FELIZ ANIVERSÁRIO

UM ANO DE MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR

ISSO! ISSO! ISSO! VIVA O TURMA CH!!!

 

            Primeiro de junho de 2003. Um dia muito especial para os chavesmaníacos de todo o Brasil. Neste dia, um domingo, o site Turma CH completa um ano de muito sucesso e prosperidade com os fãs CH de todo o Brasil e do mundo. E durante a celebração de sua primeira primavera, nada melhor do que relembrarmos a história deste site que, em um ano, tornou-se um dos melhores do mundo em relação a Chespirito. E contarei a história do jeito que eu a acompanhei.

 

DE EMBRIÃO AO NASCIMENTO

 

            Tudo começou em 5 de maio de 2002. Eis alguns trechos da conversa minha com o nosso fundador Mr. Zero neste dia. Ele começava a planejar um certo site que hoje é conhecido por todos. Em verde estão as falas de Mr. Zero. E em vermelho, as minhas.

         Mr. Zero: Ei Mestre, eu tava pensando em fazer um site de ch.... você gostaria de ser nosso colunista?

            Mestre Maciel: Com prazer!

            Jóia, mas não fala nada então pro pessoal da CHBR (na época eu era colunista deste grande site) aí quando o site estiver pronto você começa a escrever coluna pra gente, certo?

            Beleza!

          Nesta época, as lamentáveis brigas entre a CHBR e os demais sites CH estavam em seu auge. Mr. Zero, juntamente com Adilson (que está sumido), fornecia vídeos à CHBR. Os inúmeros desentendimentos na época com os integrantes do site ocasionaram não só na saída de Adilson e Zero, como também de BrunoSamppa (hoje webmaster de Mundo Chespirito). Daí Zero e Adilson tiveram a idéia de juntar seus dois sites de vídeos para colocá-los em um só, e este seria o nosso querido e colossal Turma CH, do qual seria gentilmente convidado por Zero a trabalhar em prol de aumentar ainda mais o entretenimento e o conhecimento de todos sobre a obra do legítimo mestre Chespirito no mesmo 5 de maio.

         Você gostaria de ser, além de colunista, um subwebmaster?

            Como é ser um subwebmaster? - na época era um principiante a respeito de sites, pois havia instalado minha internet há pouco tempo (6 de janeiro de 2002 para ser mais exato).

            Você pode fazer seções para o site, por exemplo, você faz a parte de personagens, com a descrição de todos eles, etc. Ou você faz a página sobre o programa Chapolin, falando tudo que o SBT fez com ele desde sua estréia, etc...

            Ah, sim, eu escrevo os textos, te mando e tu publicas no site, né?

        Sim, claro! Topas? - Adivinhem! Topei ou não topei? Ganha um refresco de tamarindo quem acertar.

            Após topar, escolhi sábado o dia para publicar minha coluna que na época era semanal (hoje posso dizer que sua periodicidade é "sai de vez em quando"). E escolhi fazer a descrição dos personagens e a seção de frases e ditos.

         Zero: Mas sigilo sobre esse site! Não fala pra ninguém... apenas quem faz parte do site está sabendo sobre ele...

            Mestre: E quem faz parte?

            Webmasters: Mr. Zero e Adilson. Subwebmaster: Mestre Maciel. Colunistas: Vilson Fernandes (a confirmar), Edmilsonsbt (a confirmar) - infelizmente não se tornou nosso colunista e Mestre Maciel.

            Recebi de Zero o esboço da página inicial do site. Infelizmente já o deletei, senão mostraria para vocês. Mas a diferença em relação à inicial de hoje era mínima.

         TurmaCH é o nome?

            Sim, você não viu a imagem que eu mandei?

            Ainda não, vou ver agora! - Vi a página e a qualifiquei como excelente. Não é a toa que o nosso site levou o Oscar CH de melhor design... Design feito por Zero que mereceu de minha parte uma nota 1000.

            Quando o site entrará no ar?

            Primeiro de junho, provavelmente - e foi primeiro de junho mesmo.

            Naquele cinco de maio algumas seções estavam prontas, como Aberturas, Ao Vivo, Brincadeiras da turma, Chaves: o Programa, Dubladores, Episódios Perdidos, Episódios Épicos, Episódios Inéditos, Melhores episódios, Gifs, Guia de episódios e Uniformes do Chapolin. No dia, Zero me apresentou o fórum exclusivo do Turma CH, e postei a primeira mensagem. O fórum seria extinto meses depois para se unir ao bem sucedido FUCH, fundado pelo meu parceiro e polêmico Le0brAsil.

 

DESAVENÇAS E COMPREENSÃO DA CHBR

 

            Por conta do novo site, teria de deixar a CHBR, onde escrevia semanalmente a COLUNA DO MESTRE. Minha idéia inicial era escrever para os dois sites, porém com as brigas na época isso seria inviável. Queria eu mesmo contar aos webmasters Lucas Calvin e Le0brAsil que deixaria a CHBR para trabalhar no Turma CH. Era amicíssimo do Lucas na época (e continuo sendo), mas um amigo que não identificarei havia me dito que ele só relacionava-se com quem trabalhava em seu site. Se a pessoa saísse da CHBR, ele romperia ligações. Ainda bem que não foi assim. O Lucas, rapaz que me deu a chance de publicar a coluna que vocês tanto gostam, possui grande índole, ao contrário do pensamento de muitos. O povo da CHBR ficou sabendo da minha saída por outras fontes e cheguei a ser tachado de traidor por Leo, mas logo ele compreendeu que minha saída foi mais do que amigável. E Lucas compreendeu também de forma demasiadamente amistosa.

 

 

PARABÉNS PRA VOCÊ, EU SÓ VIM PRA COMER

O PRESENTE QUE É BOM ESQUECI DE TRAZER

 

 

O DIA DA ESTRÉIA

 

            E então no dia primeiro de junho de 2002 o Turma CH estreou em grande estilo. Repleto de vídeos com episódios completos (o maior sucesso da página até hoje), de seções bastante informativas e divertidas e de excelentes colunas, o site não tardou a consagrar-se como um dos melhores sobre o mestre Chespirito de todo o mundo. A equipe na estréia tinha Mr. Zero e Adilson como webmasters, Adriano Seu Madruga e eu como sub-webmasters, mais Plissken, Luke Skywalker, Vilson Fernandes (que publicou apenas uma coluna) e eu como colunistas. Detalhe: da equipe de estréia, apenas este quem vos fala permanece no site até hoje. Sou o único que continua trabalhando para o Turma CH ininterruptamente desde o dia de sua fundação.

            Com menos de três meses no ar, ganhamos vários prêmios no Oscar CH, concurso promovido pelo webmaster da CHBR Pépe que terá segunda edição neste ano. Vencemos nas categorias Idéia, Design e Colunas e obtivemos grande votação nos demais quesitos. Nossos vídeos cada vez mais faziam sucesso, apesar dos links algumas vezes darem tilts. Mesmo assim a maioria sente-se satisfeita com o nosso humilde trabalho.

 

 

            Dia 10 de agosto de 2002 marcou a estréia da seção que talvez seja a de maior sucesso e êxito de todo o meio CH: o ChaPapo. Inspirada em uma coluna do Luiz Jr, o nome significa "papo sobre Chaves", misturando suas sílabas ficou ChaPapo. Todos rendem-se a esta seção por ela mostrar em uma entrevista curiosidades, personalidades e características de cada fã das séries presente nos sites, no FUCH e nos chats CH, com o intuito de traçar o perfil dos chavesmaníacos. Nosso primeiro entrevistado foi Edmilson SBT. Antes o ChaPapo era uma seção da COLUNA DO MESTRE, mas logo ela proclamou sua independência e tornou-se uma seção individual do site. Hoje estamos colocando nossa 15ª entrevista, com o polêmico Chanfle sendo a bola da vez.

            Em setembro estreou a coluna do Madroga. Mais tarde Plissken deixaria o site alegando falta de tempo para escrever sua coluna.

 

MUDANÇA DE WEBMASTERS E DESENTENDIMENTOS

 

            Em dezembro, ocorreu a grande mudança de mãos do site. Eis trechos do diálogo, ocorrido em 23 de novembro de 2002. Em verde estão as falas de Mr. Zero. E em vermelho, as minhas.

            Cara, preciso ter um papo sério com você sobre a Turmach, por favor não espalhe pra ninguém de fora do site, ok?

            Ok, diga!

            O Adilson estará brevemente saindo do site e eu também sairei dentro de algum tempo, então precisamos que alguém continue a Turmach, e a princípio as duas pessoas escolhidas por nós é você e o Seu Madruga (Adriano). Você topa continuar com a Turmach, atualizando o site, etc.? Você será Webmaster do site assim que eu e o Adilson sairmos.

            Fiquei atônito e pasmo ao ler o dito por Zero. O que faria? Não fazia nem idéia de como fazer um site na época, tampouco atualizar, mandar páginas e arquivos para o ar, etc. Meu coração pulsou firme naquela hora. Mas topei, porém mostrava-me pessimista.

         Não sei se vou me sair bem não...

            Mas Zero incentivou-me e ainda me daria alguns toques de como atualizar sites, mandaria os arquivos necessários e por conta isso obtive segurança para aceitar o convite. Adriano também aceitou ser webmaster. Eu até já havia nomeado José Valili (que também está sumidão) como subwebmaster no meu lugar.

            Mais tarde, numa conversa com Adilson, ele irritou-se com o fato de eu ter nomeado Valili e mais Seu Moncho como novo colunista. Adriano e eu estávamos convencidos do talento de Moncho, que até hoje é comprovado em nosso site, mas Adilson queria só ele nomear os novos componentes do Turma CH sem consultar a nós dois, novos webmasters, e tampouco a Mr. Zero. Tá certo que ele alegava ter o direito (que possuía mais do que legalmente) de poder escolher o que seria melhor para o futuro do site fundado por si próprio. Mas agir como um ditador e não querer ouvir a opinião de seus colegas foi sem sombra de dúvida algo intolerável por nossa parte.

            Adilson queria colocar um rapaz que não citarei o nome como sub-webmaster e colunista (ao invés do talentoso Moncho) simplesmente porque receberia em troca fitas com episódios perdidos. Em um plebiscito num chat de ICQ, Adriano, Zero e eu dissemos não à contratação deste indivíduo. Mas Adilson mostrava-se irredutível e, furioso ao ter suas idéias contrariadas, tomou a senha do site de Zero, cassou o antigo endereço www.turmach.cjb.net e momentaneamente o Turma CH saiu do ar. Adilson, em uma atitude totalmente descontrolada e sem escrúpulos, impediu a galera chavesmaníaca de presenciar o nosso trabalho por pura bobagem e por insistentes interesses pessoais. Mas Zero felizmente possuía em seu PC todo o site, e o mandou novamente pro ar por um novo servidor, mudou o endereço para www.turma-ch.cjb.net ou www.turmach.kit.net e baniu Adilson do Turma CH. Foi uma pena realmente isto ter acontecido, tanto que estou disposto a retomar minha amizade com este que foi um de nossos queridos fundadores, que tomou uma atitude totalmente equivocada por estar meio fora de si, mas que ainda é um nome que merece todo o nosso respeito. Soube que ele retornou ao meio CH por meio dos chats, após um tempo desaparecido da internet.            

           Adilson, quero voltar a ter contato contigo para conversarmos melhor!

            E aí a paz prevalesceu. Zero resolveu permanecer mais um tempo no site como webmaster, juntamente comigo e com o Adriano. Ao mesmo tempo, o FUCH (Fórum Único de Chespirito) era fundado, selando a paz nos sites CH.

 

 

            Dia 14 de dezembro foi o grande dia da estréia da Coluna do Seu Moncho. Uma coluna simples, mas altamente informativa, de excelente qualidade e que também é um grande sucesso em nossa home.

            Dia 21 de dezembro foi o dia em que fiz minha primeira atualização. Graças a Deus deu tudo certo e até hoje estou com vocês ajudando a mostrar o melhor de Chaves, Chapolin e sua turma. Em março, finalmente Zero deixou o site, juntamente com Adriano (que alegou não ter nada a acrescentar na página), e convocou os competentíssimos Hiure Tripa Seca e Rodrigo Meu Sadruga (o encarregado dos vídeos) a serem os novos webmasters. Os dois vêm fazendo um trabalho relevante, fazendo o Turma CH crescer cada vez mais devido a seus empenhos e dedicações.

            Meu Sadruga seguidamente deixa a disposição fotos inéditas e perfeitas dos episódios e vídeos maravilhosos, de altíssima qualidade, de episódios na íntegra de Chaves e Chapolin (entre eles vários perdidos). Os links e os downloads de vez em quando falham, mas tenham paciência que em breve tudo será consertado. Tripa por sua vez faz seções cada vez mais criativas e mantém sua coluna Tripa Seca ALERTA! que atualmente anda narrando o episódio perdido "Espíritos Zombeteiros". No fim de março, estreou mais uma excelente coluna: a do Rufino Rufião. Em contrapartida, Luke deixou o site.

            E neste domingo, 1º de junho, não faço outra coisa senão celebrar o aniversário do prodigioso Turma CH, site que a cada dia vem crescendo mais exatamente por sua causa. Afinal, não sou eu, nem o Sadruga, nem o Mr. Zero e nem o Tripa que fazem o site. QUEM FAZ O TURMA CH É VOCÊ, COM SUA AMÁVEL VISITA!!!

 

PARABÉNS

 

NÓS DESEJAMOS FELIZ ANIVERSÁRIO AO QUERIDO TURMA CH

 

Mestre Maciel

marcofelgueiras@ig.com.br