PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Wakanda - A Terra para Sempre

ENREDO 2020

Wakanda - A Terra para Sempre


Justificativa:

Não! Nosso enredo não é sobre a Pantera Negra! Não é sobre um filme de super-heróis.

Nosso enredo é uma exaltação a africanidade, é uma forma de mostrar como a África pode, e deve ser, motivo de exaltação. Ser inspiração para um filme com uma produção de bilhões de dólares. E que cada detalhe mínimo do filme teve sim a inspiração em algum momento da cultura africana.
 
Wakanda é uma síntese de como a cultura do continente é diversificada. Como essa cultura tem traços belos, traços desconhecidos.

Wakanda é inspiração e é inspirada pela pele preta.

Wakanda hoje é a Bandeirante!

E a Bandeirante, mais uma vez, é a África!

Saravá!

Sinopse:

10.000 anos atrás.

Wakanda era habitada pelos Originators, seres pré-históricos místicos que degladiavam-se em busca do poder da terra. Até que então, o panteão de divindades de Wakanda, composto pelos orixás e pelos Deuses Tote, Ptá, Mujaji, Kokou foi chamado para purificar o ambiente que posteriormente seria o centro real da Deusa Bastet, a Deusa Pantera.

Mas ai a história que parece meramente fictícia demonstra que desde seu início teve seu vínculo ligado a cultura africana. Além dos Orixás que vieram cada um aquela terra e deixaram seus legados, todos os Deuses, inclusive Bastet, são divindades reais egípcias. Como se ali foi a união de duas culturas africanas tão distintas.

Wakanda é o reflexo da África!

O próprio sistema de reis, que teve Bashenga como o primeiro, foi baseado no antigo Egito, em que os sistemas de sacerdotes são estudados até hoje pela sua complexidade.

Bashega que foi um dos primeiros habitantes, e que fez dali o templo sagrado de Bastet, ao chegar no local se deparou com o grande meteorito rico em Vibranium, um mineral que tinha altas taxas de mutação genética e fazia com que as pessoas se transformassem em animais!

E sim, mais uma referência importantíssima, como uma crítica pesada a exploração de minério que ocorreu em toda a África durante séculos e foi um dos grandes precursores da escravidão!

Mas Wakanda precisava existir, e existirá sempre. O próprio reflexo da cidade é um futurismo associado as tradições. Todos os elementos utilizados são baseados em esculturas e arquiteturas de diversos pontos da África. E como seria se a África tivesse o poder financeiro de outros continentes? Seria exatamente como a arquitetura de Wakanda. O luxo sem perder a tradição e os traços de sua própria cultura

Wakanda é o reflexo da África!

A fé é algo que sempre foi muito demonstrado tantos nos quadrinhos, quanto no filme. O povo de Wakanda tinha seus próprios costumes, mas todos baseados em costumes existentes.

A própria língua que é falada no conto é uma língua existente, a Yorubá por algumas nações e Haúça por outras.
 
Os cultos aos animais como o Crocodilo, a Pantera, ao Leão e ao Gorila Branco, são baseados na grande devoção e respeito que os africanos têm aos animais e a natureza.

Wakanda é o reflexo da África!

Cada personagem é baseado em visuais extraídos de tribos existentes da realidade.

A tribo Zulu (África do Sul) dá seus trejeitos ao vestuário da corte real de Wakanda. Assim como as tribos Surma e Mursi, da Etiópia, inspira aos grandiosos da Tribo do Rio no conto.

A tribo Himba da Namibia, inspira a tribo dos Mineradores e a comunidade Massai aos trajes de Dora Milaje.

Além de que a cultura tribal riquíssima na África, dá o tom para tudo que está transparente no filme.

Wakanda é o reflexo da África

O Rio que corre o país tem um nome emblemático! Vitória! Essa é a mensagem que a história como um todo quer levar. O rio habitado por monstros marinhos é nada mais nada menos que a réplica do Rio Zaire, que para o povo do Congo (lugar onde Wakanda estaria geograficamente localizada se existisse de fato) é o lugar para se purificar e pedir vitória em seus novos desafios

E Wakanda não aparece apenas em “A Pantera Negra”. Ela teve seu primeiro contato visual com o público dos cinemas no filme “Capitão América: Guerra Civil”, onde foi cenário para a mais épica das batalhas do filme.

E depois, ficou conhecida por mostrar a legião de T”Challa para os cinemas.

Mas com certeza a grande visão que Wakanda deixa par ao mundo é de uma África dos sonhos. Uma África futurística, podendo exportar minério e escolher o preço dele para o mundo.

Wakanda na verdade é o reflexo do que a África poderia ser!

Viva Wakanda!
Que seja eterna!
Para sempre!

Autor: Yuri Aguiar