ANTES DO DEBATE, UMA QUEIXA

            Primeiramente queria registrar uma pequena queixa que fiz no Fórum Único de Chespirito (FUCH): o fato de ninguém comentar sobre minhas últimas colunas. Como de praxe, sempre quando eu lanço uma coluna nova posto um tópico exatamente para poder observar os comentários e críticas em relação ao texto redigido por mim. E na minha última coluna, onde falei de Sônia Abrão, apenas o Edmilson, mais pelo fato dele ter sido citado na coluna, fez um comentário bem humorado no tópico. No dia seguinte, abri o fórum a fim de encontrar mais respostas e críticas sobre a coluna e, para minha desagradável surpresa, cadê o meu tópico? Estava escondido, obscuro na terceira ou quarta página do fórum. Subi o tópico, furioso e ao mesmo tempo triste. No outro dia a mesma cena: o meu tópico sumido na primeira página, situado discretíssimo na segunda, com as mesmas duas respostas de antes: a do Edmilson e a minha, onde estava escrito um "Up", que significa "sobe" em inglês (mania do povo do fórum, também peguei esta mania).

            Uma preocupação despontou: será que a minha coluna está sendo lida pelos chavesmaníacos ou estou tendo o desagradável trabalho de escrever apenas para mim mesmo? Todos vocês sabem que a coluna é feita especialmente para vocês, queridos amigos chavesmaníacos. Eu escrevo e gasto preciosos minutos de minha vida no computador especialmente por vocês, internautas de bom gosto. Sei que quem lê gosta da coluna, gosta do que escrevo, concorda e discorda de minhas idéias, critica, opina. Prefiro até ler um comentário escrito "Odeio tua coluna" em meu tópico do que não ver nada escrito nele, o que interpreto como desprezo e pouco caso. Não é um exagero meu, é que a cada dia busco fazer um material exatamente apropriado para vocês, procuro aperfeiçoar meu trabalho adequadamente ao interesse do chavesmaníaco internauta.

            Por conta disso, coloquei um tópico no FUCH perguntando se a galera queria mudanças na coluna. O fato dela ser longa (é que quando eu tenho inspiração para escrever...) fez com que eu imaginasse assim: o povo não está tendo paciência para lê-la. Então sugeri à galera do fórum a redução de linhas na coluna. Ao invés de trocentos parágrafos com inúmeras frases, apenas dois parágrafos de prosa minguada. Na lata as respostas que recebi foram praticamente uma intimação de meus amigos do fórum: NÃO MUDA NADA! CONTINUA ASSIM! A COLUNA LONGA PERMITE COMENTÁRIOS MAIS ACENTUADOS POR SUA PARTE!

            Agradeci a todos e anunciei que nada mudará, atendendo à vontade do povo. Como todos sabem, é você que, com sua singela opinião, constrói a sua COLUNA DO MESTRE. Eu só escrevo o que me ordenam.

            Chega de ladainha. Vamos ao que interessa, já que o assunto é triste, pois:

CHAPOLIN SOBROU DE NOVO...

MAMADEIRA PRA NÃO CHORAR E CERVEJA PARA AFOGAR AS MÁGOAS

 

            Triste sina. O resto da história já conhecemos: a galera mandando milhares de e-mails para programacao@sbt.com.br em vão, com os safados simplesmente acionando Ctrl+C com o bafafá "a série está temporiariamente fora do ar, mas voltará em breve" e fim de churumela; o Bepê tendo de colocar novamente no ar a famosa e infelizmente tradicional página Volta Chapolin (não sei se o site está no ar, se der "Página Não Encontrada" ou "Erro 404", não pasmem); as revoltas, os boatos de que Chapolin voltará o mais cedo possível, as desilusões, falsas esperanças, a notícia fixa de que Chapolin será apenas programa de férias e por isso voltará apenas em dezembro, com o pessoal discordando disso, achando que nunca mais voltará... CHEGA MARCO!!! JÁ ESTOU CARECA DE SABER DE TUDO ISSO! CALE-ME, CALE-ME, QUE EU MESMO ME DEIXO... LOOOUCO!

            Vou ser franco com todos: eu já esperava que o SaBoTagem tomasse tal atitude. Já estava temeroso pela saída do Vermelhinho há algum tempo, pois notava que as reprises estavam sendo muito constantes. A emissora não estava mais exibindo os episódios na ordem, como tradicionalmente. O episódio "Não Seja Burro, Chapolin!" foi reprisado menos de duas semanas depois de sua última exibição, o que provocou a postagem de um marcante tópico pelo colunista da CHBR Alma Negra no FUCH cujo título chocante era "O CHAPOLIN ESTÁ ENJOANDO POR CAUSA DO SBT". A maioria que respondeu ao polêmico tópico mostrou-se favorável ao protesto do Alma. Não cheguei a responder o tópico, mas ao ler aquilo veio-me uma pontada, um pressentimento de que as perspectivas não eram nada boas. O que já era ruim piorou com a notícia do Victor, webmaster do Web Chapolin, de que Chapolin estava marcando apenas seis pontos, índice decepcionante para um programa cuja meta é nove no mínimo e claro, muito aquém para um programa como Chapolin. Um Maluco no Pedaço, antigo algoz do Vermelhinho, também estava com pontuação baixa (claro, só reprises também). O resultado era que as duas séries não estavam impulsionando uma boa audiência para o felizmente intocável Chaves, que praticamente atingia a mesma pontuação pífia das séries anteriormentes citadas.

 

SEM CHAPOLIN, SEU MUNDINHO TERÁ DE PROCURAR OUTRO HERÓI PARA IMITAR...

 

            A nova saída do Chapolin (a quarta desde o negro 15 de agosto de 2000 pra ser mais exato) apresentou inovações: das quatro, foi a primeira com prévio aviso, pois o FUCH e o SBT já anunciavam Família Dinossauros em seu lugar (foi até melhor assim, pois seria um choque mais uma saída surpresa como foram as três anteriores); e bom lembrar também que pela primeira vez o SBT sacou Will Smith e a família Banks da grade diária depois de exatos três anos. Chaves foi transferido para seu horário. Trata-se até de uma vingança, pois cansamos de presenciar o SóBesTeira preterindo Chapolin para colocar o Maluco no Pedaço (apesar que era engraçado, porém seu ciclo já estava mais do que concluído na emissora). Mas a principal inovação, a mais marcante, foi a conformidade do chapolinmaníaco ao ver sua série favorita fora do ar. As queixas foram minúsculas perto das queixas nas três ocasiões anteriores. Já era esperado, pois a esculhambação da emissora do "Cenoura Abravanel" em exibir os episódios totalmente fora de ordem já estava deixando o fã de Chapolin de saco cheio, imagina pra quem não curtia tanto assim a série.

 

GAHHHH... "NÃO SEJA BURRO" DE NOVO NÃÃÃÃOOO...

 

            O horário ideal das séries sempre foi o do almoço, porém o que impossibilita a exibição nesse horário sem dúvida são os insuportáveis programas locais em VHS, leia-se "Câmera em Ação" e "Negócios e Oportunidades". No almoço, Chaves marcava mais de quinze pontos, preocupando a Globo. Os pedidos de mudança de horário para que todo o Brasil pudesse ver fizeram as séries migrarem para o morno e vazio horário das duas às três da tarde, o que fez Chaves despencar para seis ou sete pontos e Chapolin sucumbir.

            A nova programação (a partir de 7 de julho) ficou um tanto esquisita: o "Bom Dia & Cia" foi esticado até 12h30min, hora em que começa "Três é Demais" (taí um programa ideal para ser substituído pelos programarecos locais). Sônia Abrão manteve-se no horário, o "Chatice em Casa" com os mesmos "filmes" antecipado para 15h15min e o Chatolândia passou para a faixa das 17h (de vez em quando o SBT inventa de colocar desenhos nessa hora da tarde, deve ser devido as férias). E prossegue a programação com "Carinha de Anjo" e desenhos como Scooby-Doo e Flintstones que, segundo fontes, vêm marcando boa audiência.

 

NÃO É O CHAPOLIN! NÃO É O CHAPOLIN!

 

            E as mesmas fontes informam que Família Dinossauros estreou bem, marcando nove pontos, impulsionado pela Sônia Abrão que, com o quadro "Direto do México" recheado de entrevistas com celebridades mexicanas, entre elas Chiquinha, cativou a audiência. É difícil de acreditar nisso, pois eu, mesmo sendo fã número zero (antes do um) das séries de Chespirito, já enjoei de ver a Chiquinha naquele clipe cantando "Tchô, tchô, tchô, tchô, tchô, es de chocolate", ficando a frente de bailarinos bizarros com coreografias cômicas. Sinceramente, prefiro até a Xuxa (enredo da CapriXosos em 2004) cantando a música. E o pior é que, com o fato do quadro de Sônia Abrão ter estreado pra valer na segunda dia 7, fazendo com que Baby da Silva Sauro pontuasse bem, a alta cúpula (lê-se diarréia mental) do SaBoTagem vai achar que os culpados pela baixa audiência das semanas anteriores foram Will Smith... e o Chapolin.

            Um detalhe que creio que ninguém percebeu: os dois derradeiros episódios do Chapolin, exibidos no sábado dia 5 de julho, foram o do Riacho Molhado (que já havia sido exibido duas semanas antes) e o do Disco Voador, que termina com o cofre do doutor interpretado por Ramón Valdez sendo levado para o espaço pelo disco. Coincidentemente foram esses os episódios exibidos no dia 12 de agosto de 2000, uma sexta-feira, última exibição do Vermelhinho antes da trágica e traumática saída de 2000 para a entrada do Horário Político. Os referidos episódios já estão marcados por isso.

 

NOVA VOLTA? SÓ REZANDO MUITO!

 

            E pensar que eu sempre destacava nas colunas anteriores o fato de Chapolin "estar definitivamente fixado na grade diária". Esqueçam o que eu disse, deletem isso de suas memórias. É até a primeira vez que não me esperneio tanto com a saída do Vermelhinho. Como o Alma Negra disse, o SBT, de tão insuportável, conseguiu fazer com que nós nos enjoassemos da série a qual batalhamos tanto para conseguir a sua exibição de volta. Só o SBT consegue isso. Até junho, tínhamos uma overdose de Chespirito no SBT, com Chapolin e Chaves de segunda a sábado, mais o Chaves Especial aos sábados de noite, juntamente com a Sônia Abrão não parando de puxar o saco do Chaves. Já acabaram com o Chaves Especial e Chapolin. Com o Chaves acho que vai ser diferente. Destaquem bem na última frase o verbo "acho". O SBT é capaz de tudo. Assim como é capaz de fazer o Chapolin voltar bem mais cedo do que o esperado.

 

MESTRE MACIANDO NA SAPUCAÍ

 

E o Falando Francamente não se cansa de exibir compactos de episódios perdidos. "Chirimóia", "Churruminos", "Atropelamento com Esmalte e Linguiças" e "Chiclete no Chapéu" (foto ao lado) foram as atrações seguintes. O episódio Escolinha na Vila, um antiquíssimo que termina com Chiquinha (com cabelo comprido e vestido branco) escrevendo na parede da casa do Seu Madruga com um giz sujo que não se deve sujar a vila, é uma preciosidade do SBT, pois esse episódio creio que nem o Leandro Lima tenha para vender. E uma coisa rara apareceu nesse episódio: Dona Florinda sem bóbis. Quem gravou, parabéns. Eu não os mereço, pois meus dois vídeos continuam quebrados.

 

A homenagem de Maria Antonieta de las Nieves a Ramón Valdez chegou a arrancar lágrimas de meus olhos geralmente secos. Mas não precisava a Sônia reprisá-la mil vezes. Assim como enjoei de escutar "Chocolate", também meio que encheu ouvir demasiadamente "Mi papi es um papi muy padre...". Menos mau que a entrevista de sexta (dia 11), que mostrou um mix de declarações de Chespirito e María Antonieta (que comentou sobre o processo e o pré-infarto que sofreu) marcou 10 pontos com picos de 12.

 

 

Sobre Silvio Santos (prefiro "Cenoura" Abravanel), bom saber que toda essa história aí da Contigo é pra boi dormir. Tal revista só gosto de folhear para procurar fotos da belíssima gaúchinha de Santa Maria Manuela do Monte, cada vez mais engalanando a telinha como a Luiza de Malhação. E se realmente o SBT for vendido para a Televisa (fato que Silvio não negou ao conversar, de pijaminha, com o repórter da Band na porta de sua luxuosa casa em Miami), isso pode significar uma boa notícia para os chavesmaníacos. Afinal, qual é mesmo a produtora das séries de Chespirito no México? Eles iam muito manter Chapolin e os perdidos fora do ar...

 

E o Turma CH disparou na frente no Prêmio CH. Está em primeiríssimo lugar, muito distante do segundo colocado, após quatro quesitos avaliados. É isso aí. Continue apoiando a gente. Acesse www.premioch.cjb.net e dê o seu voto. Fique por dentro do regulamento também presente no site. Essa liderança do Turma CH não é só nossa. Ela é de você também, pois quem mais contribui para o sucesso do nosso site?

 

 

Mestre Maciel

marcofelgueiras@ig.com.br