PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Editorial Sambario
 
Edição nº 77 - 06/09/2020

EM 1998, QUASE A BEIJA-FLOR TROUXE BONECAS

A Beija-Flor de Nilópolis quebraria, em 1998, um jejum de 15 anos sem títulos com o inesquecível "Pará, o mundo místico dos Caruanas, nas águas do Patu-Anu". Mas por muito pouco, o tema da Beija-Flor não foi sobre... bonecas.

A Deusa da Passarela promoveu, para aquele Carnaval, um concurso que definiria qual enredo a azul-e-branco apresentaria, além de escolher o novo carnavalesco da escola na ocasião. Milton Cunha estava de saída de Nilópolis depois de quatro temporadas.

O aderecista, escultor, colorista, projetista e professor de cenografia Francisco Peres Cavalcante, o Chico Perez, com passagem por inúmeros barracões nos anos 80 e 90 (como Unidos do Cabuçu, Império Serrano, Estácio de Sá, Santa Cruz, Salgueiro, Mangueira e Portela, entre outras) propôs o tema "No Carnaval das Bonecas, Menino também Brinca".


Os desenhos do tema (reproduzidos acima) foram expostos numa edição recente do Carnavália-Sambacon, a feira de negócios no Carnaval. "Eu apresentei exatamente as ilustrações com as quais eu concorri no concurso. Optaram pelas águas de Patu-Anu, mas deixa estar, era o melhor para aquele momento da Beija-Flor", disse Chico Perez, em live realizada pelo Sambario com participações de Jmauro, Marco Maciel e Cuca Peretto. A partir dali, o carnavalesco foi convidado para participar do Carnaval Virtual da LIESV, onde começou na Lagarto Feroz. Atualmente, é o responsável pelo visual da Cangaceiros.

O enredo de Chico Perez se classificou em segundo lugar entre os 58 apresentados no concurso, segundo a declaração assinada pelo presidente da Beija-Flor, Farid Abraão David. A partir daquele 1998, a Beija-Flor teria a famosa Comissão de Carnaval capitaneada por Laíla como responsável pelos desfiles nilopolitanos, sendo desfeita apenas em 2019. A comissão para o enredo 
"Pará, o mundo místico dos Caruanas, nas águas do Patu-Anu" foi composta por Anderson Müller, Cid Carvalho, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva, Nelson Ricardo, Amarildo de Mello, Paulo Führo e Vitor Santos.


Confira essa e outras histórias de Chico Perez na LIVE SAMBARIO. Se inscreva em nosso canal no YouTube e curta o Facebook, onde as lives são apresentadas.