CHAPOLIN: O MILÉSIMO RETORNO... SERÁ QUE AGORA VAI?

            Na sexta-feira, dia 10 de janeiro, lá pelas 17h estava concluindo a minha coluna anterior sobre o sucesso de Chaves no sábado à noite e que também comentava a volta do Chapolin. No momento em que a terminei, coloquei no SBT às 17h30min para ver Chapolin e, para a minha surpresa e de todos, exibiram Chaves no lugar. O fato ocorrido no fatídico 25 de fevereiro do ano passado se repetia, pois os jornais do país inteiro anunciavam Chapolin no horário, exatamente como aconteceu naquele dia. A irritação foi geral, pois todos sabem que Chaves já é exibido na hora do almoço. E o fato também acabou desatualizando a minha coluna anterior, que exaltava a volta do Vermelhinho diariamente. Como não a havia botado no ar ainda, pelo menos coloquei uma mensagem em tempo contando o ocorrido e alertava que era preciso esperar porque provavelmente haveria uma mudança na programação do SBT a partir da segunda-feira 13. Uma coisa era certa: os chapolinmaníacos teriam um fim-de-semana decisivo e de incertezas.

 

 

O PAVOR E A AGONIA TAMBÉM ESTIVERAM PRESENTES NOS OLHOS DO VERMELHINHO

 

            E pensar que há tanta história para contar em uma coluna só sobre o que aconteceu em menos de duas semanas... Fã de Chapolin é igual ao torcedor de Inter (meu time), Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, etc: sofre um bocado. Chegou a segunda-feira e alguns jornais desatualizados ainda anunciavam Chapolin às 17h30min, sendo que já era exibido desde sexta um comercial confirmando Chaves às 17h30min diariamente. A nossa esperança era que Chapolin passasse a ser exibido na hora do Chaves, 12h45min, ou seja, torcíamos por uma troca de horários entre as nossas duas queridas séries de Chespirito. Muitas mensagens nos fóruns eram postadas confirmando a troca. Porém, como o SBT é imprevisível... Todos devem saber que mudanças de última hora como a ocorrida na sexta dia 10 já não surpreendem mais ninguém.

            Para o povo fora da capital paulista, lá por 13h, um pouco atrasado, acaba o Festolândia e uma agonia já previsível surge em nossas mentes. E o que acontece? A abertura de Chaves é exibida... Parecia que mais uma vez o sonho havia acabado. Pouco depois os não-paulistanos, decepcionados, resolvem entrar na internet para se consolarem um pouco e ver os comentários surgidos nos fóruns quando se deparam com a seguinte notícia: CHAPOLIN FORA EXIBIDO APENAS EM SÃO PAULO CAPITAL. Imagino os não-paulistanos incrédulos com o que liam. Imaginar é simples: é só se colocar em meu lugar, pois sou de Porto Alegre e não vi Chapolin naquele dia. Fiquei pasmo. Não sabia se me entusiasmava ou se me irritava com a notícia. Chapolin agora só seria um privilégio dos paulistanos? Pô, o SBT só poderia estar de sacanagem com o restante do país. Tá certo que em São Paulo capital moram mais de 10 milhões de pessoas. E os 160 milhões restantes, iriam ficar chupando o dedo? 

 

 

GELADEIRA À VENDA EM TODO O BRASIL, MENOS NA TERRA DA GAROA

 

            Descobrimos que Chapolin fora exibido na terra da garoa antes do Chaves, começando lá por 12h30min. Como, se o que o restante do país presenciou foi Festolândia e aqueles desenhos "mala" ou as pragas daqueles "progamarecos" locais? Ali estava a explicação para o atraso de Chaves. Para se ter uma idéia da sbórnia, nem as parabólicas exibiram Chapolin. O Polegar Vermelho havia virado um programa local da capital paulista e ficou assim por uma semana inteirinha (apesar que no horário teve alguns jogos da seleção sub-23). Enquanto os paulistanos curtiam as trapalhadas do maior herói da América Latina (ou melhor, do mundo), o programa liberado para a rede (também nas parabólicas) era um tal de Marmaduke, um desenho tosco de um cão idêntico ao Scooby-Doo. E pensar que já nos empurraram isso aí ao invés do Chapolin... O SBT é um prato cheio de palhaçadas e trapalhadas. Vou te contar... 

            Mas o final feliz (até quando?) começava a se desenhar com a confirmação da série em Minas Gerais pela mais imprevisível ainda TV Alterosa (afiliada mineira da emissora do Abravanel). Lá era anunciado que Chapolin seria exibido a partir de 13h30min, com Chaves uma hora mais cedo do que no original: 11h45min. Se me perguntarem o porque de tantos horários diferentes na terra do pão-de-queijo, eu é que não vou saber responder. 

 

 

ALGUÉM ENTENDE A ALTEROSA?

 

            E as próximas notícias que inundavam os fóruns falavam sobre o otimismo pela volta de Chapolin na rede. O filme se repetia: mais um fim-de-semana de espera e de interrogações. Mensagens e mensagens eram postadas dizendo algo parecido com CHAPOLIN PODE VOLTAR A SER EXIBIDO PARA TODO O PAÍS e nhém nhém nhém nhém... E para piorar a situação, principalmente dos cardíacos, a resposta definitiva só viria na terça, porque na segunda tinha jogo da seleção sub-23 bem na hora do Chapolin e do Chaves. E a emissora costuma seguir a programação normal depois do jogo, exibindo Will Smith e depois o lixo do Cinema em Casa.

            E a terça-feira (dia 21) começou bem com a confirmação nos jornais de Chapolin para 12h30min e em seguida Chaves (a hora confirmada era 12h45min, mas alguém tem que avisar ao cara que escreve a programação diária do SBT que a série só começa depois das 13h). Mas como o SBT é imprevisível (lá vem essa frase de novo), é ver pra crer. Com a emissora do Sílvio, temos que constantemente dar uma de São Tomé: só acreditando vendo. E esperamos chegar 12h30min. A agonia estava lá, presente. Ainda mais que já se passavam alguns minutos depois do horário marcado e ainda passava um desenho do Tom & Jerry no "Chatolândia". Acabou o Tom & Jerry. Será que agora vai? Não. Começa o desenho da Tartaruga Touchê. Além de atrasar a programação, ainda é um desenho antigo e raramente exibido em TV aberta, como os Marmadukes da vida. As nossas esperanças estavam indo por água abaixo, quando acabou o desenho da tartaruga. Uma luz surge no fim do túnel: o Festolândia se encerra. Parecia que o tempo entre o fim do programa dos enjoativos desenhos e a abertura do próximo programa a seguir durava uma eternidade. A tela ainda ficou escura. Durante uns três segundos ela permaneceu assim até surgir o fundo azul marinho e as cornetas anunciando: CHAPOLIN ESTÁ DE VOLTA. Fora exibido o episódio "Hospedaria sem Estrelas", onde Chapolin e Super Sam ficam no mesmo quarto, mas nunca se encontram. A festa foi garantida, mas ao mesmo tempo em que damos mais um suspiro aliviado, surge a nossa já tradicional preocupação: até quando Chapolin ficará no ar? Será que eles vão tirar de novo? Principalmente porque a série está sendo exibida sem intervalos comerciais e a desculpa usada pelos diretores sbterianos de tirar Chapolin em ocasiões anteriores é a falta de patrocinadores para a série.

 

 

NADA MELHOR DO QUE VOLTAR JUNTO COM SUPER SAM! TIME IS MONEY!!! OH, YEAH!!!

 

            Mas Chapolin dessa vez tem um trunfo: a grande audiência adquirida desde que mudou de horário. O Vermelhinho já possui a quinta melhor audiência da emissora com uma média de 12 pontos e picos de 16. Mais até do que o fenômeno Chaves Especial aos sábados (que foi definido pelo diretor Mauro Lissoni como atração definitiva da grade) que possui a mesma média, mas com picos de 15. Eu já sabia: inventam de botar Chapolin para o morno horário das 17h30min de amplo domínio da Malhação. A série marcou reles 8 pontos devido a concorrência do "folheteen" da Globo. Eu dizia desde o princípio: coloquem Chapolin na hora do almoço e a audiência decola. E o que aconteceu? Agora eu quero ver os safados do SBT contrários ao Polegar tirarem a série do ar com a audiência que está tendo. E o que é melhor, as séries estão em seus horários tradicionais: na hora do almoço. Nada como Chapolin Colorado coladinho com o Chaves. A diversão na hora do almoço está de volta, mas vamos ver até quanto tempo. Por enquanto a situação dos chavesmaníacos é mais do que confortável, afinal não só temos Chapolin e Chaves coladinhos em seus horários tradicionais como também Chaves de volta ao horário das 17h30min (apesar de serem exibidas edições cortadas) para fazer frente com Malhação e aos sábados à noite às 21h20min com grande audiência. Só falta o Clube do Chaves voltar. Até hoje não entendo o porque do SBT nos proporcionar tanto drama e desespero apenas para exibir os programas que todo mundo gosta...

            OBS: Infelizmente 22 estados ainda estão sem Chapolin devido aos malditos programas locais. E em Minas prometeram Chapolin para 13h30min e exibiram Simpsons no lugar. Repito a pergunta: alguém entende a Alterosa? Nem tudo é perfeito. Vamos fazer o restante do país ficar ligado nas melhores séries do mundo. O e-mail do SBT é esse: programacao@sbt.com.br .

 

A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS! AGORA ESTÁ MELHORANDO!

Mestre Maciel

marcofelgueiras@ig.com.br