PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por ai...
     
CARNAVAL 2022 PELO BRASIL - DESFILES DE CORUMBÁ

19 de abril de 2022, nº 63

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube


No terceiro e último capítulo da expedição pela volta do carnaval das escolas de samba pelo Brasil, chegamos à quinta maior cidade do Mato Grosso do Sul. Última parada: Corumbá. A capital do Pantanal realiza seus desfiles nos dias 22 e 23. Um carnaval com origem nos anos 1930, quando marinheiros oriundos do Rio de Janeiro e residentes de Ladario (cidade à 4km de Corumbá) trouxeram a cultura do samba à região. Viveu o auge da popularidade nos anos 60 e 70, tendo escolas de samba com nomes muito parecidos com as do Rio de Janeiro, como Salgueiro e Unidos da Ponte. Aliás, Corumbá tem outra coisa em comum com o Rio: o nome de sua primeira escola de samba - Deixa Falar.


Celebrando seu cinquentenário, A Pesada faturou o bicampeonato em 2020 (Foto: Gisele Ribeiro/Prefeitura de Corumbá)


Na virada dos anos 70 pro 80, a hegemonia mudou de mãos, passando da Imperatriz (vermelha e branca) para a Unidos da Vila Mamona, então novata. Por divergências políticas com o poder público, os desfiles de Corumbá foram paralisados em 1993, retornando apenas no ano 2000, acontecendo desde então - com exceção de 2021, quando as atividades carnavalescas foram paradas devido à pandemia de Covid-19. A Império do Morro é a maior vencedora, com 35 títulos, seguida da Unidos da Vila Mamona, com 17. No último desfile, em 2020, A Pesada conquistou o bicampeonato.

 
Pela ordem de desfile, vamos saber o que as dez escolas do carnaval corumbaense vão apresentar na Passarela da Avenida General Rondon. Acompanhem:


SEXTA (22/4)

1° - CAPRICHOSOS DE CORUMBÁ

Enredo: Quebrando as barreiras do preconceito, a Caprichosos te convida a manter os pés no chão, mas deixe o amor tomar conta do seu coração

Autores do samba: Robinho da Caprichosos e Doum Guerreiro

Horário de desfile: 20h


De volta aos desfiles após se ausentar em 2020, a azul, vermelho e branco vai exaltar as mais diversas formas de amar que existem. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Manoel do Amaral.





2° - MOCIDADE INDEPENDENTE DE NOVA CORUMBÁ

Enredo: A esperança que surge das matas: Ossaim, o Orixá da Saúde

Autores do samba: Ailson Picanço e Edu Chagas

Horário de desfile: 21h


Tetracampeã, a Arara Vermelha exalta Ossain, orixá da cura, mostrando seus preceitos, interditos e contos que perpassam pela sua figura, além de saudar os profissionais da saúde. O carnavalesco é Edilson Oliveira.





3° - ACADÊMICOS DO PANTANAL

Enredo: Da Terra sou Particular, do Fogo sou Paixão. Do Ar sou Infinito, da Água sou Imensidão: Os Quatro Elementos - União Entre Natureza e Humanidade

Autores do samba: Edu Chagas e Renan dos Santos

Horário de desfile: 22h


A verde e branca leva à avenida os quatro elementos, que se referem aos conceitos de Terra, Água, Ar e Fogo. Tema desenvolvido pela carnavalesca Jackelyny Pazzolyny.
 




4° - IMPÉRIO DO MORRO

Enredo: Sou Mulher, meu lugar é na Império. Cantar meu samba é o que mais quero!

Autores do samba: Pedrão e Ricardo Chauvet

Horário de desfile: 23h


Vice-campeã em 2020, a verde e rosa revisita seu enredo de 2003 e faz uma exaltação à força e luta das mulheres em nossa sociedade. O carnavalesco é Leandro Cavalheiro.
 




5° - ESTAÇÃO PRIMEIRA DO PANTANAL

Enredo: Uma Fantástica Viagem ao Reino da Imaginação

Autoras do samba: Odimar do Banjo e Anderson Bala

Horário de desfile: 0h


Encerrando o primeiro dia de desfiles, a escola vai fazer uma imersão no universo encantado que toda criança tem em sua mente, através de de personagens e histórias. O tema é desenvolvido pela carnavalesca Jiji Brasil.





SÁBADO (23/4)

1° - MARQUÊS DE SAPUCAÍ

Enredo: Intolerância Não! Viva e Deixe Viver, Brasil

Autor do samba: Wellington Lima

Horário de desfile: 20h


Sem vencer desde 2013, a agremiação dos bairros Dom Bosco e Generoso abre o segundo dia de desfiles levando uma mensagem contra o preconceito abordando questões relacionadas ao combate à discriminação em suas mais diversas formas. Tema do carnavalesco Junior Sapucaí.





2° - UNIDOS DA MAJOR GAMA

Enredo: Sob as bençãos da Pomba da Paz, a Major Gama exalta as Marias da história e da vida

Autores do samba: Dudu Botelho, Leonardo Bessa e Franco Cava

Horário de desfile: 21h


Buscando um título que não vem há 15 anos, a amarela e verde exalta as mulheres em diversas áreas de atividade, exaltando suas histórias de vida. O tema é desenvolvido por Manoelzinho.





3° - A PESADA

Enredo: Em uma história de amor, nem tudo que reluz é ouro

Autores do samba: Gugu das Candongas, Paulo Cesar UIG, Marquinhus do Banjo e Ito Melodia

Horário de desfile: 22h


Atual bicampeã, a quadricolor do Borrowski vai desbravar as histórias de amor que permeiam a história da humanidade, sejam elas felizes ou trágicas, partindo de personagens como Romeu e Julieta. Tema desenvolvido pelo carnavalesco Marcos Rorras.




4° - UNIDOS DA VILA MAMONA

Enredo: No voo da águia altaneira, a Vila celebra 40 anos de repletas emoções, em uma odisseia do seu colorido Jubileu de Rubi

Autores do samba: Vinícius do Cavaco, Denilson Santos, Edinho da Vila, Galeano da Vila, Zé Otávio, Marcio da Vila e Luizinho da Vila

Horário de desfile: 23h


Uma das mais tradicionais agremiações de Corumbá, a tricolor da Zona Leste celebra seus 40 anos de fundação, completados em 2021. O desenvolvimento da auto-homenagem é do carnavalesco Claudinho Tasso.





5° - IMPERATRIZ CORUMBAENSE

Enredo: Imperatriz Apresenta Roberto Orro: O Orgulho do Pantanal

Autores do samba: Rodriguinho Oliver e BK da Viola

Horário de desfile: 0h


Fechando os desfiles pela primeira vez, a escola vai homenagear a trajetória do ex-deputado Roberto Orro, falecido em 2020, mostrando nuances de sua vida política, pessoal, princípios e causas. A carnavalesca é Dayse Cristina.





 
Transmissão

Os desfiles de Corumbá serão transmitidos pela TV Pantanal MS, emissora independente, e pela Web Rádio Cidade Branca, através do YouTube.



Para o momento, a coluna deseja que o leitor caia na folia e desfrute de cada momento da volta das escolas de samba às avenidas do país. Um ótimo carnaval da retomada a todos nós!

(Colaborou: Victor Raphael - presidente da LIESCO e integrante do SAMBARIO


Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca