PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Apuração 2009

LIESV tem quatro escolas campeãs:
Imperatriz, Princesa, Rainha e USB.
No Acesso, deu Bandeirante. Camisa 10, Ponte Aérea e Setor 1 também sobem pro Especial

Foi uma apuração emocionante e, acima de tudo, cheia de surpresas. Tanto que, para a incredulidade geral dos internautas, após a leitura das notas, quatro escolas terminaram empatadas na primeira colocação com 99,6 pontos: Imperatriz Paulista, Princesa da Zona Norte, Rainha Negra e União do Samba Brasileiro. Como neste ano não havia critério de desempate, as quatro agremiações foram consideradas campeãs do carnaval virtual 2009.

Com a leitura das notas realizadas por Ewerton Fintelman e transmitida pela Web Rádio Carnaweb, a apuração deste domingo (30/8) começou com as oito escolas do Grupo de Acesso, cujos desfiles foram realizados em 8 de agosto. A GRESV Bandeirante da Folia confirmou o favoritismo e sagrou-se campeã, com 99,6 pontos. A GRESV Camisa 10, dois décimos atrás, ficou com o vice-campeonato. A Camisa liderou a apuração até o último quesito, quando perdeu seis décimos em Conjunto e foi ultrapassada pela Bandeirante. A GRCESV Ponte Aérea obteve 99 pontos e terminou na terceira colocação. Ambas garantiram o acesso à elite do carnaval virtual. 

A GRESV Acadêmicos do Setor 1, punida por um ponto por estourar o tempo no desfile, finalizou a apuração em quarto lugar. Porém, em virtude dos problemas das faltas de notas - não entregues por três dos dez jurados, além de outro julgador ter suas avaliações anuladas por incoerência nas justificativas -, a agremiação também teve seu acesso confirmado. Assim, Bandeirante, Camisa, Ponte e Setor 1 são os novos integrantes do Grupo Especial da LIESV em 2010. 

A GRESV Império da Zona Sul, que realizou um desfile simbólico em virtude de problemas com carnavalescos, não foi avaliada e acabou sendo a única escola desfiliada da LIESV. A agremiação pode voltar à ativa no ano que vem, com a possibilidade de inscrição no Grupo de Avaliação (CAESV). 

RESULTADO FINAL DO GRUPO DE ACESSO
1º Bandeirante da Folia - 99,6 (promovida)
2º Camisa 10 - 99,4 (promovida)
3º Ponte Aérea - 99 (promovida)
4º Acadêmicos do Setor 1 - 98,6 (promovida)
5º União Independente - 98,2
6º Pavão de Osasco - 97,8
7º Colibris e Raízes - 97,3 

Em seguida, foi iniciada a leitura de notas das 13 escolas do Grupo Especial, que teve o seu espetáculo dividido em duas noites (14 e 15 de agosto). Atual campeã, a GRESV União do Samba Brasileiro assumiu a dianteira no penúltimo quesito (Enredo) e, faltando apenas a última nota (no quesito Conjunto), liderava a apuração com quatro décimos de vantagem em relação à três escolas empatadas: GRESV Imperatriz Paulista, GRESV Princesa da Zona Norte e GRESV Rainha Negra. Ou seja, se tirasse até 9,7, ainda seria a única campeã. 

Mas, para o espanto geral dos internautas, após uma pausa de 30 segundos, o locutor Ewerton Fintelman (talvez tomado pela incredulidade) anunciou a nota 9,6 para a União do Samba Brasileiro. O mesmo jurado concedeu notas máximas à Imperatriz, Princesa e Rainha. Resultado: pela primeira vez o título de campeã do carnaval virtual é dividido. E por quatro escolas! 

Assim, a Imperatriz Paulista torna-se a maior vencedora da história do carnaval virtual, com três títulos conquistados (2005, 2007 e 2009), dando sorte nos anos ímpares. Já a União do Samba Brasileiro é a primeira agremiação a vencer a LIESV por dois anos consecutivos, já que foi a campeã em 2008, conquistando assim seu segundo título. Princesa da Zona Norte e Rainha Negra, no ano de suas respectivas estreias na elite do carnaval virtual, conquistam seus primeiros campeonatos. 

As duas últimas colocadas, SVS Cruzeiro do Sul e GRESV Gaviões Imperiais, foram rebaixadas para o Grupo de Acesso. Após a apuração, foi anunciada a fusão da SVS Cruzeiro do Sul com a GRESV Colibris, dando origem à GRESVG Colibris.

RESULTADO FINAL DO GRUPO ESPECIAL
1º Imperatriz Paulista, Princesa da Zona Norte, Rainha Negra e União do Samba Brasileiro - 99,6 (campeãs)
2º Altaneiros do Samba e Império do Progresso - 99,2
3º Amigos do Samba e Imperiais do Samba - 99
4º Sereno de Cachoeiro - 98,9
5º Estrela do Amanhã - 98,3
6º Falcões da Serra - 98,2
7º Cruzeiro do Sul - 97,6 (rebaixada)
8º Gaviões Imperiais - 97,2 (rebaixada) 

Em 2010, o Grupo Especial será formado por 15 escolas: 

GRESV Acadêmicos do Setor 1
GRESV Altaneiros do Samba
GRESV Amigos do Samba
GRESV Bandeirante da Folia
GRESV Camisa 10
GRESV Estrela do Amanhã
GRESV Falcões da Serra
GRESV Imperatriz Paulista
GRESV Imperiais do Samba
SRESV Império do Progresso
GRCESV Ponte Aérea
GRESV Princesa da Zona Norte
GRESV Rainha Negra
GRESV Sereno de Cachoeiro
GRESV União do Samba Brasileiro

Já o Grupo de Acesso terá oito agremiações:

GRESV Bambas Sambario
GRESV Camarões dos Pampas
GRESVG Colibris
GRESV Gaviões Imperiais
GRESV Lira de Ouro
SESV Pavão de Osasco
GRESV Raízes
GRESV União Independente

E assim, está encerrada a apoteose virtual em 2009. Que venha 2010!