OS VENCEDORES DO OSCAR CH

            No domingo (dia 6), o Pepe anunciou os vencedores do Oscar, que pelo ponto de vista dele, não teve o numero de votantes esperado. Foram mais ou menos 50 conforme a contagem. Foi uma pena, pois se o Oscar fosse mais divulgado, tenho certeza de que esse numero seria mais elevado. Foi um evento muito importante e me senti honrado por ser um dos jurados e ter ajudado neste projeto.

            O Turma CH foi, junto com a CHBR, o site mais vencedor do Oscar, ganhando em três quesitos: Design, Idéia e Colunas (mais um orgulho para mim e para os demais colunistas do site). Para um site de apenas quatro meses de vida, esses prêmios não deixam de ser uma recompensa após tantos meses de planejamento pela fundação do site, que foi feito especialmente para que vocês saciassem todas as suas curiosidades sobre as melhores series do mundo. Eis minhas opiniões sobre os vencedores:

TURMA CH

            Sua vitória no quesito Design foi um grande trunfo, pois antes do resultado final ser divulgado, todos imaginavam uma disputa contra o Tributo a Chespirito, que possui um design belíssimo, na minha opinião um pouco mais bonito do que o design do nosso site, pois ele é riquíssimo em cores e em animações. Méritos totais ao grande Bruno Pires, que infelizmente não conseguiu vencer em nenhum quesito. E sinceramente não sei porque a CHBR concorreu no quesito Design, já que o design do site não é bonito o suficiente para ficar em segundo lugar no quesito com 29,1% dos votos. O Turma ganhou com 37,6% e o excelente site do Bruno Pires ficou apenas em terceiro com 16,6% dos votos, injustiça total. O quesito Idéia foi outro em que o site surpreendeu. Conseguiu a maioria dos votos (40,9%) graças a riqueza do nosso conteúdo, pois ultimamente nosso site andou sendo bastante procurado pelos internautas. A CHBR ficou em segundo. E no quesito Colunas a nossa vitória foi surpreendente e apertada. Vencemos a CHBR, tradicionalíssima em colunas, por apenas 6%. Valeu o nosso trabalho, pois nossa equipe merece. Faço parte de uma equipe talentosa, formada pelo Plissken, Luke e Madroga, além do ChaPapo, que cada vez cresce mais no mundo CH. Foi uma barra superar a CHBR e as brilhantes colunas do Pepe e do Luiz Jr. E achei injusta a pífia votação do “O Mundo Chavesmaniaco” no quesito, pois apenas 12,3% não é digna do talento de Gustavo Berriel. Merecia bem mais votos.

CHBR

            Sem sombra de dúvida, os simpatizantes da CHBR eram os mais interessados em abocanhar os prêmios do Oscar, porque o site acabou indicado em praticamente todos os quesitos, até em outros que não tem muito a ver com o site. Como já citei, o site tem um design precário demais para bater o Tributo a Chespirito por uma margem de pontos tão grande e ficar em segundo lugar. O prêmio de Revelação foi injusto, era para ele ser destinado ao Turma CH com toda a modéstia do mundo. CHBR já é uma afirmação, um site tradicional, não era preciso concorrer na categoria, pois já existe há mais de um ano e meio. E depois, nos primeiros votos que foram computados, os votos para a categoria Revelação estranhamente não apareceram e o defeito só foi corrigido nos últimos dias, quando os simpatizantes da CHBR votaram em massa. Ainda assim, a vitória foi de apenas 8%. No quesito Multimídia, o páreo foi duríssimo contra Turma CH e Mundo Chespirito. A vitória da CHBR foi exagerada (20% a mais que Turma e Mundo Chespirito, que empataram). Eu creio que o Mundo Chespirito, do Bruno Samppa, merecia um reconhecimento maior, pois o Bruno anda fazendo um trabalho de multimídia incrível em seu site. Quanto ao site favorito, a vitória se deve ao maior interesse do pessoal da CHBR em levar os prêmios do Oscar, já que os demais sites não deram muita importância para o evento.

TINHA QUE SER O CHAVES!

            É um dos sites que mais gosto de entrar, tamanha é a riqueza de seu conteúdo. Não é a toa que o site de Igor Barros deu um show e venceu por 32,6% dos votos. E conseguiu uma votação incrível, pois todos seus concorrentes tinham chance de vitória. Mundo Chespirito surpreendeu no quesito, pois não possui um conteúdo tão rico assim a ponto de ficar em segundo lugar e superar os injustiçados Aí Vem Eles, nosso pioneiro, que infelizmente não ganhou em nenhum quesito e Chaves Online, que recebeu uma votação que jamais será a sua altura (12,3%). T! foi vencedor também no quesito Site Antigo, outro quesito que qualquer site poderia se sair vencedor. A vitória sobre o Aí Vem Eles foi de apenas 5%. Chaves Online, na minha opinião, foi o site mais injustiçado do evento, pois foi indicado em poucos quesitos, e pouco votado no Oscar.

MUNDO CHESPIRITO

            Merecia ganhar no quesito Multimídia, o ponto forte do site de Bruno Samppa. Mas levou o prêmio no quesito Organização, outro quesito aonde qualquer site que concorreu poderia vencer. Ate porque o site que merecia levar o prêmio pela organização nem foi indicado no quesito, que é o Chaves Online, disparado o site mais organizado e também o mais injustiçado do Oscar CH.

            Ainda teve o quesito Site Copião, aonde o CHOL levou o prêmio. Após tantas criticas e afirmações, os agradecimentos. Agradeço ao Pepe pela oportunidade de contribuir neste evento que foi bastante divertido e emocionante (houveram tantos duelos entre sites em vários quesitos). Agora o nosso próximo passo é eleger o melhor episodio de todos na enquete O MELHOR DE TODOS!, que já está tendo participações em massa.

AS AVENTURAS DE UM COMPRADOR DE EPISÓDIOS PERDIDOS

            Começo a coluna feliz da vida por ter recebido no dia 4 (sexta-feira) duas fitas recheadas de episódios perdidos. Mas antes de recebê-las, foi um sofrimento daqueles. Vejam porque.

            Após analisar e pesquisar os preços oferecidos, achei o preço do Leandro Lima mais acessível e encomendei as fitas no dia 6 de setembro. Pedi a ele duas fitas gravadas em EP (seis horas por fita) e também pedi para que ele colocasse os episódios perdidos mais famosos como Espíritos Zombeteiros, Pichorra, Radinho do Quico, Chirimóia e companhia, mais o filme Aventuras em Marte (já que o SBT nunca mais reprisou para o pessoal fora de SP) e ainda alguns episódios do Chapolin que eu não havia conseguido gravar (como a segunda parte do Julieu e Romieta).

            Antes, meu pensamento era que eu pagasse as fitas no correio ao retira-las, esquema que a maioria dos chavesmaníacos usa para comprar episódios perdidos, um esquema que beneficia o comprador, mas prejudica o vendedor, porque o dinheiro demora um bocado pra chegar nas mãos da pessoa que vende os episódios (mais ou menos 12 dias). Por isso o Leandro combinou comigo de eu depositar o valor da compra dos episódios em sua conta no banco, e quando ele recebesse o dinheiro, ele me enviaria as fitas. Concordei, apesar de ser mais arriscado, pelo fato do Leandro ser um cara de confiança, pois a maioria dos fãs de Chaves compra episódios dele e ficam totalmente satisfeitos com o seu serviço.

            Depositei o dinheiro (R$ 30, mais o valor do frete) no dia 23/9 em uma agência do Banco BBV no centro de Porto Alegre (depois descobri que tinha um BBV aqui perto de casa, hehehe) e imaginei que receberia as fitas a partir do dia 25, pois pensei que viria por SEDEX, que demora de 2 a 3 dias. Recebi um e-mail do Leandro no dia 26 dizendo que ele enviou as fitas neste dia. Então deduzi: as fitas deverão chegar nos dias 28 ou 29 (que caíram em um sábado e num domingo, respectivamente). Elas não chegaram e imaginei que as fitas não foram entregues devido ao fim-de-semana e então começou um martírio que iria durar até a sexta-feira (dia 4). Como a minha idéia era que as fitas viriam por SEDEX e sei que por este sistema de entregas a encomenda chega em um piscar de olhos e seria entregue em casa, fiquei apreensivo. Na terça, o Leandro me perguntou se eu havia recebido e fiquei aliviado, pois era a prova de que ele tinha mandado. Mas por que as fitas não chegavam nunca? Ficava horas debruçado na janela esperando aqueles benditos caminhõezinhos amarelos do SEDEX para ver se eles paravam na frente de casa. Uns tantos passaram na frente de casa, mas parar para entregar as fitas que era bom, nada. Era uma melancolia geral quando chegava do cursinho e minha mãe dizia que elas não haviam chegado (sei que pela manhã que o pessoal dos correios trabalha mais e eu estudo de manhã, por isso minha tristeza).

            Então mandei no dia 3, um dia antes de eu apanhar as fitas, um e-mail perguntando ao Leandro o numero do registro do envio, já que conversei com um funcionário do SEDEX e ele me disse que conseguindo este numero, poderia telefonar para saber se a encomenda havia chegado. O Leandro, preocupado, me deu o numero. Abri os e-mails no dia seguinte, vi o e-mail dele, peguei o numero, telefonei e recebi a confirmação de que as fitas estavam aqui em Porto Alegre, porém também descobri que as fitas não foram enviadas pelo SEDEX, e sim pelo método normal, de reembolso. Por isso a demora. Isso queria dizer que eu ia ter que ir até a agência de correios da zona norte, onde as encomendas de outros estados chegam e ficam a disposição. O problema é que agência fica um pouco longe de casa, mas mesmo assim resolvi ir lá pessoalmente pegar as fitas (provavelmente eles me mandariam no dia seguinte o boleto para eu apanhar a encomenda). Peguei o ônibus, desci e tive que andar um quilometro na maior avenida de Porto Alegre: a Protásio Alves. Peguei as fitas nos correios e me enrolei na hora de voltar pra casa, pensei que a parada de ônibus ficava em uma rua, mas era em outra, comecei a ficar desesperado. Sem perceber, já havia passado pela rua onde fica o ponto de ônibus. Fui indo reto e andei tanto que quase cheguei em casa a pé. Voltei e achei a rua. Peguei o ônibus, tudo havia dado certo, graças a Deus. Fiz o test-drive das fitas no meu vídeo, ficou beleza pura. Naquela madrugada da sexta para sábado, quase vi a primeira fita na integra (vi umas quatro horas das seis). Quando esta coluna estiver no ar, provavelmente já vou ter visto todos os episódios (não vi vários ainda, hehehe). Só sei de uma coisa: que por Chespirito, vale a pena passar por esses sacrifícios. Um agradecimento especial ao Leandro Lima. Se quiserem comprar episódios dele, seu e-mail é le_furacao@yahoo.com.br . Podem confiar nele que eu “agarantio”. A COLUNA DO MESTRE se despede por hoje. Até breve.