PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...

ENTRE VOLTAS, CAOS E PRÉVIAS


22 de novembro de 2019, nº 31


Saudações, caríssimos leitores fieis deste Sambario. Após os dois textos especiais trazendo um duplo top-10 de concorrentes derrotados, é hora de voltarmos ao formato normal. E sem maiores delongas porque tem muito assunto, vamos colocar o papo em dia. Afinal, como diria nosso camarada Cláudio Carvalho: conversa de sambista é samba.

Dá licença!

Eis a grande notícia do carnaval neste ano: Preto Joia está de volta à Imperatriz Leopoldinense após onze anos - sendo quatro deles fora do carnaval. O veterano intérprete, três vezes campeão em Ramos (1994, 95 e 99), irá formar dupla com Arthur Franco em sua quarta passagem pela agremiação verde, branco e dourado.  


Isso é comunidade!

Volta um pouco mais rápida aconteceu em Niterói. Após um carnaval, Nêgo retorna a Acadêmicos do Sossego, desta vez para formar dupla com Guto, que o substituiu após o desfile de 2018.


Novos traços

Depois de perder a dupla Guilherme Diniz e Rodrigo Marques, a Unidos de Bangu já tem novo carnavalesco. No final de outubro, a escola anunciou Bruno Rocha, mais um estreante em Sapucaí, como responsável por desenvolver o desfile de 2020 da vermelha e branca.


Caos total

A situação da Série A fica cada vez mais caótica dia após dia. Com a negativa da prefeitura do Rio de repassar verba para o grupo, as escolas estão na base do Deus dará. No último dia 12, a Renascer de Jacarepaguá suspendeu as atividades por tempo indeterminado por falta de verbas. No último domingo, matéria do Jornal O Dia mostrou as péssimas condições dos barracões de Santa Cruz, Porto da Pedra e da própria Renascer.

Júnior Cabeça, diretor de carnaval da Porto da Pedra, em meio ao lixo acumulado nos barracões (Foto: O Dia)

E pra piorar...


O prefeito Marcelo Crivella resolveu bater o pé e desistiu de ceder o Sambódromo para o governo do estado. O governador Witzel ironizou a decisão: "que bom que o prefeito passou a gostar do carnaval".

Um alívio?

Segundo matéria de O Dia, a Light e a Souza Cruz demonstraram interesse e estariam em negociações avançadas com o governador Wilson Witzel e o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa Ruan Lira para patrocinar os desfiles de 2020 através da Lei de ICMS. Lira, aliás, declarou que a proposta é aumentar a verba de R$25 milhões para R$40 milhões nos desfiles do Grupo Especial e Série A, na Sapucaí, além de blocos de rua em diferentes municípios.

Ninguém solta a mão de ninguém

Cahê Rodrigues, carnavalesco da Santa Cruz e da União da Ilha, convocou pelas redes sociais um mutirão de limpeza no espaço onde a verde e branca está construíndo, a duras penas, seu desfile, na Via Binário. Abaixo, uma imagem do mutirão feito no local - os espaços destinados a Porto da Pedra e Vigário Geral também receberam limpeza (Créditos: SRZD).


Julgamento diferente

A LIESA aprovou uma mudança no julgamento do Grupo Especial para 2020: o número de notas por quesito aumentou de 4 para 5, totalizando 45 julgadores. O descarte também muda: a maior e a menor nota são cortadas da soma final, valendo apenas as três "do meio".

O sistema é velho conhecido, pois já fora usado em três oportunidades: em 1998, 2010 e 2011 - abaixo, as respectivas apurações.











Saíram!

No último dia 13 de novembro as prévias dos CDs de Rio e São Paulo foram divulgadas por suas respectivas ligas. Para ouvir a amostra grátis das treze faixas do Especial carioca, clique aqui Para apreciar os sambas do Especial e Acesso 1 paulistano, clique aqui.

Grandes papos

Desde o último 30 de outubro, o Carnaval Show - programa que o escriba apresenta na Rádio Show do Esporte e que tem este Sambario como parceiro oficial - toca em frente o projeto "Mês das Grandes Entrevistas", que consistia, a principio, em cinco programas consecutivos apenas com o "Papo Bom de Samba", quadro de entrevistas esporádico da atração, aproveitando o período de poucas pautas a debater. Como nem tudo dá pra seguir à risca, o projeto foi reajustado e terá uma semana a menos de duração.

Na próxima quarta, o projeto (que foi esticado até 4 de dezembro) será retomado após duas semanas sem programa, ausência motivada por eventos de força maior. Confira abaixo as entrevistas com Squel e Marcelo Adnet.








Agendinha

Na próxima segunda-feira acontece a festa de lançamento do CD da Série A. O evento acontece na quadra da Portela (Rua Clara Nunes, 81, Madureira) com entrada franca. A previsão é que após a festa, o álbum já esteja disponível nas plataformas digitais e à venda em pontos físicos.

Agendinha (II)

No próximo dia 7 de dezembro tem a festa de lançamento dos CDs do carnaval de São Paulo - Especial e Acessos 1 e 2. O evento, na Fábrica do Samba, segue o mesmo formato dos últimos anos.

Prioridades

Salvo aparecer algum assunto urgente, esta é a última coluna do ano. A partir de hoje o escriba se dedica exclusivamente para rabiscar as análises das safras de Especial e Série A, que saem em breve neste SAMBARIO, e posteriormente para a gravação dos especiais do Júri Carnaval Show, ao ar em janeiro na nossa Rádio Show do Esporte - além, claro, de alguns compromissos pessoais. Por falar em análises do Especial, os colunistas Cláudio Carvalho e José Mauro já fizeram explanações iniciais nas plataformas do site.

A última volta do ponteiro é uma humilde homenagem ao grande Reinaldo, o Príncipe do Pagode, que morreu na última segunda-feira aos 65 anos em São Paulo, vítima de um câncer. Em 2002, ele fez uma participação no CD do carnaval de São Paulo cantando o samba do Camisa Verde e Branco. Atualmente no Império de Casa Verde, o cantor Carlos Júnior, um dos autores deste samba e intérprete do Trevo da Barra Funda naquele ano, não escondeu a gratidão que tem pelo cantor em depoimento a este escriba numa rede social: "(Foi) minha primeira oportunidade de conhecer o que é um grande artista do samba, que me recebeu, me deu referência, estendeu a mão, foi pra final cantar nosso samba na quadra do Camisa, foi sempre me abrindo espaço no seu camarim, deixando eu assistir seus shows pelo interior. (...) (Ele era) um sambista justo, carismatico, de postura ímpar na rua, de atitude na particularidade, bom vivã e fantástico."





Carlos Fonseca

Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br