TUDO SOBRE A NOSSA GRANDE VITÓRIA NO CONCURSO "TROFÉU TAC" VOCÊ ENCONTRA NA SEÇÃO "MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ", SITUADA ABAIXO DA COLUNA

 TODA A VEZ QUE EU CHEGO NA VILA VOCÊ ME RECEBE COM PANCADA...

            A clássica frase que marca o martírio de Seu Barriga a cada vez em que pisa na vila de sua propriedade evidenciará uma lista de todas as pancadas que o azarado proprietário da vila, Seu Barriga, recebe do menino Chaves (lista que abrange apenas os episódios exibidos normalmente, excluindo os perdidos). Seu Madruga é outro que desconta a sua raiva no dono da vila algumas vezes, também distribuindo sopapos (e também sempre sem querer querendo). 

            Sobre a lista, quero ressaltar que ela é uma antiga idéia minha, surgida desde a época da fundação do Turma CH há quase dois anos, quando eu fiz uma coluna relembrando todos os pipipipis do Chaves em episódios apresentados nomalmente. A coluna gerou para o nosso site a seção Pipipi..., com todos os choros do Chaves mais números e estatísticas, um maravilhoso levantamento que enriquece cada vez mais o conteúdo do Turma CH (a seção, por sinal, foi atualizada e aperfeiçoada, com mais informações). Quem sabe a lista das pancadas de Chaves no Seu Barriga não se torne também uma seção de nosso site, pois ela foi feita nos mesmos moldes que a seção Pipipi...

            A lista que segue abaixo (extensa por sinal, já que detalhei muito pancada por pancada) com certeza é um importante e detalhado documento sobre apenas um dos inúmeros momentos cômicos da melhor série do mundo, que certamente será para os chavesmaníacos uma curtição a mais. Sem dúvida essa lista será indispensável para qualquer um dos internautas de bom gosto que tantas glórias proporcionam ao já premiadíssimo Turma CH. Em breve desejo fazer uma outra série semelhante enumerando todos os tapas que a Dona Florinda deu no Seu Madruga e as suas causas. Com certeza essa será mais numerosa... Bom, sem mais delongas, vamos à lista, considerada por mim um "presente de carnaval":

 

 

            A VIZINHANÇA EM ACAPULCO - Começamos com a pancada mais clássica de todas: Chaves, sozinho na vila já que todos foram para Acapulco, brinca tristemente com seu bilboquê de lata (enquanto rola aquele fundo musical característico de um velório). Sem vontade de brincar, ele atira o bilboquê para trás e atinge o Seu Barriga. O dono da vila, ao saber que todos haviam ido para a mais famosa praia mexicana, fica com pena de Chaves e o leva para Acapulco, gerando toda aquela emocionante cena (que todos já estão cansados de tanto vê-la). Já no hotel, Seu Madruga diz para Chaves que ele deve apoiar o Seu Barriga pelo fato dele o ter levado àquele lugar. Chaves "se apóia" no gordão na beira da piscina e ele cai na água. E durante a perseguição à Quico na praia, Chaves pisa em cima do enorme morro de areia que representa sua barriga, já que o pai do Nhonho estava enterrado nela. Ou seja, Chaves deu um pisão na sua pança. Na volta, o moleque acaba tropeçando no gordo. É gozado Seu Barriga tentando agarrar Chaves com sua grande quantidade de banha balançando (estava sem camisa, apenas de calção). Chaves ainda diz no café da manhã que Seu Barriga ronca como descarga desarranjada e bagunça o jogo de xadrez de Barriga e Girafales, caindo em cima do pai do Nhonho durante uma perseguição à Chiquinha. O gordo ainda cai duas vezes na piscina: ao olhar para uma bela moça, fazendo com que dê um passo em falso; e ao tentar ajudar Professor Girafales a sair da água.

            FESTIVAL DA BOA VIZINHANÇA - No fim do terceiro e último episódio, Chaves, do palanque, arremessa a marreta biônica com o intuito de atingir Quico, mas acerta Seu Barriga na platéia.

            A CATAPORA DA CHIQUINHA - Quico pegou a garrafa de refresco (ou refrigerante, dava para ver que era Coca-Cola) de Chaves, que saiu correndo atrás do bochechudo. Na briga para ver quem ficava com a garrafa, Chaves atinge Seu Barriga com ela em cheio. Depois, no final, ele leva uma travesseirada de Chaves, assim como Seu Madruga e Professor Girafales também levam.

 

 

            SEU MADRUGA CABELEIREIRO - Talvez a pancada mais engraçada. Quico dá uma sapatada em Chaves, que pega o outro sapato e começa a duelar com o bochechudo (com direito a "touchê" do Quico). Chaves acerta uma sapatada em Quico, que grita chamando Dona Florinda. Chaves pede para ele parar de fazer escândalo. Quico não pára e Chaves tenta acertar a sapatada a todo o custo. Até que ele atira o sapato e ele vai parar na boca de Seu Barriga, gerando um cômico efeito especial. Numa tomada, o gordo aparece com os olhos arregalados e a boca aberta; em outra, lá está ele com o sapato na boca. Um flash branco de um milésimo de segundo uniu as duas tomadas. Creio que este tenha sido o efeito especial mais bem-sucedido das séries de Chespirito, pois, por incrível que pareça, acabou sendo bem feito. Seu Barriga ainda diz que o sapato era a única coisa que faltava para Chaves lhe jogar, mas o moleque retrucou dizendo que não havia usado cueca ainda para agredi-lo. Madruga ainda passa graxa preta no rosto de Seu Barriga, com o intuito de fazer a barriga do senhor Barba (digo...) e Chaves põe graxa branca no sapato preto e, como se não bastasse, também nas calças do gordo.

 

 

            O SHOW DE IOIÔ - Chaves proíbe que Quico o chame de bobo. Mas Quico o provoca (booooooo... bo) e Chaves tenta dar um pontapé nele. Porém, acerta Seu Barriga por trás. Nos episódios mais antigos, o pai de Nhonho imitava Chaves dizendo "Foi sem querer querendo", como aconteceu depois da pancada.

            A CASINHA DO QUICO - Quico acerta uma travesseirada sem querer na Chiquinha. A idéia era atingir Chaves, que diz "Não se deve bater nas mulheres" e, ao tentar acertar Quico com o travesseiro, o filho de Florinda se abaixa e Chaves atinge Seu Barriga, que comicamente cumprimenta Chaves com um sorridente oi, dá uma risadinha e desmaia. No fim do episódio, Chiquinha tenta levar sua cadeira de volta para casa. Quico pergunta onde ela vai com ela, a tomando. Chaves toma as dores e alega que a cadeira é da Chiquinha. Ele a puxa das mãos de Quico com força e acaba acertando uma cadeirada em Seu Barriga, que chegava por trás. O que temos por idéia de cadeirada acabou sendo um encontrão que Chaves deu em Barriga, que levou a pior devido à força que Chaves fez para tomar a cadeira de Quico. Porque sejamos francos: uma cadeirada dói pra burro, né? Seu Barriga, fulo da vida, deu uma risadinha amarela e berrou "TINHA QUE SER O CHAVES de novo...", o assustando. Seu Barriga ainda levou, nesse episódio, um tapa de Dona Florinda, que queria bater em Madruga. Depois ele confessaria: "Puxa, como bate forte essa mulher".

            A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL/A PROPOSTA - Dona Clotilde oferece um dinheiro para que Chaves varra o chão do pátio sujo de confete e serpentina. Chiquinha ouve e o avisa que ela varrerá. Os dois disputam a vassoura, Chaves a puxa e acerta a pança de Seu Barriga, que chegava por trás. Após o "Foi sem querer querendo", Chiquinha mente alegando: "Você disse 'assim que o Seu Barriga chegar eu quebro a pança dele a vassouradas'". Chaves, furioso, vira a vassoura para bater em Chiquinha, mas acerta mais uma vez o dono da vila. Depois, durante o festival "As duas coisas", Seu Barriga tenta se dirigir à casa de Dona Florinda, mas Chaves, que varria o local, faz o pai do Nhonho tropeçar com a vassoura. Dona Clotilde pergunta a ele: "Tropeçou ou o Chaves o derrubou?". No chão, Seu Barriga responde: "As duas coisas".

            O VELHO DO SACO - Seu Barriga chega na vila e, incrédulo, diz: "Não acredito! Essa é a primeira vez que chego na vila sem receber uma pancada". Mal havia terminado de falar, toma uma bolada de Chaves no estômago. Barriga diz: "Chaves, era bonito demais!". Chaves retruca: "Eu? Mas eu ainda sou bonito!". Depois, Seu Barriga leva duas pancadas com o saco de bugigangas que Seu Madruga vendia após Chaves disputar com o pai de Chiquinha o saco, com a idéia de que Madruga estava com Quico dentro dele. No fim do episódio, o velho gordo ainda toma sete sacadas de um enraivecido e estressado Seu Madruga, já que foi Seu Barriga o autor da idéia de Madruga pegar aquele emprego que já havia lhe rendido tantas pancadas na cabeça.

 

 

            O DINHEIRO PERDIDO - Um dos episódios em que mais Seu Barriga sofre nas mãos de Chaves, que tenta pegar o seu sapato que havia tirado (devido a uma pedra) se equilibrando num pé só para não pegar um resfriado. Mas quando Chaves se aproximava do sapato, Chiquinha dava um chute nele levando o sapato para mais longe, fazendo o moleque ter que andar mais vezes num pé só para alcançá-lo. Chaves se enfureceu, tirou o sapato de Chiquinha à força e o arremessou... na cara de Seu Barriga. O sapato ficou pendurado no nariz do gordão. Será que Chiquinha tinha chulé? Se não, o dono da vila teve um pouco de sorte. Depois, Chaves, tentando pular bem alto do sofá de Seu Madruga no pátio (Barriga havia colocado todas as coisas de Madruga para fora da casa, a fim de despejá-lo), pula em cima de Seu Barriga e Seu Madruga. Os três caindo é uma cena cômica. Mais tarde, numa perseguição a Quico entre o roupeiro da Chiquinha, Chaves pensa que Quico está próximo e acerta um soco no estômago de Seu Barriga, que, irritado, tenta dar uma palmada no seu bumbum "por querer querendo". O dono da vila obriga Chaves a empinar o bumbum para tomar a palmada, mas na hora ele se esquiva e Barriga dá um tapa no roupeiro. Chaves foge. À caça de Chaves, Seu Barriga entra no guarda-roupa pensando que ele está lá dentro. Chaves, que estava escondido no barril, e Chiquinha derrubam o roupeiro com Barriga lá dentro e é lá que finalmente ele recebe um mês de aluguel de Seu Madruga (o envelope com o dinheiro estava em cima do guarda-roupa). Sem contar que o pai do Nhonho anteriormente havia levado um banho de cerveja de Madruga e ouvido um berro de Quico chamando sua mãe bem no seu ouvido. Numa cena hilariante, fumaça saía de seu ouvido devido ao grito do bochechudo (fotos acima, na seqüência). Ufa! É muito para um homem só.

            CURTO CIRCUITO - Quico dá um soco em Chaves, que tenta bater no filho de Dona Florinda com a bola. Mas, adivinha: atinge Seu Barriga, que chegava na vila. O gordo ainda é eletrocutado, assim como todo mundo (com exceção do Chaves).

 

 

            FUTEBOL AMERICANO - Seu Barriga chega na vila conversando com Professor Girafales sobre a bola de futebol americano que dará aos meninos. Enquanto isso, as crianças jogam futebol no pátio. Chiquinha é a goleira (ou "goteira" da Seleção, tudo na foto acima, um pouco antes da pancada) e Chaves vai bater o pênalti. O órfão chuta e... ganha um cascudo quem acertar. Enquanto Seu Barriga desmaia após a pancada, Chaves grita "Gol de Pelé". O dono da vila cai em cima da bola bicuda de futebol americano e as crianças pensam que ele esmagou a bola deles com o barrigão. Hilário!

 

 

            O COFRINHO DO SEU MADRUGA - Seu Barriga chega na vila preparado, com um capacete de futebol americano, para se defender de Chaves. Mas nem com o capacete adianta: ele faz com que o velho gordo apanhe mais ainda. O pai de Nhonho pede que Quico faça a prova de que o capacete impedirá que ele apanhe. Quico acerta um soco em Barriga, que na ocasião tirou o capacete. Com ele na cabeça, Barriga pede que o filho de Florinda bata com toda a força. Mas Quico, numa das raras ocasiões em que demonstra ser esperto, dá um soco no estômago do barrigudo, que vai se abaixando lentamente, sentindo o duro golpe. Chaves se aproxima puxando a caixa de garrafas em marcha a ré. O seu bumbum se choca com o de Seu Barriga e o gordo despenca no chão. Vendo que o capacete não adiantou nada, Seu Barriga o dá para Chaves para que ele se proteja dos cascudos de Seu Madruga. No fim do episódio, Chaves acha o saco de dinheiro de Madruga (que ele usa para jogar dominó com os amigos) e o pai da Chiquinha, desesperado, puxa o saco das mãos do menino e acerta Seu Barriga que vinha atrás. Antes de despencar no chão, Seu Barriga implora: "Chaves, devolva o meu capacete! Por favor!".

            O DESJEJUM DO CHAVES - Chaves tenta acertar Quico com a raquete de pingue-pongue, a arremessando. Mas ela vai parar na boca do dono da vila, que dá uma risadinha antes de desmaiar.

            EPIDÊMIA DE GRIPÊ - Quico bate em Chaves, que tenta acertá-lo. Mas ele atinge Seu Barriga, que derruba todos os documentos de sua pasta. No fim do episódio, novamente tentando acertar Quico, Chaves joga um balde d'água no pobre gordinho.

            ESTATÍSTICAS - Chaves brinca com a bola de Quico, que não deixa ele continuar, alegando que não havia lhe dado permissão para usar seu brinquedo. Chaves, irritado, dá um balão na bola e ela cai na cabeça de Seu Barriga, que é agarrado por Quico (o bochechudo pensa que o dono da vila é a sua bola). O pai de Nhonho ainda leva dois socos de Professor Girafales devido a uma sucessão de maus-entendidos. Com tanta queda do gordão, Chaves ficou incrédulo com o fato de Seu Barriga não ter afundado o chão... Isso sem contar que, numa perseguição a Seu Madruga, ele é atropelado junto com o pai da Chiquinha e quebra a perna.

 

 

            GOTEIRAS NA CASA DE DONA FLORINDA - Chaves brinca com sua vassoura imaginando que ela seja um rifle. Quico traz um rifle de brinquedo e quer saber como o de Chaves funciona. Chaves bate no Quico com a vassoura, alegando que é assim que seu "rifle" funciona. E ao tentar dar outra pancada em Quico, acerta o dono da vila com o "rifle-vassoura". No fim, Seu Barriga, chateado com a sua pasta ensopada, leva um banho de Chaves na saída da casa de Dona Florinda.

            O CALO DO SEU BARRIGA - Chaves arrasta a caixa de garrafas e atinge o pé de Seu Barriga, que tem um enorme calo em seu dedão. Vendo o enorme calo inchado, Chaves resolve apertá-lo, machucando mais ainda o dono da vila. O dedão machucado de Seu Barriga é inúmeras vezes atingido: duas vezes pelo nervosinho Seu Madruga, que acidentalmente atira o sapato em cima do pé do gordo. Barriga também tropeça, no fim, na caixa de garrafas abandonada no meio do pátio.

            O CARRO DO SEU BARRIGA - Chaves, com a iniciativa de jogar o caminhãozinho de Quico longe, atinge Seu Barriga. Quando ele deixa a vila, leva um pontapé do moleque, que esbravejava com o fato de seu carro já ter dono (Chaves segurava uma corda atada ao carro do dono da vila, alegando que ele havia encontrado o "brinquedo"). Seu Barriga desabafa após Chaves perguntar se ele está irritado: "Por que eu deveria estar irritado? Eu chego e você me recebe com pancada! Depois o Seu Madruga não me paga o aluguel! Aí quando eu vou me despedir você também me dá pancada! Eu, irritado? Não! Estou feliz e contente!". A última frase é dita por Seu Barriga em tom de choro. Um dos mais engraçados momentos é quando o pobre Barriga é chamado de "barrica de paletó". Morro de rir com essa cena.

 

 

            A VENDA DA VILA - Começo do episódio. Seu Barriga chega à vila numa Brasília branca (placa 887ACH - até na placa do carro de Seu Barriga está presente um "CH", marca registrada de Chespirito). Junto vem Seu Calvillo (Ricardo di Pascual), que quer comprar a vila de Chaves. Destaque para a porta lateral situada ao lado da entrada da vila. Creio que essa seja a única vez que essa porta lateral apareça na série Chaves. É dessa porta que Chaves sai, meio cambaleante. Seu Barriga havia aberto a porta da vila, deixando-a entreaberta. Chaves, cambaleante, fecha a porta pelo lado de dentro. Ela acaba atingindo Seu Barriga, que se mantém parado na frente da porta pelo lado de fora. Cena muito lembrada pelo estranhíssimo "Vai verter água", expressão usada pelo dono da vila para que Chaves se retire.

            RECADOS TROCADOS COM SEU BARRIGA - O BOLO - Irritado com Quico ter gritado, Chaves vai atrás de Quico com o intuito de lhe acertar um soco. O golpe atinge em cheio o rosto de Seu Barriga. O dono da vila, devido ao mal-entendido dos recados, pensa que Dona Florinda fez o bolo para ele e fica todo oferecido. Numa cena cômica e tosca, Seu Barriga faz biquinho querendo beijo de Florinda. Ela lhe acaricia o rosto, mas na cena o ato foi interpretado como um tapa (de tão mal dado por Florinda). Depois, levaria ainda um soco do enciumado Girafales. Sua queda depois do golpe é cômica. Depois, ainda meio grogue da surra que levou do professor, ainda toma outro soco: agora de Chaves, que tentava bater no... todos já devem saber.

            A BOLA DE BOLICHE - Chaves não agüenta o peso da bola de boliche e se abaixa, indo com toda a força em direção à porta da vila, onde Seu Barriga chega. Chaves dá uma cabeçada no estômago do pai de Nhonho e deixa cair a bola em seu pé. Seu Barriga diz que a bola de boliche era a única coisa com que faltava Chaves lhe dar pancada e o menino discorda, dizendo que ainda não usou um machado de lenhador. Depois de Chaves insinuar que a bola de boliche (ou corpo do Benito) parece o filho de Barriga e dele dizer que se chama Zenon, o gordo leva uma pancada de Seu Madruga com o seu saco de bugigangas (que o puxava das mãos de Chaves). No fim, o dono da vila se revolta com Seu Madruga, alegando que ele é o responsável por ele ter de vir na vila tantas vezes e sofrer "toda a calamidade que é possível cair sobre um ser humano".

            INVISIBILIDADE - Chaves pensa que Quico está invisível e se irrita com o fato do bochechudo alegar que não está. Chaves acaricia a barriga do dono da vila sem olhar para ele e acerta um soco no seu estômago, querendo bater em Quico. Depois, Chaves vê Seu Barriga tentando coçar as costas, pensa que o homem invisível está torcendo o seu braço e dá uma vassourada nas suas costas, querendo acertar o homem invisível. Chaves ainda alega que o pai do Nhonho lhe deve a sua vida e lhe cobra vinte centavos. Com direito à troco. Hilariante... Sem contar o final em que Chaves, pensando novamente que o homem invisível está imobilizando Seu Barriga, dá um banho de tinta amarela no coitado, que tentava coçar suas costas de novo. Quico ainda toca um vaso na cabeça do gordo, também com o intuito de salvá-lo do "homem invisível".

           TIENDA DEL CHAVO - Por incrível que pareça, Seu Barriga surge sem levar pancada. Mas por pouco tempo... No momento em que ele agradecia a Chaves por não ter apanhado dele na sua chegada pela primeira vez, Chaves percebe que Seu Madruga levou o copo sem pagar e sai correndo atrás do pai da Chiquinha, dando um empurrão no coitado, que despenca no chão. Seu Barriga lamenta: "Chegar na vila sem receber uma pancada do Chaves... seria bom demais para ser verdade". Depois de destruir sem querer o negócio de Chaves (tropeçando e caindo em cima de todos os sucos, baldes e copos) e lhe dar uma boa quantia para remediar a situação, o gordão chega e leva um banho de água suja, que Chaves joga fora ao perceber que serviu a água que serve para limpar os copos para Chiquinha por engano. No fim, Chaves tenta oferecer mais refresco para Barriga (o chantageando, dizendo que se ele comprar dirá onde está Seu Madruga) e vai servindo sem olhar para o copo. O refresco cai todo no chapéu do dono da vila, que o coloca e faz seu cocuruto tomar um banho.

 

 

            AS PESSOAS BOAS DEVEM AMAR SEUS INIMIGOS - Chaves dá chutes por todo o lado após ter levado um cascudo de Seu Madruga. E um dos chutes mira a canela de Seu Barriga. Em seguida, Seu Madruga pergunta se o pai do Nhonho veio cobrar o aluguel. Ele responde ironicamente que não, e sim para ser recebido com pontapés. Chiquinha se aproveita e acerta a canela de Seu Barriga em cheio. Depois, toma um banho de Chaves com o regador (foto acima) e, no momento em que Seu Madruga também era molhado, ele puxa o regador das mãos de Chaves e atinge a pança de Barriga.

            SEU MADRUGA PINTOR - A pancada clássica: Chaves tenta acertar uma vassourada no Quico, mas atinge a pança de Seu Barriga. Destaque para a resposta de Chaves à pergunta do gordo sobre quando que ele vai chegar na vila sem receber pancada: "No domingo quando eu tô na missa", disse o órfão, sempre temente a Deus. Depois Chaves, tentando pintar a porta de Seu Madruga, pinta o paletó do gordão. Seu Madruga ainda acerta Seu Barriga, que estava no apartamento da escada, sem querer com a bola do Quico. Antes, o dono da vila havia sentado na cadeira com tinta fresca, sujando mais o paletó nas costas.

 

 

            VAMOS AO CINEMA - Outra pancada clássica: Chaves vai chutar a bola e acerta a pança de Seu Barriga, que o levaria ao cinema, lugar onde todos estavam no momento. No cinema, Chaves, que reclama com o fato do pai de Nhonho estar na sua frente e não deixar ele ver nada, fica de pé, não deixando Chiquinha, que está atrás de Chaves, enxergar. Chiquinha então dá dois empurrões em Chaves, que cai em cima de Seu Barriga, que na última ocasião derruba todo o seu saco de pipocas.

            O VENDEDOR DE BALÕES - Seu Barriga comemora com um "heureca" (é assim que se escreve a palavra, por incrível que pareça) o fato de aquela ter sido a primeira vez em que não foi recebido com pancada. Após comemorar a corrente que foi rompida, Quico lhe dá a notícia de que Chaves está no barril. Seu Barriga se abaixa em direção ao buraco do barril o procurando, no momento em que Chaves se levanta e acerta em cheio o rosto de Seu Barriga com uma cabeçada. Mas uma desilusão para o gordão (rimou). Mais tarde, Chaves estoura dois balões que o pai de Nhonho comprou para o filho, agindo conforme Seu Madruga lhe ordenou. E, para terminar, Chaves o confunde com um balão e lhe dá uma tremenda espetada.

 

 

            A CASIMIRA MADE IN TAUBATÉ - Numa briga de Chaves e Quico (pra variar), na perseguição os dois correm entre Seu Barriga, que é girado pelos moleques por duas vezes. Mas quem disse que não rola a pancada? Chaves treina bater na bola de beisebol com a vassoura e vive errando. Ele garante para Chiquinha que acertará agora e acerta a vassourada... nas costas do Seu Barriga. Chiquinha: "Puxa, até que enfim acertou a bola". Seu Madruga, tentando puxar a vassoura de Chaves, acerta a pança do pançudo. Em seguida, Chaves tenta acertar Quico com a vassoura e manda ver em Seu Barriga, que saía da casa de Dona Florinda. O pai de Nhonho, quase em tom de choro, diz para o telespectador: "Vocês acreditariam que o Chaves me deu um outro golpe?". Após acertar com Seu Madruga a aquisição do pano de casimira "made in Taubaté" em troca de um mês de aluguel, Chaves dá mais uma vassourada em Seu Barriga, querendo acertar o... (todos já devem saber). Mesmo assim, com pena do órfão, dá um sanduíche de presunto para ele. No fim, Seu Barriga leva um bolada (de bolo) de Seu Madruga (que queria acertar Chaves) e leva o tecido todo sujo em seus ombros, se dirigindo, todo melecado de bolo (foto acima), à porta da vila.

            O DESPEJO DO SEU MADRUGA - Quico, irritado pelo fato de Chaves enrolar para jogar seu bilboquê de lata, o toma dele e arremessa em direção à porta da vila. Seu Barriga, que havia acabado de chegar, consegue se esquivar do brinquedo que vem em cima dele. Mas Chaves revida, atirando o bilboquê de Quico. Dessa vez, o golpe é inevitável. Destaque para o jeito esquisito que Seu Barriga fica ao cair no chão (fica com as pernas estendidas para cima, exigindo um preparo físico praticamente ausente no ator). Ainda toma uma paulada de Chiquinha, enfezada com o fato dele a despejar da casa. Seu Barriga pensa que foi Chaves que lhe bateu e diz que não pretende cair jamais nos truques do pai da Chiquinha. Mas ele tropeça no pau que ela usou para agredi-lo jogado no pátio e desmaia mais uma vez. No segundo episódio, Seu Madruga (que dizia ser comparado com o antigo campeão mundial de boxe Rocky Marciano), mostrando aos garotos como dava um golpe de direita dos tempos de boxeador, acerta sem querer Seu Barriga, que entrava em sua casa. O gordo, nocauteado, quase se esborrachou no chão. Eis toda a cena descrita em uma simples frase de Chaves: "Marciano derrubou o etê gordão".

            O ANIVERSÁRIO DO QUICO - Chaves se enfeza com o fato de Quico, que brinca com sua bola, não lhe convidar para a sua festa. Chaves dá um chutão nela e a bola cai direto no estômago do gordão, que trazia Nhonho para a festa de Quico. Detalhe que antes mesmo de sofrer a pancada, Seu Barriga, em sua feição, demonstrava que estava tomando um ar, se preparando para tomar o golpe.

            JÁ CHEGOU O DISCO VOADOR - A única pancada que "o disco voador" sofre é no final do episódio, incrivelmente. No momento em que Seu Barriga deixava a casa de Seu Madruga dizendo estar feliz por aquele ter sido o primeiro dia em que não apanhou de Chaves, ao abrir a porta sua cabeça se chocou com o disco voador de brinquedo, arremessado por Chaves que queria acertar Quico. Delirando, Seu Barriga diz, antes de despencar no chão, que existem discos voadores.

 

 

            SEU MADRUGA SAPATEIRO - Chaves deseja jogar um tijolo em Chiquinha, mas se lembra do ditado "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena" e desiste de acertar a filha do Seu Madruga. Ele joga para trás o tijolo, mas atinge Seu Barriga. Depois, Chaves derruba todas as tachinhas de Seu Madruga, as espalhando pelo chão e por cima do banquinho. Seu Barriga pisa em cima das tachinhas e começa a "dançar de dor". Ao se sentar, também fica com o bumbum dolorido. Sensacional a cena em que o dono da vila dança em cima das tachinhas ao som da musiquinha que toca no rádio de Quico. Em seguida, o gordo volta para buscar o sapato que havia mandado Seu Madruga consertar e toma um banho de cola de Chaves. Mas ao tentar levá-los percebeu que o banquinho iria também: Chaves havia pregado o sapato no banco. No terceiro episódio, Chaves tenta tirar o sapato do Professor Girafales. Chaves monta na perna de Girafales, segurando seu sapato com a coluna encurvada. O professor, sentado no banquinho, põe o seu pé no bumbum do moleque para dar a impulsão. Girafales empurra Chaves com o pé e o menino, com o sapato nas mãos, vai de encontro a Seu Barriga. Como estava abaixado, dá uma violenta cabeçada no enorme estômago do dono da vila, que desmaia na hora. Depois, Chaves tenta dar uma martelada em Quico. Chiquinha quer tomar o instrumento de suas mãos. Os dois brigam pelo martelo, o que provoca uma martelada de Chaves na barriga de Seu Barriga, que acusa os meninos de demônios por estar sendo atacado a marteladas. 

            FALTA D'ÁGUA (2ª VERSÃO, NO FIM FLORINDA CHORA NA PAREDE) - Chaves dá um pontapé em Quico e diz para Chiquinha que vai continuar batendo nele. No momento, chega Seu Barriga, que leva um pontapé no bumbum. Ao tentar se explicar, Seu Barriga diz: "Sim, eu já sei! Foi sem querer querendo!". E Chaves: "Isso! Isso! Isso! Isso!". Chiquinha pergunta: "Veio para cobrar o aluguel?". O dono da vila responde ironicamente: "Não! Vim pro Chaves me dar uma patada!". Chaves leva a sério e tome mais uma patada no pobre Barriga. O pai de Nhonho ainda leva um banho de Seu Madruga no fim.

            O ÁLBUM DE FIGURINHAS - Chaves e Quico jogam beisebol e, no momento em que Quico vai arremessar a bola, Chaves pergunta se ele não viu o Seu Barriga, já que quer tomar cuidado para não acertá-lo. O dono da vila chega e diz ao garoto que ele quebrou o tabu de não recebê-lo com pancada. Chaves entende "quebrou o tatu", enquanto que, com o taco no ombro, escuta Barriga elogiá-lo. Chaves se vira para Quico com o taco e acerta Seu Barriga, outra vez quebrando o "tal do tatu". No fim do episódio, o pai de Nhonho procura o bolinho de dólares abaixado, ao mesmo tempo em que Chaves joga a bola de beisebol pra cima. Chaves posiciona a luva de beisebol na cara de Seu Barriga e a bola cai na sua cabeça. Mas isso pouco importa: com o fato do menino ter achado seus dólares, ele lhe dá uma boa recompensa.

            O DIA DE SÃO VALENTIM - Seu Barriga chega carregando inúmeros pacotes, sem enxergar nada, onde neles estão contidos presentes comprados para a turma da vila. Mas Chaves está deitado no chão, no meio do caminho, escrevendo a carta para São Valentim. Resultado: o dono da vila tropeça no moleque. Mas Seu Barriga se vinga na casa de Dona Florinda, se sentando em cima de Chaves.

            OS RATOS NO RESTAURANTE - Chaves tenta caçar o rato com a vassoura, mas atinge Seu Barriga, no momento em que este entrava no restaurante.             

 

 

            O CÃO RAIVOSO - Chaves se engatinha brincando de cachorrinho. Seu Barriga chega e tropeça no menino. Barriga também engatinha para ficar frente a frente com Chaves, que pergunta se ele também está brincando de cachorrinho. No momento em que Chaves dizia que os cachorros brincam de dar mordidinhas, Quico por trás morde o bumbum de Seu Barriga (o gordo sente a mordida na foto acima).

            AS CRIANÇAS TENTAM SUJAR A ROUPA DO QUICO - Quico pede que Chaves lhe devolva a bola e ele dá um chutão nela em direção à porta da vila. Adivinha o que acontece? Seu Barriga leva uma bolada na boca do estômago (dããã... não me diga). O dono da vila sente falta de ar e, ao falar, não produz nenhum som. Quico acaba por procurar o botão de volume. Barriga ainda toma uma segunda pancada, quando Chaves tenta acertar um soco em Quico. Chaves arranca "um dente da pança" de Seu Barriga, conforme diz o filho de Dona Florinda. No fim, o pobre Barriga ainda toma um banho de talco do órfão, que tentava sujar Chiquinha.

 

 

            ABRE A TORNEIRA - A pancada demora um pouco para acontecer. O pai de Nhonho chega ouvindo Dona Florinda dizer que ele é mão de vaca por não arrumar a vila. Mas Chaves mantém a tradição e faz com que Seu Barriga, que discute com Seu Madruga, segure a mangueira que usará para limpar a vila. O moleque abre a torneira no momento em que Barriga diz que dele ninguém caçoa. Com a mangueira na mão, apontando diretamente para a sua cara, o gordo leva um banho de Chaves. O dono da vila diz que estranhava ainda não ter acontecido nada. No fim do primeiro episódio, Chaves, que ensaboava a porta de Madruga, ensaboa o paletó de Seu Barriga. No segundo episódio, Chaves tenta atingir Quico com o gesso, após o filho de Florinda sujá-lo. Mas o gesso vai parar na cara de Seu Barriga. Quico dá um pontapé em Chaves por ele ter sujado o dono da vila. Chaves tenta revidar, mas acerta Seu Barriga, que está abaixado tentando se limpar. Seu Barriga acaba caindo no canteiro de gesso. O gordão acaba derrubando Quico no canteiro, após recusar a sua ajuda para que se limpe.

 

 

            O NATAL NA CASA DO SEU BARRIGA - A pancada demora para acontecer. Antes, Seu Barriga convida Chaves e todos os moradores do primeiro pátio para passarem quinze dias em sua casa, enquanto a vila estiver em reforma. O dono da vila não quer que Dona Neves leve seu passarinho Soriano e se senta em cima do enorme baú que a "biscavó" da Chiquinha preparou para passar os quinze dias (ela havia entendido quinze anos) na casa do gordo. A velha ordena que Chaves leve o baú (acoplado a um carrinho) para a caminhonete e Chaves o arrasta com o Seu Barriga em cima. Barriga dá uma pequena volta forçada em cima do baú de Dona Neves, que se choca com o barril, provocando a queda do pai do Nhonho, que acaba despencando no chão. Em seguida, já na casa do gordão, Chaves quer pegar as coisas de Dona Neves, mas percebe que a porta está trancada. Seu Barriga pega a chave do bolso de sua calça, mas Chaves puxa a chave a força. Resultado: a calça de Seu Barriga é rasgada. Depois, Chaves coloca o baú na frente da porta do quarto da "biscavó" da Chiquinha. Seu Barriga caminha apressadamente em direção a Chaves e tropeça no baú. O gordo despenca, derrubando a porta de papelão do quarto. O dono da vila ainda é derrubado quatro vezes por Professor Girafales devido ao mal-entendido do suposto caso entre Seu Barriga e Dona Florinda. Mais tarde, Chaves escreve uma carta para Papai Noel deitado no chão, no meio do caminho. Seu Barriga, que segura uma porção de pacotes (os presentes de Natal), tropeça no menino e derruba todos eles. E para encerrar, quando todos deixam a casa de Seu Barriga (a vila já está pronta), Chaves mais uma vez se enrola com o baú de Dona Neves: ele o arrasta para fora do quarto sem abrir a porta, o que acaba mais uma vez a destruindo. Não dá para entender... O Seu Barriga é tão rico e suas portas são de isopor. Isso é que é ser avarento...

 

 

            O BELO ADORMECIDO - Seu Barriga tropeça em Chaves, que dorme com o corpo estirado em frente à escada. Pouco depois, indo em direção à casa de Madruga, Barriga tropeça novamente em Chaves, que dorme deitado no meio do pátio. Seu Barriga, no chão, pergunta para o telespectador: "Será que foi o Chaves?". No fim, o pai de Chiquinha dá um beliscão sem querer no dono da vila, pensando que é o Quico. Seu Barriga nocauteia Madruga e o esmaga, em cena que muitos chegam a ter medo dela.

            LIXO E MACARRONADA NO SEU BARRIGA - O episódio em que Seu Barriga mais sofre, sem dúvida nenhuma. Ao chegar na vila, toma o maior cuidado do mundo para não apanhar do moleque. Mas descobre que Chaves está no restaurante e se desepera, pois terá que ir lá para cobrar o aluguel de Dona Florinda. Mesmo com Chiquinha como guarda-costas (em troca de um sorvete), Seu Barriga é recebido da maneira de sempre por Chaves no restaurante: com um balde de lixo na cabeça, após o novo garçom do restaurante tropeçar. O pai de Nhonho diz a clássica frase: "Há pessoas que tem uma mancha negra em seu destino! E a minha... É O CHAVES!!". Depois, já sentado na mesa do restaurante onde fará uma refeição, Chaves (que tenta pedir desculpas pelo acidente anterior) esfrega o balde de lixo na sua cara quatro vezes. Em seguida, Chaves tromba com o garçom (Ricardo di Pascual), que trazia um prato de macarronada, e o prato vai parar na cabeça de Seu Barriga. O gordo fica coberto de macarrão. E o sofrimento não pára: Chaves coloca o prato com macarronada na frente de Seu Barriga que, sem olhar, põe seu óculos em cima da comida. Chiquinha limpa o óculos sujo com a gravata. Chaves repreende Chiquinha por ter sujado a gravata do pai do Nhonho e pega a toalha da mesa para limpar o óculos. Resultado: tudo o que tem em cima dela cai em cima de Seu Barriga (pratos, guardanapos, saleiros e mais macarrão). Então Barriga se recusa a pagar o sorvete que havia prometido à Chiquinha que, irritada, chora e ao mesmo tempo suja mais ainda o dono da vila jogando-lhe mais macarrão em cima. Dona Florinda chama Chaves para que abra a portinha que dá para a cozinha e o moleque derruba mais uma vez o balde de lixo na cara de Seu Barriga. Dona Florinda, que tenta mostrar como se serve um prato de espaguete, tropeça no balde de lixo e derruba mais uma porção de macarronada no martirizado Senhor Barriga. Cômica a cena em que Florinda joga macarrão dentro da própria roupa. Ufa, terminou por esse episódio! Eu é que não queria estar na pele de Zenon Barriga y Pesado. E você, queria?

 

 

            SEU MADRUGA LEITEIRO - Seu Barriga não leva pancada no início, pois aparece no momento em que Chiquinha diz que só falta ele chegar para cobrar o aluguel atrasado. E no momento em que ele comemora o fato de aquela ter sido a primeira vez em que não recebeu pancada de Chaves, de repente toma uma bolada de Chaves na cabeça na entrada do corredor que dá ao segundo pátio. Ele despenca no chão rindo. Após Chaves insinuar que Barriga vai ter cachorrinhos, ele acaba dando um banho no gordo de leite com o balde furado. Seu paletó todo sujo faz com que ele deixe a vila chorando.

            DONA FLORINDA PREPARA O RESTAURANTE - Professor Girafales tira a antiga placa ("Fonda") do novo restaurante de Dona Florinda e pede para Chaves segurá-la. Chiquinha segura por ele, mas Chaves a toma dela alegando que Girafales pediu que ele a segurasse. Ele acaba acertando Seu Barriga com a placa.

            SONHOS NO RESTAURANTE - Chiquinha suja o rosto de Chaves com terra, já que ele quer brincar com Paty e não com ela. Chaves tenta revidar, arremessando terra na filha de Seu Madruga. Mas a terra vai parar na cara de Seu Barriga. Depois, Chaves tenta pegar o bolo colocado em cima da mesa do restaurante, mas Professor Girafales o puxa. Os dois disputam o bolo e Chaves acaba dando uma bolada do dono da vila, que chega por trás. Mas Barriga se vinga, tropeçando e nocauteando Chaves, que estava sentado na cadeira da mesa. Seu Barriga fica desmaiado em cima da mesa e toma uma mordida de Chaves, que sonha com um gigantesco sanduíche de presunto presente em sua mesa. Só que o bumbum de Seu Barriga não tem o gosto de um sanduíche de presunto, obviamente. Seu Barriga apanha até no sonho de Chaves: leva um pisão de Chaves, que está sentado. E o menino, ao se levantar, derruba a bandeja que o dono da vila, travestido de garçom, traz em suas mãos. 

            UMA AJUDA PARA A CRUZ VERMELHA - Chiquinha segura Nhonho para que Chaves lhe acerte um soco para colher sangue para a Cruz Vermelha. Mas Chaves, como num passe de mágica, dá um soco na cara de Seu Barriga. O gordo, coitado, toma uma surra no fim do episódio de Dona Florinda e Dona Neves devido ao clássico mal-entendido de quem é e quem não é louco.

            MATANDO AULA NO DOMINGO - Chaves está atrasado para a escola. Ele pega Chiquinha pela mão e corre. Chiquinha, impulsionada pelo puxão do menino, dá de encontro com Seu Barriga, que havia trazido Nhonho para ir à escola com eles. Chaves diz que é a primeira vez que lhe dá uma "Francisquinada" (um dos primeiros episódios dublados, Chiquinha ainda era chamada de Francisquinha).

 

BALANÇO: Seu Barriga aparece em 47 histórias de Chaves (ou 59 episódios ou um pouco menos de 40% do total dos episódios apresentados no Brasil) exibidas atualmente. O dono da vila, pra variar, leva pancada de Chaves em todos os episódios. O pai de Nhonho, ao chegar na vila, é recebido com pancada pelo Chaves 37 vezes. Em outras 4 ocasiões, Seu Barriga apanha ao chegar no restaurante. Ou seja, Seu Barriga é recebido com pancada na sua primeira aparição em um episódio em 39 deles, sendo que, em "Sonhos no Restaurante", o gordo é recebido com pancada tanto na vila quanto no restaurante. Em "Seu Madruga Sapateiro", ele chega na vila 2 vezes e é recebido com 2 pancadas de Chaves no primeiro e no terceiro episódio e, em "Casimira", Seu Barriga apanha na segunda vez em que chega na vila. O dono da vila em 8 episódios não é recebido com pancada assim que chega na vila (contando o episódio "Lixo e Macarronada", onde ele apanha quando chega no restaurante). Em todos os 148 episódios de Chaves apresentados normalmente (de 122 histórias, não contando os perdidos), Seu Barriga leva, contando alguns escassos acidentes menos doloridos, 119 pancadas. Dessas 119, 85 foram dadas pelo Chaves. Quem se encarregou das outras foram Seu Madruga, que colaborou com 17 pancadas; Professor Girafales, que deu 7; Quico, com 4; e Dona Florinda e Chiquinha, com 1 cada. Seu Barriga ainda sofreu 4 acidentes sozinho. O gordo apanhou de 40 diferentes maneiras, entre objetos e sistemas de auto-defesa humana. O gordo que cobra o aluguel sofreu mais com sacadas, pois tomou 13 (incluindo as 7 que sofre de Seu Madruga no final de "Velho do Saco"). Em segundo lugar, aparece as boladas com 9 sofridas. Em terceiro empataram os pontapés e os banhos molhados com 8 no total. Em quarto lugar empataram o soco e tropeços, com 7 pancadas. E em quinto, se sobressaiu as vassouradas, que renderam 6 pancadas cada. Seu Barriga ainda sofreu com terra, disco voador de brinquedo, pauladas, bolos na cara, espetada, cabeçadas, banho de tinta, vaso na cabeça, bilboquês na cuca, quedas na piscina, marretada, garrafada, travesseirada, sapatada, cadeirada, trombada, raquetada, pancadas com a caixa de garrafas, caminhão de brinquedo na cabeça, bola de boliche no pé, tijolada, tacada, talco na cara, placada, lixo na cuca, sabão sujando seu paletó, gessada, beliscão, mordidas, martelada, tachinhas no pé e no bumbum, cola na cara e até "Francisquinada". Ufa! Um balanço típico daqueles esdrúxulos e desnecessários do Vídeo Show. É só para distrair mesmo, pois você nunca decorará tantos números.

 

 

            Isso sem contar que, numa ocasião, Seu Barriga levara um banho de farinha. E ao invés de sair esbravejando ou chorando, resolveu dar uma de Manuel Bandeira: começou a recitar o clássico poema "Vou-me embora pra Pasárgada, lá sou amigo do rei...", sonhando com o paraíso imaginado pelo poeta fundador do Modernismo. Isso ocorreu num dos primeiros episódios de Chaves, hoje perdido (obviamente) "As Crianças Tentam Sujar a Roupa do Quico - 1º versão", gravado na época dos Balões. E quando Seu Barriga se fingiu de morto para assustar o Chaves? No fim, tomou uma surra que quase o matou de verdade. Também há a clássica pancada que recebe de Chaves, no momento em que tenta acertar a pichorra (foto acima). Seu Barriga ainda é confundido com a pichorra, por ela ser um pouco rechonchuda. Como as pancadas dos perdidos não foram incluidas na lista e o Brasil viu apenas um pouquinho mais de 50% de todos os episódios de Chespirito, é certo que Seu Barriga já sofreu muito mais, né?

 

MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ 

 

E por falar em Seu Barriga, li uma nota nada agradável sobre o extraordinário Edgar Vivár no jornal gaúcho "O Sul" de domingo, dia 15/2. Seu título era "Desemprego no Meio Artístico". A notícia está descrita assim: "Edgar Vivár, o ator mexicano que interpreta o Senhor Barriga e Nhonho no seriado "Chaves", voltou ao México depois de trabalhar na Argentina e lamentou o desemprego. "O 'Chaves' ainda passa em muitos países. Eu poderia arrumar emprego em outro lugar, mas é aqui que tenho minhas coisas, minha família. Acho que seria justo conseguir voltar à televisão em meu país", disse, desmentindo ter sido convidado pela Televisa para trabalhar. O ator lamentou não ter recebido o convite, e disse que ficaria se lhe dessem uma oportunidade." Para quem é fã de Chaves e curte o trabalho de Edgar nas séries, é óbvio que essa notícia entristece e muito. Ainda mais se a vítima de tal desemprego é o gordinho que encantou o Brasil com seu gigantesco carisma e enorme simpatia em setembro do ano passado. Como disse muito bem o usuário Chapolas, do FUCH, é difícil de acreditar que um ator do programa de maior sucesso da história da Televisa não ganhe um emprego na emissora.

 

Gustavo Berriel, exímio colunista de "O Mundo Chavesmaníaco", deseja lançar o projeto "Volta CH", cujo objetivo o nome já diz. Será criado (ou já foi) um site que informará a situação para lá de precária das séries CH atualmente (Chaves está fora do ar há quase dois meses, já um recorde em 20 anos de exibição no Brasil que serão completados no próximo dia 24 de agosto). O site também colherá assinaturas para um abaixo assinado, além de incentivar os internautas a mandarem e-mails para o famigerado programacao@sbt.com.br . Você, internauta de bom gosto, já viu esse filme, né? Por isso adianto que isso não vai dar certo, pois, se as séries voltarem, logo sairão do ar devido à essa triste e maldita mania do emissoreco do "Cenoura" Abravanel de não manter uma programação fixa, a mudando semanalmente. Tal projeto se assemelha ao "Volta Chapolin" do Bruno Pires, webmaster do "Tributo a Chespirito". O site até saiu na Folha, mas Chapolin voltar que é bom nada (voltou para sair do ar depois). De nada adianta nós pedirmos a volta das séries se nós não as assistirmos. Lembram-se da enxurrada de e-mails de agosto, que fez com que Chapolin e Chaves, com os perdidos, regressassem? Pois é... os perdidos duraram quinze minguados dias, menos de um mês depois o SaBoTagem tiraria do ar mais uma vez Chapolin e Chaves teria seus episódios mutilados até ser definitivamente cancelado. Os diretores da emissora alegam desgaste do seu maior talismã, que estava com baixa audiência. Há a esperança de que a série volte em março. Acho que volta, mas, se não voltar, não ficarei nem um pouco surpreendido. Mas se voltar, conto com vocês para que assistam Chaves diariamente ou que pelo menos sintonizem seus seletores no SBT no horário em que a série passar. Isso vale principalmente para a galera de São Paulo, já que é aí que a Datanexus do "Cenoura" atua constantemente aí na terrinha da garoa. Já Chapolin, sinceramente, só com o Leandro Lima...

 

Há uma notícia que a partir de março estará à venda um DVD intitulado "Aí vem Kiko". Há uma fonte que divulga o preço, um pouco acima de cinqüenta reais, e a mesma fonte diz que o DVD estará à venda a partir de março. Será? Por enquanto, DVD's em espanhol de Chespirito nós já estamos cansados de presenciar lançamentos atrás de lançamentos. Isso sem contar o interesse da PlayArte em falar com os chavesmaníacos para dar sugestões para um suposto DVD que lançariam. Se isso foi em dezembro, então a qualquer momento poderemos ter novidades...

 

 

No Troféu Tributo a Chespirito, a nossa consagração foi total. O Turma CH venceu em todos os quesitos. Foi eleito o melhor site com 175 votos de 601 possíveis (29,12%), derrotando 16 concorrentes. Venceu também no quesito "Melhor design", levando 154 de um total de 525 votos (29,33%) e ainda obteve o título de "Maior inovação", abocanhando 160 votos de 534 dados (29,96%). Nossa vitória foi facilitada com as ausências da competição de "medalhões" como Tinha que ser o Chaves!, Chespirito Web e CHBR, e, sem dúvida, tal trunfos premiam merecidamente nosso trabalho em fazer do Turma CH a melhor opção de entretenimento, informação e diversão para os internautas de bom gosto, que são os queridos chavesmaníacos.

 

 

A sua COLUNA DO MESTRE foi eleita a melhor entre todas as colunas CH. Isso me deixou profundamente feliz, de uma maneira que vocês nem imaginam. Consegui 27,96% dos votos (196 de um total de 701), concorrendo contra 14 colunas de excelente qualidade. Entre elas está a fantástica "Foi Sem Querer Querendo", que Gustavo Berriel escreve para "O Mundo Chavesmaníaco". Sua coluna, que consegui a façanha de superá-la (não sei como), ficou em segundo lugar com 137 votos (19,54%). Inexplicáveis os 6 míseros votos que a bela coluna do H3170R na CHBR levou na enquete e também não compreendi o pífio desempenho do excelente e tradicional site Mundo Chespirito, que obteve votações inexpressivas. Sei lá o que aconteceu... Mas estou até agora festejando o fato de eu ser o maior porta-voz das séries CH do Brasil. Isso acabou sendo um presente de aniversário um pouco atrasado (fiz 20 anos no último dia 6/2) e tal cargo me dá até uma certa responsabilidade... Já o ChaPapo também obteve boa votação, conseguindo 62 votos e a quinta colocação (atrás da coluna do Bruno Pires, terceirão com sua "Sale y Vale" (Tributo a Chespirito) com 113 votos e da do nosso Rufino Rufião, o quarto colocado com 91 indicações). Seu Moncho conseguiu com sua excelente coluna a sexta posição (43 votos), Yanmar a oitava (10) e Tripa Seca a décima-segunda colocação (4). Os resultados na íntegra do Troféu Tributo a Chespirito, quesito por quesito, já consta na seção do nosso site Resultados das Enquetes.

 

E quanto ao quesito de melhor webmaster, título ganho por mim com 160 votos de um total de 529 (30,25%), deixo claro que não o mereci sozinho. Bruno Pires, o organizador do concurso, foi quem inscreveu minhas duas colunas (essa que vocês estão lendo e o ChaPapo) e também colocou apenas o meu nome no quesito webmaster, omitindo os do Didi e do Tripa Seca. O problema é que Didi era contrário a nossa participação no concurso, alegando que, no momento em que ela ocorresse, o Turma CH estaria em reformas. Elas acabaram não acontecendo, pois atrasaram um pouco (o novo design vem aí, junto com a possível volta dos vídeos). Mas insisti com a sua inscrição na competição e, no fim, fomos os grandes vitoriosos. E o Bepê, como ele me inscreveu no quesito webmaster, só se lembrou do meu nome. Por isso é que acabei levando o prêmio sozinho e injustamente. Sem dúvidas que Didi (que se sentiu injustiçado, naturalmente) e Tripa Seca também mereceram o prêmio, além é claro do trabalho do fundador Mr. Zero também ter colaborado bastante para a nossa vitória. Muita gente vive dizendo que o nosso site é o melhor de todos sobre Chaves, quase todos nos colocam entre o melhores sites CH... Isso já é um prêmio para lá de significativo. Mas ser glorificado dessa maneira é um prêmio para poucos. Uma sensação que não sei se sentirei novamente.

 

Eu, melhor webmaster CH? Isso ocorreu porque o Cleotais (Chespirito Web), o Igor C. Barros (Tinha que ser o Chaves!) e o Alma Negra (CHBR) inexplicavelmente não concorreram. Um cara que recém completou minguados dois anos de internet e que não manjava quase nada de web e html (até hoje não manjo muito) ganhar esse prêmio é demais... Eu vou lhes contar um segredo: nem sei como é que se coloca um site no ar. Eu consigo atuar tranqüilamente na página pelo fato de eu já a ter recebido prontinha, online, e isso eu devo naturalmente ao Mr. Zero (que me convidou para fazer parte da família Turma CH primeiramente como sub-webmaster e depois como webmaster) e também ao Didi (cujas broncas que recebo dele são em prol de melhorias para o nosso querido site). Outro que me ajudou muito foi o sumido ex-webmaster Adriano Seu Madruga. Aliás, por onde ele anda? Reconheço que o prêmio é uma recompensa merecida pela revolução no conteúdo que comandei no Turma CH a partir do segundo semestre de 2003. Mas também me recordo daquelas figuras e fotos bem feitas pela galera, que não consigo fazer nem em sonho... As fotos do site são do Didi e do Mr. Zero (as mais antigas). Eu faço montagens só no Paint e olhe lá... Por isso, repito a pergunta: eu, melhor webmaster CH?

 

No FUCH, comprei uma briga com a galera devido ao fato delas rejeitarem o carnaval e as magias dos desfiles e dos sambas-enredo. A pesquisa que mostrou o triste resultado de 57% da população brasileira querer distância dos tamborins me chateou bastante, pois eu, sempre fã de carnaval que fui, acho uma injustiça tal festa e a poesia dos sambas (do Rio, porque o resto...) serem desprezadas e jogadas para escanteio por ritmos rústicos como hip hop, rap e rock pauleira. Com todo o respeito, é claro, para quem curte esses ritmos (o que não é o meu caso). E, no FUCH, a hostilidade dos jovens chavesmaníacos ao carnaval me surpreendeu negativamente. Por conta disso, presenciarei os desfiles das escolas do Rio (dias 22 e 23/2) um pouco triste devido a tamanha indiferença. Mas o belo carnaval que trará sambas clássicos como "Aquarela Brasileira", "A Festa do Círio de Nazaré" e "Contos de Areia" deverá fazer eu esquecer dessas discórdias. Só tenho que desejar boa sorte para todas as escolas nesse fim-de-semana de festa, já que elas encherão meus olhos de sonho e fantasia, como sempre acontece anualmente. Na foto, o excelente intérprete da Porto da Pedra, Preto Jóia.

 

Sobre minha última coluna, onde falei do mal-tratamento dos chavesmaníacos do FUCH referido a Edmilson SBT, ri demais de Chanfle na entrevista que concedeu a Cheves no "De Frente com Cheves", do site Chespirito World. Ao falar de minha coluna, a qualificou como a melhor do meio CH, porém disse que a última que eu escrevi (sobre Edmilson) foi "terrivel". É óbvio que para ele foi terrível, pois o folclórico Chanfle foi o autor do polêmico site Anti-Edmilson SBT, que motivou a saída de Edmilson do FUCH. Chanfle é daqueles que sequer quer ouvir falar do nome do rapaz bitolado pelo emissoreco. Aliás, a coluna anterior escrita por mim infelizmente não mudou a opinião dos fãs de Chaves com respeito a Edmilson. Quando falam dele, continuam a falar mal. E a coluna também foi qualificada como a mais "parcial" que escrevi. Tá certo, pois continuo defendendo Edmilson e achando que a hostilidade dirigida a ele pelos internautas é inexplicável e sem sentido.

 

Mais uma de Bruno Pires: no Tributo a Chespirito, ele está lançando uma série de reportagens sobre Roberto Vázquez (foto ao lado), o homem que jura ser o criador de Quico e faz shows pelo país afora interpretando o personagem. O colunista do TaC, Flávio E. Ramos, entrevistou Vázquez pessoalmente. Me prontifiquei de ajudá-los nesse trabalho, pois eu (pasmem) já vi um show desse cara em 1997. Contarei para o Bepê tudo o que ocorreu nele. Só adianto que o show dele foi uma tosqueira só...

 

E, para finalmente encerrar a melhor coluna CH do Brasil (conforme opinião do povo), a tradicional lembrança de minha musa. Vocês pensavam que eu havia me esquecido dela, né? O fato de sua participação na Malhação ter acabado me deixa chupando o dedo diariamente, é lógico. Juliana Didone não é de jogar fora (muito longe disso), mas Manuela do Monte, que anda desaparecida um pouco da mídia após ter deixado a novelinha, está me deixando um pouquinho saudoso. Por conta disso, para matar a saudade, aí vai mais um belo retrato da minha Manu, de Santa Maria para o mundo.

 

 

 "OH, VIRGEM SANTA! OLHAI POR NÓS! OLHAI POR NÓS, OH, VIRGEM SANTA! POIS PRECISAMOS DE PAZ!" TÔ NA TORCIDA PELA VIRADOURO, QUE HOMENAGEIA O MEU PARÁ! UM ABRAÇO PARA OS PARAENSES, MEUS CONTERRÂNEOS!! VAMOS ENCANTAR NA SAPUCAÍ!!

FELIZ CARNAVAL! DIRIJAM COM CUIDADO E USEM CAMISINHA!

PARABÉNS, CHESPIRITO! NESTE SÁBADO DE CARNAVAL (DIA 21/2) SÃO COMPLETADOS 75 ANOS DE UMA VIDA FRUTÍFERA PARA TODO O MUNDO COM A SUA ARTE SINGULAR DE FAZER HUMOR!!

 

Mestre Maciel

marcofelgueiras@ig.com.br