Siga o Mestre no Twitter

25 ANOS DE "CHAVES" NO BRASIL E 10 ANOS DE MEIO CH NA INTERNET


A dupla comemora o jubileu de prata, juntamente com o link do primeiro site CH que conheci, em 2000

            E as séries CH chegam ao jubileu de prata em terras tupiniquins. Foi num dia 24 de agosto de 1984 (ainda que haja alguma controvérsia quanto à data certa) que o telespectador brasileiro, ligado no programa do Bozo, se deparou, estupefato, com um estranho programa que apresentava adultos interpretando crianças, aliada a uma dublagem ainda tosca, marca do primeiro episódio de "Chaves" exibido pelo SBT: "Caçando Lagartixas".
            Tanto que até hoje, quando eu o assisto, assim que desponta Seu Madruga lavando roupa e cantando (primeira cena do episódio), procuro me sentir na pele de um telespectador da época e acompanho todo o desenrolar da história e as atitudes dos personagens como se eu estivesse presenciando tudo aquilo pela primeira vez. Já que, mesmo com aquela dublagem piloto que torna-se-ia "cult" entre os fãs (leia-se "Não se diz cagueta, se diz chupeta", "Pegue esse charuto e me dê esse estilingue", "Te pago um sorvete" e "Ora, o que é isso Quico?"), a série teve sequência na programação, ganhou cada vez mais força e aceitação, mais episódios foram adquiridos, gerações aderiram à Chavesmania...e hoje o namoro dos personagens de Roberto Gómez Bolaños com o público brasileiro completa 25 anos e se solidifica cada vez mais. 


"Caçando Lagartixas" e "O Cleptomaníaco" deram a largada para um grande caso de amor entre CH e brasileiros

            Ah, e simultaneamente, enquanto o SBT estreava um menino com cara de senhor ostentando uma roupa encardida e segurando um estilingue em busca de lagartixas, no mesmo programa do palhaço que "trazia alegria pra vovó e o vovô", pela primeira vez deu as caras no Brasil um super-herói magricelo e atrapalhado, distante do estereótipo dos super-heróis tradicionais, que lidava com um cleptomaníaco na mansão de um milionário colecionador de selos no episódio que mais tarde ficaria conhecido como "Aristocratas vemos, Costumes não Sabemos". Era a estreia de "Chapolin" na emissora de Silvio Santos.


"Aí Vem Eles: Chaves e Chapolin". O pontapé inicial!

            Aproveitando o gancho desta data comemorativa, convém lembrar que 2009 também é o ano em que o meio CH na Internet completa uma década de atividades. Pouco se sabe sobre a Internet daqueles tempos paleozóicos de conexão à lenha, principalmente se havia algum site chavesmaníaco antes de 1999. Mas, oficialmente, consideramos o dia 20 de setembro de 1999 como o primeiro da história do meio CH online através da fundação do "Aí Vem Eles, Chaves e Chapolin", o site que acabou se tornando o pai de todos os demais que viriam com o tempo, numa proporção gigantesca. O site comandado por Cleotais (que se mantém até hoje no ar com o nome de Chespirito Web) inspirou as centenas de páginas que surgiriam no início do novo milênio, dando impulso a um boom de sites CH que caracterizou a primeira metade da década. 
            Vamos recordar algumas daquelas páginas? Infelizmente muitas não estão mais entre nós, mas lá vai: Aí Vem Eles, Chaves Online, Tinha que ser o Chaves!, Tributo a Chespirito, Chapolin & Chaves Brasil, Mundo Chespirito, O Mundo Chavesmaníaco, Chespirito BR, Turma CH, Portal Chespirito, Chaves Online 2, Chaves na Web, Chespirito World, Tangamandápio Online, Planeta Chaves, Casa CH, Seu-Madruga, Sempre Seu Madruga, Chiquinha Brasil, Chavolim, Chespirito News, Turma do Chaves, Lista de Episódios CH, Chespirito.org, Vila do Chaves, Point do Chaves, Portal Chaves, Chavesmania, Site do Fã-Clube Chespirito-Brasil, Homenaje al Chavo del Ocho, Chaves Web, El Chavo Brasil, Chaves do 8 Home Page, Chaves del 8, Clube do Chaves, Portal do Chaves, Barril da Vila, Cantinho do Chaves, O Dono da Vila, CH500, Danizinha.org, Vídeos CH, Club do Chaves, Fórum Único Chespirito, Fórum Chaves, Chespirito Web, Chespirito y Companhia, Redação CH, Blog do Berry, Fórum Chaves Online, Fórum Feio Forte e Formal, Fórum Turma do Chaves, Fórum do Fã-Clube Chespirito-Brasil e muitos outros que não me recordei no momento, mas que também construíram a história do meio CH na Internet.


Logotipo by BrunoSamppa: relembrando os bons tempos

            Com o objetivo de celebrar essas duas datas magnas do meio CH tanto na TV quanto na Internet, o Antônio Felipe (webmaster do antigo Chiquinha Brasil) sugeriu que eu realizasse um "Melhor de Todos", baseado na tradicional enquete que comandei nos anos de 2002 e 2005 que elegeu os melhores episódios das séries CH. Dessa vez, a enquete escolheria os melhores no meio CH da Internet. Feito o carreto, eis as listas dos melhores da história de 10 anos de meio CH nos quesitos Site, Webmaster, Colunista, Moderador e Momento Inesquecível. 33 pessoas participaram da eleição. Isso que teve mais gente que recebeu meu e-mail ou mensagem, mas que não respondeu... Clique aqui para ver a relação dos votos.


Chespirito BR: o melhor site CH de todos os tempos

            Melhor site: A disputa foi acirrada contra o Turma CH/Portal Chaves. Tanto que a vitória da Chespirito BR foi por apenas três votos. O site, fundado em maio de 2001 por Le0brAsil e Lucas Calvin, mantém-se até hoje na ativa. Um de seus fundadores, Le0brAsil, enfatiza: "A Chespirito BR revolucionou o meio CH sendo o primeiro site com colunas e multimídia". Nos primeiros tempos, a página tinha um fórum bastante acessado. Este serviu de embrião para o Fórum Único Chespirito (FUCH). Foi também um dos primeiros que soube aliar bom conteúdo escrito à adição de episódios em boa qualidade, logo após o boom da banda larga a partir da segunda metade da década. Placar: CHBR 13x10 Portal Chaves (Turma CH). O Tinha que ser o Chaves! teve seis votos e foi o terceiro mais lembrado. Com dois votos, aparecem Aí Vem Eles/Chespirito Web, FUCH e Mundo Chespirito. Outros cinco sites foram citados.


Joanilson: o melhor webmaster

            Melhor webmaster: Quando Le0brAsil e Lucas Calvin deixaram de comandar a CHBR, a dupla soube escolher bem seu sucessor para manter o belo trabalho do tradicional site. Este é João Calandreli Filho, o popular Joanilson, que venceu Andy e Cleotais por um voto (seis contra cinco). Com a alcunha de Anti-SBT, chegou a comandar um site de mesmo nome, que protestava contra o cancelamento das séries CH na época, além de criticar outras atitudes da emissora do Titio da Caixinha (obrigado!). Com o tempo, nick e site Anti-SBT foram aposentados e Joanilson assumiu a CHBR, comandando o site em seu momento mais áureo, entre 2005 e 2007, época do boom de vídeos de episódios em excelente qualidade, com o crescimento das conexões de banda larga. "Joanilson foi o melhor pelo período de atualizações constantes e pelo cuidado que teve com o site", lembra Thiago Oliveira Pereira, o Don Juan Thiago. Joanilson também comandou o site O Dono da Vila (em homenagem ao Seu Barriga). Até hoje Joanilson se mantém na CHBR, ainda que com atualizações menos frequentes com relação a outros tempos. Placar: Joanilson 6x5 Andy/Cleotais. Com quatro votos, Mestre Maciel ficou em quarto lugar. BrunoSamppa (Mundo Chespirito) recebeu três indicações. Com dois votos, também foram lembrados Evandro Leopoldino (Turma do Chaves), Igor C. Barros (Tinha que ser o Chaves!) e Le0brAsil (CHBR). Outros sete webmasters foram mencionados na votação.


Mestre Maciel: o melhor colunista

            Melhor colunista: Com muita honra e orgulho, fui agraciado com este título. A Coluna do Mestre e o ChaPapo, ambos existentes desde 2002 (estreando na CHBR e em seguida se transferindo para o Turma CH-Portal Chaves), renderam 24 votos dos 33 participantes. "Mestre Maciel é o melhor por aguentar fazer isso até hoje", diz Lucas Cardoso Alvares, o Lucas Calvin. Já Thiago Oliveira Pereira (Don Juan Thiago) acrescentou: "Ele não economiza nas análises, descrições e críticas feitas, sempre com muito bom senso e inteligência". Só tenho que agradecer o carinho e a aceitação de todos, pois tal reconhecimento é algo que não tem preço (parafraseando aquela campanha de cartão de crédito). Gustavo Berriel, com quatro votos, foi o segundo colunista mais lembrado por seus textos assinados em sites como O Mundo Chavesmaníaco e Turma CH. Placar: Mestre Maciel 24x4 Gustavo Berriel. Outros cinco colunistas foram citados na enquete.


Spider: o melhor moderador de fóruns CH

            Melhor moderador de fóruns CH: É uma categoria de muita responsabilidade, pois um moderador precisa comandar um fórum postado por dezenas de usuários constantemente sempre movimentado, e impor ordem em grupos de discussão é algo complicado, ainda mais lidando com numerosos internautas cujas faixas etárias geralmente ainda estão longe da adulta. Pois tivemos um páreo duríssimo entre dois moderadores: José Rodolfo Tadeu Vieira da Silva, o Spider; e Fábio Barbano Martins, o Fabão. O páreo foi voto a voto, mas no final deu Aranha. Spider triunfou por oito votos contra sete de Fabão. José Rodolfo não tem o nick inspirado no Homem-Aranha, ao contrário do que muitos imaginavam: surgiu de repente, quando teve a ideia de usar em um chat o nick Spider. O apelido pegou e até hoje Spider comanda a moderação do Fórum Único Chespirito. "Graças a ele, o FUCH deixou para trás o anacronismo das eleições por chapa e garantiu uma espécie de 'democracia participativa' nas eleições, além de ter participado da consolidação do fórum em 2005", lembra Antônio Felipe. Placar: Spider 8x7 Fabão. Andy foi o terceiro moderador mais mencionado com quatro votos, enquanto Eduardo Rodrigues recebeu dois. Outros 11 nomes foram citados na enquete.


Episódios inéditos de Chapolin: o melhor momento dos 10 anos de meio CH

            Melhor momento do meio CH desde 1999: Dois momentos foram bastante celebrados pelos votantes. Com 15 votos, a volta de episódios perdidos e a estreia de inéditos de "Chapolin" foram os acontecimentos mais relevantes nesses 10 anos de meio CH na Internet. Entre 2005 e 2008, seis perdidos mais 46 inéditos (incluindo esquetes) deram as caras no SBT, para delírio dos chapolinmaníacos. Obras-primas então canceladas como "O Louco da Cabana", "A Peruca de Sansão" e "Juleu e Romieta - parte 2", além de preciosidades então inéditas no Brasil como "Don Juan Tenório", "O Transplante de Mão" e "De Noite, Todos os Gatos Fazem Miau" movimentaram como nunca o meio CH. "Até hoje parece que foi um sonho", emociona-se José Rodolfo, o Spider. Em segundo lugar, com 12 menções, despontou a primeira quinzena de setembro de 2003, que num repente fez retornar oito episódios perdidos de Chaves como "O Fantasma do Seu Barriga", "A Chirimóia" e "Chifrinhos de Nozes", além da histórica visita do ator Edgar Vivar, o intérprete de Seu Barriga e Nhonho, ao programa "Falando Francamente" comandado por Sônia Abrão no dia 11. Com direito à presença do hoje falecido dublador Mário Villela nos estúdios do SBT, pegando a todos de surpresa. "Ninguém esperava por isso. Mostrou que do SBT poderíamos esperar tudo", diz FooCH. Placar: Inéditos de Chapolin 15x12 Quinzena de Setembro de 2003. Com três votos, ainda foram lembrados os eventos CH promovidos pelo Fã-Clube Chespirito-Brasil, marcados pela reunião de dubladores CH que reproduziam diálogos dos personagens, causando o maior "frisson" entre os fãs. Foi bem citado também, com duas menções, a criação do Fórum Único Chespirito (FUCH).
            É isso aí, galera! E que os próximos 10 anos sejam ainda melhores que os primeiros. E alguém duvida de que, daqui a 25 anos, "Chaves" ainda estará no ar? Eu não! 
Clique aqui para ver a relação dos votos.

MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ
As últimas do meio CH

Nosso colunista Antônio Felipe pode ter realizado uma das maiores descobertas dos últimos tempos no meio CH: o paradeiro então desconhecido de Ana Lilian de la Macorra. Nesses 10 anos da magia de Chespirito na Internet, praticamente todas as dúvidas e curiosidades que tínhamos sobre as séries foram solucionadas e saciadas, respectivamente. Mas uma pergunta insistia em pairar no ar: por onde andava a mais popular intérprete de Paty? Não havia nenhum registro sobre a atriz, tampouco sabia se ela estava viva... até que o autor do "Diário do Seu Madruga" aqui no site descobriu: Ana Lilian de la Macorra virou psicóloga, com uma série de artigos publicados. A foto ao lado é a que está em seu perfil no Facebook, o que comprova que é ela mesma! Uma grande notícia que celebra ainda mais a primeira década do meio CH na net e, por que não?, também o jubileu de prata de "Chaves" e "Chapolin" no Brasil.

Em comemoração aos 28 anos do SBT, o belíssimo "SBT Repórter" exibido na última quarta (19/8) que recordou a história da emissora citou a importância das séries de Chespirito logo no início do programa. E o que é melhor: "Chapolin", outrora sempre ignorado, também foi lembrado com imagens do episódio do Leonardo Da Vinci. Evidente que "Chaves" recebeu destaque, com cenas de episódios como "O Álbum de Figurinhas" e "Os Inseptos - versão 1". Sobre este último, foi utilizada a mesmíssima cena aproveitada no especial exibido em 2001 no mesmo "SBT Repórter", que lembrou as séries por alguns minutos em um especial sobre o México (cena reproduzida à direita). Nem precisa dizer que, sobre "Inseptos", o episódio continua perdido... Mas parabéns SBT!  Imagina a festa daqui a dois anos, quando celebrar trintão...

"Chaves" voltou a ser apresentado em rede nacional no dia 3 de agosto, às 18h30min. Como esperado, a emissora pôs a saga de Acapulco para marcar o retorno do programa em todo o Brasil. O que me causou espanto foram as edições de som feitas pela emissora... para suprimir a palavra "Guarujá" na segunda parte da saga. Até quem não é tão fanático pelas séries sabe que a equipe da dublagem optou por "transformar" Acapulco na praia paulista. Tudo bem que foi uma ideia infeliz, mas já fazia parte do folclore chavesmaníaco. Mas eis que o SBT tentou corrigir a lambança... fazendo uma lambança pior ainda. No momento em que Chiquinha (dublada por Cecília Lemes) e Professor Girafales pronunciam originalmente "Guarujá", a fala foi substituída por "Acapulco" nas vozes de Sandra Mara e Osmiro Campos com a nítida percepção de edição de falas do primeiro episódio da saga (com direito até à trilha sonora na voz de Osmiro, da música de encontro do Professor com Dona Florinda). Tanto que a emissora cortou a sequência em que Mestre Linguiça pronuncia "Guarujá" enquanto discursa relacionando as qualidades da praia com a moça de biquíni, só porque o nome da praia paulista mais uma vez aparece no diálogo. Sem contar a façanha de misturarem, numa mesma fala, as vozes das duas dubladoras da filha do Seu Madruga... Agora o SBT exibe o episódio com essas edições toscaças de som quando a saga em Acapulco é apresentado com intervalos. Nada a ver! Queremos a volta de Guarujá em Acapulco!!!!

Agora este colunista quem vos fala tem Twitter. Quem quiser me seguir, acesse www.twitter.com/marcoandrews, dá um "Follow" e conviva com meus comentários diários sobre as séries e outros assuntos gerais. Aproveitando: siga também Daniela Beyruti, presidente do SBT e primogênita do Titio da Caixinha (obrigado!), pelo http://www.twitter.com/Danibey. Aproveite e mande o seguinte recado pra ela: VOLTA CHAPOLIN!!!! É o que estou fazendo diariamente...

E, por fim, não deixe de responder ao Vestiba Portal Chaves. É a grande chance de você ganhar um box de DVD's exclusivo do nosso site. Confira todos os detalhes sobre como participar, os episódios dos discos e, o principal, as perguntas do Vestiba clicando aqui. Serão aceitos gabaritos enviados até às 23:59 do dia 15 de setembro. Portanto, boa sorte, galera!

Mestre Maciel

marcofelgueirasmaciel@gmail.com