OUTRAS SEÇÕES DA COLUNA (clique o nome para visitá-la): PRÊMIO RAMÓN VALDEZ E MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ

PRIMEIRAS, SEGUNDAS, TERCEIRAS, QUARTAS, QUINTAS VERSÕES...

CARA DE VACA VENCEU O VELHO BARRIGUDO! ao invés de "Marciano derrubou o etê gordão". Cena da primeiríssima versão do Despejo do Seu Madruga, logo após o pai da Chiquinha ter nocauteado Seu Barriga acidentalmente.

 

            No dia em que o Brasil completava 504 anos (dia 22 de abril) fui ao Correio apanhar minhas duas fitas novas de perdidos preparadas pelo sempre competente e de total confiança Leandro Lima. Esta encomenda foi uma novela, pois ela estava programada desde o fim de 2002, logo após a chegada de minhas duas primeiras fitas em outubro do ano retrasado. Quando o desfecho do negócio estava para acontecer, ocorria algum imprevisto. O maior deles foi o fato de eu ficar sem vídeo-cassete por praticamente 2003 inteiro. As fitas que o Leandro havia preparado estavam prontinhas, só faltavam ser enviadas. Mas como iria vê-las sem vídeo? E ainda por cima as finanças em casa não estavam lá essas coisas. Quando os vídeos voltaram, a partir de dezembro do ano passado, pedi as fitas e o Leandro me comunicou que as havia desgravado. Devem saber que dá um trabalhão gravar tantos episódios de vídeo para vídeo. Ainda mais para mim, um cara chato que insiste em pedir duas fitas com seis horas cada... Então fiz um novo pedido e as fitas chegaram... só em abril de 2004 devido a uma série de desencontros com o Leandrão. No fim tudo deu certo e, como todas as novelas que se prezem, esta teve final feliz. Quer episódios perdidos? Então mande um e-mail para o Leandro Lima: le_furacao@yahoo.com.br ou entre no seu site: www.acasado8.rg3.net .

 

Cleópatra e Júlio César: versão clássica e versão Clube do Chaves

 

            Após um parágrafo inteiro dedicado ao "merchan" do trabalho de Leandro Lima, vamos ao que interessa. Todo chavesmaníaco que acompanha os sites CH freqüentemente deve conhecer ou já ter ouvido falar da "terceira versão" da Nova Vizinha, das três versões do Velho do Saco (ou Roupa Velha), dos remakes sem-graça da fase Clube do Chaves de episódios clássicos como Querem Sujar o Terno do Nhonho (na fase clássica, a vítima nas duas versões exibidas no Brasil é o Quico) e o que Chaves vive quebrando a lâmpada do pátio, e, por fim, do episódio que sempre é lembrado pelos chavesmaníacos como um dos perdidos mais célebres: o que aparece o Seu Madroga, primo do Seu Madruga. Na verdade, o episódio não passa de uma primeira versão (ou tem uma antes dessa?) do episódio em que o pai da Chiquinha prende Quico acidentalmente numa caixa.

            Afinal, por que Chespirito gravou tantas versões de uma mesma história?

            O Legítimo Mestre possuía um elenco extraordinário para servi-lo. E o pequeno Sheakespeare se aproveitou dele ao máximo. Chespirito fazia tantas versões de uma história com o intuito de todos os atores e personagens participarem dela, viverem e curtirem aquela hilária aventura. Talvez o criador de Chaves e Chapolin tenha sido o único artista do mundo a dar tais regalias a seu elenco. Por isso há trocentas versões de uma mesma história, gravadas inúmeras vezes por dezenas de atores diferentes. Se atualmente no Brasil são raríssimos os episódios em que o SBT manteve duas versões, no total estima-se que Chespirito tenha feito seis ou sete versões da mesma história em mais de trinta anos de sucesso na TV. Vale lembrar que o Brasil apresenta a fase entre 1971 e 1979, enquanto que Chespirito trabalhou do começo da década de 70 até a metade da de 90. Certamente o SBT não exibiu 100% dos episódios do Clube do Chaves (no México, programa Chespirito) e a emissora do Cenoura Abravanel jamais exibiu uma história entre 1980 e 1984 (o ano que marcou o fim da independência dos seriados). Este período posso afirmar com toda a segurança que era repleto de remakes.

 

Chespirito dava a oportunidade para todos os atores participarem de suas histórias

 

            Mas o SBT comprou uma boa parte dos episódios da fase clássica. Podemos considerar que a emissora apresentou mais ou menos 80% de todos os episódios entre 1971 e 1979. Porque, até 1992, o SBT apresentava inúmeras versões de uma mesma história do seriado Chaves.

            Nesta época de ouro do seriado, provavelmente devem ter sido feitas cinco versões de uma certa história para cada uma das cinco fases distintas do seriado na era clássica. Geralmente a emissora do Cenoura exibia as três primeiras até 1992. A primeira fase era a época em que Chaves usava camisa amarela e Chiquinha um vestido branco (época primordial, quase que paleozóica). Na segunda, Chaves usava camisa branca com listras horizontais verdes (depois pretas) e Chiquinha havia saído do seriado. Na terceira, Chiquinha estava de volta, Chaves usava uma camisa esverdeada e Quico vivia seus últimos anos na vila (a grande maioria dos episódios exibidos atualmente são desta época). A quarta fase se inicia com a saída de Quico e de Madruga e nela ocorre a compra do restaurante por Dona Florinda. E ainda temos a quinta e última fase que o SBT nunca exibiu (de 1980 a 1984), em que Seu Madruga volta ao seriado, Jaiminho passa a morar na vila e personagens como Dona Clotilde, Chiquinha e Pópis passam a usar as roupas com que atuaram no Clube do Chaves (aquele detalhe rosa do chapéu da Bruxa é hilário...).

 

Regina Torné, Olivia Leiva e Maribel Fernández: as três Glórias de Chespirito

 

            Retomando ao tema dos remakes, vamos pegar como exemplo o episódio da Nova Vizinha. O SBT exibia normalmente uma primeiríssima versão da história onde Seu Madruga se apaixona por Glória e Chaves por Paty. Nesta versão de 1971, Glória era interpretada pela atriz Maribel Fernández, conhecida como "La Pelangocha" (não me perguntem o que é isso que eu não sei). Não sei quem é a charmosa atriz que interpretou a primeira Paty (charmosa devido às poses feitas para a câmera no fim do primeiro episódio. Temos neste episódio pérolas como Quico fazendo gentalha no Seu Madruga sem empurrá-lo, Florinda sem bóbis (comum nos episódios mais antigos) e totalmente despenteada, e o pai da Chiquinha despencando da porta da casa da nova vizinha após ganhar um beijo dela (vale lembrar que ela mora na casa da escada). Uma versão engraçadíssima de tão tosca. Na segunda versão, Olívia Leiva era Glória e Rosita Buchó Paty. Apenas o primeiro episódio desta versão é apresentado normalmente só porque fala por um momento no Dia Internacional da Mulher. E o SBTosco exibe este episódio todos os dias 8 de março (o que não aconteceu em 2004, pois o seriado ainda estava fora do ar). Já a continuação não é apresentada, pois a versão apresentada normalmente pela emissora é a mais recente, de 1978, com as intérpretes mais famosas de Glória e Paty: Regina Torné e Ana Lilian de la Macorra respectivamente. O primeiro episódio, o dos Favores a Seu Madruga (MURIO, PASE e PASTEL), é raro no SBT. A emissora costuma exibir "Favores" da segunda versão (com Olivia, rebatizado de Dia Internacional da Mulher pelo SBT) e apresenta a continuação da história com episódios da terceira (Regina). Ou seja, só porque tocam vagamente no assunto do Dia Internacional da Mulher, o episódio da Nova Vizinha é praticamente anual, só exibido nos dias 8 de março. E ainda há uma quarta versão, onde Veronica Fernández (que dizem que é filha de María Antonieta de las Nieves) interpreta Paty. Esta versão nunca foi exibida no Brasil, mas está presente nos DVD's do Chaves lançados no México. A foto da última Paty foi retirada do Chespirito World.

 

Ana Lilian de la Macorra e Rosita Buchó (em cima, da esquerda para a direita). Atriz cujo nome não sabemos, mas que interpretou a primeira; e Veronica Fernández, filha de Chiquinha, a última (abaixo). Todas as Patys de Chespirito (ou será que tivemos mais?).

 

            Assistindo aos episódios de minhas duas novas fitas de perdidos (cujas espinhas dorsais foram versões mais antigas de histórias conhecidas), vi como os scripts das diferentes versões são idênticos. Os diálogos se repetem na mesma seqüência, muitas vezes com as mesmíssimas frases, sem mudar uma só palavra em relação à versão exibida atualmente e mais conhecida. Ou seja, as histórias são as mesmas. Não mudam absolutamente nada. Só quem mudam são alguns personagens. Por exemplo, todos conhecem a versão do episódio do Homem Invisível com Chiquinha. Mas, em 1999, estranhamente a emissora apresentou a primeira versão sem a sardentinha. Nesta versão mais antiga, é o próprio Seu Madruga quem fornece a fórmula para ficar invisível. Desde a volta da Chiquinha "de Presidente Prudente" (volta ocorrida na vida real após a atriz tentar, sem sucesso, emplacar um programa só seu), Chespirito passou a fazer novas versões de episódios onde ela esteve ausente simplesmente para que a maravilhosa María Antonieta de las Nieves participasse daquelas sensacionais histórias, nem que fosse como coadjuvante. Vendo o episódio em que Madruga ajuda Girafales a se declarar à Florinda (sem Chiquinha) e depois assistindo à versão com a sardentinha (Somos Cafonas), percebemos que ela não acrescenta nada à história. Só está lá para fazer número, digamos assim. A participação dela se adequou melhor na segunda versão do Madruguinha, onde Pópis atuou na primeira e mais famosa versão. É óbvio que Chiquinha faria o mesmo papel da sobrinha de Florinda na segunda.

 

Aventuras em Marte, Água da Jamaica e Tentando Sujar a Roupa do Quico: versões mais recentes, mornas e arrastadas.

 

            Em Chapolin, apenas as primeiras versões (antigaças por sinal) de Planeta Vênus e de Sympatho Yamasaki foram canceladas. Foram trocadas pelos respectivos remakes mais recentes e de qualidade muito superior. Isso sem contar a terceira versão de Planeta Vênus, agora transferido para Marte, que gerou um mega episódio transformado em filme pelo SBT Aventuras em Marte, exibido duas vezes pela emissora. Salvam-se as boas partes inicial e final, mas a parte central do filme não passa de uma versão mais morna do mesmo episódio que todos estão cansados de ver. No Clube do Chaves, versões cansativas como a do Mestre dos Disfarces, de quase uma hora de duração, dispensam comentários. As chatíssimas novas versões dos episódios de Chaves e Chapolin serviram apenas para afundar o Clube e ofuscar o brilho da excelente e hilariante dupla formada por Pancada Bonaparte e Lucas Pirado. O próprio Clube ainda exibiu duas versões do episódio em que a turma do Chaveco tenta abrir um cofre, "assassinando" o engraçadíssimo episódio do Botina do Chapolin.

 

A clássica lambida no ferro pode ter sido a causa do cancelamento desta versão de Inseptos, superior a que está no ar atualmente. A censura pode ter vetado também episódios como Quem Descola o Dedo da Bola, onde todos recebem duros golpes de uma bola de boliche. 

 

            Por conta disso, a alta cúpula do SBT, em 1992, se conscientizou de que não seriam necessárias as apresentações de tantas versões diferentes do mesmo episódio (com as mesmas falas e cenas) e cancelou-as, dando preferência às versões mais atuais recém adquiridas na ocasião. Desta varredura, sobraram também episódios como Pichorra, Espíritos Zombeteiros, Radinho do Quico, Quem Descola o Dedo da Bola, A Peruca de Sansão, os episódios do Beterraba (antigo nome do Chaveco)... E alguns equívocos foram cometidos nestas substituições. Por exemplo, a versão dos Inseptos com Quico (que termina com tudo explodindo após Seu Madruga beber gasolina acidentalmente e acender posteriormente um charuto) é infinitamente superior à morníssima com Nhonho em que todo mundo anda nas pontas dos pés. O mesmo ocorre com o episódio dos Toureadores. A versão mais antiga com Seu Barriga (cheia de pérolas das dublagens, como Chaves chamando Madruga de Ramón e o pai da Chiquinha dizendo o original "chusma" ao invés de gentalha) é melhor do que a mais comum com Professor Girafales, pois possui mais diálogos e termina com um clássico soco na cara de Seu Madruga em Quico (creio que por isso tenha sido esta a versão cancelada). Talvez tenha ocorrido mesmo censura em alguns episódios devido à cenas violentas. Porque, nesta versão cancelada dos Inseptos, Chaves lambe um ferro quente. Sem contar o fato das seitas esotéricas terem sido ridicularizadas, ou Chaves atingir a cabeça de Seu Barriga ao tentar quebrar a pichorra (recentemente Sérgio Mallandro fez a mesma coisa com a mão de Sônia Abrão), ou uma pesada bola de boliche grudada na mão de Chaves acertar todo mundo (esse episódio, o mais violento do seriado na minha opinião, teve suas duas versões canceladas), ou o fato de Peterete (Ramón Valdez) dar dezenas de pancadas em Beterraba/Chómpiras/Chaveco (Chespirito) após pentear seu topete, ou Chapolin jogar um sofá em cima do detetive Villagrán, levar um tiro na boca, segurar a bala com os lábios e a jogar com a força proporcionada pela peruca de Sansão em direção ao detetive, o atingindo no ombro. Às vezes reflito e penso que aquele jornal dominicano não estava tão errado ao tachar os seriados de Chespirito de violentos. E lendo a última e brilhante coluna do Rufino Rufião, acabo por me convencer mais ainda.

 

O Homem do Saco, versão com o vulgo Negão. Talvez a primeira versão mais bizarra de todas

 

            Certamente, para aqueles que apenas curtem Chaves sem ser bitolados como este humilde colunista, tais versões mais antigas de histórias já conhecidas não fazem a mínima falta. Mas para os mais aficionados, recomendo que adquiram estes episódios. Afinal, essa é a grande chance de pérolas impagáveis serem conferidas, como a velhíssima primeira versão do Homem da Roupa Velha (cujo ator recebeu o apelido de Negão), talvez o primeiro episódio da história do seriado Chaves, onde a vila possui um cenário diferente, mais extenso, com Seu Madruga morando na casa de Dona Florinda e Chaves chorando normalmente como qualquer criança após tomar um cascudo do Negão. Ouvir o dublador Gastaldi grunhindo nesta cena é sem dúvida cômico, estranho e extremamente tosco, assim como todos os episódios desta época primordial, quase paleozóica. Por isso vale a pena comprar estas versões antigas para conferir estas e outras pérolas. Comecei e termino com mais um "merchan" do negócio do meu amigão Leandro Lima: le_furacao@yahoo.com.br é o seu e-mail e www.acasado8.rg3.net o seu site. Mandem-lhe um e-mail e ele lhe enviará a lista dos episódios que possui, mais o estilo de vendas e as condições de pagamento. É bom você fazer isso rapidinho, pois você, internauta de bom gosto, deve ter ficado com água na boca, não é verdade?

 

OUTRAS SEÇÕES DA COLUNA (clique o nome para visitá-la): O TEMA CENTRAL, MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ E A VENDA DA VILA (SEGUNDA PARTE)

 

PRÊMIO RAMÓN VALDEZ

 

 

            No último dia 1º, foi lançada mais uma competição que premiará os melhores sites CH da internet: o Prêmio Ramón Valdez. Organizada por Fandeco, o Prêmio irá escolher através do voto popular os melhores sites em cada quesito, que são esses: melhor site, melhor  webmaster, melhor conteúdo, melhor design, melhor colunista, site revelação, melhor seção e seção mais criativa. A inovação fica por conta desses dois últimos quesitos.

            O ponto forte da competição é que ela será disputada por sites CH que se mantém atualizados regularmente. O ponto fraco é que, com a participação dos sites através da inscrição de seus respectivos webmasters, alguns sites tradicionais ficaram de fora como Chespirito Web, Tinha que ser o Chaves!, El Chapúlin e Chaves Online (que até saiu do ar e talvez para não voltar nunca mais, lamentavelmente).

            Estão na disputa 14 sites: Planeta Chaves, CHBR, Chaves na Web, Seu Madruga, Tributo a Chespirito, O Mundo Chavesmaníaco!, Portal Chespirito, Arte CH, Mundo Chespirito, Chiquinha Brasil, SempreSeuMadruga, Turma do Chaves, Chespirito World e o Turma CH.

            Eis as minhas projeções para cada quesito (é isso aí, vou dar uma de Guru Rei, Gato Mestre, Mãe Dinah e Pai Ogum de Oxalá pra depois o pessoal descer a lenha em mim):

 

 

            MELHOR SITE: O Turma CH reinou sozinho no Troféu Tributo a Chespirito. Mas desta vez a parada não será nada fácil. O motivo se resume num nome: CHBR. O site comandado brilhantemente por Alma Negra completou três anos no "auge do apogeu", como diz meu pai. Mesmo não sendo tão rico em conteúdo, seus vídeos fazem a alegria dos internautas, além de ser disparado o site CH mais popular da internet. CHBR e Turma CH devem travar uma bela disputa pelo título no quesito, até porque são os dois melhores sites CH da atualidade. Tal disputa pela qual seremos privados de acompanhá-la voto a voto, pois depois de votarmos aparece "Obrigado pela participação" ao invés do resultado parcial. Uma pena, pois seria legal acompanharmos diariamente este duelo memorável entre os dois sites. Saberemos apenas do resultado, e isso num piscar de olhos, sem o êxtase de vivenciar a emocionante apuração parcial que rola atualmente. Mas deve dar CHBR na cabeça, pois entre o conteúdo escrito do Turma CH e os vídeos da CHBR em resolução alta e baixa, é óbvio que os internautas preferem a segunda opção. Mas os vídeos do Turma CH devem voltar com a nova versão do site que vem aí. O Portal Chespirito, cujo webmaster Thyago Louzada vem fazendo atualizações brilhantes, deve brigar por uma vaga para a Libertadores junto com os medalhões TaC, Mundo Chespirito e Mundo Chavesmaníaco!. O site SempreSeuMadruga também pode surpreender. PROJEÇÃO DO MESTRE PARA O QUESITO: 1º CHBR; 2º Turma CH; 3º Tributo a Chespirito; 4º SempreSeuMadruga; 5º Portal Chespirito; 6º Mundo Chavesmaníaco!; 7º Chespirito World; 8º Mundo Chespirito; 9º Turma do Chaves; 10º Seu Madruga; 11º Chiquinha Brasil; 12º Chaves na Web; 13º Planeta Chaves; 14º Arte CH.

 

 

            MELHOR WEBMASTER: Praticamente o mesmo caso acima. Não sei como ganhei o prêmio de melhor webmaster do Troféu TaC. Já disse em outra coluna que sou um webmaster de meia tigela. Não sou WebDesigner, não tenho PhotoShop, não sei fazer avatares, nem fotos e tampouco vídeos, pois não tenho placa de TV e nem faço idéia de como se usa. Peguei o barco andando, recebi o site prontinho e tudo o que faço é atualizar direitinho semanalmente com conteúdo escrito, realmente a única coisa que sei fazer. Fandeco errou ao colocar apenas o meu nome como webmaster. Didi e Tripa Seca também exercem a mesma função. Mesmo assim, como o Turma CH possui um imenso carisma com os chavesmaníacos, devo disputar o título do quesito com o competente Alma Negra e seus vídeos. Mas, para mim, quem merecia este título é Thyago Louzada, que está levando o seu até então inexpressivo Portal Chespirito ao hall dos sites CH de elite graças a seções incríveis, como as das entrevistas com Mário Lúcio de Freitas, que fazia uma dupla inseparável com Marcelo Gastaldi. Cheves e FPL15 também podem brigar pela vaguinha para a Liga dos Campeões da Europa. BrunoSamppa, Bruno Pires e Felipe Reina atualmente não têm muito o que acrescentar em seus sites, já que eles estão bem completos. Por isso brigarão para disputar a Copa da UEFA. O resultado deste quesito deverá ser semelhante ao do quesito melhor site. PROJEÇÃO DO MESTRE PARA O QUESITO: 1º Alma Negra (CHBR); 2º Mestre Maciel (Turma CH); 3º Thyago Louzada (Portal Chespirito); 4º FPL15 (SempreSeuMadruga); 5º Cheves (Chespirito World); 6º Bruno Pires (TaC); 7º Felipe Reina (Mundo Chavesmaníaco!); 8º BrunoSamppa (Mundo Chespirito); 9º Evandro CH (Turma do Chaves); 10º Felipe Ernesto (Seu Madruga); 11º Chompirras (Chiquinha Brasil); 12º Rodrigo (Chaves na Web); 13º Dimas e Calegari (Planeta Chaves) e 14º H3170R (Arte CH).

 

 

            MELHOR CONTEÚDO: A CHBR não merecia. Mas mesmo assim deve disputar o título de melhor conteúdo com o Turma CH, cujo conteúdo estou comandando uma revolução desde o segundo semestre de 2003. Neste quesito, os sites mais tradicionais deverão despontar na ponta de cima. Mundo Chespirito, TaC e Mundo Chavesmaníaco!, sites estupendos em conteúdo, também brigam pelo título. SempreSeuMadruga pode ser uma agradável surpresa. PROJEÇÃO DO MESTRE PARA O QUESITO: 1º Turma CH; 2º TaC; 3º CHBR; 4º Mundo Chavesmaníaco; 5º SempreSeuMadruga; 6º Mundo Chespirito; 7º Portal Chespirito; 8º Turma do Chaves; 9º Seu Madruga; 10º Chespirito World; 11º Chaves na Web; 12º Planeta Chaves; 13º Chiquinha Brasil e 14º Arte CH.

 

 

            MELHOR DESIGN: O Tributo a Chespirito (TaC) de Bruno Pires, na minha humilde opinião, possui disparadamente o melhor design de todos os sites CH, com sua tonalidade vermelha. Mesmo assim, a disputa também deverá se resumir entre Turma CH e CHBR. O design da CHBR nunca foi nada de excepcional. Ficou mais bonito de uns tempos pra cá com um fundo azul claro e um belo topo. O Turma CH também tem um bom design que agrada a todos. Portal Chespirito, SempreSeuMadruga e Turma do Chaves também possuem visuais bonitos e devem brigar junto com Mundo Chavesmaníaco! e Mundo Chespirito (site com o qual tenho pessimismo quanto a sua atuação na competição após uma desastrosa perfomance no Troféu TaC). PROJEÇÃO DO MESTRE PARA O QUESITO: 1º Turma CH; 2º CHBR; 3º TaC; 4º Mundo Chavesmaníaco!; 5º SempreSeuMadruga; 6º Portal Chespirito; 7º Turma do Chaves; 8º Mundo Chespirito; 9º Chespirito World; 10º Arte CH; 11º Chiquinha Brasil; 12º Seu Madruga; 13º Chaves na Web e 14º Planeta Chaves.

 

 

            MELHOR COLUNISTA: Essa é em primeira mão: Gustavo Berriel deixará o site Mundo Chavesmaníaco! para assumir o cargo de diretor do Turma CH. Ele supervisionará todas as seções do site e ainda fornecerá ao mesmo mais conteúdo. Mas Berriel só estreará a sua coluna mais tarde no Turma CH devido ao trabalho que terá nesta função que exercerá no site. Por isso, não concorrerá com a sua coluna magnífica (que fará parte da família Turma CH muito em breve). Com isso, o caminho deverá ficar livre para que este humilde colunista consiga mais um prêmio brilhante que me dará mais incentivo para proporcionar a vocês, chavesmaníacos de bom gosto, uma coluna cada vez mais completa. Apesar de que teremos o competentíssimo Bruno Pires em dose dupla no seu TaC e agora no Mundo Chavesmaníaco!. Rufino Rufião, ChaPapo, Seu Moncho e Flávio Ramos (com sua brilhante cobertura sobre o show de Roberto Vásquez) também brigam por um lugar ao sol. E espero que os internautas sejam justos com H3170R, pois até agora não engoli a sacanagem que fizeram com sua excepcional coluna no Troféu TaC. Se Cheves concorresse com seu "De Frente com Cheves", também levaria muitos votos. PROJEÇÃO DO MESTRE PARA O QUESITO: 1º Coluna do Mestre - Mestre Maciel (Turma CH); 2º Sale y Vale - Bruno Pires (TaC); 3º Coluna do Rufino Rufião (Turma CH); 4º ChaPapo - Mestre Maciel (Turma CH); 5º Coluna do H3170R (CHBR); 6º Coluna do Seu Moncho (Turma CH); 7º Pois é, pois é - Flávio Ramos (TaC); 8º Coluna do Andy (Turma CH); 9º Coluna do Homem da Verdade (Portal Chespirito); 10º Tinha que ser chavesmaníaca! - Suelen Moraes (O Mundo Chavesmaníaco!); 11º Coluna do Yanmar (Portal Chespirito); 12º Nice Coluna - Mr. Nice Guy (SempreSeuMadruga); 13º Ninguém tem paciência comigo - Igor Gabriel (Mundo Chavesmaníaco!); 14º Coluna do Mr. CH (Chespirito World); 15º Coluna do Marcelo CH (Chespirito World); 16º Giovanni Entrevistas (Turma do Chaves); 17º Super Lippe - Felipe Araújo (TaC); 18º Foi sem querer querendo - Bruno Pires (Mundo Chavesmaníaco! - já que não estreou e BP ainda tem sua coluna no TaC) e 19º Coluna do Chompirras (sem site).

 

 

            SITE REVELAÇÃO: Uma das pouquíssimas categorias a qual já conhecemos o vencedor. Capo-me se SempreSeuMadruga não abocanhar o título. Vai ser manha! Turma do Chaves (como este site está melhorando, meu amigo Evandro fez um maravilhoso design nele) e Chiquinha Brasil (site humilde, mas conta com um webmaster batalhador: meu irmão Chompirras) deverão brigar pelo segundo lugar, com mais vantagens para o primeiro site. O resto é o resto... e vice-versa. Este é o quesito dos webmasters esforçados. PROJEÇÃO DO MESTRE PARA O QUESITO: 1º SempreSeuMadruga; 2º Turma do Chaves; 3º Chiquinha Brasil; 4º Seu Madruga; 5º Arte CH e 6º Planeta Chaves.

 

 

            MELHOR SEÇÃO: CHBR e Chespirito World disputam o título. Simplesmente porque inscreveram suas seções de vídeos tanto neste como no outro quesito de seção mais criativa. Realmente os internautas procuram sites CH que tenham vídeos dos episódios para download. Ver episódios no computador sem dúvida é uma boa pedida. Por isso os dois sites brigarão pelo prêmio, com mais vantagens para a CHBR, já que é um site de mais renome e ainda possui vídeos de alta e baixa resolução de episódios normais e perdidos. Por outro lado, a seção inscrita pelo site de Cheves mostra os resumos dos episódios do DVD Lo Mejor del Chavo del Ocho, junto com um link para baixar os episódios do mesmo. Nada mais exclusivo, mas mesmo assim ganha a CHBR pelo prestígio. E vale a pena conferir as outras seções concorrentes. O Turma CH colocou na disputa a seção Curiosidades da Dublagem, que apresenta com riqueza de detalhes impressionante as histórias que marcaram a dublagem dos seriados, além da maior e mais rica lista de gafes da dublagem CH da internet. As Curiosidades do TaC também são uma boa pedida. Divididas em quatro páginas, mostra curiosidades inimagináveis dos atores das séries de uma maneira incrível, junto com as tarimbadas "Perguntas mais Freqüentes sobre as Séries". O Portal Chespirito também se destaca com a maravilhosa seção A Voz CH do Brasil, que contém a entrevista com Mário Lúcio de Freitas, o parceiro de Gastaldi, que revela histórias das dublagens dos seriados. No SempreSeuMadruga, Valette Negro fez para o site a seção 20 anos de CH, onde conta resumidamente a história dos seriados CH em terras tupiniquins de uma maneira super agradável. E no Mundo Chespirito, BrunoSamppa concorre com as Biografias dos atores, as mais detalhadas dos sites CH. Outras seções concorrentes: Chore como a Chiquinha do Chiquinha Brasil (que Chompirras até cedeu para o Turma CH e inexpressiva em relação às outras); Quiz CH do Turma do Chaves (fraquinha também, 10 perguntinhas banais sobre cada uma das duas principais séries CH); Fotos dos Atores da Chaves na Web (boa seção com inúmeras fotos raras, mas cada site tem uma semelhante); Músicas do Mundo Chavesmaníaco! (qual o site de elite que não tem músicas para download? Realmente Felipe Reina tem em seu site seções melhores e BrunoSamppa tem no Mundo Chespirito todas as músicas da Discoteca do Kiko - coisa que nenhum site tem); e Fanfics do Arte CH (três roteiros de episódios CH feitos por internautas, o site de H3170R seria um sucesso se tivesse mais divulgação e, conseqüentemente, mais visitas). PROJEÇÃO DO MESTRE PARA O QUESITO: 1º Vídeos (CHBR); 2º Lo Mejor del Chavo del Ocho (Chespirito World); 3º A Voz de CH no Brasil (Portal Chespirito); 4º Curiosidades da Dublagem (Turma CH); 5º Curiosidades (TaC); 6º Biografias (Mundo Chespirito); 7º Músicas (Mundo Chavesmaníaco!); 8º 20 Anos de CH (SempreSeuMadruga); 9º Fotos dos Atores (Chaves na Web); 10º Quiz CH (Turma do Chaves); 11º Fanfics (Arte CH) e 12º Chore como a Chiquinha (Chiquinha Brasil).

 

            Para visitar as seções concorrentes, clique sobre o nome delas, entre automaticamente nela e a avalie.

 

 

            SEÇÃO MAIS CRIATIVA - O nome já diz: avaliará a criatividade da seção e não se ela é a melhor. Equivocadamente ocorrerá o mesmo caso do quesito acima. CHBR e Chespirito World disputarão o título por também terem inscrito seus vídeos. Ora, fazer vídeos não exige criatividade! Quem tiver a tal placa de TV e saber captar os episódios aí é pá-pum. Trabalho de criança. Na minha opinião, o duelo tinha de ser entre o mega-sucesso Big Brother da Vila do Mundo Chavesmaníaco (a mesma competição do reality-show da Globo, mas com os personagens dos seriados), a nossa excelente seção Celebridades Citadas nas Séries (com fotos de todos os artistas citados pelos personagens nos episódios pelo menos uma vez, com as descrições e em quais ocasiões foram lembrados) e os tradicionalíssimos Jogos Online do TaC, presentes desde a fundação do site creio, já que em 2001 no curso de informática (quando eu não tinha internet em casa) eu já jogava o Jogo da Velha com o Seu Madruga e o Jogo da Velocidade do Chapolin. A seção Produtos do Mundo Chespirito era mais digna para concorrer à melhor seção, pois nenhum outro site CH traz tantos produtos ligados aos seriados quanto o site do brilhante Samppa, e ainda com informações preciosas. Outras seções concorrentes: Roupas do SempreSeuMadruga, talvez a única seção que mostre a evolução das roupas do Seu Madruga. Interessante, pois os demais sites costumam apresentar as roupas do Chaves e do Chapolin, mais os bonés do Quico; Você de CH do Chaves na Web, seção bem original que mostra pessoas fantasiadas dos personagens dos seriados, como Chapolin, Chaves e Chiquinha; Fan Arts do Arte CH, que mostra três caricaturas feitas pelos internautas. O problema é que quase todos os sites CH possuem as mais diferenciadas caricaturas; e Montagens do Portal Chespirito. Desde que Yanmar foi contratado por Louzada, as montagens passaram a ter cadeira cativa no site. O problema é que, para cada montagem presente no Portal, o Turma CH tem umas dez pelo menos. Outros sites inscreveram a mesma seção para os dois quesitos de melhor e de mais criativa: Chore como a Chiquinha do Chiquinha Brasil e Quiz CH do Turma do Chaves. Estranhamente, os sites Seu Madruga e Planeta Chaves não inscreveram nenhuma seção para concorrer nessas duas modalidades. O Planeta poderia ter inscrito a sua belíssima seção do Álbum de Figurinhas do Chaves, com todas as páginas do mesmo escaneadas e nítidas, e quase todas as figurinhas presentes. PROJEÇÃO DO MESTRE PARA O QUESITO: 1º Vídeos Completos (CHBR); 2º Lo Mejor del Chavo del Ocho (Chespirito World); 3º Big Brother na Vila (Mundo Chavesmaníaco!); 4º Celebridades Citadas nas Séries (Turma CH); 5º Montagens (Portal Chespirito); 6º  Produtos (Mundo Chespirito); 7º Jogos Online (TaC); 8º Roupas (SempreSeuMadruga); 9º Você de CH (Chaves na Web); 10º Fan Arts (Arte CH); 11º Quiz CH (Turma do Chaves) e 12º Chore com a Chiquinha (Chiquinha Brasil).

 

            Para visitar as seções concorrentes, clique sobre o nome delas, entre automaticamente nela e a avalie.

 

            Aí está um levantamento feito do concurso por minha parte. Lembrando que se trata de minha opinião e muitas vezes ela pode ser equivocada. O Turma CH levou todos os prêmios do Troféu Tributo a Chespirito, realizado em fevereiro deste ano. E queremos repetir este feito. Mesmo assim, analise os sites, as seções e as colunas. E depois, vote com consciência. Escolha o melhor site e faça do Prêmio Ramón Valdez uma competição que, no dia 1º de junho (data em que se encerram as votações), lhe ofereça um resultado justo e sem contestações. www.premioramonvaldez.cjb.net é o endereço.

 

OUTRAS SEÇÕES DA COLUNA (clique o nome para visitá-la): O TEMA CENTRAL E PRÊMIO RAMÓN VALDEZ

 

MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ

 

Fandeco, o mesmo que criou o Prêmio Ramón Valdez, também criou um site interessante: o Ibope CH. Nele, as pontuações do seriado Chaves aos sábados serão apresentadas semanalmente. São mostradas na página não só a pontuação do Ibope como também a do Datanexus. Além disso, o site também mostra o método utilizado pelas duas famosas instituições de medição de audiência para calcular os pontos. Vale a pena fazer uma visitinha.

 

Vai-e-vem de sites CH. Enquanto o maravilhoso site peruano Homenaje al Chavo del Ocho está de volta logo após uma longa ausência devido a problemas do servidor espanhol com o qual o site trabalha (conseqüência dos atentados em Madrid do dia 11 de março), a tradicionalíssima Chaves Online, site bom, porém muito odiado pelos chavesmaníacos devido a algumas atitudes reprováveis de seu webmaster Lucas Zanoni, parece que se despediu para sempre. Os boatos correntes são de que o domínio fora vendido. Por isso que o fórum do site também acabou tão de repente. Por minha parte, uma pena, pois adorava a Chaves Online, um dos primeiros sites CH que conheci.

 

Cena rara no sábado, dia 1º. Depois de muito tempo, foi exibida a cena final do episódio do Parque de Diversões em que o Homenzinho do Parque tenta ensinar a Chaves como que se pega a espingarda do tiro ao alvo. Chaves se atrapalha e acaba por dar um tiro que faz com que o chapéu do Professor Girafales caia. O Mestre Lingüiça, encantado, pergunta a Dona Florinda se ela gosta de parques e ela responde que lhe fascinam. Geralmente, quando exibem o episódio na íntegra, a edição comum faz com que o episódio se encerre ao término do clipe da música "Quando me Dizes". Esta cena da espingarda é a seqüência do clipe, porém ela sempre é cortada e sua exibição ocorre muito raramente. Qum gravou, gravou! Quem não gravou...

 

Quem mora em São Paulo viu uma cena inusitada. Quem assiste ao programa de Jorge Kajuru na Band deve saber que, às 12h30min, ele divide a rede para que, na última meia-hora, seja exibido o programa local. Depois da divisão de rede, o apresentador, no programa do dia 28 de abril, quase apanhou do pugilista Mário Soares, campeão brasileiro dos meio-pesados. Tudo porque o boxeador deixou o adversário Fábio Garrido em coma após dar uma seqüência de golpes no oponente. Mesmo já nocauteado, Mário continuou batendo até Garrido beijar a lona. Kajuru se indignou e acusou em seu programa o pugilista de covarde, pois era para ele parar de bater ao perceber que o oponente já estava grogue. Mário alegou que o boxeador tem que cumprir seu objetivo, que é nocautear o adversário. E chamou Kajuru de burro, que o chamou de covarde novamente. Mário perdeu as estribeiras e partiu pra cima de Kajuru em pleno programa, no ar e ao vivo. Kajuru amarelou diante de um brutamontes com o dedo em riste, mas manteve seu discurso. Realmente tiro a conclusão de que os dois estavam certos (um pelo lado humanístico e o outro pelo lado profissional) e, ao mesmo tempo, errados (por causa da briga). Mas Kajuru disse uma coisa muito estranha: após Mário pedir que ele fosse homem e se defendesse, Kajuru disse a seguinte frase: "Eu não sou homem, eu sou jornalista". Eu atualmente estudo Jornalismo. Quer dizer que, quando eu me formar, eu não serei mais homem? Admiro Kajuru por sua coragem de falar o que pensa e por isso eu o assisto todos os dias. Mas dessa vez ele pisou na bola! KAJURU! VAI TE KATÁ! http://www.relevobrasil.com/otah/trollnet/kajuru.wmv este é o endereço pelo qual você pode assistir ao vídeo em que Kajuru quase apanha do pugilista. E ele não pôde usar a desculpa da divisão de rede...

 

OUTRAS SEÇÕES DA COLUNA (clique o nome para visitá-la): O TEMA CENTRAL, PRÊMIO RAMÓN VALDEZ E MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ

Mestre Maciel

marcofelgueiras@ig.com.br