CHALOUCO E CHOCOLATE: A POLÊMICA DOS NOMES


Do que nossos amigos escaparam...

             Aqui estou eu publicando a segunda coluna em duas semanas, lembrando os tempos de CHBR, quando as colunas eram semanais. Pra quem não sabe, a Amazonas Filmes irá lançar, no fim do ano, o primeiro box de DVD's dos seriados CH. A caixa incluirá três DVD's: um de Chaves, outro de Chapolin e mais um de Chespirito e seus personagens Pancada, Chaveco e Dr. Chapatin. E todos os episódios serão inéditos no Brasil ou perdidos. Os usuários do FUCH (Fórum Único Chespirito) Gustavo Berriel, Valette Negro (estes dois, colunistas do Turma CH), Lippe e Nightmare estão há aproximadamente um mês acompanhando as dublagens no estúdio Gábia, em São Paulo, e periodicamente divulgam as novidades do projeto no fórum. Segundo Berriel, serão ainda lançados outros DVD's, totalizando assim 6 de Chaves, 8 de Chapolin e 10 de Chespirito.


Capa provisória do Chaves

             Entre as tantas notícias sobre as dublagens dos episódios a serem colocados nos DVD's, surgiu uma bombástica: a Amazonas Filmes não queria manter os nomes Pancada e Chaveco para, respectivamente, os personagens Chaparrón Bonaparte e Chompiras. Então, Lippe teria sugerido à produtora os seguintes nomes: CHALOUCO para Pancada e CHOCOLATE para Chaveco. A Amazonas Filmes teria concordado e os novos nomes do verme louco (lembrando o episódio da Arca de Noé) e do ladrão regenerado seriam estes. Chalouco, na minha opinião, não cairia mal. É até melhor do que o nome Pancada (aposto que, se o nome "Pancada" fosse escolhido hoje, seria tão criticado quanto Chalouco). Agora, Chocolate é simplesmente ridículo.
             O que aconteceu? Valette Negro postou no FUCH a notícia dos novos nomes. Os usuários a receberam como se a Terceira Guerra Mundial tivesse sido deflagrada. Como se algum crítico de TV dissesse que o sempre forjado Teste de Fidelidade do João Kléber é um programa mais educativo do que Chaves. Como se alguém considerasse Zezé Macedo mais bonita do que Manuela do Monte (ah, minha diva...). Um caos total para os chavesmaníacos do FUCH. O mundo, para eles, havia acabado. Não faria nenhuma diferença se Osama Bin Laden mandasse aviões se chocarem com o Cristo Redentor e ele ir abaixo, ou se a gripe aviária chegasse por aqui, ou até mesmo se o Brasil perdesse o hexa na Alemanha no ano que vem para Togo, mesmo com três jogadores a mais e com um gol de mão, aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação...
             As críticas dos usuários foram duríssimas. Gustavo Berriel (juntamente com Valette e Lippe) pela primeira vez na vida foi hostilizado! Nosso querido guerreiro, o Homem dos Eventos CH, foi tachado de irresponsável por ter permitido a mudança de nomes. Muitos já estavam admitindo não querer mais comprar o box assim que ele fosse lançado. Enfim, os chavesmaníacos se sentiam com um punhal cravado nas costas.


Capa provisória do Chapolin

             Até que veio a confissão: era brincadeira! Tudo não passara de uma piada a fim de descontrair o chavesmaníaco. Chalouco e Chocolate, definitivamente, não seriam os nomes de Pancada e Chaveco, que deverão ser chamados no DVD pelo nome original: Chaparrón e Chompiras. Para mim, uma brincadeira saudável. Morri de rir quando soube que o que antes era fato havia se tornado um boato com M de mentira. Só que a galera do FUCH não entendeu assim! Parecia que a coisa havia piorado. O ventilador, antes na potência média, foi ajeitado para a máxima. Os chavesmaníacos se sentiram como os gauleses num suposto momento de maior temor, com o céu caindo sobre suas cabeças (lembrando Asterix). Cada um dos esclerosados fãs de Chespirito tiveram seus quês de policiais na favela da Rocinha ao se deparar com traficantes: faziam questão de meter bala!
             A piada ao meu ver cômica, saudável, e até comparada com o humor são, lindo, divertido e que não ataca ninguém (parafraseando Maradona) dos nossos amados seriados CH, foi interpretada como uma do apelativo Zorra Total, cuja tônica é o cara dizer que a mulher é gostosa para aí as gargalhadas serem ecoadas. Parecia que estávamos num front de guerra. Dava a impressão de que os péssimos tempos de rivalidade entre Cleotais e a CHBR haviam tido um amargo regresso. Não só o autor da brincadeira, Lippe, como também Gustavo Berriel e Valette Negro tomaram uma suspensão de um mês do FUCH. Eu falei Berriel e Valette, nossos queridos amigos que só fizeram o bem para o chavesmaníaco. Que é isso??? Tudo bem que não gostaram da piada, mas suspender ambos já é um pensamento retrógrado, de quem não tem senso de humor. Eu, que sou fanático pelos seriados, tudo bem... Não gostei nem um pouco do nome Chocolate para Chaveco. Mesmo assim, toquei pra frente a vida e continuei com meus projetos numa boa, ao contrário de nove entre dez usuários do FUCH, que passaram a desejar ser asfixiados na guilhotina, para depois os mandarem para a penitenciária (segundo Chiquinha e Chaves em "Seu Barriga Fantasma"). Depois que dei por conta de que tudo não passou de brincadeira, só imaginei como seria engraçado ouvir Chompiras-Beterraba-Chaveco ser batizado de Chocolate. Infelizmente, a bola de neve da irritação, inexplicavelmente, cresceu de forma gigantesca. Sem necessidade, pessoal!


Capa provisória do Chespirito

             Galera, gosto muito de vocês! Vocês me respeitam e eu os respeito mais ainda! Mas tal estado de choque por uma coisinha de nada, essa autêntica tempestade num dedal d'água, olha: é assunto para psiquiatra! Seria uma boa cada um de vocês se deitar no divã e contar cada um dos problemas de suas vidas, o que os afligem tanto, enfim. Há outras coisas na vida além de Chaves, Chapolin e cia. Uma outra boa sugestão por minha parte é acender um incenso, colocar uma música daquelas new age, e meditar... meditar... meditar... Há tantas coisas para nos irritar, como os bombardeios no Oriente Médio, a população na África passando fome, as desiguladades sociais existentes no mundo inteiro, o mar de corrupção em Brasília... E vocês cabreiros, raivosos, revoltados... apenas devido à possibilidade de Pancada e Chaveco serem chamados de Chalouco e Chocolate. Já diria Jorge Ben Jor: take it easy, my brother Charles! Um comportamento extremamente ridículo. Maracugina resolve! Assim, as vacas podem ir pro brejo à vontade!
             Berriel, Valette e Lippe, muito engraçada a piada. Eu gostei e levei na esportiva, agi da maneira como todos deveriam fazer, o que lamentavelmente não aconteceu. E só pra concluir este desabafo, que creio que muitos não irão gostar, aos que deixaram claro que não comprariam o box em função dos novos nomes: eu compraria os DVD's até se chamassem o Chaves de Preta Gil e o Chapolin de Paulo Vilhena! Já diria Vilson Fernandes: e tenho dito!

MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ
As últimas do meio CH

Irei apresentar aqui os episódios que constarão em cada um dos DVD's, que já se encontram em pré-venda no site das Lojas Americanas. Clique aqui para dar uma conferida.

No DVD do Chaves, eis os episódios:
1. O homem da roupa velha
2. A moeda perdida
3. Peixe crú faz bem pra memória
4. A bandinha
5. O caçador de lagartixas

No DVD do Chapolin:
1. O descobrimento da Tribo Perdida
2. O vazamento de gás
3. O conde
4. O mini-disco voador
5. Folclore japonês
6. De médico, Chapolin e louco, todo mundo tem um pouco
7. O vampiro

No DVD do Chespirito:
1. O amigo defunto
2. O duelo (brincando de assaltante)
3. Como ganhar dinheiro dando algumas voltinhas
4. Paciente com dor nos rins
5. Grande prêmio
6. O quartinho mágico
7. Bagunça na recepção

O preço cobrado pelos três DVD's será de R$ 109,90 (preço bom, na minha opinião). O lançamento está previsto para o dia 26 de novembro e cada um dos três deverá ser vendido separadamente.

Uma notícia triste para os chavesmaníacos: Mário Vilela (dublador do Seu Barriga), com sérios problemas de saúde, precisou abandonar as dublagens. Segundo o usuário do FUCH Nightmare, ele havia feito apenas 30% do trabalho. Vilela será substituído por Fadu Costha (foto à direita), cuja voz é comum em animes como Pokemón e Yu-Gi-Oh. Na visão de Nightmare, Costha está se saindo muito bem, pois possui um timbre de voz forte, assim como Vilela. Vamos desejar uma boa recuperação ao nosso querido Mário Vilela e, sobretudo, boa sorte ao Fadu Costha nesta nova - e importante - empreitada!

Vilson Fernandes viu, pela emissora paraguaia Telefuturo (cuja imagem é a melhor de Foz de Iguaçu, pois assisti, durante minha estada por lá nas férias de julho, vários episódios em espanhol do Chaves na faixa "Vacaciones Animadas"), o filme "El Padrecito" de Cantinflas e com a participação de Angelines Fernández (a esquerda, na foto à esquerda). Vilson, que postou no FUCH fotos como esta, supõe que o filme seja de 1963. Assim, até hoje fico encucado com uma coisa. Neste filme, Angelines ainda está bonita, ostentando seu status de diva do cinema mexicano. Como será que deixaram, apenas dez anos depois, transformarem-na numa velha acabada e tachada de bruxa pelas crianças? Ou a maquiagem da Televisa era bastante eficiente ou a nossa eterna Bruxa do 71 envelheceu muito rapidamente. Lembrando que, na época das filmagens, Angelines tinha seus 50 e tantos anos, mas sua personagem aparentava ter mais de 70.

Mestre Maciel

marcofelgueiras@ig.com.br