PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

OLHA O SOSSEGÃO NO PEDAÇO
 
OLHA O SOSSEGÃO NO PEDAÇO!

8 de setembro de 2022, nº 18

Bem, amigos do Sambario! Quem vos escreve é Túlio Rabelo, do canal TR - Sambas de Enredo. Nesta nova coluna irei trazer fragmentos da história da Acadêmicos do Sossego. O presente material a seguir foi pesquisado e escrito em 07/09/2022, mesmo dia no qual foi anunciado que a Sossego cedeu sua cessão de desfile na Série Ouro (Grupo de Acesso/RJ) para a Acadêmicos de Niterói, relegando-se assim, a um futuro incerto no Carnaval de Niterói, provavelmente a partir da terceira divisão da cidade. Isso, se a escola não enrolar a bandeira. A ideia desta coluna, portanto, será mostrar que a Sossego tem história e que esta deveria ser respeitada. Não é foco desta coluna, criticar pessoas.

Fundada em 10/11/1969 por Odir de Oliveira Costa e César de Melo Loureiro, a Sossego desfila desde 1970, tendo iniciado como bloco carnavalesco. Em 1972, homenageou Ary Barroso em seu enredo.


Em 1973 exaltou os 400 anos de Niterói. 


Ainda nesta mesma época, consta via arquivos da Censura, um samba exaltação a Sossego, denominado “O Teu Passado de Glória” de Carlos Fernando Soares.


Chegando ao Carnaval de 1975, temos registrado em uma revista da cidade a letra de “Caymmi - De Mar, Amor e Viola”.


No ano seguinte, ainda sem gravação disponível, o tema foi "Sonho e Poesia em Festas Populares".



No ano de 1978, a Sossego alterou suas cores oficiais para as atuais azul e branco. Nesse ano, sagrou-se campeão entre os blocos de Niterói.


Chega 1979 e a Sossego se transforma em escola de samba e faz sua primeira gravação em álbuns oficiais da cidade, já no grupo principal da cidade. O tema: "Lendas e Mistérios do Amazonas".


Passado três anos, em 1982 ocorre sua segunda gravação, com o tema “Pindorama - o país do futuro”.

 

Para 1983 uma homenagem. O escolhido foi o desenhista, humorista, tradutor, escritor e dramaturgo brasileiro Millôr Fernandes. Apesar de estar no grupo principal, estranhamente este samba não foi gravado.


Com o grandioso carnavalesco Alexandre Louzada, a Sossego dá a volta por cima e é campeã do acesso com o enredo  "Natureza - O show não pode parar".   


Com o foco da Cubango e da Viradouro em migrar pro Carnaval Carioca, começa em 1985 o reinado da Sossego em Niterói, seu auge local. De inicio, um vice-campeonato, com o "O sonho nosso de cada dia". O grande Odir Sereno dá o recado: “É o Sossegão no pedaço novamente”.

 

Em 1986, o primeiro título do grupo principal, com "Em se plantando tudo dá", samba aclamado e que viria a ser reeditado pela Unidos da Região Oceânica em 2017.

 

Versão Reeditada: https://youtu.be/ur044tuQ0V8

Vem 1987 e outro título, com “E deu rebu no paraiso”.

 

Em 1988, veio o tri, com "Apoteose". Em 1989 a Sossego não desfila. Mas vem 1990 e outro título com "Beijo te beija". Infelizmente não temos a letra e o áudio destes sambas. De 1991 a 1995, últimos anos dessa era da Sossego em Niterói, a agremiação consolidando cinco vice-campeonatos. Em 1991 o tema foi "Alô, Alô Brasil. Terra da Gente".   



Em 1992, volta a ter LP a cidade, e a Sossego grava o bonito samba "O teu cabelo não nega”

 

Primeiro registro de desfile em vídeo disponível no YouTube, "Só vai ao Bonfim quem tem” evidencia a força desta agremiação. Pra facilitar, coloquei em um mesmo vídeo os desfiles de 1994, 1996, 1997, 1998 e 1999. Portanto, quando eu citar mais a frente nesta coluna, volte aqui pra vê-los.

Desfiles: https://youtu.be/ayfgDZVwdus

 

Seu último Carnaval nesta era em Niterói, foi “Deixem as Matas Sempre Verdes”. Por enquanto temos a letra. Chico Frota possui, em seu acervo, a fitak7 de Niterói 1995, portanto esperamos ter o áudio em breve.



Estreando no Carnaval do Rio de Janeiro/RJ em 1996, a Sossego apresentou “E o cinema virou samba, tem pipoca no ar”, uma exaltação ao Cinema Nacional. Com um vice-campeonato no Grupo E, a agremiação subiu de grupo.

Samba: https://youtu.be/aIc0_6WJC58

Campeã do Grupo D em 1997 com o enredo “Olha o Passarinho, um álbum de família”, a Sossego contou com o talento do grande e jovem carnavalesco Mauro Quintaes. Mais uma vez, um samba bonito.
 
 

Voltando a falar da Acadêmicos do Sossego, agora para o Carnaval de 1998, encontra-se material dos bastidores no barracão e material do desfile. Com o enredo “Em Busca do Destino”, a agremiação ficou em terceiro lugar no Grupo C e ascendeu ao Grupo B do ano seguinte. O desfile gravado foi uma apresentação extra na Avenida Amaral Peixoto em Niterói/RJ.

Samba: https://youtu.be/SopdFvyelk4

Por fim, estreando no Grupo B em 1999, a Sossego trouxe como tema "500 anos de Brasil - O que Caminha viu e não viu". As filmagens mostram o desfile com o samba ao vivo e ao fim filmagens do barracão e da quadra com a versão de estúdio do samba.

Samba: https://youtu.be/kxocSstE9tE

Chegamos a 2000 e a Sossego tinha a expectativa de em poucos anos chegar ao Grupo A. Porém, infelizmente este sonho demoraria mais 17 anos, pois a agremiação entra em crise. Com "Bahia em 4 tempos - de Caymmi ao axé, música baiana leva fé", a agremiação é rebaixada no Grupo B, para o Grupo C. Ainda assim, o samba é muito bonito.

Samba: https://youtu.be/CaqDOAqhhn0

Finalizando a pauta dos anos 90, vale enaltecer aqui Bebeto Porto, voz de muito desses carnavais. Também vale citar o marcante alusivo “Sossego… meu sentimento é quem diz / Seu manto azul e branco me fez mais feliz” que deveria voltar.


Em 2001, a esperança, com o vice-campeonato do Grupo C, cujo tema era: "Nação Guaykurú, um império no rio Paraguai".

 

Em 2002, "Andar com Fé eu Vou... Brasil, Tua Alma é Barroca", um dos últimos registros fonográficos do intérprete Edmilson Villas, que pouco tempo depois faleceu em um acidente automobilístico.

Samba: https://youtu.be/QzQsny-pBIQ

Em 2003, um desfile considerado pra esquecer, com “Sossego atravessa a baía na Barca da Folia”. Segundo relatos, muitos problemas atrapalharam a agremiação no desfile.

Samba: https://youtu.be/M1qJ9meq9pE

Desfile: https://youtu.be/WanG_v-C3MA

Daí pra frente, infelizmente veio mais quedas e a recuperação, pra chegar ao acesso em 2017. Em 2008 e 2009, um duplo campeonato/acesso, com respectivamente "A Corte do Samba e a Corte Real apresentam: O Brasil Colonial" e "Sorria, você está numa cidade com muito sorriso, suor e Sossego".

Desfile 2008: https://youtu.be/CLQnokcsUPE
Samba 2008: https://youtu.be/FzJlrEni6kg
Samba 2009: https://youtu.be/sQiHPReSCjg

Em 2014, um privilégio na disputa de samba. O samba campeão foi gravado pelo saudoso Rico Medeiros, num lindo registro:

 

Chega 2016 e o saudoso David do Pandeiro embala um inovador samba sem rima (Felipe Filósofo e cia), que leva a agremiação a vitória e ao acesso.


 
Desfile: https://youtu.be/yU_K9WpWSVQ

Em 2017 um enredo magnífico em homenagem a Zézé Motta e um samba inovador em formato de diálogo (Felipe Filósofo e cia).


 
Desfile: https://youtu.be/L0ai_QkK94o

Daqui pra frente, tá tudo fresco em nossa memória. "Ritualis", "Não se meta com minha fé, acredito em quem quiser", "Os Tambores de Olokun", "Visões Xamânicas". Mais inovações e desfiles interessantes. A agremiação estava se consolidando, encorpando para uma possível ida ao Especial. Porém agora tudo é incerto, pois em tese sumirá do mapa, vivendo longe do grande público. O que será da Sossego?

Finalizando, veja fotos novas e antigas da agremiação no Facebook de Almir Jhunior.

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube 

Coluna anterior: Versos Imortais
Coluna anterior: Carnaval Paulistano em VHS
Coluna anterior: Carnaval Carioca em VHS
Coluna anterior: Discografia dos Blocos de Enredo
Coluna anterior: Lista: Veja mais de Sambas Concorrentes Gravados com Nomes Aleatórios por aí
Coluna anterior: Concurso de Samba-Exaltação ao Rio - 1977

Túlio Rabelo
Twitter: @EnredoTR
Canal TR - Sambas de Enredo