PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...
 
TOP FIVE DOS CONCORRENTES DERROTADOS - SÉRIE A

9 de outubro de 2018, nº 08

Saudações, nobre leitor. Após um longo hiato e passado o período eleitoral (ao menos no primeiro turno) a "Sambando por aí" está de volta na esperança de não ser interrompida. Com as disputas de samba chegando ao fim, a partir de hoje abrimos uma série de três textos neste espaço com os cinco melhores concorrentes do carnaval carioca na opinião humilde deste escriba, em modelo similar ao que o editor-chefe Marco Maciel faz anualmente - com a diferença que não terá notas, só uma avaliação. As obras que você verá e ouvirá a seguir fizeram força com as que irão para a avenida, mas foram descartadas nas respectivas disputas. Em alguns casos, as obras são melhores que as escolhidas. Cabe explicar que a ordem que os sambas serão colocados no texto não representa um ranking de preferência, pois os cinco estão livres de avaliação. Começamos pelo apunhado geral da Série A, com uma explicação: como cinco escolas encomendaram/reeditaram seu sambas neste grupo, será um apunhado geral de todas as safras. Notinha de rodapé feita, vamos lá. 

1 - "É negritude, axé!" - Rocinha (Parceria de Dudu Nobre e Moisés Santiago)

Dos cinco sambas selecionados para fazer a final na Borboleta Encantada, esta eu considerava a melhor com uma certa folga. Tem uma pegada mais lírica e emotiva. Além dos fortes refrães, a letra possui trechos muito fortes e diretos como "Sua hipocrisia barata / Carrega o vício da chibata / Passou da hora de entender / Quem chora, quem sente a dor do sofrer" na primeira parte e "Nessa "terra" quem tem fé / Há de vencer qualquer algoz / Sou negro na alma, na pele, na voz!" fechando a segunda. Na disputa, foi escolhida a obra assinada por Cláudio Russo. Uma mera curiosidade: a obra de Dudu e Santiago era defendida por Leléu, recém-saído da escola.

2 - "O meu São Carlos em devoção" - Estácio de Sá (Parceria de Moisés Santiago)

Moisés Santiago bisa novamente nesta lista. Defendida por Wantuir, a obra que sua parceria compôs para a disputa da Estácio é toda trabalhada na linha melódica que arrebata o ouvinte pelo tom emotivo, em recurso bem parecido com a obra feita para a Rocinha. Destaco duas passagens: uma na cabeça da obra ("Olhai por nós, oh! pai! / Dai vossa divina proteção / Conduz a nossa fé / Emerge das águas a luz que nos guia") e o único refrão da letra ("Vem meu Senhor abençoar / A nossa oração / Traz a santa paz pro Mundo / Um caminho de união"). Ela também possuia um forte falso refrão que tem um trecho interessantíssio: "Amém! / A minha Estácio de Ismael / A ti Senhor tira o chapéu / Mais uma vez vem te exaltar"). A obra acabou cortada na semifinal.

3 - "É força, energia o meu Igbá" - Cubango (Parceria de Gabriel Martins)

Numa final equilibrada como foi, a parceria que venceu em 2018 na escola apresentou mais uma obra de fidalga qualidade. Destaque para o começo do samba, que já fala por si só: "Da palha o meu fundamento / Eu vou te dizer / Salve o meu peji / Obaluaê / Relembro afoxé lorin / Em babalotin a esperança pra lutar". Toda a letra é bem construída, bem como o desenho melódico. Foi derrotado na final, já que a verde e branca escolheu a obra assinada pela parceria de Sardinha - que, por sinal, foi bastante modificada em relação a eliminatória. Tal qual no samba de Dudu Nobre para a Rocinha, quem defendeu a obra dos então campeões cubanguenses foi Evandro Malandro, meses depois de trocar a Cubango pela Grande Rio.

4 - "Festeja Unidos, chegou Santo Dias" - Unidos de Padre Miguel (Parceria de Samir Trindade)

Apenas três obras se inscreveram na disputa da Padre Miguel. A de Samir Trindade, defendida por Marquinho Art' Samba e Tinga, se destaca por uma melodia forte e pra cima, um pouco fora das caracterísiticas que o enredo sobre Dias Gomes pede. O melhor momento da obra é o refrão central: "Tem diabo debaixo dos panos / Milagreiro, viúva de santo / Asa branca, asa norte, asa sul / Não é Sucupira, mas só tem Paraguaçu". Uma bela sacada do samba é o verso "Coxinha e mortadela, argumento de pamonha" que nunca deixa de ser atual. O samba foi derrotado na final pela obra de Jefinho Rodrigues.

5 - "A São Gonçalo toda minha gratidão" - Porto da Pedra (Parceria de Altay Veloso e Paulo Cesar Feital)

O samba do carnaval carioca em 2019, sem medo de estar delirando. Altay Veloso e Paulo Cesar Feital, dois monstros da MPB, compuseram esta obra fantástica para a disputa da Porto da Pedra, que homenagerá o ator Antônio Pitanga, amigo da dupla. O registro interpretado por Thiago Brito e Igor Vianna pode até ter ficado horrível, parecendo um Samba-Jazz, mas o samba é um surrealismo puro a ponto do refrão central ter um verso bem curioso: "Mãe Guerreira / Fiz Camila no Dendê / Rocco fiz no Canjerê / Saravá pra tanto amor" em referência aos filhos do ator. Destaco um trecho muito forte na primeira parte: "Natividade, a Sapucaí, vadeia com seu guri / O samba me homenageia / Mãe, me ouça  de onde for / Seu filho se fez ator, nos palcos da nossa aldeia". O samba acabou ficando pela final, quando a obra da parceria de Bira venceu a disputa, em derrota lamentada por vários sambistas na internet.

'

'

Aproveitamos o espaço para um pequeno F5 em questão de notícias do carnaval. 

Em tempo...

- A parceria de Miudinho anunciou semana passada a decisão por sair da disputa de samba-enredo no Salgueiro em razão da indefinição política que se arrasta na escola. A obra estava classificada para a semifinal que aconteceu no último sábado. 

- A última volta do ponteiro...

Na próxima segunda-feira começa a gravação do CD do Grupo Especial do Rio para 2019. Pelo décimo ano seguido, as bases serão registradas ao vivo na Cidade do Samba, com complementos em estúdio. A primeira escola a gravar será o Império Serrano, a partir das 13h. Na sequência, por volta das 20h, é a vez da São Clemente.

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br