O TROTE DA FACULDADE

A FAIXA NA FRENTE DE CASA, AGORA SIM TODOS PODEM CONFERIR O RESULTADO DE MINHA ASTÚCIA (CHESPIRITO, NÃO VENHA ME COBRAR INDENIZAÇÃO POR PLÁGIO)

 

            Para aqueles que quiserem começar a ler a partir do texto que comentará a trágica saída do Chavinho, baixem um pouco a barra de rolagem da coluna até chegar ao título "O Trote do SBT". Qualquer semelhança de tal título com o acima é mera coincidência... Se quiserem acompanhar primeiro o que aprontaram comigo na Universidade, basta prosseguir com a leitura.

            MInha estréia na PUCRS foi como todas as outras que tive em unidades com o intuito do ensino: com insegurança quanto às novas amizades e ao novo ambiente. Menos mal que agora é a Faculdade. Xô, cursinhos pré-vestibulares. Xô, Matemática, Física, Química, Biologia e outras matérias "chusma".

            Meu primeiro dia na PUCRS foi composto por aulas de apresentação (como todas da primeira semana), seguido pelas fortes batidas na porta da sala e nas paredes pelos veteranos, mais ansiosos do que nunca para nos aplicar o tradicional trote aos calouros. No dia seguinte, com o definitivo pensamento de que o trote seria naquele momento, coloquei o meu nome num abaixo-assinado onde quem assinasse não participaria do trote, conforme o noticiado pelos veteranos na hora. Pagação de mico não combina comigo e tive total intenção de tirar meu time de campo. Ao receberem o papel, os sacanas, já evidenciando suas mentes maquiavélicas e arregaçando as manguinhas, pronunciaram a seguinte frase:

            - Quem assinou VAI SOFRER EM DOBRO! - e deixaram a nossa sala sem sequer conferir a reação de quem assinou (ingênuos como este quem vos fala).

 

MINHA CARA: VERDADEIRA AQUARELA BRASILEIRA (VEJAM ESSA MARAVILHA DE CENÁRIO...)

 

            E então a professora de Relações Públicas chamou uns nomes e eu aflito, assim como todos os meus novos colegas. No fim, meu nome não fora chamado e fomos liberados para a pausa. Achei que tinha escapado definitivamente do trote. Nova ingenuidade.

            Na quarta-feira, dia 4, fui para a aula ciente de que escapara do mico. Minha auto-confiança, no entanto, fez minha japona, minha camisa e a calça de brim irem para o espaço. Eis tudo o que aconteceu: fizeram eu tirar um dos meus tênis, pintaram meus dedos com esmalte rosa, lambuzaram meu rosto com tinta guache, fizeram eu sair da sala de mãos dadas com joões até o pátio, encheram meu cabelo de tinta, tive que sair em disparada num corredor cujo cordão de isolamento eram veteranos armados com tintas mirando nossas caras, fizeram todos os calouros darem um passeio pelo campus da PUCRS com suas colunas curvadas segurando as mãos dos indivíduos de sexo semelhante por baixo de suas pernas (caminhada denominada "elefantinho", minha coluna tá até agora doendo), fomos obrigados a nos rolar no chão molhado, lambuzaram mais minha roupa com tinta, tivemos de fazer polichinelos, flexões e fortalecimento dos glúteos, tive de desfilar sem camisa, me apelidaram de "pança de chopp" devido a barriguinha um pouco maior do que o normal que possuo, "Homer" e "Cofrinho de Porquinho" (NOVA CAMPANHA, SEMELHANTE A DE 1984, POR MINHA PARTE: DIETAS JÁ), tive de rebolar ao som da música "Egüinha Pocotó", fizemos juramentos bizarros onde declaramos nossa inferioridade em relação aos veteranos, me rebelei e tomei mais um banho de tinta e, para encerrar, fui eleito "Miss Homer do Cofrinho 2003". Sacanagem, né. A volta para casa foi mais bizarra ainda, pois tive de pegar o ônibus e todos que passavam olhavam para mim e riam. Não sei por quê.

 

MISS HOMER DO COFRINHO: VÊ SE TEM CABIMENTO

 

            No meu prédio, as vizinhas que me viram nascer riram de mim e uma delas revelou a meus pais que tinham uma encomenda para eles. A encomenda era eu todo "emperiquitado". E meu pai, com a câmera digital, fez um verdadeiro ensaio comigo pichado. Lembram-se da coluna anterior, quando aleguei que não estava com a câmera e, por conta disso, não pude mostrar a faixa de bixo na frente de minha humilde casa? Pois é. As fotos vocês estão acompanhando ao som de boas gargalhadas saídas de suas bocarras. Podem rir. Eu não ligo. Se aproveitam de minha nobreza. Pior seria se eu continuasse no cursinho pré-vestibular me descabelando para descobrir o valor do ângulo seno ou cosseno de 171º. Tomara que vocês, leitores, também sofram esse trote bacana do qual eu quis recusar em participar. A pagação de mico é de menos. O trote realça uma vitória pessoal, a qual tenho certeza de que vocês, queridos internautas de bom gosto, também conseguirão.

 

OLHA MINHA CARA DE MAU

 

            Mas eu fui o único vítima de dois trotes. Todos os leitores e demais chavesmaníacos foram vítimados por um maldoso, sem escrúpulos, cuja intenção foi apenas abolir a felicidade presente em seus corações. Para quem pensava que eles haviam extrapolado os limites, eis:

 

O TROTE DO SBT

 

            Um trote de muito mau gosto. O que parecia impossível, aconteceu: CHAVES SAIU DO AR. A coluna nessa semana era para ser uma singela homenagem a Ramón Valdez, que no dia 8 (segundo o SBT e alguns sites) ou dia 9 (segundo a maioria dos sites CH) de agosto completou quinze anos a sua partida para o melhor dos lares: o céu. Porém mais uma das brincadeiras sem-graça dos chapadões do SBT fez com que o assunto da minha coluna mudasse nesses dias repletos de homenagens ao eterno Dón Ramón. A homenagem ao mestre Madruga está abaixo da seção de fofocas "Mestre Maciando na Sapucaí". Bela homenagem da emissora ao nosso Madruguinha. Ele está lá em cima triste com o fato dos fãs brasileiros, que sempre o eternizam como seu personagem favorito, não o puderem ver em cena por puro capricho desse canal vagabundo.

 

TROCAR PURA IRREVERÊNCIA PELAS IRMÃS OLSEN É DOSE!

 

            Quem poderia imaginar que Chaves sairia da programação? Na segunda-feira (dia 28 de julho) quando as primeiras informações surgiram no FUCH (Fórum Único de Chespirito) discretamente, o povo já até passou a acreditar nessa até então atípica hipótese. Ao ler aquilo, o chavesmaníaco já se recordava do fato da série estar sendo exibida sem abertura, com episódios como "Seu Madruga Carpinteiro - O Conserto da Cadeira" estar sendo reprisado pela terceira vez em um mês e, por fim, com cortes cada vez mais grotescos. Por minha parte, achara um absurdo. A primeira coisa que pensei foi: se Chaves sai do ar, do que Sônia Abrão falará em seu tão injustamente criticado Falando Francamente? Achei pura lorota. A princípio, a notícia dada era de que Chaves sairia para a entrada da badaladíssima série "Friends", sucesso no mundo inteiro, onde cada um dos seis atores protagonistas levam US$ 2 milhões por episódio. Eu falei por episódio. Ainda noticiaram a estréia na nova versão do antigo Roletrando, o Roda-Roda, para a faixa das 18h. Muitos já imaginariam como seria a série dublada no lugar do Chavinho quando um site, o TV Magazine, desmentiu a notícia e disse que Chaves seria antecipado para 14h30min. E eu, vendo e me deliciando com "A Sociedade" e o Chaves comendo todos os churros açucaradinhos e douradinhos, ria também dos até então boatos (da série Costumeiros) de que esse programa, um dos poucos que prestam na TV Brasileira, sairia do ar para a entrada de outros reles programas. Imagina, o SBT nunca faria isso! (pensei, ingenuamente).

 

RIR PRA NÃO CHORAR

 

            Na sexta de manhã, dia 1º (dia em que minha querida vó fez dez anos de morta), ainda nas minhas férias, prometi que traria uma Coca-Cola para o almoço e aproveitei para dar um pulinho no Terra Point do Shopping Iguatemi da capital gaúcha (próximo de minha casa) onde eu posto diariamente no FUCH na volta da faculdade. A primeira coisa que me deparei foi com mais uma do Edmilson, phD em SBT. O tópico postado era mais ou menos assim: "AGORA É DEFINITIVO: CHAVES ESTÁ FORA DA GRADE DE PROGRAMAÇÃO DO SBT POR TEMPO INDETERMINADO". A mensagem, fixa no topo, já contava com umas 30 respostas, por sinal todas desesperadas e jurando morte ao SBT. Pudera: a notícia fresquinha do Edmilson informava que, no lugar de Chaves, entrariam séries toscas como "Jim é Assim", "Amor Fraternal" e "Dose Dupla" (se eu falar mal das gêmeas Olsen, o Marcelo CH me mata). Como é que pode? Custei a acreditar. Postei na hora uma mensagem dizendo que só acreditaria vendo (baixara em mim o São Tomé). Só acreditei que toda aquela baixaria era verdade no intervalo do Chaves derradeiro de sábado (eles botam esses intervalos especialmente para deixar o chavesmaníaco louco), onde dizia "Novas séries nas tardes do SBT". Sem contar que o Cinema em Casa continuaria firme no ar com os mesmos filmes de adolescentes em férias. PARABÉNS, SBT!!! CONSEGUIRAM A FAÇANHA DE CONSTRUIR A PIOR PROGRAMAÇÃO DE SUA HISTÓRIA E DA TV BRASILEIRA TAMBÉM (a da Rede TV! também é muito tosca, porém tem o Canal Aberto e o Marquinho que salvam).

 

COMO O SBT PÔDE COMETER ATITUDE TÃO CRUEL?

 

            Duas hipóteses a respeito da saída do Chaves foram divulgadas: a primeira é carta fora do baralho, que diz que um programa não pode ficar no ar por vinte anos ininterruptos. E o Jornal Nacional, o Fantástico, o Sílvio Santos, o Globo Esporte, a Santa Missa? Se lembrando desses programas, frisaram que a lei vale para programas estrangeiros. Não convenceu também. A segunda hipótese é a mais provável e creio que seja o principal motivo: o fim do patrocínio do biscoito Passatempo (hum, recheado, pena eu estar de dieta) com a série. O SBT, como ultimamente anda visando mais o lucro do que a audiência, alegou não ter motivos para exibir a série diariamente já que não acarredaria nada e, na maior cara de pau, cancelou a exibição da série mais amada do mundo exatamente no mês em que faria 19 anos no ar sem ter saído uma única vez. Os 19 anos serão completados dia 24. E vamos ver se o Chaves continuará sendo exibido apenas aos sábados, 22h (conforme anunciado pela Sônia Abrão na sexta dia 8). Quem sabe até lá as coisas não mudam.

            O resultado é que boicotei o SBT. Só ligo no canal para ver o que tá dando no FF. Se não estiver dando Chaves, mudo de canal na hora. E imagina quem não tem vídeo (como eu, os dois estragaram). Estão só chupando o dedo, tendo de agüentar programas como o da Márcia, Cinema em Casa, Repórter Cidadão, Verdade do Povo e TV Fama no ar com o humor puro e inofensivo de Chespirito fora da programação (não falem mal do João Kléber, é o único programa engraçado do qual eu dou risadas diariamente agora). Sem contar as séries dominicais da emissora exibidas pela manhã... Blargh!!! Vou ao banheiro, me deu ânsia de vômito... O que o SBT quer com essa programação? Pior que o Victor, webmaster do Web Chapolin, disse que esses enlatados norte-americanos de meia tigela garantiram a segunda colocação à emissora de Cenoura Abravanel, com uma média de sete pontos. Três é Demais marcou oito e meio, o FF e o Chatice em Casa oito. Que raiva!!! É meio difícil de acreditar que assistam a essas seriezinhas. Chaves e Família Dinossauros, que também sobrou, marcavam de cinco a seis pontos, mas era o horário que não favorecia as duas séries.

 

O BRASIL SENTE SUA FALTA

 

            E o povo tem que acreditar que tudo isso não passa de um trote do SBT, por sinal muito do grosseiro. Talvez seja uma jogada de marketing do SBT para que a Chaves volte com toda a força futuramente, até porque é impossível essa programação atual da emissora ser definitiva. Sacanagem é eles mudarem a grade na mesma freqüência em que trocam de roupa. E os fãs de Baby da Silva Sauro também ficaram muito felizes com esta prematura saída, né? Sequer conseguiram saborear estas três semanas felizes no lugar do Chapolin.

            E pensar que ainda esse ano chegamos a ter Chapolin (com o lote de 84) e Chaves de segunda a sábado, com Chaves Especial aos sábados de noite. Pelo menos teremos Chaves aos sábados, 22h (a partir do dia 16 de agosto, confiem em Sônia Abrão). Tem que voltar a ser diário. Voltará, é só esperar. Só temos que ter paciência, pois a série é a principal menina dos olhos de ouro de Sílvio Santos. Ou se enrolarem muito, a Record e a Rede TV! estão de olho, prontos para desembolsarem o que puderem para ter Chespirito em suas respectivas grades. Se antes a nossa briga era pela volta do Chapolin, agora temos que brigar pela volta do Chaves. Bepê, faça um Volta Chaves! urgente!!!!!!

 

MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ

 

Esses dias, lendo a revista Minha Novela, deprimiu-me a declaração de Edgar Vivár, o Seu Barriga, confessando seu sofrimento ao viver o obeso personagem: "As crianças são cruéis e muitas vezes me ofenderam por causa do meu físico. Isso me afetava bastante, mas aprendi a não ficar triste, porque elas não são conscientes do quanto machucam com suas palavras". Às vezes, tanta piada gozada chega a ser ofensiva...

 

 

O colunista do Mundo Chavesmaníaco Gustavo Berriel e o webmaster do Tributo CH e Volta Chapolin! Bruno Pires, o Bepê (foto ao lado), tiveram uma ótima idéia: neste sábado, dia 9, ocorreu o primeiro encontro dos chavesmaníacos do Rio de Janeiro. Ele aconteceu às 14h30min no Shopping Rio Sul, no bairro do Botafogo. Uma pena eu não morar lá, senão minha presença estaria garantida.

 

Essa foi do fundador da CHBR, o o irreverente e carnavalesco Lucas Calvin (foto ao lado, com cara de quem acabou de acordar): ele deu uma sugestão para todos os webmasters dos sites: que fizessemos um luto de uma semana, a partir de domingo dia 10, como forma de protesto pela retirada dos seriados. Funcionaria assim: no lugar do Index das páginas haveria uma página preta com os seguintes dizeres: "ESSE SITE ESTÁ FORA DO AR ATÉ O DIA 17 DE AGOSTO COMO FORMA DE PROTESTO PELA RETIRADA DAS SÉRIES CHAVES E CHAPOLIN PELO SBT. CASO VOCÊ CONCORDE CONOSCO E QUEIRA PROTESTAR CONTRA ESSE ATO DO SBT, CLIQUE AQUI (aí com link para programacao@sbt.com.br) PARA MANDAR UM E-MAIL DE PROTESTO". Não entro na internet há alguns dias, não sei se o protesto está sendo levado a sério. A idéia não é má, pois os e-mails ao SBT aumentariam consideravelmente. Mas, particularmente, eu não tinha muito interesse em tirar o conteúdo do meu site por uma semana...

 

 

Numa das partes da entrevista legendada com Edgar Vivár no FF, ele falou em Rubén Aguirre, o Professor Girafales, e traduziram como "Juana" Aguirre. Santa ignorância.

 

Da série "Não tem nada a ver com o Chaves". Só para mostrar para a galera o quanto que Manu do Monte, a gauchinha de Santa Maria que faz a Luísa de Malhação, é linda. Babe a vontade na foto a esquerda.

 

Mais uma de Gustavo Berriel (foto a direita): "Mestre Maciel, achei exemplar a sua troca de mensagens com Sônia Abrão. Mostra que felizmente existem pessoas educadíssimas, que sabem se respeitar e criticar positivamente. Parabéns pelo seu trabalho como chavesmaníaco". A mensagem emocionou-me obviamente. Fico cada vez mais grato pelos elogios vindo de alguém tão importante quanto Berriel, um dos maiores chavesmaníacos da face da terra. E como bom fã de Chaves que sou, tudo o que estou fazendo não passa de minha obrigação. Sei que reles e-mails para o SBT não irão resolver nada, mas basta lembrar da clássica e linda história do passarinho que, durante o incêndio na floresta, tenta apagar o fogo enchendo de água o seu pequeno biquinho, alegando que está fazendo a sua parte.

 

Outra da série "Não tem nada a ver com o Chaves". A primeira errata da coluna: Romário NÃO será enredo da Tradição em 2004. Eles perceberam o quanto estavam sendo repetitivos ao falar de futebol pelo segundo ano consecutivo. O enredo da escola será um remake de "Contos de Areia", último enredo campeão da Portela, no ano em que nasci, 1984. Grande idéia. Ouvirei na Sapucaí os versos do clássico samba de Dedé da Portela "Bahia é um encanto a mais, visão de aquarela, e no ABC dos Orixás, Oraniah é Paulo da Portela...". E a Grande Rio, que gozado, falará da camisinha, a importância do sexo seguro. Tema bastante original. Será hilariante.

 

E o Brasil sente a falta de Roberto Marinho. Que ele revolucione a comunicação no andar de cima também.

 

O Prêmio CH chega a sua segunda fase. Eis os sites classificados e suas respectivas posições: 1° do Grupo A - Turma CH (com a melhor pontuação da primeira fase, ganhando de ponta a ponta), 1° do Grupo B - Chespirito Web, 1° do Grupo C - Chespirito BR, 1° do Grupo D - Tinha Que Ser O Chaves!, 1° do Grupo E - Mundo Chespirito, Melhor 2° - Tributo CH, 2° Melhor 2° - O Mundo Chavesmaníaco e 3° Melhor 2° - El Chapulin. Até a última vez em que havia entrado na internet, a página de voto não entrava. Entrem em www.premioch.cjb.net e confiram se o Pépe já corrigiu todos os erros. Parabéns, Pépe, por esta eleição muito bem-sucedida. Agora vai pegar fogo.

 

 

 

EM PLENO DIA DOS PAIS, A HOMENAGEM A UM DOS MAIORES QUE JÁ EXISTIU

 

Mi Papi es un Papi muy Padre

(Maria Antonieta de las Nieves)

 



Mi papi es un papi muy padre,
cuando tiene tiempo, platica conmigo, me lleva a pasear.
Mi papi es un papi muy padre,
yo lo quiero mucho, quiere ser mi amigo, es sensacional.

 

 

Conmigo se desayuna, luego me lleva a la escuela,
y al volver de su trabajo siempre me trae algo que me hace felíz.
Y aunque se encuentre cansado, juega un ratito conmigo;
Luego me lleva a la cama y me cuenta cuentos antes de dormir.

 

 

Fíjate, fíjate, fíjate...
Luego me lleva a la cama y me cuenta cuentos antes de dormir.

 

 

Mi papi es un papi muy padre
cuando tiene tiempo, platica conmigo, me lleva a pasear.
Mi papi es un papi muy padre;
Yo lo quiero mucho, quiere ser mi amigo y es sensacional.

 

 

Y al terminar la semana, cuando no voy a la escuela
vamos a jugar al parque, vamos a la feria, vamos a nadar.
Y otras veces los Domingos, vemos llegar hasta el cielo
ese papalote verde que me trajo el Niño Dios en Navidad.

 

 

Mi papi es un papi muy padre
cuando tiene tiempo, platica conmigo, me lleva a pasear.
Mi papi es un papi muy padre;
Yo lo quiero mucho, quiere ser mi amigo y es sensacional.

 

 

Yo lo quiero mucho, quiere ser mi amigo y es sensacional.

 

 

RAMÓN VALDEZ, HÁ QUINZE ANOS SENTIMOS SUA FALTA

No dia 8 ou 9 de agosto de 1988, o mundo ficou mais sem graça, pois um câncer no pulmão fez Seu Madruga pintar o sete em outro lugar. Mas você jamais sairá de nossas lembranças. Suas caretas, suas piadas, sua irreverência... Tudo isso será eterno. Estamos grato por tudo que você fez enquanto esteve aqui na Terra. Obrigado, Seu Madruga. Nosso outro pai, um pai que todos gostariam de ter!

 

AGRADECIMENTO AO NOSSO EX-COLUNISTA VILSON FERNANDES E A DIEGO CH POR TEREM DISPONIBILIZADO A LETRA COMPLETA

Mestre Maciel

marcofelgueiras@ig.com.br