PARA ROLAR DE RIR...

            Em todas as minhas colunas faço desabafos, detono o SaBoTagem, nunca deixo escapar minha irritação devido ao péssimo tratamento dado pela emissora às séries de Chespirito... Até agora Chapolin não voltou, e o modorrento Scooby-Doo continua ocupando espaço na programação. Aí o Vermelhinho volta em dezembro, para a alegria dos chapolinmaníacos, mas algumas semanas depois eles tiram novamente a série do ar para colocar uma porcaria qualquer. De que adianta um turbilhão de e-mails a programacao@sbt.com.br pedindo Chapolin de volta, se a série retorna para sair dias depois? Se é assim, melhor nem voltar. E o restante dos perdidos? No último dia 7 (sexta-feira) foi exibido novamente o Fantasma do Seu Barriga, mas já voltaram com a velha rotina ao apresentarem o episódio da Recuperação na segunda seguinte (dia 10). E ainda mais essa agora do Chaves não passar no Nordeste por causa do horário de verão, sendo exibido no lugar um vídeo-tape de "Família Dinossauros"...

 

CHAPOLIN, PERDIDOS, CHAVES AUSENTE NO NORDESTE... JÁ QUE NÃO ADIANTA CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO...

 

            Por isso paro por aqui com esse meu diminuto desabafo, senão escreverei linhas e linhas sem parar só a fim de ferver as orelhas dos diretores do SóBesTeira e se vocês repararem nas minhas últimas colunas elas só esculhambam o emissoreco do Cenoura Abravanel. Por isso está na hora de eu virar o disco e despontar com algo descontraído objetivando a diversão e a alegria do internauta de bom gosto, já há muito sofrendo graças aos crimes de um cidadão chamado Mauro Lisconi (o diretor de programação do... não preciso escrever o nome do canalzinho de novo). Isso que uma notícia ruim os espera no Mestre Maciando na Sapucaí, a seção de fofocas situada mais abaixo. Quando acabarem de ler a coluna, tem uma bomba lamentável os aguardando na seção e esperamos que ela seja boato.

            Mas deixem as desgraças de lado por um tempinho. Agora é a hora da descontração. Iniciarei a partir dessa coluna uma série narrando as cenas mais engraçadas de Chaves e Chapolin. Só isso deverá render umas mil colunas, pois humor é o que não falta considerando a obra do Legítimo Mestre.

 

BOM DIVERTIMENTO!!!

 

            GOTEIRAS: Morro de rir no episódio em que a casa de Florinda está cheia de goteiras da cena em que uma goteira nova começa a cair na cabeça do Quico. Dona Florinda diz, indignada:

            - Está vendo só, Seu Barriga? Está vendo, só? E essa é uma goteira nova!

            Chaves chega e diz:

            - Quer dizer que essa goteira é nova?

            Dona Florinda confirma e Chaves completa, faceiro e abrindo os braços com alegria:

            - SEJA BEM-VINDA!!!!!

            Soltei na última terça-feira (dia 11) uma gargalhada tão imensa na hora em que Chaves disse isso que minha mãe veio ver o que estava acontecendo. Demais, sem noção...

 

SEJA BEM-VINDA, GOTEIRA NOVA! QUE ZOEIRA...

 

            O ANIVERSÁRIO DO SEU MADRUGA: Este episódio mereceria uma coluna inteira, pois ele é todo engraçado. Por isso destacarei apenas um diálogo em que me divirto muito quando vejo. Ele começa quando Seu Madruga pergunta para Chaves se ele é feio e Chaves diz "Não só cara, mas também de corpo". Aí começa o show de Chaves e o espetáculo de tolerância do saudoso Madruguinha:

            - Sabe, isso é bom porque o homem deve ser FEIO, FORTE E FORMAL!

            Seu Madruga, já um pouco irritado, faz um ahã com a boca fechada. E Chaves continua:

            - Mas pro senhor só está faltando ser forte e formal!

            A gargalhada em mim já reina nessa hora. Madruga continua olhando para o moleque com toda a raiva do mundo. E Chaves não hesita e fecha com chave de ouro:

            - Isso quer dizer que não lhe falta muito pra ser homem!

            Sem comentários. Isso é típico da maestria de Roberto Gómez Bolaños.

 

MADRUGUINHA É FEIO, MAS NÃO É FORTE NEM FORMAL!

 

            O FESTIVAL DA BOA VIZINHANÇA (PARTE 1): Essa é do comecinho do episódio, quando Seu Madruga, irritado com mais uma surra de Dona Florinda, assim que ela entra em sua casa, começa a imitá-la. Ele, sentado no palanque, se levanta e começa a andar rebolando igual a sua vizinha encrenqueira. Demais. E com uma voz feminina para lá de cômica, Madruga dá o show, acompanhado de muitos requebros e rebolados que fariam inveja a Silmara, a nova loira do Tchan (existe ainda?):

            - Ai, ai, ai, ai, ai, Meu Deus! Ai, ai, enquanto isso está sujando a calçada da vila com essa porcaria! (nesse momento, Chaves chega por trás) Ai, ai, ai, que calamidade! Enquanto isso, está atrapalhando todo o espaço da gente! (Chaves se aproxima, espantado) E além disso nem sequer tiveram a intenção de vir me comunicar sobre o projeto! E eu não vou permitir que...

            Neste momento, Madruga percebe a presença de Chaves e fica todo sem jeito. A essa hora já estou com falta de ar de tanto gargalhar. Seu Madruga pergunta:

            - Que que foi, nunca viu?

            - Rebolando assim nem parece homem! - retruca Chaves, na maior cara-de-pau.

            Não é de se rolar de rir?

 

PIRRAÇA

 

            A CASA DA BRUXA DO 71 - Quando as assustadas crianças fazem algum barulho dentro da casa e a bruxa Clotilde pergunta quem está lá, Chiquinha e Quico imitam um miado de gato e a anciã pensa que é o seu Satanás (que nome para o seu gato e também para o cachorro fujão, hein?). Até que chega a vez de Chaves. De tanto fazer o sinal da cruz, o moleque estabanado acaba derrubando uns pratos e talheres, fazendo aquele barulho. A Bruxa do 71, irritada, berra:

            - Quem está aí?

            Chaves, para o delírio da nação chavesmaníaca, berra:

           - OUTRO GATO!!!

            Não tem palavras para descrever essa cena. Hahahaha...

 

SATANÁS! E CADÊ O OUTRO GATO?

 

            JÁ CHEGOU O DISCO VOADOR - Começa o episódio, Chaves acha um bilboquê feito através de um barbante e de uma enorme lata de condimento. De cara leva uma latada na cabeça em sua primeira tentativa. Seu Madruga o chama e Chaves, irritado, responde "o quê?" com grosseria enquanto leva as mãos a sua oca cabeça. Então o pai da Chiquinha se aproxima enraivecido dizendo:

            - Não se diz o quê! Se diz SENHOR, BURRO!

            Chaves, ingenuamente, o obedece, na maior inocência (o que torna a cena cômica):

            - SENHOR BURRO!

            Só de escrever e me lembrar do senhor burro já abro um sorriso e solto gargalhada pra todo o lado.

 

SENHOR BURRO!!!

 

            O VENDEDOR DE BALÕES - Seu Madruga, indignado com a burrice do Chaves, resmunga:

            - Há pessoas que não têm nada no cérebro!

            Seu Madruga então se volta para Chaves e pergunta:

            - E você, Chavinho? Se esqueceu que temos assim uma espécie de sociedade?

            Outra vez para o delírio dos fãs Chaves, ingênuo, faz uma outra pergunta:

            - TEMOS SOCIEDADE NO CÉREBRO?

            A cara do Seu Madruga na hora diz o que é a cena. Falar que é engraçado é apelido...

 

SOCIEDADE NO CÉREBRO, AGORA ENTENDEMOS PORQUE MADRUGA É TÃO ZANGADO E CHAVES TÃO BURRO...

 

            A CASINHA DO QUICO - No fim do episódio, Seu Madruga diz para Seu Barriga que ele lhe pagar o aluguel é só uma questão de esperar. Seu Barriga responde:

            - Sim, é só uma questão de esperar! Mas acontece que eu estou há mais de sete meses esperando!

            Chaves, intrometido, pede ao dono da vila:

            - ME CONVIDA PRO BATIZADO?

            A risada é geral. Seu Barriga não se dá conta e diz um "Sim, claro!" pra lá de gozado. Daí Seu Madruga se aproxima lentamente do menino e ordena:

            - Chaves, não quer ir lá ver se o porco pôs um ovo?

            Chaves concorda, se dirige a Seu Barriga e pergunta:

            - BOTOU OVO?

            Depois dessa, quem não achar Chaves engraçado é ruim da cabeça e doente do pé.

 

SEU BARRIGA E PORCO: ALGUMA SEMELHANÇA?

 

            E ainda têm muitas cenas que eu descreverei nas colunas seguintes. Na próxima coluna relembraremos grandes cenas do Chapolin. Agora é hora de conferir a fofoca triste que anda rolando no FUCH (Fórum Único de Chespirito). Do SóBosTa podemos esperar tudo.

 

MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ

 

Pois é, o boato que anda rolando a partir de Edmilson Daniel, que reesurgiu como num toque de mágica depois de alguns meses, é que Chaves pode sobrar na programação a partir de março de 2004. Edmilson, em seu boletim semanal do SBT, revela que a direção do SaBoTagem pretende testar novas séries (diz-se enlatados americanos sem nexo e graça nenhuma) no lugar, como uma tal de "A Hora do Arrepio". Arrepiados vamos ficar se Chaves sair do ar para entrar troços deste quilate aí, né? Eles alegam que o teste de séries como "Jim é Assim", "Amor Fraternal" e "Dose Dupla" em agosto no lugar do Chavinho comprovaram que os enlatados adquirem a mesma pontuação da série mexicana. Chaves só entraria na programação nas férias de fim e meio do ano. Nós já ficamos assustados com esse tipo de notícia, já que ultimamente o que Edmilson prevê acaba por acontecer. Ainda mais que José Fonibácio (quer dizer Bonifácio) de Oliveira (o Boni), ex-diretor de programação da Globo, pretende comprar o SBT, concorrendo com a Televisa, e dizem que ele é inimigo fidagal das novelas e séries mexicanas. Chapolin então nem em sonho. Vamos ver no que vai dar tudo isso... Com o SBT tudo é possível!

 

Desde setembro o SBT anda deixando escapar cenas nunca vistas nos episódios. Na última exibição da primeira parte do Julgamento do Chaves, logo após Girafales anunciar "A Justiça contra um menino chamado... Chaves", surge uma imagem do moleque de frente e de perfil (imagem ao lado), como fazem com os acusados por algum crime (como atropelar um gato para desviar do cara feito bobão na rua olhando pra Dona Bonita), nunca exibida antes. Na apresentação das Goteiras, após Chaves dizer que encheu um balde de "láguimras" após levar um cascudo do Madruguinha, surge a imagem de um balde verde com uma goteira em cima despejando água, ficando ininterrupta por uns cinco segundos, quase deixando vazar os créditos. Já na primeira parte dos Refrescos, após Chaves vibrar com o dinheiro ganho pelo Seu Barriga, surge a imagem congelada da Tienda del Chavo (sem a placa) com os copos de refresco colocados em cima do barril e dos balcões. Interessante essas imagens inéditas. Mais interessante seria se liberassem os créditos em todos os episódios... 

 

E se o episódio da Choradeira da Vila (Bola Quadrada) teve alguns cortes milimétricos de cenas, vale o destaque para a continuação do diálogo da Bruxa com Florinda no segundo pátio. Quando ela pede que a mãe do Quico aceite seu perdão, Florinda alega que tem orgulho e Clotilde ordena que ela o varra com uma vassoura. Pela primeira vez vi esse diálogo numa cena que é geralmente cortada (raramente vemos Madruguinha dizendo com ironia "Quem é essa mulher que vem me batendo nesses anos todos?).

 

 

Após dois meses, os perdidos voltaram com uma segunda exibição de "Fantasma do Seu Barriga" no último dia 7 de novembro, reacendendo as esperanças dos chavesmaníacos da volta de mais episódios que ainda não foram exibidos (e nem sei se serão), como Pichorra, Radinho do Quico, Espíritos Zombeteiros e Panquecas. Foram apresentados, no mês de setembro, oito episódios perdidos. Apesar que na semana seguinte voltaram os normais com a exibição da "Recuperação" (com o título "O Castigo vem a Cavalo") e Goteiras na íntegra, cuja primeira parte há muito tempo não era apresentada.

 

 

 

O Fórum Único de Chespirito não é mais o único. Os sites Tributo a Chespirito e o Chaves Online fizeram um fórum CH novo, cujo endereço é www.chforum.cjb.net . O novo fórum, semelhante ao FUCH com um canal só sobre comentários de Chespirito e outro sobre os mais diversos assuntos, já tem bastantes usuários registrados, com bons tópicos. Não custa nada dar uma conferida. Pena que ele já causou algumas discórdias, pois o Bepê (foto ao lado), webmaster do TaC, se queixou de inúmeras críticas de pessoas do FUCH por ter abandonado o fórum fundado por Le0brAsil. Esperamos que as infelizes brigas do passado não voltem!

 

 

Você acha o Chaves parecido com Roberto Rojas, técnico do São Paulo? Pois a revista Placar acha, como publicado na última edição sobre os clones ou separados no berçário. Você acha que são idênticos?

 

 

 

 

 

Essa é pra quem curte João Kléber e suas impagáveis pegadinhas: cheguei a tomar um susto com a ausência de uma semana e meia do irreverente ator Marquinho (ao lado) dos programas do mala sem alça mais chato do mundo. Achei que ele tinha dado exclusiva prioridade ao seu circo (onde antes trabalhava como palhaço, se tornando o dono e apresentador hoje). Nesse período, eles não repetiram suas antigas e cômicas pegadinhas. Até que, no dia 11/11, o Canal Aberto exibiu várias inéditas e reprises com o gordinho. Que alívio! Ficar sem seu carisma seria uma barra. Nada como umas boas férias. O que o que o que o que, rapá?

 

               

E para fechar com chave de ouro nossa coluna, nada como exibir a beleza simplória de Manu do Monte (ao lado), a nova campeã feminina de cartas da Rede Globo. Não precisa dizer o porquê, né? Além de carisma... Nem há palavras para descrever tal exuberância. Não sei por que causa, motivo, razão ou circunstância, ao vê-la na tela, lembro-me desses versos do samba da Caprichosos de 2001: "PROCUREI E ENCONTREI MINHA MORENA, CAPRICHEI AGORA EU SEI, VALEU A PENA...". Só falta eu me encontrar pessoalmente com ela a fim de me declarar para os versos enfim terem total sentido.

 

 

 

Mestre Maciel

marcofelgueiras@ig.com.br