PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Um Imperador, um Compositor... e um Holandês Voador
ENREDO 2012

Um Imperador, um Compositor... e um Holandês Voador

JUSTIFICATIVA

A Imperatriz Paulista contará uma pequena página da história brasileira - o sonho de D. Pedro II de trazer o compositor alemão Richard Wagner para o Brasil.

D. Pedro II era um amante das ciências e das artes. Um dia, enviou um embaixador brasileiro a Zurique, onde Wagner se encontrava. Wagner sonhou durante vários anos em construir um teatro para encenar suas óperas. E D. Pedro II quis construir esse teatro, mais precisamente no Rio de Janeiro.

Wagner, então, traduziu para o italiano três de suas obras - 'Tannhäuser', 'Lohengrin' e 'O navio fantasma', encadernou a partitura, autografou e encaminhou para D. Pedro II.

E foi isso. O sonho não foi adiante e Wagner acabou construindo seu teatro em Bayreuth. E é num hotel de Bayreuth que se pode ver, no livro de visitas, o nome de Pedro II. Um apaixonado pelas óperas de Wagner, ele foi pessoalmente assistir uma apresentação.

A Imperatriz conta esta história, mostrando, também, as obras de Wagner e, por fim, apresenta a ópera "O Navio Fantasma", inspirada na lenda do holandês voador.

SINOPSE

UM IMPERADOR:

Venham ver o nosso império tropical! O nosso monarca, a nossa arte, a nossa cultura, o sabor brasileiro nas cores, nas pinceladas, nas letras, nas melodias.

O índio é o nosso modelo, o nosso herói. E os artistas são as estrelas, protegidos do imperador - imperador que é amante de tudo o que estimula o intelecto, amigo dos grandes mestres e cientistas. Um dos primeiros do mundo a falar por um telefone. D. Pedro II, um imperador.

UM COMPOSITOR:

Pedro II era um apaixonado pelas obras de Wagner. Notável por suas óperas, peças grandiosas, fundamentadas nas grandes lendas da Europa. Suas obras traziam mitos, fadas e deuses. Tribunos romanos e cavaleiros em busca do Santo Graal. A tragédia de Tristão e Isolda. Ninfas que protegem o ouro do Reno, que forja o Anel de Nibelungo. Wagner, o compositor.

UM SONHADOR:

E o Monarca sonha em ver este mundo de sons e magia em seu império. Sonha em ver um teatro para representação das grandes óperas. Eis o seu teatro, sonhador!

UM HOLANDÊS VOADOR:

E aqui está a grande ópera no teatro dos sonhos. Em cartaz, "O navio fantasma". O holandês voador busca sua amada para quebrar a maldição, a ira de Deus que o fez perder-se de sua pátria. E ele encontra este amor. As juras de amor são feitas. Porém, um mal entendido faz com que o holandês voador se sinta traído e ele parte de volta aos oceanos, enquanto sua amada se joga nas águas buscando unir-se em espírito ao holandês voador. O navio fantasma persiste condenado a vagar pelos mares pela eternidade. Eis o seu destino, holandês voador! Ser mais um personagem da ópera popular da Imperatriz!