PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...

OS 10 ANOS DA ERA CIDADE DO SAMBA - PARTE 1: REGISTROS DA PRIMEIRA GRAVAÇÃO

24 de agosto de 2019, nº 26

 . Coluna Anterior: Tem Artista no Samba!
 . Coluna Anterior: Mesa Desvirada, Pontapé Inicial para 2020 dado (e o Fim de uma Era)
 . Coluna Anterior: Vai Desvirar?
 . Coluna Anterior: Vira, Virou...

Uma bomba pegou de surpresa e ainda divide opiniões no mundo do carnaval. No último dia 15, foi anunciado que o CD do Grupo Especial do Rio de Janeiro voltará a ser gravado integralmente em estúdio, o que pôs fim à era de gravações ao vivo na Cidade do Samba, que durou exatos dez anos consecutivos - superando a fase das gravações no antigo Teatro de Lona da Barra da Tijuca, que perdurou entre 1993 e 1998. A notícia, publicada pelo site Carnavalesco, afirma que as escolas desejavam uma mudança no formato devido ao alto custo de transportar suas comunidades à Cidade do Samba para registrar o coro no disco.

Esta série foi pensada pra ir ao ar em outubro, mês em que a Era Cidade do Samba nos registros fonográficos do carnaval carioca completaria uma década, mas, aproveitando o timing do fim de uma era - e o recomeço de outra - vamos antecipar em dois meses e, em dois textos, iremos dissecar estes dez anos bem resumidamente. Hoje, iremos resgatar algumas imagens da primeira gravação.

Bateria da Grande Rio grava para o CD do carnaval de 2010. (Foto: Henrique Matos/Galeria do Samba)

Tudo começou em 22 de setembro de 2009, quando fora anunciado que, após 11 anos, o CD com os sambas-enredo do Grupo Especial do Rio de Janeiro voltaria a ser gravado ao vivo, numa repetição do já citado expediente feito no antigo Teatro de Lona da Barra da Tijuca - o único registro da notícia existente na internet que a coluna encontrou foi do Samblog, blog de Vinícius Brito no site da clicRBS. A Cidade do Samba seria palco para as 12 escolas realizarem os registros para o CD de 2010 (com adições extras em estúdio) levando sua própria bateria, além de um coral de 20 vozes (na teoria, pois na prática o número foi bem maior) formado por integrantes das comunidades - um coral profissional, que atuava nos discos em estúdio, também participou da gravação.

Comunidade da Vila Isabel grava o coro para o CD do carnaval de 2010. (Foto: Henrique Matos/Galeria do Samba)

Pouco menos de um mês depois do anúncio, em 20 de outubro de 2009, os trabalhos foram iniciados na Cidade do Samba. A primeira escola a registrar sua faixa foi o Salgueiro, escola campeã de 2009. Repare que a era das gravações ao vivo na CDS não começou com aquela mega estrutura que conhecemos. Em imagens da época que colocamos acima, dá pra notar que o coral era gravado sem aqueles tapumes gigantescos que só foram adotados no ano seguinte. Era tudo "abertão" e com uma proteção mínima, enquanto que as baterias gravavam no palco.







Infelizmente não temos disponível na internet o registro das gravações de algumas escolas como Portela, Viradouro (esse nem o torcedor quer lembrar mesmo...), Grande Rio e Unidos da Tijuca. Aliás, sobre a Viradouro - que acabaria rebaixada naquele 2010 - cabe uma notinha de rodapé: de acordo com relatos da época, o então intérprete da vermelha e branca Wander Pires teria chegado bastante atrasado na gravação, a ponto de nem ter colocado a voz-guia para a gravação da base com a bateria, o que irritou a diretoria da escola na ocasião.

Então, caro leitor, deleite-se com um combo de imagens das demais agremiações registrando seus sambas de 2010, o primeiro CD gravado na Cidade do Samba.















Gravações concluídas, o resultado final ficou disponível para deleite dos bambas em novembro de 2009. Em entrevista ao SRZD na época, o produtor Mário Jorge Bruno viu como positivo o resultado: "O trabalho ficou muito bem feito. Não tivemos nenhum problema na Cidade do Samba, porque as pessoas estavam cientes da responsabilidade, tanto os ritmistas como os integrantes do coro."

Particularmente, não dá pra concordar muito com o veterano produtor nessa, pois no resultado final alguns sambas foram acelerados desnecessariamente...



No próximo texto: um top-10 com as melhores gravações da Era Cidade do Samba.

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br