Coluna do Rufino Rufião

 

SUMIÇO DOS EPISÓDIOS: QUAL A VERDADEIRA RAZÃO? Parte 1

        Olá amigos! Nesta minha segunda coluna, vou falar sobre algo que é o "calcanhar de Aquiles" de nove entre dez chavesmaníacos. Mesmo com as ausências temporárias do Chapolin (que parece que voltou para ficar), com o desaparecimento precoce do Clube do Chaves, com os cortes nos episódios do Chaves (que parece que acabaram) e com os horários coincidindo com a programação das emissoras afiliadas, a grande reivindicação dos fãs segue a mesma. Afinal de contas: o que aconteceu com os episódios perdidos?

        Nesse meu espaço, irei listar cada um dos episódios chamados perdidos e tentarei colocar uma possível causa para o seu cancelamento. Algumas são até absurdas, mas algum motivo deve haver para terem saído do ar. Pode haver questões "ocultas" que nós nunca saberemos, como a não-renovação de direitos ou a deterioração dos episódios. A princípio, não considero tais hipóteses.

        Coincidentemente, o fim da maioria desses episódios ocorreu em 1992, quando houve uma grande revolução no Chaves: vários episódios foram cancelados, alguns voltaram após 4 anos de ausência e outros inéditos (do lote que passou aos domingos em 1990) foram incluídos. Bem, mas vamos à lista dos perdidos:

O velho do saco parte 3 versão 2: Episódio do lote de 90, a continuação da versão que passa hoje. A única causa possível são as cenas violentas do episódio, pois vários personagens são atingidos pela bola de boliche.

O cachorrinho: Também do lote de 90. Episódio que pode incentivar o sado-masoquismo, já que Chaves passa todo o episódio obedecendo as ordens da Chiquinha, imitando um cachorro. Além disso, são cantadas duas músicas, o que parece não agradar muito ao SBT.

Uma epidemia de gripe versão 2: Também do lote de 90. Segunda versão da lavagem do carro do Sr. Barriga. Conta com a participação da Chiquinha ao invés do Quico. Mesmo esta versão sendo mais recente, o SBT (assim como os telespectadores) prefere o Quico à Chiquinha.

Jogando bola: Lote de 90. Chaves e Quico jogam bola no pátio. Episódio antigo, cuja terceira parte se assemelha com o episódio das Estatísticas (Seu Madruga e Sr. Barriga são atropelados no final).

O radinho do Quico: Lote de 88, cancelado em 92. Quico engole um radinho, as crianças podem querer fazer o mesmo.

O primo do Seu Madruga, o Seu Madroga: Lote de 88, cancelado em 92. Versão mais antiga do episódio em que o Quico é preso na caixa. Preferência por Chiquinha e Seu Madruga ao invés de Nhonho e Seu Madroga, que nunca mais apareceu.

O chiclete grudou no chapéu: Lote de 88, cancelado em 92. Seu Madruga e Professor Girafales acertam socos em Quico, uma criança. O Professor arremessa (sem querer) o charuto que vai parar na boca do Quico, uma criança, que "dá uma tragada". Pode incentivar crianças a fumar. Além disso, Chaves destrói um chapéu, o que também pode dar mau exemplo.

O fantasma do Sr. Barriga: Lote de 84, cancelado em 92. O fato de um fantasma voltar do além para se vingar pode assustar as crianças. Além disso, é um episódio muito violento, com várias pancadas, principalmente no Sr. Barriga e no Prof. Girafales.

As panquecas da Dona Clotilde: Lote de 84, cancelado em 92. Chaves e Chiquinha comem uma bandeja cheia de panquecas e ficam com barrigas enormes (na vida real, se isso acontecer, uma pessoa pode ganhar uma enorme indigestão). Quico fica com uma panela fervente nas mãos por mais tempo do que o costume. Além disso, apanha injustamente tanto do Chaves quanto do Seu Madruga.

O mistério dos pratos que desaparecem partes 1 e 2: Lote de 88, cancelado em 92. Mais uma vez as assombrações são as vilãs. Aquela sessão espírita pode ser assustadora para uma criança. Outros motivos: Quico, uma criança, acerta de propósito um soco em Seu Madruga, um adulto; Quico confessa que matou um passarinho com um estilingue; os episódios são muito longos, cerca de 26 minutos cada; entre outros.

Quico doente versão 1: Lote de 84, cancelado em 92. Há uma versão mais nova no ar, com a participação da Chiquinha (apesar de não contar com Seu Madruga). Outro motivo é a violenta martelada que Quico acerta em Seu Madruga, uma das pancadas mais violentas já ocorridas nos programas do Chespirito.

Os balões levam o Chaves / Don Quixote / Procurando emprego: Lote de 88, cancelado em 92. Episódios muito antigos e curtos (menos de 10 minutos cada), que não agradam ao SBT. As crianças podem imitar o Chaves e tentar voar usando balões. Quanto aos outros dois episódios, foram cancelados porque o SBT não quer outros personagens misturados com o Chaves. Isso se repetiu em vários episódios listados a seguir.

O mendigo da praça / O homem da roupa velha / A moeda perdida: Lote de 88, cancelado em 92. Os mais antigos episódios exibidos no Brasil (dos quais o SBT parece ter verdadeiro horror). O primeiro não é de Chaves. No segundo, Seu Madruga bate em Chaves com uma colher. O terceiro é parecido com o final de "O Livro da Chiquinha".

Chespirito é mordomo / A tinta versão 1: Lote de 88, cancelado em 92. O primeiro não é de Chaves. O segundo tem uma versão mais atual e completa no ar (40 minutos ao invés de 15).

Os toureiros versão 1: Lote de 88, cancelado em 92. Há uma versão mais atual no ar. Além disso, Seu Madruga dá um soco em Quico, de propósito (isso também ocorre na Casinha do Quico, mas por acidente).

A pichorra: Lote de 88, cancelado em 92. Episódio antigo e longo, com cerca de 25 minutos. Às vezes, a dublagem fica mais baixa do que o normal (na festa, especificamente). Chaves estrangula Quico com a corda da pichorra, e Seu Madruga com um lenço. Chaves acerta o Sr. Barriga com um porrete, e o deixa com a cabeça enfaixada. No final, Dona Florinda solta a pichorra (que é pesadíssima) em cima do Seu Madruga.

A volta da Chiquinha versão 2: Lote de 84, cancelado em 92. Apesar de ser mais nova do que a versão atual, o SBT escolheu a mais antiga por dois motivos: primeiro, porque o SBT comprou a mais antiga por último; segundo, porque a versão que está no ar é a verdadeira volta da Chiquinha, nessa a volta é apenas depois de um fim de semana.

Caçando Churruminos: Lote de 88, cancelado em 92. Chaves destrói o restaurante de Dona Florinda. Além disso, pode dar mau exemplo: todos podem querer capturar uma mosca para comer de graça.

Os insetos do Chaves versão 1: Lote de 84, cancelado em 92. Há uma versão mais atual no ar. Além disso, nessa versão, Chaves lambe um ferro de passar ligado, Seu Madruga coloca o mesmo ferro nas costas de Quico e, no final, Seu Madruga toma gasolina e logo em seguida acende um charuto, o que provoca uma explosão.

O dinheiro perdido versão 1: Episódio muito antigo, com a duração de apenas 13 minutos e sem a participação da Dona Florinda. Há uma versão muito mais recente no ar.

Chaveco em: Os ladrões e a velhinha policial / Barquinho de papel versão 1: Lote de 88, cancelado em 92. O primeiro não é de Chaves. Quanto ao segundo, há uma versão mais atual e completa no ar, com a participação da Dona Clotilde.

Chaveco em: Os ladrões assaltam o homem / A banda na vila versão 1: Lote de 88, cancelado em 92. O primeiro não é de Chaves. O segundo, em alguns momentos, é parecido com "Uma Aula de Canto".

Chaveco em: Os ladrões assaltam a casa da velha / Chaves joga beisebol: Lote de 88, cancelado em 92. O primeiro não é de Chaves. E beisebol pode ser considerado um jogo violento para crianças pequenas (há pancadas com o taco e com a bola).

Não sujar a roupa do Kiko / O marinheiro enjoado: Lote de 88, cancelado em 92. O primeiro, além de ser muito antigo, apresenta uma versão mais atual no ar. O segundo não é de Chaves.

O homem da roupa velha versão 1 partes 1, 2 e 3: Lote de 88, cancelado em 92. Há uma versão mais atual no ar, com a Chiquinha (embora a terceira parte da segunda versão tenha sido cancelada também).

Por ora é isso, amigos. Na próxima coluna postarei as prováveis causas do sumiço do restante dos episódios perdidos. Até a próxima!

 

Eduardo (Rufino Rufião)

elkhartlake@bol.com.br