Coluna do Rufino Rufião

 

SUMIÇO DOS EPISÓDIOS: QUAL A VERDADEIRA RAZÃO? Parte 2

        Olá amigos! Conforme o prometido, listo agora a segunda parte dos episódios perdidos e algumas causas para o seu sumiço das telas do SBT. Como eu escrevi na coluna anterior, não levo em conta a princípio hipóteses como a perda dos direitos de transmissão ou relaxamento por parte do SBT (extraviamento na mudança para a nova sede, "afogamento" na enchente de 92, perda ou deterioração das fitas, etc). Em favor das hipóteses que estou criando, deve-se considerar que Chaves, para o SBT, é um programa infantil. Por causa disso, muitas cenas que para pessoas mais velhas são normais, podem influenciar e até mesmo assustar uma criança. Bem, vamos à segunda lista:

A chirimóia: Episódio do lote de 84, cancelado em 92. A única razão possível é a destruição dos brinquedos do Quico, tanto pelo Seu Madruga quanto pelo Chaves. As crianças podem querer destruir seus brinquedos também.

Brincando de atropelamento: Lote de 84, cancelado em 92. A cena das lingüiças sobre a barriga do Quico podem assustar. Outro motivo é o fato da Chiquinha ter mentido sobre o seu dever de casa, o que também pode influenciar.

Dar leite para os gatos parte 3: Lote de 84, cancelado em 92. Continuação dos ratos no restaurante. Episódio parecido com "Seu Madruga leiteiro".

O bilhete de loteria: Lote de 84, cancelado em 92. Não tem uma causa bem definida. Vou tentar apontar algumas: Chiquinha não alimentou o seu pássaro, Professor Girafales deu um calote no Chaves e Dona Clotilde na Dona Florinda, a cena do Chaves indo embora da vila é muito triste, talvez crianças não devessem sair vendendo bilhetes de loteria ou se envolver em jogos desse tipo.

Os chifrinhos de nozes: Lote de 84, cancelado em 92. As piadas sobre os chifres que a Dona Florinda estava preparando para o Professor são mais para o público adulto.  

As novas vizinhas versão 2 (3 partes): Lote de 84, cancelado em 92. Há uma versão mais moderna e mais completa no ar, com 4 partes. A primeira parte dessa segunda versão continua no ar, sendo considerado um especial do dia internacional da mulher. 

As novas vizinhas versão 1 (3 partes, cada uma de 10 minutos): Lote de 88, cancelado em 92. Episódios muito antigos, existe uma versão muito mais nova em exibição. A cena em que Chaves e Seu Madruga queimam os dedos é forte. 

Dr. Chapatin no restaurante (exibido junto com a 3ª parte da 1ª versão das vizinhas): Lote de 88, cancelado em 92. Além de ser muito antigo, o fato do quadro não ser de Chaves foi decisivo para o cancelamento.

Aula de aritmética e geometria: Lote de 84, cancelado em 92. Algumas cenas são parecidas com "Seu Madruga na escola", inclusive aquela parte em que o Nhonho é "atropelado" pelo trem.

Gente sim, animal não versão 2: Lote de 84, cancelado em 92. O SBT conseguiu a primeira versão desse episódio, que é a verdeira continuação da versão da chegada do Madruguinha que eles têm (com a Pópis).

O álbum de fotografias versão 1: Lote de 84, cancelado em 92. O SBT conseguiu uma versão mais nova e completa, com 40 minutos, a participação da Chiquinha e do Professor Girafales e as lembranças.

A insônia do Seu Madruga versão 1: Lote de 84, cancelado em 92. Há uma versão mais moderna no ar, com a participação da Chiquinha.

O disco voador versão 1: Lote de 88, cancelado em 92. Mesmo caso da insônia.

A troca de cestas versão 1: Lote de 88, cancelado em 92. Ao invés de um episódio antigo, longo (25 minutos) e sem a Chiquinha, o SBT conseguiu a história com 2 partes de 20 minutos, mais nova e com a Chiquinha. Além disso, na primeira versão, o Chaves dá uma paulada no Quico.

A cruz vermelha versão 1: Lote de 84, cancelado em 92. É mais antigo do que a versão que está no ar, com a Dona Neves, a Chiquinha e o Nhonho.

O dia da independência versão 1: Lote de 88, cancelado em 92. Há uma versão mais nova e mais completa no ar, com 2 partes, a Chiquinha e o Sr. Barriga.

Seu Madruga fotógrafo parte 1: Lote de 84, cancelado em 92. As brincadeiras da Chiquinha e do Chaves sobre a masculinidade do Quico seriam mais apropriadas para o público adulto.

Por ora é isso, amigos. Na próxima coluna, a última falando do cancelamento dos episódios perdidos, falarei sobre os raríssimos episódios que só passaram na década de 80, sobre os episódios raros e/ou cancelados recentemente e sobre os perdidos do Chapolin. Até a próxima!

 

Eduardo (Rufino Rufião)

elkhartlake@bol.com.br