OUTRA SEÇÃO DA COLUNA (clique o nome para visitá-la):  MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ

OS RESULTADOS DO PRÊMIO RAMÓN VALDEZ

            O assunto da coluna está até um pouco desatualizado, mas é porque, nos últimos dias, andei ocupado com as provas da faculdade. Até agora estou batalhando para me livrar das cadeiras do Segundo Semestre de Jornalismo da PUCRS. Mas sempre descolo um tempo vago para a nossa coluna, até porque assunto é o que não falta. Sobre a nova saída de Chaves da programação, ocorrida no dia 22 de maio, sem comentários... Gustavo Berriel é membro da família Turma CH e Vílson Fernandes está de volta ao site para reassumir a sua coluna, que teve uma única edição na época da fundação do Turma CH, há exatos dois anos.

            Com grata surpresa recebemos a notícia de que vencemos dois quesitos do Prêmio Ramón Valdez. Um deles, o mais importante sem sombra de dúvida: o de melhor site CH. Também arrematamos o "prêmio" de melhor conteúdo entre todos os sites que homenageiam Chespirito. Daqui a pouco debato os resultados de quesito por quesito. Mesmo com os nossos sucessivos problemas no servidor, o Turma CH continua sendo o melhor pelo voto popular. Assim como o nosso site, o Portal Chespirito e o SempreSeuMadruga também venceram dois quesitos. Mundo Chavesmaníaco e CHBR conseguiram vencer um quesito cada um.

            Realmente esperávamos terminar de mãos vazias a premiação, pois o Fandeco, competente organizador do Prêmio RV, mandou-me, ao longo da votação, duas parciais onde o Portal Chespirito liderava praticamente todos os quesitos de maneira disparada. O SempreSeuMadruga geralmente ficava em segundo lugar. E o Turma CH disputava a terceira colocação com a CHBR em quase todos os quesitos, porém muito atrás dos dois primeiros sites. Thyago Louzada vem fazendo um excelente trabalho no seu Portal Chespirito, tanto que, na minha projeção da coluna anterior, lhe enchi de elogios e coloquei seu site nas melhores colocações. É que há a suspeita de sabotagem na votação, ou seja, a mesma pessoa pode ter votado em um mesmo site por várias vezes, o que faz com que uma enquete perca a sua validade por totalmente. As enquetes do enquetes.com.br perdem extrema importância com isso, pois um internauta pode votar numa mesma opção quantas vezes quiser. Louzada e FPL15 (webmaster do SempreSeuMadruga) são suspeitos por terem forjado a votação, já que podem ter votado em seus respectivos sites por diversas vezes. Posso estar sendo injusto com os dois, e também posso adquirir muita mágoa pelo fato deles serem muito meus amigos. Mas que as duas parciais do Prêmio RV estavam atípicas, ah, isso estava mesmo. Praticamente todos os usuários do FUCH estão convictos de que houve sabotagem. E para esclarecer, eu só votei uma vez em cada quesito do Prêmio.

 

Duas grandes conquistas que merecem ser comemoradas

 

            O Turma CH deu uma senhora arrancada no final (quesito Melhor Site), e pode até ter acontecido o fato de algum puxa-saco do site ter votado na gente por diversas vezes no quesito Melhor Site, o que proporcionou a nossa arrancada e a nossa vitória. Enquetes no enquetes.com.br não são confiáveis. Fandeco planeja fazer a segunda edição do Prêmio RV no Segundo Semestre (deverá concorrer com o terceiro Prêmio CH do Pépe e mais um Troféu TaC). Recomendo que ele adote o sistema onde só possam votar aqueles que se cadastrarem na competição. O problema é que competições assim, por cadastro, proporcionam bem menos votos, pois muitos internautas ficam com preguiça de preencher dados atrás de dados. Mas, ainda assim, é o sistema de avaliação mais justo. Francamente não era necessário ocorrer tais sabotagens (isso se elas ocorreram realmente), até porque todos os sites tinham potencial para vencer o Prêmio sem precisar apelar para tal ato lamentável.

            Sem mais delongas, vamos avaliar os resultados finais dos quesitos:

 

Turma CH: mais uma consagração

 

            MELHOR SITE - Na minha coluna anterior, disse que o Turma CH disputaria o título pau-a-pau com a CHBR e a esta concedi o favoritismo. No fim, vencemos o site de Alma Negra quase pelo dobro de votos (apesar de nossa arrancada no final ter sido muito suspeita). Surpresa mesmo foi a segunda colocação do Portal Chespirito. Pensei em colocar, na minha projeção, o Portal em terceiro. Mas achei que estaria exagerando. Fiquei ciente de que o pessoal não iria reconhecer tanto o trabalho maravilhoso que Louzada vem fazendo. Mas o Portal acabou em segundo lugar, muitos votos à frente da CHBR. Uma surpresa para mim positiva, mas acho que ainda não era hora do site ficar na frente da CHBR, que acabou tendo uma votação apática na competição. Nessas circunstâncias, a vitória do Turma CH foi justa. Ridículas e revoltantes foram a nona colocação do inigualável Tributo a Chespirito e a penúltima do Mundo Chespirito, site que, mesmo não atualizado há seis meses, é tão completo que nem precisa de atualização. O pessoal de hoje em dia só liga pra novidades nos sites CH...

            MELHOR CONTEÚDO - A revolução no conteúdo do Turma CH que lidero desde julho de 2003 fez com que nossa vitória fosse talvez a mais justa de todos os quesitos do Prêmio RV. Seções para lá de detalhadas, trabalhadas com carinho para a total satisfação do chavesmaníaco, consagraram o site no quesito. O SempreSeuMadruga é um site que faz de seu conteúdo exclusivo o seu ponto forte, mesmo assim sua posição (terceiro lugar) achei exagerada, assim como a segunda do Portal Chespirito. São sites que ainda estão em fase de crescimento e muito em breve poderão lutar definitivamente pelo posto de melhor site CH. Realmente não sei o que tiveram contra o Tributo a Chespirito, pois colocarem um site completíssimo em conteúdo como o TaC em sétimo... Merecia o vice. O Mundo Chavesmaníaco, site também bem completo, tinha de ficar com a terceira colocação (acabou em quarto). O Mundo Chespirito, mesmo sem atualizar há seis meses, poderia ficar em quarto (ou em colocação até melhor). Mas escorraçaram a bela página do Samppa para o 12º lugar entre 14 sites... A colocação da CHBR (5º) foi justa e o exageradíssimo sexto lugar da Chiquinha Brasil é pra ser comemorado pelo competente Chómpirras, pois o site também está em fase de crescimento e a página, pra mim, ainda tem de comer muito arroz com feijão para ganhar em conteúdo de dinossauros como TaC e Mundo Chespirito. Como disse anteriormente, o povo só liga para novidades...

 

Portal Chespirito: agradável surpresa

 

            MELHOR WEBMASTER - Mesmo com as suspeitas de sabotagem, a vitória de Thyago Louzada como melhor webmaster de sites CH foi muito comemorada por mim pelo simples fato da justiça ter sido feita. O Portal Chespirito pode não ser ainda o melhor site CH, mas o empenho de Louzada em melhorar e enriquecer o site já o faz merecer qualquer tipo de recompensa. As entrevistas com Mário Lúcio de Freitas, o grande parceiro do dublador Gastaldi, são uns dos maiores feitos da história dos sites CH. E a cada semana o Portal desponta com uma atualização para lá de qualificada. Disse em meu prognóstico (coluna anterior) que Louzada era o que mais merecia o título de melhor webmaster. Por isso, resultado justo. Acabei ficando com o vice, o que comprova que um bom webmaster não precisa ser um bom webdesigner (comando o Turma CH há um ano e meio e nem em sonho sei fazer aqueles design's coloridos e modernos). Ainda acho que o Alma Negra da CHBR deveria ficar com o vice pelo que ele vem fazendo na CHBR, adicionando vídeos de alta e baixa qualidade, além de fazer excelentes atualizações nas seções (contando, é claro, com a ajuda do competente e injustiçado Pépe, que não anda sendo muito lembrado pelos internautas, mas esse crescimento da CHBR se deve muito a ele). Gostei da terceira colocação do Felipe Reina (Mundo Chavesmaníaco) e a quarta do FPL15 (SempreSeuMadruga). Reina, mesmo sem atualizar o conteúdo de seu site há muito tempo (ele é bem completo, nem precisa de acréscimos), inova com suas enquetes bem criativas. FPL15 a cada semana aparece com uma mega-atualização em seu SSM. As injustiças, pra variar, ocorreram com o inigualável Bruno Pires (que cada vez qualifica mais seu TaC) e com o dedicado Samppa (crucificado por não atualizar o site, mas crucifiquem a hpg.com.br, que vive apagando o seu belo Mundo Chespirito).

            MELHOR SEÇÃO - Prevaleceu o bom senso do internauta nesse quesito. Eu, que esperava que os vídeos da CHBR fossem arrebentar, acabei ficando feliz ao ver a brilhantíssima seção "A Voz do Meio CH" levantar o troféu de melhor seção. Não só essa como as demais entrevistas concedidas por Mário Lúcio de Freitas revolucionaram o meio CH nos últimos meses, solucionando mistérios como a morte de Gastaldi, onde Freitas diz que foi devido a uma insuficiência respiratória (embora o povo CH ainda esteja bem cético quanto a isso, mas o melhor amigo do grande dublador do Chaves eu considero a melhor fonte para esclarecer o assunto). Os vídeos em alta e baixa resolução da CHBR ficaram na segunda colocação e a seção que Valette Negro escreve para o SSM (bela seção) acabou em terceiro. A surpresa negativa ficou por conta do Turma CH, que amargou uma sexta colocação com a sua belíssima seção "Curiosidades da Dublagem", onde várias histórias de quem faz as vozes nos seriados são contadas, além de todas as gafes da dublagem nos seriados estarem bem detalhadas. Francamente, a seção "Chore com a Chiquinha" do site Chiquinha Brasil ficar em quinto, melhor colocada do que a nossa detalhadíssima seção da dublagem, achei algo muito do estapafúrdio. Essas dicas de como chorar igual à filha do Seu Madruga têm na nossa seção "Variedades" e, no site do Chómpirras, se vocês olharem irão reparar que o texto das dicas fora "gentilmente cedido ao Turma CH", ou seja, "Chore com a Chiquinha" apenas complementa uma de nossas seções, mas só essa complementação bate nossas detalhadas "Curiosidades da Dublagem". Essa eu não entendi mesmo! E o Chespirito World e seus DVD's de Chespirito a disposição? Apostei num vice do site no quesito e terminou em nono com três míseros votinhos... Eu, hein?

 

SempreSeuMadruga: a revelação chegou pra ficar

 

            SITE REVELAÇÃO - Não preciso comentar nada. Era o único resultado anunciado. A evidente vitória do SempreSeuMadruga se dá por conta da qualidade do site, das atualizações e do conteúdo. O site está anos-luz à frente dos concorrentes no quesito, pois já pode ser considerado um dos sites CH de elite, de primeira linha. Os demais sites também são bons e muito brevemente poderão lutar por melhores feitos, mas ainda carecem de crescimento e mais experiência.

            MELHOR DESIGN - Realmente o design do SempreSeuMadruga está muito bonito com seu belo fundo cinza. O Portal também aparece muito bem com sua tonalidade azul-marinho. Mas eu ainda considero o melhor design o do TaC. O vermelho da página de Bruno Pires é perfeito, é um site que, só pelo seu visual, vale a pena ser constantemente visitado. Ficou em terceiro, mas muito atrás dos dois primeiros colocados (SSM campeão e Portal vice). A grande vantagem dos dois sites em relação aos outros evidencia as suspeitas de sabotagem na votação, pois é bem atípico os visuais de SSM e Portal massacrarem com tamanha diferença a beleza que é o design do Tributo a Chespirito. Chaves na Web surpreendeu, acabando em quinto lugar no quesito. O sétimo lugar do Turma CH foi justo, pois nosso visual simplório já está bem ultrapassado e anda recebendo algumas críticas dos internautas. O Chespirito World (de péssimo desempenho na votação) ficou em penúltimo no quesito. O resultado já surtiu uma brusca mudança: o design do site de Cheves mudou recentemente e pra melhor. Está muito mais bonito agora.

 

O Mundo Chavesmaníaco!: a interatividade é o trunfo

 

            SEÇÃO MAIS CRIATIVA - Vitória incontestável do Mundo Chavesmaníaco!. A seção Big Brother da Vila e seus derivados (Vila 2, BB do Chapolin) caíram nas graças da massa chavesmaníaca. A cada semana, um personagem dos seriados é eliminado, assim como ocorre no famigerado Reality Show Global. Só essa descrição já deixa a seção bem atraente, né? Parabéns a Felipe Reina, cuja cuca fervilha de grandes idéias para satisfazer os fãs de Chespirito. O Mundo Chavesmaníaco! triunfou por ser um site que sabe misturar como ninguém criatividade e interatividade. Agora, os dois sites que ficaram na frente do Turma CH no quesito conseguiram uma colocação para lá de exagerada. O Portal Chespirito ficou em segundo com a sua seção de Montagens, fornecidas pelo competente Yanmar, ex-colunista do Turma CH. Ora, se eu inscrevesse a nossa seção de Montagens na competição, ganharíamos fácil a segunda colocação, pois as montagens do Turma CH existem desde a nossa fundação e nela estão presentes mais de cem divertidas brincadeiras envolvendo nossos queridos personagens. Temos inclusive muitas montagens do próprio Yanmar. O Portal de Louzada recém está trocando as fraldas neste quesito, mas ele acabou por ser mais esperto, pois inscreveu uma seção onde a imagem está em primeiríssimo plano. E as montagens, pra quem já as viu, são para lá de cômicas, não é verdade? E o Chiquinha Brasil inscreveu no quesito "Seção Mais Criativa" o mesmo "Chore com a Chiquinha", cedido pelo webmaster Chómpirras ao Turma CH para servir de complemento para a nossa seção "Variedades". Mesmo assim, também derrotou a nossa excelente seção "Celebridades Citadas nas Séries", onde todos os artistas lembrados nos episódios pelos personagens são descritos, com fotos e tudo. Nada contra a seção do Chiquinha Brasil, que ensina de uma maneira engraçada como chorar igual à espertalhona filha do Madruguinha, mas ela ficou na frente de muitas seções bem mais trabalhadas e detalhadas (como os joguinhos do TaC e as biografias do Mundo Chespirito, como sempre esses dois sites tradicionais bastante ignorados pelos internautas).

 

CHBR: de favorita a decepção do Prêmio Ramón Valdez

 

            MELHOR COLUNA - No Troféu Tributo a Chespirito, realizado em fevereiro deste ano, a excelente coluna que H3170R escrevia para a CHBR levou apenas seis votinhos. Achei inexplicável tal acontecimento, pois sua coluna, ao lado da do Gustavo Berriel, da do Bruno Pires e da minha, era favorita ao título. A Coluna do Mestre, na ocasião, ganhou com 196 votos, 59 a mais que a do Berriel (na época no Mundo Chavesmaníaco! e que hoje faz parte da família Turma CH). Como o quesito seria repetido no Prêmio Ramón Valdez e Gustavo Berriel não concorreria devido à transição de sua troca de sites, achei que minha coluna ganharia sem qualquer dificuldade, já que ela é elogiada por todos (embora eu ache isso incrível, pois, na minha opinião, escrevo demais e tal ato torna a leitura chata e enjoativa). Porém, o que aconteceu foi praticamente um efeito contrário em relação ao Troféu TaC. H3170R, o mesmo que sequer fora lembrado na enquete anterior, levou, no Prêmio RV, o título para fechar com chave de ouro seu ciclo como colunista CH. Ele encerrou sua carreira por alegar não ter tempo para redigi-la, mas ele disse que pode voltar um dia a escrever para a CHBR. O título serviu para reparar o erro ocorrido quatro meses antes. Porém, denuncio aqui uma sabotagem ocorrida com as colunas do Turma CH. Não pode ter ocorrido outra coisa senão sabotagem. As colunas de nosso site sempre foram consideradas as melhores do meio CH. E, no final, nossos colunistas acabaram em posições inexpressivas. A Coluna do Mestre terminou em 9º com reles oito votos (H3170R ganhou com 47). O ChaPapo levou sete votos e acabou em 12º. As fenomenais colunas do Rufino e do Moncho encerraram em 13º e 14º respectivamente. E a do Andy acabou em 16º entre 19 colunas concorrentes. Acho que, pelo fato de eu ter considerado a minha coluna vencedora por antecipação, acabei adquirindo uma injusta rejeição por parte dos internautas, que resolveram não só votar nas minhas como nas demais colunas de nosso site. Só pode ter acontecido isso! O resultado acabou sendo muito esquisito. Bruno Pires acabou em segundo por sua coluna no Mundo Chavesmaníaco!, que recém estreou em substituição a do Gustavo Berriel. Sua tradicional coluna "Sale y Vale" ficou apenas na sétima posição. Quer algo mais esquisito? A coluna do Chómpirras, que estava sem site no momento da votação, empatou com a minha (8 votos) e ficou na frente do nosso elogiado e tradicional ChaPapo. Isso sem contar a coluna do Yanmar, que ninguém ligava na época em que estava no Turma CH. Foi só o mesmo se mudar para o Portal Chespirito para cair nas graças do público. Acabou na terceira colocação, com 27 votos. Na primeira parcial que recebi, Yanmar chegou a estar na primeira colocação. Vai entender????? DETALHE: O título de H3170R como o melhor colunista acabou sendo o único quesito ganho pela até então favorita CHBR, site que obteve uma atuação decepcionante nos demais quesitos do Prêmio Ramón Valdez.

 

            A maioria dos resultados acabaram por ser justos. Claro que, nesse tipo de enquete, muitos resultados esquisitos ocorrem, mas acho essas competições para avaliar os melhores sites CH importantes, pois os resultados incentivam aqueles que fazem suas páginas a manter o bom nível delas ou a melhorá-las mais, já que a satisfação do público é o que é mais avaliado e visto nessas enquetes. Algo que o internauta não goste na hora é corrigido. E também prevalece aquele ditado "Em time que está ganhando não se mexe", pois sites de bons resultados simplesmente continuam trabalhando do mesmo jeito de sempre. Talvez tenha sido este o motivo do seu, do meu, do nosso Turma CH ter levado o prêmio mais importante: o de melhor site CH, e pela segunda vez em quatro meses (vale lembrar mais uma vez o Troféu TaC).

            E as competições não cessam, hein? Só para o segundo semestre estão previstas três: o próprio Prêmio Ramón Valdez e sua segunda edição, o Prêmio CH de Pépe e o Troféu TaC do Bepê. Que concorrência, né? E é certo que o Turma CH vai estar em todas com o objetivo de competir de igual para igual com os excelentes sites que homenageiam de maneira sensacional nosso mestre Chespirito. As nossas vitórias são apenas meras conseqüências. O fato de nosso trabalho estar agradando aos chavesmaníacos sem dúvida é o nosso maior prêmio.

 

MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ

As últimas do meio CH

 

OUTRA SEÇÃO DA COLUNA (clique o nome para visitá-la):  O TEMA CENTRAL

 

Essa é pra você que gosta de samba e carnaval. Já está no ar o meu novo site sobre sambas-enredo, o SAMBARIO. O site dará um maior ênfase nos sambas-enredo cariocas, avaliando com uma competente equipe todos os sambas-enredo do Grupo Especial e do Acesso do Rio. O SAMBARIO também possui sambas para download e tudo sobre a história do carnaval, como os desfiles ocorrem, enfim, para quem curte a maior festa popular do mundo, o site é um colírio. Não deixem de conferir! Afinal, quem é chavesmaníaco também é bamba! www.sambario.v10.com.br .

 

O jogo Street Chaves é uma febre. Até na Folha de São Paulo apareceu, para se ter uma idéia. Pra quem não conhece, ele é um Street Fighter, mas com os personagens do Chaves como lutadores. É realmente cômico. A gente mais ri e se diverte em relação a se dedicar a aprender os melhores golpes e vencer as lutas. É hilariante. A foto ao lado é apenas aperitivo. A nova versão ganha um novo lutador, Seu Furtado, e novos cenários mais animados. Além disso, as lutas passam a ser eliminatórias. Conforme você ganha, enfrenta um lutador mais difícil na outra fase. E, para incrementar, antes e depois da luta final, famosos diálogos entre os personagens envolvidos na final garantem mais gargalhadas. Uma pena que ainda não tem a Pópis como lutadora. Há quem diga que também há uma versão onde Jaiminho e Dona Neves também lutam. Essa eu não conheço e nem sei se existe. Para baixar o jogo, clique aqui. São 5,4 MB e, pra quem tem conexão discada, vale a pena esperar. É diversão na certa! Parabéns ao pessoal do Cybergamba!

 

Sabe o filme do Pelé que tanto Chaves gostou e queria ver de novo no episódio do Cinema? Pois é, ele estréia no dia 25 de junho em todo o mundo (com 25 anos de atraso, já que o episódio é de 1979): Pelé Eterno. Muitos gols de sua carreira foram restaurados e estão reunidos no filme, além de inúmeros depoimentos. Deve ser bem bacana. Vou conferir! O fã de carteirinha de Pelé Chespirito já deve ter garantido o seu ingresso.

 

Já não bastava o Miguelito? A Rede TV! tenta emplacar mais um plágio de Chaves a fim de adquirir sucesso: o Vila Maluca. O programa tem estréia prevista para julho e deverá ser exibido no horário do almoço. Eu acho que o programa não irá agradar, afinal o nosso Chavinho é único, não é verdade? Pelo menos o impagável Marquinho (o que o que o quê, rapá, foto à direita), das hoje infelizmente extintas pegadinhas da emissora, já fora confirmado no elenco pela diretora artística da Rede TV! Mônica Pimentel. O pior é que nem sei se vou poder conferir o programa, pois a afiliada de Porto Alegre da Rede TV!, a TV Urbana, sempre tem problemas de sinal e ainda possui um turbilhão de programecos locais de imagem VHS. E falando em Marquinho, que lixo que ficou o programa do mala do João Kléber. Uma verdadeira cópia do extinto Hora da Verdade da Márcia. A diferença é que o falcatrua do JK é bem mais enrolão.

 

María Antonieta de las Nieves possui um hobby para lá de esquisito: coleciona cruzes. Possui uma centena delas. Sem dúvida, a casa de Chiquinha tem mais cruzes do que a Catedral de Londres ou qualquer outra igreja. Sua cruz favorita é uma de cor azul-rúbi. Faço duas exclamações quanto a isso: Cruz-credo! Cruzes!

 

O atacante da seleção do Chile Sebastián González, vulgo Chamagol, é fã declarado de Chaves e Chapolin. Tanto que comemorou um de seus gols com uma marreta biônica (foto à direita) e com uma camisa do Chapolin por baixo. No jogo de sua seleção contra a do Brasil pelas Eliminatórias, ele prometeu usar a marreta biônica novamente: "Claro, eu vim com tudo de Chespirito. Quero ganhar a oportunidade e se tiver a possibilidade de marcar, será uma alegria dupla". Uma pena que ele não fez gol, pois se marcasse, tal cena iria entrar para a história...

 

Duas enquetes interessantes foram feitas no FUCH, o Fórum Único Chespirito. Quais as melhores temporadas dos seriados Chaves e Chapolin. No Chaves, a temporada 1973-74 deu uma lavada nas demais. Tais anos se equivalem a episódios como Madruguinha, Ioiô (foto à esquerda), Choradeira na Vila, Espíritos Zombeteiros, Pichorra, Cofrinho do Seu Madruga... A vitória de 73-74 se deu pelos seguintes motivos, conforme a opinião dos chavesmaníacos: nesta temporada, ocorreram as primeiras versões da grande maioria dos episódios; Quico começou a se destacar de maneira a roubar a cena de Chaves; os episódios da época haviam mais diálogos; e que Chiquinha, depois de sua volta em 1975 no episódio de Presidente Prudente, só fazia número. Realmente nisso eu concordo. Com todo o respeito aos fãs da Chiquinha mas, por mais que seja carismática, ela não acrescentava nada a esses remakes das histórias de 73-74. A ausência de Chiquinha é sentida em episódios como o do Ioiô e os demais da temporada 73-74? Resposta da maioria: não! Isso já tá virando uma polêmica. Inclusive a mais nova coluna do Rufino Rufião relata o ano de 1974 como o de ouro do seriado Chaves. Para lê-la, clique aqui. A propósito, na enquete do Chapolin, a temporada 79-80 (de episódios como Botina, Festa a Fantasia e Estamos Aqui Pra Isso) surpreendentemente saiu na frente. Um usuário do fórum disse que Ramón Valdez e Carlos Villagrán, já ausentes em 1979 e 1980, pouco acrescentaram ao seriado. E minha mãe é uma bicicleta! Como falar isso se os mesmos interpretaram com maestria personagens como Super Sam, Quase Nada, Tripa Seca, o dentuço clone do Jerry Lewis, Pirata Alma Negra, Professor Baratinha... Apesar que Rubén Aguirre e Edgar Vivár também deram conta do recado, mas com menos expressão do que os inigualáveis Ramón e Carlos. A enquete do Chapolin é mais equilibrada, realmente nem sei em qual temporada votar.

 

Mais uma pra deixar o chavesmaníaco brasileiro chupando o dedo: "Segundo a agência latina Famapress, o seriado infantil "Chaves" é um dos programas mais vistos pela audiência chilena. Na quarta-feira passada, a série surpreendeu ao registrar 26.5 pontos de audiência no horário em que foi transmitida, das 17:35 às 17:59. O programa, criado e protagonizado pelo escritor mexicano Roberto Gómez Bolaños, já se transformou em um clássico da TV em espanhol e continua sendo exibido em vários países ao redor do mundo." Isso sem contar os mais de 70 pontos de audiência conquistados no Equador no mês passado. No México, a Televisa coordena as quatro principais emissoras do país. Os seriados CH passam em duas delas: Chaves no canal oito e Chapolin no canal cinco. Então me pergunto: por que só o SBT encrenca com o seriado? Fontes: O Fuxico e Revista Contigo!

 

Os DVD's do Chaves continuam fazendo sucesso no exterior e podem chegar ao Brasil. Confira a notícia extraída do site O Fuxico (que adora "fuxicar" sobre Chaves): "Além de continuar fazendo sucesso no Brasil, o "Chaves" também faz sucesso em outros países do mundo. A Televisa Home Entertainment lançou, nos Estados Unidos, o DVD "Lo Mejor del Chavo del Ocho" - O melhor do Chaves - em abril do ano passado, e acaba de anunciar que já vendeu 500 mil cópias. O produtor Roberto Gómez Fernández, filho do ator e criador da série (Roberto Bolaños), comentou que a intenção é lançar o DVD em todos os países que conhecem o famoso personagem, incluindo o Brasil. "Como é uma comédia familiar os pais que costumavam assistir o seriado quando pequenos, querem que seus filhos o conheçam também. O 'Chaves' foi, e continua sendo, visto por crianças e adultos, ricos e pobres, gordos e magros, meninos e meninas, ou seja, não faz diferença, o interesse é o mesmo, e é um fenômeno que continua crescendo", explicou Fernández." Já tá mais do que na hora desses DVD's chegarem por aqui. Parece que o Brasil faz questão em ignorar nossos seriados queridos, mesmo com a maioria dos jovens brasileiros até hoje saberem piadas e diálogos na ponta da língua. Como vai ficar a nova geração que está crescendo? Hoje as crianças sabem quem é Bob Esponja, mas lembram vagamente de Chaves. Claro, com o que o SBT vem fazendo...

 

Lançado recentemente um novo site, agora dando enfoque às novidades envolvendo os atores das séries de Chespirito e comentários e referências a respeito dos mesmos: o Chespirito News (foto à direita). O webmaster é Fandeco, o mesmo do Prêmio Ramón Valdez e do Ibope CH. O site está muito bacana e com um visual ótimo. Dê uma conferida! www.chespiritonews.cjb.net . O Casa CH também chegou para arrasar com seu conteúdo interessante e todo exclusivo. www.casach.cjb.net . E no Tributo a Chespirito, a coluna De Olho no Meio CH é divinal, um verdadeiro colírio. Parabéns, Bepê, pela idéia. Aguarde que ainda irei redigir uns artigos para a coluna.

 

E não é que demitiram o Kajuru? Pô, cadê a liberdade de imprensa? Voltamos à repressão militar? Só porque o ex-divisor de redes fez uma justa crítica aos 10 mil convites distribuídos pelo governador Aécio Neves a personalidades para o jogo Brasil x Argentina em Belo Horizonte. Sacanagem, senhora Band! Minha hora do almoço não é mais a mesma sem os pitacos do Kajuru... A cena do gif à esquerda (feito pelo fundador do Turma CH e meu irmão sumido Mr. Zero) nunca mais se repetirá e a emblemática frase "São Paulo não pára, vamos até uma hora da tarde! Você de todo o Brasil, obrigadíssimo! Dividida a rede!" já faz parte do passado da TV Brasileira. Mas Kajuru está prestes a voltar. Ou pelo SBT (que teria de instituir um departamento de esportes) ou pela Rede TV! (onde regressaria após ter pedido demissão ao vivo em 2002). Estou torcendo muito pela sua volta! As principais notícias do telejornalismo esportivo você encontra no excelente blog Papo de Mídia.

 

Algo muito esquisito vem ocorrendo nos últimos dias: a Tele-Sena está anunciando na Globo. Isso mesmo! O comercial é visto constantemente no intervalo da novela das sete e até na pausa da última semana de Celebridade apareceu. Um certo dia, assistindo a um programa na Globo, durante os comerciais fui ao banheiro. E de repente eu ouço: "É recorde! É recorde! Muitas pessoas já ganharam na Tele-Sena...". Perguntei para mim mesmo: "Quem mudou para o SBT?". De repente, para a minha surpresa, percebi que o seletor estava e sempre esteve na Globo. É cada coisa que acontece...

 

E, para finalizar, uma homenagem ao grande político que foi Leonel de Moura Brizola. Talvez o único homem que tenha governado dois estados (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro), fez muito enquanto esteve no poder em ambos: construiu seis mil escolas entre a década de 50 e 60 no RS, comandou a campanha da Legalidade pela posse de João Goulart em 1961, peitou com coragem os militares em 1964, se exilou por 15 anos no Uruguai, fundou o PDT (Partido Democrático Trabalhista) após perder os direitos do PTB, fez inúmeras CIEP's no RJ, comandou as obras do Sambódromo carioca, que pode se chamar "Passarela do Samba Leonel Brizola" nos próximos dias, concorreu por duas vezes à Presidência, em 1989 (quando começou como favorito) e 1994... Enfim, enquanto vivo, sempre se manteve na ativa. Nosso caudilho se foi no dia 21 de junho, e assim como Getúlio Vargas, sai da vida para entrar na história! Vai com Deus, Brizola!

 

OUTRAS SEÇÕES DA COLUNA (clique o nome para visitá-la):  O TEMA CENTRAL E MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ

 

Mestre Maciel

marcofelgueiras@ig.com.br