PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sinopse Imperiais 2010
SINOPSE ENREDO 2010


Labirintos da Alma - Um Rosário de Fé, um Inventário para Deus e uma Lição para os Homens

Autor:
Imperial

Atenção!!

Atenção!!

É tempo de se entregar à grande psicarnaválise, afinal, o que é o carnaval senão um grande sanatório geral?? O divã carnavalesco já está partindo!!

Então, puxe o ar. Prenda a respiração e, de olhos fechados, mergulhe. Não tenha medo e se prepare para a maior de todas as viagens. Prepare-se para o grande mergulho dentro de si mesmo. É hora de se perder para tentar, enfim, se encontrar.

Após a longa queda, alcançam-se os labirintos da alma. Labirintos do corpo que se perdem pelos labirintos do espírito. Giram os ponteiros descompassados do coração, essa grande bússola que não sabe indicar ao certo o caminho. Isso é sinal de que a razão está sumindo ou de que a loucura está surgindo? Mas sem temer, é preciso desbravar os corredores do espírito humano!

Então vem a memória que sussurra histórias. E então surgem gigantes que aprisionam a razão. É então que a loucura se instala. As conseqüências estão pelos corredores, pelas subidas e descidas dos labirintos. São seres que se autoproclamam “desvairantes” e que ouvem vozes silenciosas, vêem pessoas não visíveis e se enxergam como não são.

São enfermos, “loucos” que ao longo da história foram alvo de preconceito, exclusão e perseguição. A burrice e ignorância humana não curam!!
Não curaram, mas através da burrice e da ignorância, os Homens viram loucos onde não havia nada mais que uma forma diferente de enxergar a vida e vivê-la. “Loucos sim, mas nem todos!!”

Pelas idas e vindas dos labirintos, que triste é ver o tratamento dado a estes incompreendidos. Quanta insensatez, tortura e descaso daqueles que prometiam oferecer liberdade aos espíritos enclausurando o corpo! Loucura com loucura se vence? Não... e pelos passos de Pinel, a “luz” de um novo tempo para o tratamento dos doentes. A certeza de que sim, a liberdade é o primeiro passo para a aceitação e para a cura.

Aceitação de que a arte pode vencer a dor!

Aceitação de que podemos ver o mundo de outra forma, menos normal, e que sim, vale a pena, às vezes, “ficar com certeza maluco beleza”!!

Por fim, é enriquecedor encontrar o Senhor dos Labirintos, Arthur Bispo do Rosário. Ícone da arte sem limites e desvairada que em nome da crença infinita reedificou o mundo para entregar a Deus no dia do juízo final. Bispo, que fez de suas criações, de suas obras um rosário de fé e um inventário para o divino criador, deixou aos seres humanos a maior lição de todas: a arte, a inclusão, o carinho e o respeito são os melhores meios para se promover a cura.

Então, senhor dos labirintos, leve a Deus, em sua nave, não apenas suas obras. Leve também uma coroa, fruto da loucura criativa de um menino que transformou migalhas em um banquete de vida!

É hora do grande despertar!!

Despertar da consciência humana!!! Despertar do respeito aos diferentes!!

É tempo de juízo afinal!!!

E que assim seja, na terra como no céu, enquanto esse sanatório existir!

Amém!!

Saravá!!

Tum tum!!

PARA OS COMPOSITORES

- Peguem a essência do enredo: a loucura não se cura com exclusão e mirabolantes processos médicos; a loucura pode se expressar através da arte que, para muitos, é sim o início de uma reabilitação.

- Não deixem de pincelar uma essência crítica na letra.

- Melodia forte e envolvente!

- Não é preciso citar a Psicarnaválise, pode se iniciar do "mergulho".

- ENLOUQUEÇAM!!! rs rs

Sambas prontos, letras para revisão, dúvidas, por favor encaminharem para: imperial.age@uol.com.br

ABRAÇÕES A TODOS!!!!