a não ser o seu compromisso com o site, no final ele se desgastou e passou o cargo de webmaster para outro chavesmaníaco. Como ele mesmo falou: trabalhou demais. O que era para ser uma diversão acabou se tornando um grande estresse.
Eu só não me desgastei no Turma CH (tanto que estou até hoje na equipe) porque além de eu gostar muito desse site, eu posso contar com grandes companheiros da equipe que também colaboram com seus conteúdos e informações. Como o nosso grande webmaster e colunista Mestre Maciel, que me ajuda nas seções e fotos e elaboração de conteúdos, além de novas seções para o Site. Agora temos o Motodoido CH que também dará uma grande força nas atualizações. Assim como temos os textos preparados pelos colunistas do site e as fotos e trechos de vídeos exclusivos pelo Eduardo Rodrigues.
Uma dica para um grande site CH nunca chegar ao fim é nunca fazer tudo sozinho. Já tivemos sites não tão grandes assim, mas que não estão mais sendo atualizados porque os webmasters desses ocupavam todos os cargos do site. O “eu sozinho” é um forte candidato para desgastar o webmaster e acabar com o site.
Passarei o status dos sites citados acima:

Chaves On Line – está fora do ar, provavelmente por falta de tempo para atualizar e manter o site no ar. O fórum desse site também acabou.
Chespirito Web – o site está no ar e com atualizações, não com a mesma freqüência de 2003, mas não está parado.
ClubDoChaves – o site está parado por falta de tempo dos antigos webmasters e porque o Piterson esqueceu a senha.
Portal CH – o site não é atualizado desde setembro de 2006. O webmaster Thiago Louzada está trabalhando direto e não tem mais tempo disponível para o site, mas está disposto a passar o comando para o chavesmaníaco que tiver disposto e tempo disponível para se dedicar ao Portal.
Anti-SBT – acessando por esse link, verá um aviso de que o conteúdo estaria no Casa CH.
Tinha que ser o Chaves – o site está no ar, mas como fonte de pesquisa.
Chavesmania – ex Tributo a Chespirito, o site está fora do ar.
Sempre Seu Madruga – está fora do ar, primeiramente todo o conteúdo tinha sido removido, mas o webmaster do site já estava tendo outros compromissos e não pode ir adiante com o site. O FPL também não tem mais o tempo de antes para participar do fórum, mas sempre passa lá quando tem uma brecha na sua agenda.
Chiquinha Brasil – o site se fundiu ao Casa CH, mas o antigo site ainda está no ar nesse mesmo endereço.
Cantinho do Chaves – o site está no ar como fonte de pesquisa básica.
El Chapulin – se fundiu ao CHBR.
Chespirito World – o site está fora do ar devido a falta de tempo para manter o site no ar, tanto que o Dudu Nobre... digo... digo... o Cheves (é que são parecidíssimos) não tem tempo de participar das discussões do fórum, e ele era bastante ativo na época.
Turma do Chaves – o Evandro não tem aquele tempo de antes, mas as notícias são atualizadas com freqüência.
Chavinho Clube – foi tragado pela terra...
Tienda del Chavo – o site deu uma paradinha em 2006, mas agora está de volta com suas atualizações.
O Mundo Chavesmaníaco – está fora do ar, e o Felipe Reina não está mais no Brasil.
Casa CH – todos os membros da equipe estão trabalhando, cursando em alguma faculdade, ou estudando para o vestibular; logo, ninguém tem tempo de atualizar suas seções e nem de ir atrás de um novo servidor para o site, a ponto de anunciar o fim do site no FUCH (Fórum Único Chespirito) porque ninguém tem mais o tempo de antes. O que pode ser feito é providenciar um novo servidor (quando tiver tempo para isso) e fazer do site uma fonte de pesquisa. Era o que fazia o Mundo Chespirito antes de se tornar Clube do Chaves. O BrunoSamppa ficava a frente das atualizações, mas estava sem tempo para atualizar, uma vez que ele também é vendedor e ficava gravando episódios em espanhol por receptor digital. O Valette Negro falou uma vez que ele ficava vendo sete dias na semana o mesmo episódio para checar a qualidade antes de passar para um DVD, e como não era só um episódio gravado, nem quero imaginar quantos episódios ele tinha que ficar analisando durante o dia e repetir o procedimento nos outros dias da semana.
Cybergamba – o site está lá, mas sem novos jogos. Pois você tem uma idéia quanto tempo leva para fazer um jogo? Tem que ser um programador dedicado e fazer um jogo não é a mesma coisa que fazer uma coluna de um site. Precisa de muito tempo disponível, que aparentemente ele não tem mais no momento.
O Dono da Vila – está parado desde 2006, pois o Joanilson atualiza o CHBR.
Seu Madruga - virou ViladoChaves.com, mas o antigo site ainda existe. De acordo com o Fábio, esse site já existia desde 2003, mas que só ficou mais popular após o fim do site Sempre Seu Madruga.
Chaves na Web – o site voltou em abril deste ano e com as notícias atualizadas.
CH Fusion – está fora do ar, mas deve voltar em breve em endereço a ser definido.
CH na Rede – se fundiu ao Chrono... digo... Chespirito BR.
El Chavo BR – atualizando a parte de notícias, mas há um projeto para um novo El Chavo BR.
Site da Bruxa – deixou de ser um site CH.
Universo CH – o site se tornou extinto devido à falta de tempo.
CH 500 – Não é atualizado desde setembro de 2007, provavelmente por falta de tempo.
Site do Chaves – a seção La Chicharra está sendo sempre atualizada quando há novidades.
Lista de Episódios CH – como um site de consulta a sinopses de episódios CH.

Os sites mais populares atualmente são os sites: Turma CH - o Point do Chaves (uma fusão do site Turma CH com o site Point do Chaves), CHBR (que teremos novidades em breve), Clube do Chaves (que no momento está parado, mas que deverá voltar a ser atualizado em breve), e o ViladoChaves.com.

Não sei se vocês notaram, mas todos os sites CH voltados para outros atores da série, citados acima, não têm mais atualizações. Os sites em que o Chespirito é o principal são mais duradouros, pois é o que possui maior biografia.

Essa falta de tempo, que faz com que os webmasters passem o cargo para um chavesmaníaco mais diposto e com tempo para o site, também acontece na equipe de moderação do FUCH (Fórum Único Chespirito). Grandes nomes que faziam a moderação, quando eu conheci o fórum, não estão mais lá. Nomes como o Alma Negra, Marcelo, Racha, Louzada, Mr. Zero, Chanfle, BrunoSamppa, dentre outros. Dos grandes nomes só estão na equipe o Le0brAsil (lógico) e o sPiDeR.
Os demais deixaram a equipe por faculdades e trampos, como por exemplo, o Alma Negra. Ele faz o possível para pelo menos ler as informações no fórum, mas sempre procura participar quando é possível. E como ele disse uma vez: ele está mais feliz como usuário do que como moderador, pois ele quer usar o fórum como diversão e não como obrigação. Pois era o que ele estava sentindo quando estava na equipe, se sentiu compromissado com a organização que não sobrou espaço para a diversão. Agora se sente mais a vontade para participar das discussões.

Foi pela falta de tempo que fez com que o Adil§on, fundador do Turma CH, tomasse a decisão de sair da equipe do site, pois estava estudando e trabalhando ao mesmo tempo, que nem estava dando conta de acessar a internet a não ser para pesquisas relacionadas ao trabalho e/ou ao estudo. E como eu já falei mais acima: não ganhamos nada para nos dedicarmos a um site CH a não ser os comentários das atualizações: eligios, críticas e sugestões, que por sua vez são elas que nos motivam a continuarmos nos dedicando.

Outro ponto que fez os grandes sites CH a não ter uma atualização freqüente como antes foi porque as informações mais importantes já estão todas nos sites. E o SBT não ajuda para que os sites tenham bastantes novidades como antigamente.
O mesmo se aplica as colunas, não está fácil hoje em dia providenciar um tema para as colunas porque nós (mais antigos no cargo) já falamos tudo o que podíamos e volto a repetir “o SBT não está ajudando” para que tenhamos temas fresquinhos. Por isso que eu chego a ficar em média dois meses sem atualizar a minha coluna.
Isso também se aplica ao fórum: as discussões não estão tão interessantes como antes porque já discutimos quase tudo e volto a repetir que o SBT não está ajudando.

Mas tudo isso é questão de tempo. Ainda acredito que possamos ter surpresas num futuro próximo.

Vamos para as curtas!


Print Screen, a Tecla Discreta

Clique para ampliar!
Fotos tiradas por um membro do Orkut

Creio que serei comparado com uma mula de seis (mas adiante vão saber porque), mas acho que a única falha da tecla Print Screen, tecla utilizada para capturar a tela do seu computador, é que ela fica muito escondida e não revela de imediato a sua função. No exemplo acima o autor dessas fotos não conheceu esse recurso do teclado e capturou todas as telas do computador com uma câmera digital.
Eu também não fico atrás, eu só aprendi a dar um Print Screen com 24 anos de idade. Aí para eu capturar a tela de um site, eu abria o Fireworks (editor de imagens para a web) e importava as fotos da página “capturada” para o Fireworks e colocava na mesma posição que aparecia na página aberta. Copiava e colava os textos, formatava para a fonte que aparecia na página e deixava na mesma cor da página. Deixava tudo na mesma posição que parecia que eu tinha realmente capturado a tela.
Um pouquinho antes de fazer essas “pérolas” eu traduzi o botão “Print Screen” e retornou “imprimir tela”. Eu ligava a impressora e apertava a tecla: não imprimia nada. Mas tarde eu soube que essa tecla só capturava a tela do seu computador como imagem, então eu ficava apertando a tecla para ver se ia salvar a imagem em algum lugar e nada.
Então eu achava que tinha que habilitar ela nas configurações, então eu perguntei na faculdade onde habilitava a tecla “Print Screen” e o suporte de lá respondeu que já estava habilitada. Eu disse que já apertei e não acontecia nada. E ele calmamente respondeu que assim que apertar essa tecla, que eu deveria abrir um editor de imagem e lá colar (Ctrl V). Fui fazer isso e fiquei com cara de chimpanzé reumático. Nunca pensei que fosse tão fácil. Desde 1995 que eu mexo no computador e só aprendi isso nove anos depois.
É normal não conhecer a funcionalidade desta tecla, porque ela é muito discreta, a expectativa do principiante é que seja notificado que aconteceu alguma coisa. Claro que há programas que ao apertar o “Print Screen” a tela é salva em uma pasta que você especificou nas configurações do programa. Mas por padrão não é assim, deveria pelo menos aparecer na tela (captured) como no Power DVD Player (programa para ver DVD no seu computador) porque assim você saberia que a tela já está capturada, claro que depois você teria que adivinhar que teria que colar em algum lugar, mas já seria alguma coisa.
Já cansei de ensinar de dar Print Screen nos bate-papos e a pessoas responderem: NÃO ACONTECE NADA!!!!
É tudo relativo.
Lembro que uma vez eu fui ensinar essa função ao nosso colunista Valette Negro, ele respondeu todo feliz: ANDY, VOCÊ ME ENSINOU UMA COISA QUE EU QUERIA FAZER HÁ ANOS!!!! SEMPRE QUE EU VIA AS COLUNAS DO MESTRE EU QUEBRAVA A CABEÇA PARA CAPTURAR AS TELAS DOS SITES COMO ELE FAZIA!!!

Enfim, aí fica a minha crítica sobre o sistema padrão dessa tecla.

Locução Interrompida

 

Estava vendo esses dias uma fita antiga, achei um encerramento do Bom Dia & Cia em 1996, quando ainda era apresentado pela Eliana.
A serra elétrica do SBT fez a TV Jornal (afiliada do SBT em Recife) se dar mal nos créditos, pois quando começou a falar nos créditos o SBT cortou a cena. Não é só as séries CH que sofre com os cortes do SBT...

Nova mensagem de Felicitação

Que união do Turma CH com o Point do Chaves seja duradoura e assim, possa levar ao internauta, o mais completo site brasileiro sobre a grande e vasta obra de Roberto Gómez Bolaños.

Guilherme Guidorizzi - Chavesmaníaco e usuário do Fórum Único Chespirito

 

Obrigado pela mensagem, Guilherme, e até a próxima edição!

andy.henriques@gmail.com

Arquivo:

Título
-

Coluna 43

Coluna 42